terça-feira, 6 de setembro de 2011

Amazing hair day: pergunte-me como

Sei que falar de modas e beautés não faz muito a ~linha editorial~ aqui do blog, mas sendo fiel à minha primeira proposta blogueira, que é de falar sobre o que dá na telha, compartilharei aqui uma genial experiência capilar que vivenciei essa semana. Os leitores XY ou simplesmente desinteressados de cabelos bonitos, sintam-se à vontade para voltar amanhã, ou depois.
Pois bem. Eu sou muito cética e preguiçosa com relação à essas truques milagrosos para se ter um cabelo bonito. Preguiçosa porque não vejo graça em descobrir um jeito de deixar meu cabelo bonito que vai tomar meia hora do meu dia. Já me bastam aquelas horas infinitas que passo no salão para retocar minhas madeixas loiras, suficientes para que eu passe meses esgotada; e cética porque essas coisas nunca funcionam comigo. Quer dizer, não funcionavam comigo. Até essa semana.

Estava vendo qual era a do blog Ricota Não Derrete, que a Isadora indicou (ao lado do So Contagious :D) no seu #BlogDay. Achei-o bem simpático, a começar pelo nome. O post mais recente continha um vídeo caseiro que prometia ensinar a cachear os cabelos usando uma meia. Eu posso ser preguiçosa & cética, mas não tem como não querer ver um vídeo onde uma menina promete que você vai acordar com o cabelo cacheado se dormir com uma meia na cabeça. A proposta, mesmo que futuramente falha, é fantástica.

Eu tenho essa fissura com cabelos cacheados. Sabe a eterna insatisfação feminina? Então. Nasci com cabelo escorrido, desejo cachos loucamente. Hoje meu cabelo não é tão liso e fino como antigamente, mas é por causa do corte. Um bom repicado e camadas fazem milagres, sem falar que ele sendo curto, é bem mais leve e feliz, e não fica aquela precata lisa sem graça. Mas, mesmo tendo os fios mais encorpados, tenho que amassar o cabelo sempre que o lavo. Entendem o que eu quero dizer? Aquela coisa de "afofar" o cabelo quando ele ainda está molhado pra ficar com cara de cabelo de praia. Funciona, no primeiro dia, mas depois ele começa a desmanchar. Por isso vivo em busca de métodos para fazer cachos, mas veja bem, métodos eficazes e naturais. Não sou nada orgânica e natureba com minha alimentação, mas o sou com meu cabelo. Relutei até a morte antes de fazer a plumagem, porque odeio maltratar meu cabelo. O máximo que faço é escovar a franja depois de lavar e pronto. Daí a dificuldade. Não fosse por essa inclinação hippie, um babyliss acabaria com todos os meus problemas. Mas sou eu, e eu gosto das coisas difíceis.

A autora do vídeo que falei acima, Lucy, é tipo uma guru capilar do Youtube, e fui descobrir agora que também é totalmente pró-métodos naturais e anti chapinha, babyliss e etc. Traduzindo, ela é do lado hair friendly da força. Virei fã. Seu método é muito simples: você pega uma meia velha, corta a ponta, e a enrola como se fosse um donut. Antes de dormir, faça um rabo bem no alto da cabeça - no topo mesmo, senão vai te atrapalhar a dormir! - molhe um bocadinho as pontas, e enrole a meia no cabelo. Falando parece difícil, mas basta ver os vídeos para ver como é fácil. O primeiro explica em detalhes como fazer o sock-bun, que é o tal coque com a meia. Os cabelereiros costumam usar uma "rosquinha" própria para fazer coques, de modo que ele fique encorpado e gordo, e não tristinho, naquelas pessoas que tem pouco cabelo. A meia é só um jeito caseiro e sem custos de imitá-la. Já o segundo vídeo mostra como o método da sock-bun evoluiu para a revolucionária técnica de fazer cachos. Deixarei a Lucy mostrar que funciona mais:





Fiz exatamente como manda o vídeo, e deu muito certo. Na primeira tentativa, meu coque não ficou tão certinho como o dela e não acordei com cachos tão definidos assim, mas sim com umas ondas muito interessantes, como se tivesse acabado de fazer uma escova no salão.

 Desculpa se não sou bonita às 6h30

Resolvi tentar de novo. Na noite de segunda, consegui fazer o coque-donut perfeitamente, e só isso já me deixou tão emocionada que fiquei com vontade de sair por aí com aquela bolotinha no topo da cabeça. A técnica é altamente adaptável para festas mais bacanas, porque faz um coque muito elegante, e não deixa aqueles fios soltinhos, que sempre são um problema para quem tem cabelo mais curto e/ou repicado - meu caso. Mais corajosa, também deixei as pontas mais molhadas que na noite anterior, e fui dormir morrendo de medo do cabelo amanhecer com uma emoção cacheada excessiva. Quero cachos, mas não quero ser a Diana Ross. Que nada. Meu cabelo amanheceu rico e popstar. Fala sério, parecia que eu estava indo gravar um clipe com a Beyoncé. Lágrimas escorreram do meu rosto.
 

 Fiquei muito impressionada mesmo. Existe coisa mais incrível que sair de casa numa segunda-feira com o cabelo dando certo? É praticamente uma premissa de semana boa. Gostei tanto do resultado que até tive dúvidas quanto ao meu novo corte de cabelo. Explico: meu cabelo está enorme pros meus padrões, não fica tão grande assim desde 2007! Tudo isso porque - acreditem - estou sem tempo de ir ao salão. Triste! Estava decidida a cortar bastante, como sempre faço, mas esse método riqueza instantânea fez com que eu pegasse um apego tão enorme às minhas madeixas longas que agora não sei o que faço. O salão está marcado para sexta. Será que encaro?

18 comentários:

  1. Melhor frase do post "desculpa se não sou bonita às 6h30" - junto com a foto rabiscada AMAZING. HAHAHA. Depois vou ver o vídeo. :)

    ResponderExcluir
  2. "Meu cabelo amanheceu rico e popstar", digno de propaganda, rs. me convenceu super! pena que eu não consigo fazer esse coque alto porque meu cabelo é curto, mas será que se eu passar o dia ao invés de virar a noite, funciona igualmente?? hahaha

    ResponderExcluir
  3. Adorei o jeito que o seu cabelo ficou! Eu sou o contrário de você, quer dizer, não tanto. Nasci com o cabelo cacheado, porém, sempre fico procurando um jeito dele não ficar tão armado ou então tão ressecado. Acredite, cabelos lisos são bem mais fáceis de cuidar. Já fiz progressiva, mas não gostei muito, eu gosto dos meus cachos, contanto que eles estejam no lugar. Talvez tente fazer esse método também, pra ver se os cachos aparecem mais "certinhos" hahaah

    Adorei a dica e o blog!

    Beijos ;**

    ResponderExcluir
  4. Também fui bisbilhotar o "Ricota não derrete" e assisti ao vídeo. Assim como você, detesto maltratar meu cabelo, usar química e escambal. Tanto que, em 24 anos, ele é "virgem". Tadinho. Nunca fiz nada com ele, a não ser lavá-lo. O problema é que meu cabelo é ondulado. Ainda não se decidiu se será liso ou cacheado. Então, eu sempre quis dar um basta nisso. Mas como sem usar química e sem nada que tome mais do que 20min da minha vida? Imagine a minha cara de contente quando encontrei esse vídeo hahaha por isso entendo sua alegria! Não fiz o teste, mas fiquei dando pulinhos aon saber que com você funcionou.

    Yes, we can!

    ResponderExcluir
  5. Gente que vilã que eu sou... uma vez por ano faço semi-definitiva no cabelo, a minha é cara porque uso uma química não-tão agressiva, mas que ainda assim me deixa quase um dia inteiro plantada no salão - entro em desespero só de pensar como vou fazer aqui na Irlanda onde não tem minha cabelereira linda pra me ajudar.

    Me recuso a chapar o cabelo aqui em Dublin por causa do clima horrível e sempre húmido, vou tentar essa da meia pra ver se dou um up no visual sem gastar dinheiro.

    Seu cabelo ficou DI-VI-NO, amei!1 *---*

    bjbj

    ResponderExcluir
  6. Bem vinda ao time das cacheadas :D

    Adoro o Ricota, mas confesso que nem dei bola pro post da meia, viu... Mas quem sabe eu não tente qualquer dia desses? Só não sei o que acontece com cabelo cacheado mesmo, rs.

    ResponderExcluir
  7. Anna,você é muito engraçada, menina! "Cabelo rico e popstar, clipe da Beyoncé, não sou bonita às 6h30min" (Só Gisele e Angelina, viu)! Hahaha! Não sei dizer minha tirada favorita, viu? Seu cabelo ficou lindo e acho que tentarei com minhas madeixas onduladas esquisitas porque realmente amei o resultado. Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Ah, a eterna insatisfação feminina...
    Já tive cabelo muito liso, escorrido, mas aos 13 ele cacheou. Hoje em dia ele é mais ou menos assim como o resultado da sua experiência com a meia. Durante muito tempo quis que ele voltasse a ser liso, mas não sou amiga das químicas, então me acostumei e hoje não vivo sem meus cachos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a técnica e tô morrendo de vontade de experimentar.
    Fica um pouco mais de cabelo comprido, esses cachos a la Gisele ficaram lindos!
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  10. Eu que tô impressionada com o seu cabelo! GENTÊ, que coisa linda! Vou fazer isso AGORA no meu!
    Olha, eu super fã de cabelos curtos, mas ultimamente também tenho deixado o meu comprido. Primeiro, por falta de tempo, depois porque eu curti :)

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana essa idéia, só falta o ventilador para dar aquele efeito Beyonce.
    Mulher não tem jeito, tenho cabelo encaracolado e queria-o igual ao da Bundchen, é sempre do contra nossa natureza!

    ResponderExcluir
  12. Eu tentei fazer e não deu certo. Acho que fiz alguma coisa errada, só pode. Tentarei até conseguir porque sou brasileira. haha
    Teu cabelo ficou lindo. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Gente! Não vi o vídeo ainda, mas quando estiver em casa, verei! Seu cabelo ficou total divo, menina!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. UAU, hoje mesmo vou fazer isso. Eu amei os resultados do segundo video e o seu resultado também =)"Desculpa se não sou bonita às 6h30" me identifiquei.

    ResponderExcluir
  15. hahahaha.... no começo a preguiça de fazer o donut me fez ser incapaz, mas vendo o resultado da mocinha, acho que vou tentar! Minha tática é simples e quase igual, mas menos organizada (risos): encho o cabelo de musse, faço um coque, fico com ele algumas horas: depois solto e o cabelo está diferente.
    Mas esta tática é bem mais organizada e sucesso garantido!
    Dei risada com a foto rabiscada... hahaha.....
    beijocas
    Mel

    ResponderExcluir
  16. Menina eu estou adorando essa "nova fase" do Blog com dicas super pertinentes! hahaha
    eu preciso dizer que o seu blog super me inspirou a fazer as tais panquecas. Aliás que dica boa a do blog do arquiteto hein? Uma receita melhor que a outra!
    Enfim, as panquecas estavam deliciosas e vou fazer delas cotidiano. Juro!

    Agora vou fazer o teste das medeixas! rs

    Beijoca

    ResponderExcluir
  17. Se você achar um método supimpa pra alisar os cabelos sem agressão ME AVISAN, haha.
    Ficou lindo o cabelo, mas olha, o teu cabelo JÁ É LINDO NÉ? :)

    Beijos, gatan!

    ResponderExcluir
  18. Caracaaaaas, fiquei rindo sozinha quando ela ia soltando o cabelo \o/ eu fazia babyliss mesmo, acabava com o cabelo inteiro só pra ter uns dias de glamour. E o pior: só tenho o fino, nem ficava 100% satisfeita porque prefiro os cachos maiores. Mas quero testar essa técnica PRA ONTEM. Não vou pentear porque prefiro antes de ela passar o pente. Só preciso da meia.

    ResponderExcluir