segunda-feira, 13 de junho de 2011

O que eles deveriam pensar


Nunca fui de levantar bandeiras ou de ter grandes rompantes feministas, mas recentemente li umas coisas que me tiraram do sério. O blog Just Lia tem uma seção chamada O Que Eles Pensam, onde alguns caras dão suas opiniões sobre coisas que estão na moda. A proposta é honesta e divertida, mas o tiro acabou saindo pela culatra e nem é só porque eles mal reparam ou acham ridículas grande parte das coisas que a gente adora e usa sempre.

Entendo que homens não gostem da maioria das nossas modas. Entendo mesmo. Porque tem coisas que nem eu mesma entendo, tipo o tal do comprimento midi, também conhecido como maria-mijona, aproximando Blake Lively de nossas tias-avós, ou então a clog, que todo mundo adora falar mal. Meu pai sempre torce o nariz pra certas coisas que eu uso e resmunga que espera que aquela seja mesmo a última moda. O que me incomodou bastante nas coisas que alguns deles disseram, é que na maioria das vezes bonito só é aquilo que é sensual ou apelativo. Eles vivem comentado coisas como "isso é bonito porque é grudadinho e realça a bunda", "gosto porque tem decote", ou então "não gosto porque não marca o corpo", "não entendo saias longas, bom mesmo é perna de fora", etc. Como se a gente se vestisse com o único intuito de sensualizar por aí, desfilando nossa saúde pros bonitões repararem e nos brindarem com adoráveis cantadas de pedreiro.

E ainda que usemos minissaia ou vestidos bandage, temos direito de fazê-lo de forma independente e livre. Estranho discutir isso em 2011, mas pode ser novidade pra certos caras que quando uma moça usa alguma dessas peças pra sair, ela o faz por si mesma e por mais ninguém. Porque emagrece, alonga as pernas e a gente se sente bonita. Não pro garotão babar e dizer o quanto gostou. Não pra ser comida com os olhos ou ver que o cara está conversando com as nossas coxas, coisa que aconteceu na última vez que usei uma missaia e pedi informação pra um cara no cinema. Será que é realmente muito difícil? Estava pensando nisso e, coincidentemente, a crônica da semana passada do Marcelo Coelho na Folha falava justamente sobre isso, comentando sobre a Marcha das Vadias. A proposta da manifestação engloba uma causa maior e bem mais séria do que a que eu abordo aqui, mas creio que vem a calhar. É uma marcha pelo direito das mulheres de agirem e se vestirem como bem entenderem sem que isso seja pretexto ou desculpa para que elas sejam (acreditem!) estupradas.

"Não é um jogo de palavras dizer que, ao longo de séculos, o homem se viu sempre na situação de "sujeito" das ações, de "sujeito" da frase. Na maioria das vezes, e quase automaticamente, quem dizia "eu" já estava ocupando a posição masculina.
 
Eu te quero, eu te amo, eu vou, eu faço, eu digo. Você diz sim, você dá, você fica, você ouve, você obedece. Alguma dúvida de que, ainda hoje, associamos esse "eu" ao homem, e esse "você" à mulher?

O slogan da marcha foi eficaz, acho, porque seguiu precisamente o modelo da "interpelação". O homem que se sente interpelado pela minissaia foi, agora, interpelado pelo slogan: a minissaia não tem nada a ver COM VOCÊ. "
  Fonte

Voltando à moda, acho que o ato de se vestir tem, pra grande parte das mulheres, um significado muito maior e mais profundo do que tem pros homens. A gente não se veste pra cobrir o corpo e não sair por aí como veio ao mundo. A gente se enfeita, se embeleza, e querendo ou não, passamos uma mensagem. E não estou falando de moda, falo de estilo, coisa que Coco Chanel tinha, assim como aquela menina que usa a mesma camiseta do Che Guevara todos os dias tem. Ambas querem dizer algo com o que elas vestem. Quem é vítima da moda diz algo através de suas roupas, ainda que seja oi sou insegura, maleável, blablabla. Não acho que homem nenhum é obrigado a saber e entender todas as referências das coisas que nós usamos, que nós mesmas muitas vezes não sabemos, mas acho que não é demais pedir por um pouco de respeito e consideração.

Homens, prestem mais atenção àquilo que as moças ao redor de vocês usam. Elas gastaram tempo e dinheiro naquilo, e dizer que aquela saia deixa a bunda dela um arraso não é o melhor dos elogios. Vocês tem suas modinhas estúpidas que a gente tem que suportar, como regatas, correntinhas de metal no pescoço e os terríveis sapatênis, de modo que um pouco mais de atenção e delicadeza não faz mal à ninguém. E que as mulheres não deixem de usar as coisas porque homem não gosta, não sejam cabeça-de-vento. Pelo amor de Deus.

14 comentários:

  1. Achei muito legal você falar que as pessoas querem dizer alguma coisa com o que vestem! Eu acredito muito nisso, tanto é que pretendo estudar isso em algum momento da minha vida acadêmica.


    Beijo, Anna.

    ResponderExcluir
  2. Existe muito homem babaca por aí, com certeza. É um absurdo a mulher ter que se esconder para não ouvir barbaridades na rua.
    Mas eu acho que a mulher tem que pensar mais nela e "foda-se" os outros. Se veste como quer, e pronto acabou. Claro, falando superficialmente. Não vou me aprofundar no caso da Marcha das Vadias e tal porque achei um tanto exagerada a manifestação, mas enfim.
    Eu me visto quase sempre como quero. Quase porque as vezes tem lugares que vou passar que sei que vai ter muitos homens e a última coisa que eu quero é ouvir cantadas e tal, então boto uma roupa mais "recatada" e mesmo assim acho um ABSURDO isso, ter que escolher roupa pensando no que os homens vão falar ou pior, fazer sobre isso. Queria muito ter liberdade para vestir o que quiser. Queria mesmo.
    Beijo Anna.

    ResponderExcluir
  3. Existem os dois lados. O lado das que se vestem para elas mesmas e o lado das que se vestem porque querem sim chamar atenção e ser comidas com os olhos (se não for pouco). De qualquer forma, todas estão querendo passar alguma mensagem com o modelito escolhido.

    ResponderExcluir
  4. Até porque, nós também somos obrigadas a aguentar a completa falta de estilo deles - sim, eles nos envergonham às vezes com sua falta de higiene e estilo. Então eles têm mais é que aguentar o fato de que nós nos cuidamos mais e melhor!

    Eu também acho essa sessão meio #fail (do blog da Lia).

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Anna, eu amo os temas que você aborda nos seus posts. É exatamente isso que eu penso também. Não tem nada pior do que você pensar, repensar, trepensar no que vai vestir, finalmente escolher e se deparar com alguma cantada de pedreiro ou com algum elogio chulo. Acho que mesmo estando em 2011, ainda existem muitos preconceitos com relação a várias roupas. Uma vez já tive que ouvir algo do tipo: "Você vai usar short com salto alto? Isso é coisa de vadia". Foi a partir de então que eu passei a pensar realmente na ideia errada e nos preconceitos que as pessoas têm. Acho que cada um se veste da maneira como quiser, e isso -no meu caso - é bastante influenciado pelo meu humor de cada dia. Gostei muito do texto, beijos :*

    ResponderExcluir
  6. "Gente, a Anna devia escrever uma coluna de jornal" foi o que eu acabei de dizer ali no msn da Analu. Porque eu tinha acabado de ler seu post e foi exatamente isso que eu pensei. Sério. Devia ser o seu futuro. E te garanto que com certeza você falaria coisas bem mais úteis que Carrie em sua coluna de sexo em Sex and the City. Ta. Vamos ao post.

    Tem muitas coisas que as mulheres usam e eu não aprovo. O clog por exemplo (que eu nem fazia idéia que chamava assim). As botas de astronauta. As unkle boots. E qualquer calçado plataforma. E as calças saruel. Mas eu também devo ter um figurino a desejar, porque eu não uso a camiseta do Che Guevara todo santo dia, mas uns 8 dias por semana estou de jeans. Com camiseta e tênis, pra ser perfeito. Porque eu prezo pelo conforto (e previno joanete nos pés). E concordo plenamente quando você diz sobre homens e suas opiniões. Costumo dizer que me sinto um frango rodando em forno de padaria, porque é só usar um short mais curto, uma blusa com decote maior, que pronto: verei sujeitos babando vergonhosamente pela rua. E nem é porque meu corpo é perfeito ou porque eu sou gostosa: eles babam pra qualquer criatura que mostre um pouco mais o corpo. É só uma questão de quase nudez. Até um gorila faria esse efeito.

    Agora, devo dizer: acho RIDÍCULA a moda masculina das correntes de metal no pescoço. Mas ô coisa feia!

    ResponderExcluir
  7. O que eu acho mais incrível Anna, é que nós somos "obrigadas" a sair da maneira que eles querem. Mas muitos homens são incapazes de se vestirem de acordo - não com o nosso gosto -, mas com o local, a cultura, as pessoas de um modo geral.
    Eu tenho um estilo bastante básico e me sinto feliz com isso. E não preciso - graças a Deus - dar satisfação do que visto ou do que deixo de vestir pra ninguém.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Minha flor, não perca seu tempo falando sobre este tipo de cara que está às pencas por aí, porque aqueles que nos entendem existem, mas são minoria... destes tipos majoritários... putz. Desiste! Porque não adianta!
    rs... é como você disse: "estranho discutir isso em 2011". Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei este texto, sou superfeminista e adoro uma discussão do tipo.

    Este jeito masculino é muito ridículo, ficam julgando como se não fosse nada. Achei a proposta da Marcha das Vadias uma ótima pedida, caramba, é como você falou, é difícil acreditar que estamos falando disso em pleno 2011!

    Para variar, está ótimo, hn?

    Beeijos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, mas que ideia idiota dessa Just Lia. Deixar homem falar sobre moda é um tiro no pé, lógico que 90% das opiniões serão descartáveis. Já eu acho que moda é como religião, não se discute haha

    ResponderExcluir
  11. Vou ser do contra e dizer que mulheres se vestem pensando sim em estar bonitas e realçar traços do corpo que gostem e são sensuais. Ok, não fazemos isso pensando exclusivamente nos homens, mas o lance da auto-estima não está em percebermos que fomos apreciadas? Que os homens acharam bonito (e NÃO estou falando das cantadas de pedreiro, eca!) e que suscitou olhares femininos de admiração/inveja/etc? Bom, é o que eu penso.
    Os comentários dos meninos que vc citou são revoltantes mesmo. Como vc disse, moda vai além disso que falei aqui em cima (apesar de eu achar que sempre nos vestimos para os outros mais do que para nós mesmas), está também no nosso estilo, personalidade e tal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olha de novo essa nossa coincidência de pensamentos: imagine que logo anteontem pensei a respeito do assunto(!). Estava pensando sobre como as mulheres se vestem como gostam e têm depois que lidar quase inevitavelmente com as olhadas e os comentários desrespeitosos que você citou. Não acho que isso significa que as garotas devem, por isso, mudar seu estilo; de modo algum! Agora, é uma ilusão também achar que os homens todos vão mudar e passar a ter mais noção. Aliás, que bom que você acredita que "homem nenhum é obrigado a saber e entender todas as referências das coisas que nós usamos", porque acho que a nossa capacidade não chega mesmo a tanto! hahaha
    Nem creio que isso seja questão de feminismo, porque a coisa não é privilegiar as mulheres de alguma forma, é puro bom senso mesmo.
    Agora, eu tenho que discordar de você, e concordar com a Letícia, quando você diz que "quando uma moça usa alguma dessas peças pra sair, ela o faz por si mesma e por mais ninguém". Claro que não são todas e claro que não são todas as vezes, mas acredito que muitas das mulheres (e homens) às vezes se produzem pensando sim no que os outros vão achar, talvez não os homens mas as próprias outras mulheres. Mas, enfim, eu não tenho propriedade pra afirmar isso, então desculpe se estiver falando alguma bobagem.
    Bom, acho que a sua penúltima frase diz tudo: "E que as mulheres não deixem de usar as coisas porque homem não gosta, não sejam cabeça-de-vento." Até porque a verdade mesmo é que a maioria de nós é completamente ignorante quando se trata de roupa e moda, então não vale a pena se importar com a opinião masculina.
    De qualquer forma, valeu pelas dicas! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Meniiiiina. Não tinha visto esse post ainda e vô te contar: AHAZASSE! Eu estava comentando com uma amiga minha sobre isso, faz um tempo já. Odeio essa coluna do Just Lia, aqueles caras achando que sabem tudo e que, in fact, a opinião deles é importante. PQP! Várias vezes lendo aquela coluna senti a raiva ferver no sangue, mas né? Cada um que tem seu blog faça o que bem entender.
    Eu nem tenho o que comentar - na verdade, tenho, mas meio que daria um livro e nem você tem paciência pra ler, nem eu pra escrever - sobre isso, só tô procurando o lugar para assinar embaixo. Os homens são, realmente, superestimados, assim como suas opiniões. Geralmente egocêntricas.

    Beijos, linda! E, repito: AHAZOU!

    ResponderExcluir
  14. Para começar, acho que primeiro deveriamos acabar com aquele mito de "mulher se veste para outra mulher" ou ainda "mulher se veste para seduzir o homem". Pode ser que um dia, láááááááááá atrás, as coisas tenham sido assim. Hoje não mais.

    Homens não gostam de muita coisa e na real, como diria uma amiga minha, homem gosta é de mulher pelada, sendo bem clara. Se a gente decidir vestir SÓ o que eles gostam, estamos ferradas: ou vms sair peladas ou vamos usar coisas de extremo mal gosto.

    Um exemplo é meu pai, q tem um gosto totalmente diferente do meu e se dependesse dele, sairia sem maquiagem (pq ele acha que eu sou mais bonita sem nada, inclusive com olheiras e marcas de espinha) e de tênis (conforto minha filha, conforto).

    Estilo já é uma coisa muito pessoal e acho que se vestir para agradar o outro ou no que o outro vai pensar, seja homem ou mulher, uma verdadeira furada. Acho que o bom senso na hora de se vestir é fundamental, mas estilo cada um tem o seu.

    Eu acho a tag divertida, gosto, mas acho que não deve ser levada a sério, a ponto de se deixar levar pela opinião dos homens. Acho que é só uma forma de ver o quão diferente eles pensam da gente, mas não dá para levar a ferro e fogo -pelo menos eu não levo. Se fosse assim, nunca usaria esmalte vermelho (sou velha e de uma época que os homens falavam que essa cor era coisa de puta)e nem batom vermelho (pelos mesmos motivos).

    ResponderExcluir