sábado, 10 de outubro de 2015

Cadê Anna Vitória

Lembro de um post da Taryne, lá de 2012, em que ela dizia que blogueiro desaparecido por causa de TCC era o maior clichê da blogosfera. Concordo e vou além: acho que o grande clichê da blogosfera é blogueiro desaparecido justificando ausências e prometendo voltar. Pois bem, me encontro nessa posição ingrata novamente. 

Eu imaginei que depois de escrever um livro e um projeto de monografia ao mesmo tempo, seria fácil lidar apenas com um TCC. O que me enlouquecia semestre passado era ter que lidar com dois trabalhos muito importantes e a sensação de que eu sempre estava atrasada com alguma coisa. Fazer uma coisa só e ter certeza que aquela é a minha maior prioridade do momento me parecia algo absolutamente razoável. Mas como a gente é besta, né? 

Os últimos anos me ensinaram que na vida, ou pelo menos na minha vida, as coisas nunca acontecem uma de cada vez. Elas acontecem ao mesmo tempo, se atropelam, não pedem licença, não esperam, e eu que lide com isso. É isso que eu venho tentando fazer. Então tem o TCC. E tem o estágio. E tem o francês. E tem as matérias na faculdade. E tem os textos pra escrever. E tem o curso à distância que eu tô fazendo. E tem minha mãe operada. E tem as viagens. E tem os aniversários. E tem os amigos. E tem o cachorro. E tem o futuro. E tem todo o sono do mundo quando sobra um tempo livre.


Às vezes me permito choramingar por três minutos e penso que seria um sonho estar fazendo esse TCC, que é sobre algo que eu tanto amo e me interesso, que já me fez crescer demais, se eu pudesse me dedicar só a ele. Ou penso que eu seria bem mais feliz no trabalho se tivesse só que trabalhar. Ou que eu queria tirar um ano aprender francês, estudar escrita criativa e ler YAs maravilhosos. Que eu queria poder me dividir em quatro pra dar toda a atenção que minha família e meus amigos e meu cachorro merecem. Que eu queria uns meses pra decidir meu futuro. Que eu queria viajar sem ter que levar trabalho pra fazer nos intervalos e me dar ao luxo de não pensar nisso. Às vezes eu desejo ter muitas vidas pra poder viver tudo que eu quero da minha vida, só que uma coisa de cada vez.


Mas né?

Ensaiei esse post algumas vezes, mas odiava a ideia de ter que colocar o blog em estado de exceção pela segunda vez no mesmo ano. No entanto, se a vida é uma só e as coisas não param de acontecer, o melhor que posso fazer é me esforçar para estar inteira em tudo que me proponho a fazer, e acho que assumir uma ausência é um jeito mais honesto de estar inteira aqui, bem melhor do que todos os dias jurar que vou chegar em casa e postar no blog pra depois morrer de frustração porque, pelo amor de Deus, eu só quero dormir (ou ver o que as pessoas estão fazendo no Snapchat). Recebi um comentário muito fofinho essa semana perguntando por onde eu andava e achei que seria justo retribuir o carinho.

E aí é aquela coisa: eu volto, vocês sabem que eu volto. Depois do meu último sumiço eu voltei com um BEDA inteiro de conversas acumuladas, não se esqueçam disso. Pode ser semana que vem, com um post que eu simplesmente precisava escrever, ou em dezembro, depois que eu entregar meu trabalho. Enquanto isso, caso você se pergunte por onde anda Anna Vitória, saiba que estou trancada no meu quarto rodeada de livros e papéis escrevendo meu TCC. Ou trabalhando. Ou estudando francês desesperada. Ou pensando obsessivamente nas aulas incríveis do curso de escrita. Ou cuidando da minha mãe. Ou garantindo que Francisco, o poodle, se sinta amado e importante mesmo com esse turbilhão aqui em casa. Ou comendo hambúrguer com os amigos, porque eu também sou filha de Deus. Ou dormindo, que é o que eu mais tenho feito quando não estou fazendo coisas importantes. Ou tendo crises existenciais pensando simultaneamente no futuro e no presente, incapaz de lidar com nenhum deles, que é a segunda coisa que eu mais tenho feito quando estou evitando fazer as coisas importantes.

Com certeza alguns dragões
Mas também posso estar no Twitter ou no Snapchat (annachicoria), mais fácil saber o que estou fazendo por lá. 

À bientôt, queridos! 
(tenho prova de francês quarta-feira socorro)