sábado, 27 de novembro de 2010

Eu amo a amizade dos três

Acho que pela primeira vez na vida assisti a um Harry Potter no cinema sem meus amigos. Como estava em São Paulo perdi metade de toda a diversão que é um novo filme do Harry, ou seja, a ansiedade, as horas na fila, a bagunça, a loucura para conseguir os melhores lugares, os gritos no início da sessão ao ver o símbolo da Warner, as unhas cravadas no braço da pessoa ao lado em cenas tensas, as implicâncias com as chatices do Harry, os comentários... Vi o filme no sábado, num cinema estranho na avenida Paulista, numa sala cheia de adultos e só com meu primo, que não partilha de um quinto da minha emoção com aquele filme, que não esperou ansiosamente por aquilo igual eu esperava, que estava vendo um filme como qualquer outro. Se bem que se não fosse por ele eu não teria percebido que o duende Grampo é a cara do Bob Dylan.

Não achei lento como um monte de gente disse que era. Na verdade, quando acabou, bateu aquela sensação de "mas já?". Achei bem fiel ao livro, e foi tão do jeito que eu imaginei na minha cabeça que foi como aquela não fosse a primeira vez que eu via o filme. Chorei logo nas primeiras cenas, aquela que a Hermione lança um Obliviate nos pais. Fiquei fascinada com a animação feita para explicar a história das Relíquias da Morte, a sequência do Ministério da Magia é demais, o coração dói quando Harry vê o túmulo de seus pais em Godric's Hollow, meu asco por Bellatrix Lestrange foi tão, tão enorme que a única hora que me exaltei, matando meu primo de vergonha, foi quando falei um "vagabunda!" meio alto quando ela atira aquele punhal fatídico. Achei o início do filme corrido, a questão do Harry ter virado Indesejável nº 1 ficou confusa para quem não leu o livro e uma lacuna que não perdôo, mas também não saberia como introduzir no filme, é a repercussão que o "A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore" tem na cabeça de Harry, o que acho que é uma coisa essencial do livro. Aliás, a história de Dumbledore foi mencionada assim por alto, né? Quis vomitar nos momentos Harry e Gina, aqueles dois não se ajudam. Fiquei em êxtase ao finalmente ver Gui Weasley, que é a coisa mais adorável do mundo, sempre tive uma quedinha por eles e morria de vontade de vê-lo em algum filme.

Só que o que me fez sair do cinema satisfeita foi a maneira como David Yates conseguiu captar a relação de Harry, Rony e Hermione. Os três não são mais crianças e os riscos que correm levam a coisas muito piores que a expulsão de Hogwarts. É muito bonita essa coisa de abandonar família, estudo e sonhos para ir atrás de uma missão com um amigo, quando não se sabe direito o que fazer, aliás, quando não se sabe absolutamente qual o próximo passo, bonito de dizer, mas na verdade é uma coisa penosa para todos eles, e assim como o livro mostra, nem tudo são flores. E ao mesmo tempo que a percepção que temos é a de como a amizade deles balança, ao final percebemos como aquele laço é forte. E lindo.

Boscov, minha filha, quando a Veja chega eu sempre corro para suas críticas. A gente discorda de vez em quando, mas normalmente estamos de acordo. Não entendi o que você escreveu sobre Harry Potter. Com todo respeito, senta lá. Isso não se faz. Leia os livros, assista de novo e muito foco nessa cena porque ela diz absolutamente tudo:


(Contém spoilers. A qualidade está péssima, é de um behind the scenes, foi o melhor que achei)

"What a beautiful place to be with friends!" - Dobby

18 comentários:

  1. cara!!!!!!
    tbm amo demaaaiiiisss o gui (tudo bem que vc não falou desse jeito, mas...)

    poxa, tbm chorei no filme e tal, na morte do dobby...
    levei uns sustos com a 'matilda' na parte do túmulo dos pais do harry... rs

    pena que um moleque chato ficou enchendo o saco durante o filme!!! mas foi só isso tbm

    uma das coisas uqe mais me marcaram nesse filme foram as paisagens do reino unido!!! escócia e wales total, lindíssimo!!! e as cenas em londres,omg que saudade...

    e sinceramente, acho a isabela boscov uma tosca como crítica de filmes...sério msm

    ResponderExcluir
  2. aaha não sei se vc já viu esse canal?!
    (postando um vídeo específico pq é um dos meus preferidos... rs)

    http://www.youtube.com/watch?v=tI7FkF3Z6ms

    ResponderExcluir
  3. Acompanho o blog há algumas semanas, e esse post me deu coragem suficiente para comentar. Bom, acabei de voltar do cinema, assisti ao filme pela segunda vez, reparando nos detalhes que deixei passar devido à empolgação da estréia. Gostei da primeira parte, depois de 6 filmes aprendi a não reclamar tanto de tudo que omitem ou acrescentam. Atuação da Emma foi sublime, chorei muito nas primeiras cenas, fiquei paralisada na cena da tortura, mas nada supera o que senti durante a dança. Conforme avançava pelas páginas do último livro, minha admiração pela Mione crescia, e acho que a amizade dela com o Harry e o esforço realizado pelos dois para continuar, quando a vontade de jogar tudo para o alto era enorme, foram bem representados enquanto dançavam ao som de Nick Cave and the bad seeds. Até agora, nenhum dos meus amigos compartilha da mesma opinião que a minha, todos saíram das salas de cinema reclamando e condenando o diretor. Se eu ouvir mais alguém falando que a cena foi ridícula, não responderei pelos meus atos.
    Amanhã tem Fuvest, e mesmo que uma prova de 90 questões seja totalmente diferente de caçar pedaços de alma, o refrão de O' children ecoa na minha cabeça e eu me vejo lá, dançando com Harry e Mione, juntos até o fim.

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu vou confessar que tô até com medo de assistir esse filme e matar todo mundo que for comigo de vergonha ou por chorar demais ou por gritar "vagabunda" bem mais alto que você,haha.
    E também porque as críticas parecem estar meio divididas, né? Embora eu não acredite muito em críticas de quem não é fã da série.
    Tô louca pra ver, mas cinema que é bom na minha cidade não existe ¬¬

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu sou uma herege.
    Ainda não assisti ao filme. Estou de luto porque Jogos Mortais já parou de passar na minha cidade e não tive tempo de ver.
    Sim, minha prioridade era Jogos Mortais. Aí como parou de passar por causa de HP, vou boicotar.
    Mais pra frente eu baixo, daí. :D
    Tô morrendo de vontade de ler os livros, mas minha lista está enorme...
    Acho lindo o jeitinho de você falar de HP. *-*


    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sensacional! HP é tudo de bom. Não tive tempo de assistir ainda mas poxa, Domingão hoje, vou ver se chamo alguém pra ir ao cinema conferir, né! Cansei de só ouvir comentários rs.

    Beijos Anna

    ResponderExcluir
  7. Ei Anna!
    Eu também AMEI o filme, achei muito fiel ao livro, e também senti que já tinha visto tudo aquilo!
    E a relação de amizade com os 3 é realmente essa, pensava igual enquanto lia/via!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do filme e não me importou nem um pouco que seja dividido em 2 partes, já que isso abre a oportunidade para que mais detalhes sejam mostrados. Só achei um pouco complicado para quem não leu os livros, mas ao menos não se perdeu muito tempo com explicações. Fotografia achei impecável. Veremos se a segunda parte fará jus à maestria do livro...

    ResponderExcluir
  9. Garotinha... você vai longe, ce sabe né?
    Bom, eu não lembro mais dos filmes passados, não li os livros, não sou a fã número 2 (porque número 1 deve ser vc..rs..) mas adorei o filme. Cena muito bem selecionada da dança de Harry e da Hermione (senti um friozinho na barriga).

    ResponderExcluir
  10. Aviso: Vou escrever uma bíblia, haha. Bem Anna, devo dizer, primeiramente, que tenho um carinho enorme pelo seu blog. Adoro suas críticas e confesso que até pensei em fazer uma crítica do filme. Enfim, sobre o filme: Eu cresci com Harry Potter e sou loucamente apaixonada pelo Rony. Quanto a parte 1 de relíquias da morte tenho algumas coisas a dizer: Logo no começo eu achei muito injusto e fiquei decepcionada ao ver que haviam cortado a cena do diálogo entre Duda e Harry. Decepção TO-TAL. Já as outras cenas eu amei, chorei com a Hermione logo no começo e chorei com o dobby. Devo confessar que aguardo ansiosamente ao próximo filme, porque particularmente, na minha opinião o herói de toda essa história é o Snape. Logo no início do filme, me emocionei ao ouvir aquela musiquinha de praxe de HP. A musiquinha de todos os filmes, aquela que escutei pela primeira vez quando era bem pequena. Harry Potter é um clássico, se tornou um clássico e é a saga mais incrível que eu já li. Beijão e amei o post :*

    ResponderExcluir
  11. Tardiamente passei a gostar de harry Potter - não que de fato eu goste, mas admito que é uma série cinematográfica muito bem produzida, desde o início, e sem aquele caráter de passar por um filme bobo, sem princípios ou reflexões. Estou para ir ao cinema ver este, que já me adiantaram ser muito bom. Que bom que você aproveitou. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Eu confesso que não li os livros, e tenho que providenciar isso até ano que vem, para ver o último filme. Eu AMEI esse filme. Achei MUITO bem feito, em todos os sentidos. E tambem quase chorei com a Hermione jogando um Obliviate nos pais ... Essa cena da dança é LIIIINDA, a música é muuito nostálgica (mesmo que fosse a primeira vez que eu a ouvia). E poxa, o Dobby morrendo ... prefiro não comentar. :'(

    ResponderExcluir
  13. Caramba, você me provoca vontade de assistir HP. Se bem que eu não quero dar o braço a torcer, porque disse pro meu namorado que NÃO IRIA assistir. Ai eu assisto e ele me olha com aquela cara de "eu venci" haha
    Vou pelo menos começar a ler um livro do HP!

    ResponderExcluir
  14. Bom, eu gostei dessa parte sobre a amizade dos tres, mas nao li o livro! mas se vc diz que nesse eles foram bem fieis, eu acredito.
    Eu so continuo repetindo pra todo mundo: esperava MAIS DO Harry!
    Poxa, ele eh "O" cara; e sinceramente, acho a hermione melhor que ele! kkkk...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. É sempre digo quando o assunto é HP: desconheço o valor de Harry e sua turma. Quero dizer, nunca li os livros e nem vi os filmes. Sinceramente, não me atraem. Talvez porque eu nunca tenha parado para conhecer e me deixar encantar por eles.
    Enfim, acho engraçado todo o amor que os fãs tem por HP. Aliás, não é bem "engraçado", é engraçadamente bonito.
    Ok, não tô me explicando... Acho que você entendeu, rs.

    =*

    ResponderExcluir
  16. Aaai, também adorei o filme! HP é insuperável!
    Mesmo já tendo lido o livro um milhão de vezes fiquei super tensa assistindo o filme! Muito bom e fiel ao livro, menos a cena da dança que eu achei nada a ver :/, assim como a crítica da VEJA que me deixou indignadaa!
    Beijãoo ;**

    ResponderExcluir
  17. Antes havia 2 cinemas na minha cidade, hj o mais perto fica a 400 km d distancia, não vou baixa-lo nem comprar dvd pirata pra ver HP, vou esperar viajar d ferias pra ver esse filme na praia. Será q vou aguentar?
    Anna, já pensou em escrever um livro, a tempos acompanho teu blog, J.K. Rowling q se cuide!!

    Anderson Itaqui-rs
    andersonrosantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Tudo o que apareceu foi exatamente como eu imaginava. Isso é mágico.
    Chorei quando Hermione saiu de casa, chorei quando o Ronyu foi embora, mas chorei muito mais quando o Dobby morreu.
    Que dó, meu deus.
    O filme é sensacional.
    Beijo.

    ResponderExcluir