segunda-feira, 7 de março de 2011

Manifesto contra a geração saúde

Luiz Felipe Pondé é filósofo, colunista da Folha, e nem todo mundo gosta dele. Aliás, quando ouço minha avó exclamar "Eita, homem nojento!" já sei que ela acabou de ler o Pondé das segundas. Ele adora criticar o bom-mocismo hipócrita e ataca com frequência o politicamente correto que parece reinar nos dias de hoje. As pessoas não gostam dele pois, ao fazer isso, ele gonga e ridiculariza comportamentos, e é quase impossível não se ver em alguns tipos dos textos dele, e quem é que gosta de ser gongado? Mas, apesar disso, eu gosto do Pondé.

Já faz algumas meses que ele escreveu uma coluna que me fez ter vontade de sair de casa pra dar um beijo na careca dele. Sabe quando a pessoa põe em palavras algo que você sempre pensou, mas nunca concretizou como pensamento? Tipo uma ideia rodando constantemente na sua cabeça sem você ter reparado que ela existe, e aí você lê algo relacionado e eureka!? Pois bem.

Sempre tive muita raiva de gente saudável. Não, não tenho nada contra quem gosta de se cuidar, quem não quer acabar que nem esse cara. Meu problema é com quem é excessivamente saudável e carrega essa bandeira como uma religião. Anaisa, minha melhor amiga, por exemplo, pode um dia ser uma dessas, Deus a livre disso. Por enquanto, ela se limita a dizer que não toma Coca-Cola porque descalcifica os ossos bem quando vê alguém abrindo aquela lata vermelha geladinha. Também evito refrigerante, mas isso é porque não quero semelhanças com uma casca de laranja, mas Deus sabe que tem dias que eu não resisto e sou bem feliz. Aí ela me vê tomando café e diz que aquilo é veneno, que faz mal pro estômago, causa dependência, enchaqueca e bla-bla-bla. Me deixa com meu café, poxa! Dizem mesmo que café faz todas essas coisas, mas se eu não puder tomar meu cafézinho com pão de queijo no final do dia, posso desistir da vida.

"Agora esses fanáticos estão a ponto de demonizar o açúcar, a gordura e o sódio. Querem fotos de gente morrendo de diabetes no saco de açúcar ou de ataque cardíaco nas churrascarias. O clero fascista da saúde não para de botar para fora sua alma azeda."

Minha mãe é representante de uma farmácia que tem como foco produtos e alimentos pra quem é diabético, está de dieta e/ou gosta de ser saudável, e vira e mexe ela aparece com umas bizarrices aqui em casa. A última foi um saquinho com folhas de abacaxi desidratadas, disse que o pessoal adora comer isso como sobremesa. Quis chorar. Primeiro porque é um troço nojentinho com cor de nada e um docinho muito fajuto, que não é abacaxi nem aqui nem na China; segundo porque fiquei imaginando o quão triste deve ser a vida de quem come aquilo de sobremesa. Até meu cachorro recusou, vejam só! Pra quem quer perder peso, não pode com doces, ok, mas aí fulaninho vem me dizer que come aquilo porque chocolate dá verruga no dedão e minha vontade é de condenar aquela pessoa a passar a vida na base do abacaxi desidratado.

"Inevitavelmente fico com cara de monstro narcisista quando dedico minha vida à saúde total. Sempre sinto um certo ar de ridículo nesses pais que obrigam seus filhos a comer apenas rúcula com pepinos e cenoura desde a infância."

"Bolacha de morango tem besouro no recheio", "Carne vermelha mata", "Salsicha tem miolo de minhoca", "Hamburguer do McDonalds é de isopor", "Batata-frita de fast-food tem gordura trans"... já ouviram essas palhaçadas? Podem até ser verdade, mas e daí? Anaisa resolveu que ia parar de comer McDonalds porque não era saudável. Ri da cara dela. O bom do fast-food é esse: é muito de mentira e muito podre, mas é bom pra caramba. Uma vez no mês, a cada dois meses, por que recusar um Mcnífico Bacon, um belo Whooper? Tenho uma tia que parou de comer sal porque faz mal pra pressão e pros rins, parou de comer açúcar porque é perigoso, vai caminhar todo dia 6h porque o sol do resto do dia faz mal... Deve ser um saco ser ela.

Tem gente que ouve música no volume 4 porque mais alto que isso prejudica a audição; há quem durma e acorde todos os dias na mesma exata hora pra não desregular o metabolismo; quem não beija pra não pegar sapinho; tem gente bebendo xixi porque falaram que é terapêutico, gente que vai passar 15 minutos por dia de cócoras se uma reportagem no Globo Repórter falar que isso faz bem pra circulação. Repito: deve ser muito triste viver assim. O que muita gente não presta atenção é que muitas dessas teorias pseudo-saudáveis são falhas. Anos atrás demonizaram o ovo e pronto, a geração saúde segregou completamente o artigo do armário e nunca mais comeu um ovo na vida. Agora o pessoal da ciência voltou atrás, algo como: "galera o troço do ovo era brinks, a gente sacou agora que ele na verdade é supimpa, todos come ovo o dia inteiro" e nas duas últimas semanas eu já vi umas 3 reportagens em jornais e revistas falando sobre os benefícios do ovo, formas de prepará-lo e tudo mais. Aposto que tem fulano comendo três gemas por dia, o mesmo que antes tinha um adesivo no carro com os dizeres: "Coma ovos. Morra infartado.".

"Um dia, esses maníacos da saúde total desejarão processar os pais por terem deixado que eles comessem coxinhas e brigadeiros quando eram crianças ou porque simplesmente tinham maus genes em seus gametas.
Sinceramente, não estou convencido de que viver anos demais seja muito vantajoso. Sem "abusar" da comida, da bebida, do tabaco, do sexo, das horas mal dormidas, não vale a pena viver muitos anos.
A menos que eu queira ser uma "freira feia sem Deus", o que nada tem a ver com freiras de verdade, uso aqui apenas a imagem estereotipada que temos das freiras como seres chatos, opressores e feios , ou seja, uma pessoa limpinha, azeda e repressora. Como diz meu filho médico de 27 anos, "nunca houve uma geração tão sem graça como esta, obcecada por viver muito". Eu, pessoalmente, comparo esta geração de pessoas obcecadas pela saúde àqueles personagens de propaganda de pasta de dentes: com dentes branquinhos, cabelos bem penteados e com cara de bolha (ou "coxinha", como se diz por aí)."

Sabe, antigamente o pessoal não tinha dessas frescuras e a humanidade tá aí, firme e forte. A expectativa de vida não era tão alta, pessoal simplesmente caía morto e ninguém se dava ao trabalho de saber por quê. Mas, sinceramente, você quer viver até os cem anos na base de abacaxi desidratado? Ou coisa pior, porque quando você chegar aos cem anos, pílulas nutritivas terão sido desenvolvidas e a gente vai comer que nem astronauta. Delícia.

18 comentários:

  1. Faço das suas palavras as minhas, Anna.

    E enquanto muitos 'sobrevivem' até os 100, prefiro ser feliz, comer minhas besteiras e morrer, depois de ter vivido, aos 80. E não abro mão disso!

    ResponderExcluir
  2. perfeito demais.
    fico muito, muito puto com todas essas coisas do tipo abacaxi desidratado, trigo de soja, etc etc etc.
    bebo, fumo, como bacon e lanches gordurosos todos os dias. prefiro viver até os 50 assim que ter uma vida completamente sem graça até os 100.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha adorei, Anna! Concordo super com vc! Tenho muita preguiça dessa gente pseudo saudável. Felizmente (ou infelizmente?) eu tô bem longe de poder (!) levantar uma bandeira de saudável. Ou melhor, eu não bebo Coca (porque acho o gosto e o cheiro péssimos), e até poderia dizer que é porque não faz bem e blá blá blá, mas prefiro ver a cara da galera de "oi?? como??" quando eu digo que não bebo pq não gosto. Há 3 meses eu não tomo refrigerante, mas nem é muito pela saúde tbm...é mais pela estética hahaha.
    Preocupação com a saúde? Não trabalho. (mas com a neurose do dr. google...ah, essa aqui é minha especialidade).

    ResponderExcluir
  4. Viver até os cem anos deve ser péssimo. Não quero não. :T

    Engraçado que agora mesmo eu tô com uma canecona de café aqui do lado e, mais cedo, comi um Mc com muuito cheddar! :B

    ResponderExcluir
  5. Eu até tento me controlar na frente dos outros só para não ter que responder a comentários e olhares que dizem "Nossa, como você come!", mas não dá: se eu estou no shopping, em frente ao McDonald's, eu não vou bancar a saudável e pedir só uma batatinha pequena, né?!

    Lendo seu texto lembrei desse video: http://youtu.be/y9kNVkAGuvc (se não quiser ver tudo, veja pelo menos a partir de 1m25 onde o ovo é atacado).

    ResponderExcluir
  6. Nossa, concordo plenamente.
    De que me vale estar aqui se não é pra viver de verdade? Mil anos de tédio, muito obrigada, não quero.
    E cá entre nós, parar de comer McDonald's é quase dar adeus a alegria de viver, Naná tem que parar com essas bobagens! kk
    Adorei o post.
    Beijo, Annita!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Anna!
    Concordo e muito com seu manifesto porque ele é clara e diretamente direcionado para os excessos. Esse infelizmente é um assunto que faz muito parte da minha vida, uma vez que estudo Nutrição (a profissão amada pelo pseudo-naturebas e odiada pelos extremistas vou-morrer-mesmo-e-dai-vou-comer). Infelizmente é bem assim mesmo que as coisas acontecem. É engraçado que por mais que eu tente tomar uma postura o mais profissional possível frente algumas dúvidas esdruchúlas que me aparecem, confesso que algumas vezes é difícil. Porque eu simplesmente tenho vontade de mandar a criatura nascer de novo ou parar de ver Fantástico e Globo Reporter (o-d-i-o-s-o-s)! Na faculdade quando discutimos sobre isso a professora nos explicou que toda essa loucura se dá em parte porque hoje em dia se tenta simplificar o saber científico. Mas essa tentativa de simplificar (para que mais pessoas pudessem ter acesso ao mundo científico e a seus avanços) acabou sendo um tiro pela culatra. Porque simplesmente a mídia expõe tudo de maneira equivocada e as pessoas seguem o que acham que é bom, legal (foi, é e sempre será assim). E a responsabilidade da mídia nessa história também? É para se pensar.
    Toco aqui na questão da mídia porque é um meio sabidamente respeitado pelas pessoas (que acham que porque está lá é porque é legítimo) e tenho muitas experiências de tentativa de esclarecimento sobre uma informação errada veiculada na tv e as pessoas simplesmente decidirem escolherem acreditar no absurdo veiculado a uma explicação de um profissional.
    E puff...nasce essa geração irritante.
    Estou nesse momento repensando minha escolha profissional porque passo muitos perrengues por conta disso!
    Mas concordo muito com você e fico feliz por deixar bem claro que a sua opinião não faz parte dos extremos.
    E ah, eu como maçã desidratada...mas eu gosto! >.<
    Falei pra caramba! Beijos! Adoro seus textos super conscientes. =)

    ResponderExcluir
  9. Sabe que eu me sinto mais saudável quando como "besteiras" e mais doente quando invento de comer comida natureba? Sério. Faço parte da geração que NECESSITA comer esses fasts-foods da vida, caso contrário se sentem fracos e deprimidos. Minha mãe até inventa de fazer arroz integral, carne, suco e leite de soja, mas a única adepta dessa rotina é ela (e raramente o meu pai). Até minha vó que tem 91 anos é adepta do super sanduíche da Carol. Além do mais, viver até 100 anos pra quê? Provavelmente com uns 70 e poucos anos eu já vou ter enjoado dessa vida mesmo ;P

    ;*

    ResponderExcluir
  10. Anna, adorei o post! Tenho dó de quem não se permite ao menos um chocolatinho na tpm ou aquela lasanha fumegante aos domingos. Não sou a maior fã de fast food, mas não vejo NADA de mal em se render a eles simplesmente por serem gostosos. Não prejudicando ninguém e sem muitos excessos, nessa vida temos mais é que fazer o que sentimos vontade :)

    ResponderExcluir
  11. Tudo em excesso faz mal. Diria meu pai, filósofo do chimarrão. Nem pra mais, nem pra menos. É isso. Mc é mal, mas todos temos um lado mal. Não devemos mostrá-lo sempre, mas somos humanos, poxa.
    Viva a anti-caminhada matinal! :)

    ResponderExcluir
  12. Falou muito bem, Anna. Eu me esforço por ser o mais saudável possível, mas dentro de certos limites. Algumas coisas são tão prazerosas que abrir mão delas para viver mais pode acabar fazendo você querer viver menos.

    Tudo tem limites, e não vejo vantagens em viver duzentos anos se for para ser como robôs, sem coisas boas, apenas calculando riscos. Prefiro aproveitar as vantagens de ser de carne e osso.

    Viva o chocolate!

    ResponderExcluir
  13. Ah, Anna! Só rindo!
    Eu sou magra de ruim, como como como, como mais um pouco e permaneço com quarenta quilos. maravilha. E Mc Donalds? Recuso não. Por nada nesse mundo. A gula é o meu melhor pecado. Morro cedo, mas nao abro mao.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. eu não tenho vontade nenhuma de viver até os cem anos. deve ser muito triste ver toda a sua família e seus amigos morrendo e você ficando pra trás. fora que com cem anos nem que você tenha sido a pessoa mais saudável durante toda a sua vida, você vai ter vários problemas de saúde. não que eu quero morrer cedo, rs, eu só quero viver bem e ser feliz. e, definitivamente, não dá se você não comer carne, tomar refrigerante ou se entupir de chocolate uma vez ou outra :)

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que se a gente fosse deixar de comer tudo o que os 'entendidos' falam que não é saudável, que dá câncer, que dá celulite e que vem bicho no meio, não sobraria absolutamente nada. Da mesma maneira que se fôssemos fazer tudo o que deveríamos, segundo os especialistas, precisaríamos de um dia muito maior.
    Dá muito trabalho levar uma vida saudável, e isso me estressa :)

    ResponderExcluir
  16. Eu não tomava refrigerante assim como você, pra não ter furinhos. Aí descobri que sorvete dá mais celulite que refrigerante. E, claro, voltei a beber refrigerante. Junto com sorvete.

    O que estraga a vida é ser estressado demais. E não fazer o que a gente quer *deixa* a gente estressado :)

    ResponderExcluir
  17. Meu relacionamento com Pondé é de amor e ódio, rs...
    Muuito bom o texto Anna!

    Só pra mostrar que continuo passando por aqui, mesmo que não comentando sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu quase havia me esquecido como você escreve (incrivelmente) bem. Estava com saudade!
    Sempre conhecemos alguém com essa filosofia de estar saudável os 365 dias do ano por 24 horas. Tenho um amigo que malha seis dias por semana, tudo que você começa a comer ele já sabe os riscos e benefícios, quantas calorias possuem e quanto tempo na esteira para eliminar... Eu sempre perco o apetite ou mando ele calar a boca. É muito chato!

    Ótimo texto!
    Beijo!

    ResponderExcluir