segunda-feira, 27 de junho de 2011

Desventuras em série

Segunda fase do vestibular em pleno fim de semana de feriado prolongado foi concebido pra dar errado. No sábado, combinei de encontrar minha amiga na porta do prédio em que faríamos prova. Cheguei lá, sentei num banquinho e fiquei esperando. Encontrei meu antigo professor de História, também conhecido como Meu Professor Favorito de Todos os Tempos, que veio falar comigo, lembrou meu nome, não me tratou como uma traidora do sangue por ter mudado de escola e ainda me deu um abraço, desejando boa prova. Foi a única coisa que deu certo nesse dia. Um fiscal disse que eu deveria entrar porque eles iam fechar a porta. Nada de Anaisa. 

Cheguei na minha sala e o fiscal, um senhorzinho, ficou me olhando com cara de interrogação. O normal seria ele pegar minha identidade, olhar na ficha em qual cadeira eu deveria me sentar, e me mandar pra lá. Mas parecia que essa parte estava faltando no script que deram pra ele seguir. Ele ficou me olhando. Eu parada na porta da sala. "Aqui é a 107?" "É." Depois de ficar me olhando por mais um tempo, como se o fato de eu estar ali não fosse esperado, ele pegou minha ficha e disse, "Será que tem um lugar pra você aqui?". Ele me mostrou minha mesa, pegou minha ficha de identificação, olhou pra minha foto, olhou pra mim, pra foto, pra mim, e soltou "Eita, você podia ser modelo hein?". Não é ótimo ouvir esse tipo de coisa do fiscal de sala do vestibular que poderia ser seu avô? Só comigo.

Comecei a prova, la-di-dah, fiz a de inglês, depois a redação, passei a bendita a limpo, Biologia (duas questões de Genética, sendo uma delas sobre eritroblastose fetal, coisa que havia tido aula na semana anterior, uma sobre diabetes, doença com a qual a minha mãe trabalha, gotta love), Geografia, História... Uma pessoa chega na sala e pergunta se na prova de Geografia de todo mundo saiu um esquema da usina nuclear de Fukushima. Positivo. Continuo a fazer a prova. Minutos depois, outra pessoa entra: É o seguinte, galera, encontramos vários erros na prova de Geografia, que será substituída. Quem já tinha feito vai ganhar outra folha de resposta, o tempo de prova será aumentado em uma hora. Se virem.". Quis chorar. Não só tinha feito a prova de Geografia toda, como já havia escrito freneticamente e estava com os dedos já duros. Mais tarde eles chegam com outra prova de Geografia, totalmente diferente da primeira. Resolvi terminar as outras provas para depois resolvê-la. Claro que deu tudo errado. Mal tinha cabeça para resolver uma outra prova de Geografia naquela altura do campeonato, embaralhando informações e confundindo dados, sem falar que eu simplesmente não conseguia mais escrever. Pra completar, o Senhorzinho Fiscal do Flerte passou a maior parte da tarde parado na minha frente feito um dois de paus, me encarando. Resolvi a prova feito meu nariz, e quando estava na última questão tive uma cãimbra na mão. Larguei a questão no meio, entreguei tudo e fui embora.

Lá na porta descubro que nem todo mundo teve a prova trocada. A maioria das pessoas nem sabia o que tinha acontecido. No dia seguinte resolvi ir à aula de véspera e descubro que a maioria esmagadora das pessoas tinha recebido, de primeira, a segunda prova de Geografia. Pelo visto havia duas provas e é claro que a minha sala foi abençoada com o caderno errado. Descobri também que o texto da prova de Espanhol era o mesmo do vestibular do ano passado. O mesmo. Aí a Universidade, com sua competência ímpar, resolve anular as provas de Língua Estrangeira, como se elas nunca tivessem existido. Isso dói, porque Inglês é a única certeza na minha vida. Tenho facilidade com outras matérias, mas sempre pode rolar um azar de cair aquilo que sei mais ou menos, que não lembro, que tenho dificuldade. Inglês é meu porto seguro. Inglês é minha certeza de que nunca vou tirar zero num vestibular. E agora nem isso eu tinha mais, nem essa esperança pra me apoiar.


O segundo dia começou melhor. Nada de cantada barata do Senhorzinho Fiscal do Flerte, nada de desencontro com os amigos no campus, e, de brinde, os professores acertaram duas questões da prova de Filosofia, sobre Nietzsche e Sartre que eu nem estudei ainda, e uma na de Sociologia. Achei a prova de Português confusa. Literatura ia bem até que OH WAIT uma questão sobre O Pagador de Promessas, do Dias Gomes, obra que não constava na lista da UFU. Não é maravilhoso? E ainda era uma questão sobre o enredo do livro, de modo que nem dava pra encher aquela linguiça básica, só inventando mesmo e torcendo pra acertar. Em quatro questões, duas foram sobre as obras da lista, uma sobre esse livro aleatório, e a outra sobre a letra de uma música aleatória, com oito livros diferentes pra cobrar, que eu li, não gostei da maioria, e perdi meu tempo lendo estudos e análises na internet. Repito: não é maravilhoso?

Estou tensa. Estou cansada. Não é como se eu estivesse prestando pra valer e esteja correndo o risco de ficar mais seis meses no cursinho por conta desse monte de coisas dando errado, mas me senti muito mal com toda essa história. É muita falta de critério, de responsabilidade, de compromisso, profissionalismo, (insira um #fail da UFU aqui). O que resta agora é esperar, segurando a vontade de bater com a cabeça na parede pra ver se esqueço dessas coisas dando errado. Tá tudo tão anormal que eu acertei duas questões (em quatro) de Matemática e acho que fui mal na prova de História. What's next?

20 comentários:

  1. ai que saudade dos meus vestibulares NÃÃO! ahhahaa
    ai gente, sinceramente não sei como tem gente que ainda consegue escrever tanto, a gente faz pouca prova no jornalismo e quando tenho que escrever eu me mato, sério, perdi o hábito!!! até minhas anotações de entrevista viram um garrancho incompreensível.
    no mais, o bom de ter uma experiência ruim dessas é adquirir bagagem pro seu vestibular de fato! e quanto à desorganização da UFU, poderia ser pior.. poderia ser o ENEM veja que lindo, prova vazando e tudo mais.
    o incrível é: esse seu post mostra que você está predestinada a ufsc. por que?
    1) eritroblastose tbm é uma doença que me marcou e caiu no meu vestibular daqui. foi minha salvação em biologia.
    2) O PAGADOR DE PROMESSAS É UM LIVRO QUE CAI NO VESTIBULAR DA UFSC ATÉ HOJE!!! começou antes do meu vestibular, eu acho.
    logo, se inscreva pro vest ufsc 2012. ainda dá tempo! eu li pagador de promessas e gostei, achei bem pensado.

    beijo e espere seu resultado feliz e calma =)

    ResponderExcluir
  2. Esforçada do jeito que você parece ser, não vai precisar se acostumar com os vestibulares. Logo, logo você passa e só se preocupa com os trabalhos da faculdade mesmo. O problema é que os vestibulares são sempre assim. Já passei por coisas como essa e, olha, não tem jeito. A culpa não é sua. Sua parte você faz, pense nisso. Estuda, lê, faz exercícios, isso que importa! Se é só um treinamento pra chegar na hora da verdade afiada, relaxa. Não leve isso a sério. Até porque, nem a própria universidade parece estar levando isso a sério, né?

    ResponderExcluir
  3. Gente, como assim o vestibular de uma instituição federal vir tão fail assim? Que absurdo! Se o erro é deles, beleza, eles que se virem pra dar um jeito. Agora mandar vcs fazerem uma nova prova de geografia é absurdo demais!
    De qualquer forma, boa sorte, Anna! Pelo menos história sobre vestibular vc vai ter pra contar...além de passar, é claro :P

    ResponderExcluir
  4. Se tem uma coisa que eu agradeço na minha vida, é já ter passado por essa fase. Ah: DUAS VEZES, acredite se quiser ¬¬

    Vai dar certo: você vai sobreviver.

    E pense sempre nos professores de História preferidos do mundo. Eles são sempre demais - e eu passei por tudo isso pra me tornar um deles ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu estaria muito ferrada se tivesse que fazer vestibular dissertativo, se bem que nas provas do colégio eu era uma boa enroladora, os professores sempre elogiavam e eu nunca tinha respondido nada de fato. Agora eu sofro um monte com isso na faculdade, porque nossas provas são todas dissertativas e uma redação por questão e os professores gostam de quem escreve bastante e eu não consigo escrever bastante e ser objetiva ao mesmo tempo, é triste. :(
    Essa questão aí do Pagador de Promessas não tem chance de ser anulada? Aqui na UEM sempre anulam questões zoadas ou que saem com gabarito errado, é uma maravilha. E sempre cai pouco das obras do programa, mesmo. Dizem que a prova de literatura daqui é a mais ferrada que tem, por causa da somatória, eu errei uma questão do Dom Casmurro por causa da maldita somatória, imagina!
    Enfim, fica tranquila, Anna! É como minha mãe disse no meu primeiro vestibular, talvez se fosse melhor, ou mais fácil, ou com menos problema, depois a gente relaxa e acaba não dando a devida importância. Deus sabe o que faz! ;)

    ResponderExcluir
  6. Ei Anna! Eu não fiz nenhum vestibular dissertativo, mas acho que ia ter pirado, com certeza! E essa história de trocar prova foi ridícula gente! Realmente, total #fail!

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca fiz vestibular dissertativo na vida, mas eu te entendo plenamente. Que pressão! Que horror!

    Mas vamos lá, tentar pensar que tudo dá certo exatamente quando dá errado. Eu tenho fé.

    ResponderExcluir
  8. What's next? A vida adulta. Falta de profissionalismo? Vai se preparando :P

    No mais, boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  9. Vou confessar aqui que eu fugi de todos os vestibulares dissertativos da minha vida porque eu não tenho cabeça pra isso. Na verdade eu não tenho cabeça pra fazer prova nenhuma. Primeiro porque me bate um desespero mesmo eu tendo confiança nas minhas horas de estudo, depois porque eu NÃO TENHO PACIÊNCIA pra ficar resolvendo questões durante sei lá quanto tempo. Enem só fiz uma vez na vida e nunca mais! E olha que foi antes de toda aquela confusão com as provas e tal. Como a Gabi Petrucci falou, as provas da faculdade são todas dissertativas e é nessa hora que toda a minha imaginação aflora lindamente e saí um monte de coisa digna de filósofo. Uma beleza. Vestibular não é coisa de Deus e assim sendo me recuso a fazer novamente (mentira, que já tô planejando outro curso depois que esse acabar).

    Boa sorte com as outras provas que você for fazer esse ano. E olha, ser azarada por fiscal não é pra qualquer um, hein! Tá podendo viu, Anna! -q
    haha

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, interessante o seu texto, bem no estilo que gosto de ler, falando do proprio sentimento... Passei por aqui com o afã de convidá-la a conhecer os meus livros expostos em meu blog, e a tomar um chá comigo por lá, dia 10/07 estarei sorteando um deles entre os meus seguidores, se quiser fazer parte, basta seguir o blog. Muito legal seu espaço, e ele vai comigo, um abraço e tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  11. Uma coisa que eu aprendi na turma especial do colégio no segundo ano, no terceiro ano e só se reforçou no vestibular foi deixar questão em branco. Nada de matutar a cabeça até doer. Não sei, deixo em branco. Quando sei alguuuuma coisinha a respeito, embromo até onde der pra espremer décimos, é claro, mas se não sei mesmo ou não tive tempo de fazer aprendi a deixar em branco e entregar a prova tranquila. Pra mim deu certo, passei em duas federais e uma estadual.
    Boa sorte nesse ano, Anna! E tenta não se estressar, do jeito que você diz que estuda com certeza jé entrou.
    Beijois!

    ResponderExcluir
  12. ps: gabriel garcia marquez é um senhor gênio. adoro muito qualquer coisa que ele escreve e esse livro que você tá lendo é muito bom!!

    * fiz até uma árvore genealógica para entender quem era filho de quem, irmão de quem, casado com quem, rs.

    boa leitura :)

    ResponderExcluir
  13. parece que o pessoal que faz as provas do vestibular, enem, etc, não pensa no cansaço físico e psicológico que é passar pelo vestibular, e como sua vida durante o ano todo fica totalmente baseada em estudar para isso. puta falta de sacanagem.

    os anos de vestibulares foram os piores anos da minha vida, sério - sem querer tocar o terror : ) mas felizmente passou. e a hora que passa você nem se lembra de mais nada, você vai ver, e se você entrar no curso da sua vida, vai ter valido a pena.

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. vestibular... vc quer estudar na UFU, mesmo? pelo menos vc já sabe que dá essas coisas e da próxima vez vai mais preparada :)

    respira fundo, relaxa. vc nem sabe resultado ainda.

    e boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Ai, Anna! Vestibular é um saco, né? Mas tenho certeza que você vai se sair bem, ainda assim. A esperança é a última que morre, não é? Então cabeça erguida!

    (PUTA falta de organização da UFU, hein? Que palhaçada!)

    ResponderExcluir
  16. Isso me lembra (e muito) o desastre que fora o ENEM no ano passado. É falta de responsabilidade mesmo. Muitas universidades não levam o futuro do jovem no Brasil à sério.
    Melhoras, moça.

    ResponderExcluir
  17. A frase "Seria engraçado se não fosse trágico" define perfeitamente seu texto.

    E além de toda a tensão que um vestibular nos deixa, essa falta de organização de terem errado as provas e sua falta de sorte por estar entre as duas salas erradas, deixa qualquer um sem cabeça para continuar...

    Se serve de consolo, acho pouco provável alguém sair confiante de um vestibular. É esperar e eu acredito que você vai passar!


    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Apenas reforço as palavras da del

    ResponderExcluir
  19. Uau... competência tão ímpar que se eu fizesse a prova era capaz de passar!? rs.... só pra descontrair. Boa sorte!
    (ps: não faço a mínima idéia do que seja "eritroblastose fetal"...!!!!)

    ResponderExcluir