sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Tipo um amor




Não é como se eu fosse uma faladora de gírias compulsiva, mas confesso que tenho lá minhas manias. Uma delas é dizer "tipo". Tipo assim, tipo isso, tipo muito. Mas não ao ponto de ser algo grotesco estilo a Taylor, de The Rachel Zoe Project, que não diz tipo, mas "like", que dá praticamente na mesma. Quem já assistiu sabe que ela intercala todas as palavras que diz com um 'like', e isso é tipo um saco. Como eu ia dizendo, tenho essa mania de falar "tipo", e apesar de não ser algo exagerado, deixa meu pai muito irritado, tipo, muito mesmo. Ele sempre vem com aquela conversa de que é um absurdo que eu, uma futura jornalista, fale algo tipo "tipo assim". Onde já se viu? A única coisa engraçada é que, de tanto me implicar, ele anda com mania de falar "tipo assim", e toda vez que o diz, se repreende no meio da frase e diz: "Calma, esquece. 'Tipo assim' nada, porque a gente nunca deve dizer 'tipo assim'. Isso é coisa de quem não sabe conversar. Horrível, principalmente pra uma futura jornalista."

Eu até concordo com ele, porque acho tipo, feio pra caramba quem fala um milhão de gírias e soa sempre como uma pré-adolescente americana dos reality shows da MTV. Sou uma apreciadora do colóquio refinado, e gosto de conversar com gente que fala direito, que tipo, não esculacha. Não é porque não estamos discursando na Academia Brasileira de Letras que precisamos chutar o balde. Isso é tipo péssimo.


Não sei para que
Outra história de amor a essa hora
Porém você
Diz que está tipo a fim
De se jogar de cara num romance assim
Tipo para a vida inteira


Mas aí veio o cd novo do Chico Buarque, e a namorada nova do Chico Buarque, e as músicas (tipo, é muito duro admitir isso) maravilhosas que ele fez pra ela. Dentre elas, temos Tipo Um Baião. Desde que ouvi o cd pela primeira vez, diversas músicas tem disputado a posição de minha favorita, e se revezado nela com frequência. Essa semana, as eleitas são Se Eu Soubesse (com quem ele divide os vocais com aquela da qual não falamos) e Tipo Um Baião. A última foi eleita porque ela é tipo um amor. Além disso, temos Chico Buarque fazendo poesia linda falando tipo. Provavelmente deve fazer parte dos dialetos xóvens de sua pupila, e se até internauta Chico está virando por causa dela, por que não começar a falar tipo também?

8 comentários:

  1. Deu vontade agora de ouvir o cd inteiro...

    ResponderExcluir
  2. Se Chico Buarque que é Chico Buarque fala tipo, por que você, uma futura jornalista, não pode falar tipo?
    Sou do tipo que fala gírias, mas não exagero. Não quero soar como um menino, mas também tem coisas que só uma gíria consegue expressar. :)
    Tipo... "tipo". Só "tipo" consegue expressar muitas coisas, apesar de ter seus sinônimos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, você tem licença poética, Anninha! E se Chico pode, nós também podemos. Aqui em Curitiba, 'tipo' também tem outra colocação, mas não consigo explicar, você simplesmente aprende, e eu uso DIRETO, hehe.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho vício no "sabe?". Sabe no meio da frase, no final, no início, é uma tristeza... meu pai começou a falar "sei", me dá um óoooodio.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que ele fez músicas pra essa namoradinha dele! Que absurdo! Decepcionei agora... Se bem que a menina é uma sortuda, duvido que alguém recusasse o amor do Chico Buarque, né.
    Quanto ao "tipo", aprendi a viver sem ele, depois de levar tanta bronca do meu irmão por usá-lo, agora só falo quando não dá para substituir ou quando estou conversando com alguém que usa com muita frequência. Sou dessas que "rouba" o vocabulário alheio com uma rapidez incomparável!
    Agora, convenhamos que utilizar artifícios como "tipo" é muito melhor do que falar de maneira errônea. A língua deve ser usada o mais correto possível, porém uma gíria de vez em quando não é assim tão terrível...
    Da próxima vez que seu pai reclamar do seu "tipo", já sabe que é só mostrar essa música do Chico para ele e dizer "Se o Chico pode, eu também posso." e então terás seu problema resolvido!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. hahaha!
    Meu pai faz igualllll! Não quando eu falo 'tipo' mas quando ele me pergunta alguma coisa que deu no noticiário e eu não vi. "Nossaaaa, uma jornalista precisa estar antenada viu?" hahahaha. Eu sempre respondo pra ele que estar antenad aé uma coisa, saber de tudo que esta acontecendo no mundo é outra.

    Chico é tudo! Ainda não ouvi seu disco novo! To louca pra ouvir!

    beijoca

    ResponderExcluir
  7. Anninha,
    Tipo assim: acabo de fazer uma mixtape para o Odilon Wagner (que é tipo o segundo par de olhos azuis mais encantador que já vi) e coloquei Tipo Um Baião como faixa. Espero que ele goste.
    Tipo, para mim também é muito difícil ouvir as músicas do Chico para "essa daí" que eu não suporto. Quem quer um romance com o Chico tipo para a vida inteira sou eu, ora bolas!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Tipo um baião! *-* Foi por ela que me apaixonei hoje, porque cada dia eu me apaixono por uma, rs.

    ResponderExcluir