sábado, 11 de fevereiro de 2012

Lady Gaga hipster


Desde que escrevi aqui que não fazia ideia de como era a voz da Lana Del Rey, já li tanto sobre ela em tantos lugares que decidi que deveria parar de implicâncias e ver qual era a da moça de uma vez. Aí eu vi e não entendi nada. Como eu já suspeitava (cof), não há nada de apocalíptico que justifique todo o buzz em torno dela, e pra dizer a verdade não consegui terminar de ouvir o Born To Die porque estava achando tudo muito chato. Aquele velho problema de não conseguir diferenciar uma música da outra, levei um susto quando vi que já estava na sexta faixa quando não tinha notado muita diferença ao ponto de começar a prestar atenção. Troquei o álbum, não ouvi mais e ainda assim passei semanas com Born To Die (a música) na cabeça. Em defesa da moça só posso dizer que minha falta de interesse se deve um pouco ao fato de eu não ser a maior fã do mundo do estilo de música que ela faz. 

Agora que já ouvi, posso dar meu veredicto sem ser acusada de julgar sem conhecer: Lana Del Rey é a Lady Gaga hipster, pois o sucesso das duas se fundamenta em, principalmente, uma coisa: golpe de marketing muito bem dado. As duas tentaram carreira antes com suas identidades verdadeiras (Stephanie Germanotta e Lizzy Grant), não foram bem sucedidas, e retornaram anos depois com um novo nome, estilo milimetricamente planejado para chocar e causar interesse, e uma aura de mistério envolvendo-as para garantir seus nomes na boca do povo. O principal que elas tem em comum é que ambas fazem o ouvinte comprar gato por lebre: Lady Gaga menstrua no VMA, aparece no tapete vermelho dentro de um ovo, lança clipes polêmicos, macabros e controversos, mas soa como qualquer outra cantora pop. 


Já Lana Del Rey tem sua pompa de sonho americano vintage, banhada na nostalgia e no mistério. Inchou os lábios e aparece em todas as fotos com cara de 'te quero e estou pronta' para ganhar atenção masculina, enquanto seu estilo tem um apelo perfeito para virar referência também no universo da moda, fugindo do recalque feminino e deixando todo mundo com vontade de ser como ela. Lançou clipes melancólicos e misteriosos só para meses depois "vazar" seu álbum, mas não é nada do que a gente já não tenha ouvido antes e a própria entrega o ouro, quando, antes de sair em turnê, já avisa que pode decepcionar ao vivo.

                                                   bo-bo-bo-born to die bo-bo-bo-born to die

Não sei se justifica a malhada malvada que a crítica do NY Times apresentou sobre ela, mas definitivamente não é essa Coca Cola toda que justifique a mudança temporária de linha editorial de um blog que andava causando tanto como o Hipster Runoff, tornando-se Lana Del Rey Report.

No entanto, não posso deixar de tirar o chapéu para quem quer que seja o responsável pelo marketing das duas: entenderam perfeitamente a cartilha do 'falem bem ou falam mal, mas falem de mim' e tiraram nota dez nessa prova.  Resta ver por quanto tempo a pegadinha vai continuar colando.

* Saiu uma análise sobre as duas personas de Lana Del Rey no Scream & Yell, acho que quem curtiu esse post também vai gostar de ler: A dialética Grant-Del Rey

14 comentários:

  1. Hahaha, Gaga foi exatamente isso, mas bem ou mal, já me diverti e muito com música dela, e tenho umas 5 no Ipod. Lana Del Rey eu só conhecia de nome, e mesmo assim, beeem de longe, nunca nem ouvi, e talvez nem soubesse que era uma cantora. Porque eu sou a mais perdida. HAHAHA
    <3

    ResponderExcluir
  2. Anna Vitória: a mais nova futura crítica musical que fará todos os artistas chorarem SANGUE!

    Eu te amo.
    Te amo porque não li nada parecido com seu texto sobre a Lana e, olha, raivinha gratuita dela e de todo mundo. A moleca não é nem meia dúzia do que falam, e até então eu não havia encontrado alguém que falasse a verdade nua e crua. Te agradeço taaanto! Quero imprimir isso e colar nos postes da cidade :3

    ResponderExcluir
  3. ufa, que susto!! pensei que, a julgar pelo título você iria dizer que a nova sensação da música foi a sua mais maravilhosa descoberta do mês. pelo contrário, você viu da mesma maneira que eu: ela não é mesmo essa coca-cola toda, nem de longe.

    ResponderExcluir
  4. ufa, que susto!! pensei que, a julgar pelo título você iria dizer que a nova sensação da música foi a sua mais maravilhosa descoberta do mês. pelo contrário, você viu da mesma maneira que eu: ela não é mesmo essa coca-cola toda, nem de longe.

    ResponderExcluir
  5. exactamente !!!! boca ridicula dela ! e bom, o estilo musical não me agrada tambem !

    ResponderExcluir
  6. Também ouvi a Lana e não achei nada demais. Está todo mundo morrendo de amores por ela e acho que as músicas delas mais parecem de funeral.

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com boa parte do post, com a diferença de que ouvi o cd Born To Die e achei algumas músicas até legais. Porém, também não sei porque o povo está fazendo tanto estardalhaço com a Lana, ela só tem uma voz legal e fez um clipe melancólico. Enfim, não tem nada demais.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. "aparece em todas as fotos com cara de 'te quero e estou pronta'". Sem mais, meretíssimo. (procurava essa definição sempre que ia falar dela, mas nunca conseguia uma expressão tão adequada)

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive vontade nem de uma nem da outra, sinceramente...

    ResponderExcluir
  10. Sou muito fail por achar as músicas da lady gaga enjoativas e uteis apenas pras baladas? Ou, talvez, fail demais por nunca ter ouvido falar dessa outra criatura?

    Sinceramente, pelo o que você disse, acho que não vou nem chegar a conhecê-la, não me parece naaaaaaaaada atrativa. :x

    Beeijos.

    ResponderExcluir
  11. eu concordo com tudo que cê disse, Anna. mas, ainda assim, gosto das músicas. xD

    ResponderExcluir
  12. o bom é que me disseram que se eu ouvisse eu ia gostar, ouvi e achei mais do mesmo. Fiquei foi preocupada com isso rs Se bem que eu gosto de Lady Gaga, mas só pelas apresentações ao vivo :)

    ResponderExcluir
  13. Concordo que elas estejam na mesma, mas ainda prefiro a Lady Gaga. Aqueles vídeos amadores que a Lana lançou no começo só me davam tédio e eu nem consegui assistir ao clipe de Born to die inteiro. O roteiro é chato. A música também.
    E gosto da opinião de um amigo que viu a Lady Gaga ao vivo em Lisboa. Era um show digno de broadway. Aí vem a Lana e já fala que vai decepcionar ao vivo? Numa época em que o sucesso dos artistas depende do show, já que ninguém mais compra cd? So sorry.
    E que agonia com esses lábios dela!

    ResponderExcluir