quinta-feira, 5 de abril de 2012

O cromossomo da pobreza

A gente aprende em Sociologia que as revoluções burguesa e industrial juntamente com a reforma protestante mudaram coisas que iam muito além do sistema político e econômico, mas também aspectos do âmbito social, sendo o principal deles a forma como o trabalho era visto. Até o fim da Idade Média, o trabalho era visto como um castigo. Se você era nobre, era porque deus estava do seu lado e você deveria usufruir do ócio. Se você era servo era porque deus te achava um podre e para, recompensar por seus pecados, você tinha que trabalhar. As revoluções supracitadas mudaram isso. O trabalho passou a ser visto como algo que enobrecia o homem, e o ócio ganhou um caráter meio feio aos olhos das pessoas. Até hoje.

Claro que concordo que o trabalho é algo positivo e não sei como sobrevivem essas pessoas que passam a vida sentadas em casa assistindo tv o dia todo. Eu apoio o trabalho, mas não acho que o ócio seja uma coisa errada, se utilizado com moderação. Ainda carregamos esse ranço da modernidade antiga de pensar que ficar de pernas pro ar é algo reprovável. Se for, posso me considerar como uma alma aristocrática. Sou favorável ao trabalho mas também apaixonada pelo ócio. As pessoas seriam mais felizes se conseguissem se desligar um pouquinho e simplesmente ficar à toa. Sentar e esperar a vontade de agir com a vida passar. Percebo isso no comportamento dos meus avós e tias mais velhas, que até hoje acham que acordar tarde, por exemplo, é algo condenável. Elas nunca param quietas. Nunca sentam no sofá e ficam de bobeira. Sempre estão fazendo algo, às segundas e nos dias santos. 

E aí temos minha mãe. Minha mãe sabe ser amiga do ócio, mas suas diversões são um tanto quanto curiosas. Minha mãe gosta de fazer faxina. Ela diz que ela se acalma, se diverte, que gosta de cuidar da casa. Que coisa linda, né? O único problema é que essa diversão alternativa da minha mãe sempre sobra pra mim. Hoje, por exemplo. Quinta, véspera de feriado, eu e ela em casa, de folga, felizes. Mamãe decide que é um dia perfeito pra faxina. E por faxina, queridos leitores, vocês entendam: FAXINA. Descongelar geladeira, limpar armários, esfregar azulejos, podar as plantas. Só coisas divertidíssimas. Isso me deixa incomodada, porque enquanto tudo que eu queria era ficar jogada no sofá assistindo GNT, minha mãe está lá virando a casa do avesso e se eu não estiver prestando atenção ela começa a me esfregar também. Existe coisa pior do que você só querer fazer e pensar em nada e uma pessoa fica passando correndo por você o tempo todo, as cadeiras da sala de pernas pro ar, a sala toda molhada e a cozinha aquele caos? 

Existe. Sempre existe. Eu reclamo do espírito faxineiro e minha mãe diz que eu não preciso fazer nada, posso ficar quieta, mas ela não se contém. Logo ela me chama e me manda fazer algo. De levar o lixo lá fora a limpar os armários, ela não me deixa em paz. "Filha, troca as roupas de cama pra mim!" "Anna, estende as roupas no varal, por favor!". Preciso dizer que sou uma filha muito boa, que sempre ajuda nas tarefas de casa, mas quando elas precisam ser feitas e não quando minha mãe quer evitar a fadiga. 

Agora ela está lá brincando de jogar água na cozinha toda e eu aqui, escondida no quarto, porque não aguento mais ouvir meu nome. Já arrumei meu banheiro - que estava arrumado -, já levei o lixo lá fora umas 18 vezes, já ajudei ela a podar as plantas, já fui no mercado, já coloquei roupa na máquina e agora estou esperando ela se entreter em alguma atividade para sair de fininho antes que ela resolva que é um ótimo dia para arrumar os guarda-roupas. Esse sim anda precisando de uma arrumação, mas não. Não hoje. Não até segunda.

Monica Geller curte minha mãe

12 comentários:

  1. AMO! identificação total... vem cá, que mãe não é assim? eu vivo cansada, mas um domingo sem nada pra fazer eu ponho meu quarto abaixo na vontade de arrumar tudo. mas é porque são as MINHAS coisas. como no caso a casa é da sua mãe, a diversão mesmo é só dela :p

    quando eu tiver minha própria casinha vou querer arrumar toda hora... mas mesmo assim contrato uma faxineira, porque né,...o trabalho pesado eu deixo pra ela! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha minha mãe é assim mesmo. Eu sempre arrumo meu quarto, todos os dias, sou meio Mônica. Mas minha mãe sempre quando é final de semana e feriado arruma algo pra gente aqui fazer, em vez de descansar e ficar sentada vendo TV.

    ResponderExcluir
  3. PARA DE RECLAMAR E VAI LIMPAR A CASA

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAH, será que isso é mal de mãe? Deus o livre. Menina, e minha avó, que acorda sempre tipo 5h da manhã? Mesmo quando tem 2 empregadas na casa dela. Daí ela reclama o dia inteiro de cansaço, e se para para descansar são 20 minutos. Daí eu deito junto pra bater papo e rapidinho ela começa a levantar porque PRECISA fazer coisas. Repito: DEUS O LIVRE. Eu sou uma apaixonada convicta pelo ócio, e tenho raiva de quem vira pra mim e fala que dormir é perda de tempo, e que acorda às 7h da manhã mesmo aos sábados para fazer coisas. Tô fora!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. "Mãe é tudo igual só muda de endereço", frase mais velha e mais verdadeira da humanidade. Mães são contra o ócio, fato.

    Mas aqui em casa meu pai é CEM vezes pior. A pessoa não pode me ver dois segundos de bobeira que já me arranja serviço, gente! Fico possessa com isso. E com vontade de gritar - ou me esconder na varanda -, hahahaha. Trabalho enobrece, mas temos que apreciar o ócio sempre, faz bem!

    beijo

    P.S: Minha avó é igual a da Analu!

    ResponderExcluir
  6. Ai Anna... Ser mandada a se mexer em plena véspera de feriado é pra matar qualquer um, né? Minha mãe não gosta de arrumar a casa, mas até os meus 12 anos era meu passatempo predileto! Vivia limpando os móveis, cds etc e arrumar o guarda-roupa é sagrado! Sempre que quero me desestressar faço isso! Essa semana chegou guarda-roupa novo pra mim, ainda não consegui organizá-lo perfeitamente, mas estou no caminho!
    E isso aí que vc disse das tias avós etc é apenas resultado a alienação que o trabalho causa, percebida só a partir de Marx, que - brilhantemente - mudou a frase para "O trabalho escraviza o homem", afinal, acordar depois do almoço é a oitava maravilha do mundo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Bom eu te falei no Twitter, né? Maior diversão da minha mãe é arrumar guarda roupa. Mas olha, fica numa alegria que só vendo.
    E isso muito me agrada porque ela não se contenta em arrumar só o dela. Ela sai pela casa arrumando de todo mundo. Um prêmio pra minha mamãe, né?hahaha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Huahuahuahua... Chorei de rir com o seu post, Anna.
    Gente do céu, eu sou amicíssima do ócio. Incrível isso. Nada melhor que ficar num canto, tranquilamente, a mente livre de pensamentos, de preocupações. Não consigo entender gente que vive procurando por um afazer, algo pra se ocupar. Quero dizer, ok, nós temos que fazer algo nessa vida, arrumar uma ocupação e tudo o mais, mas é como você diz, curtir o ócio não é algo condenável. Faz bem também.

    Nem sempre comento os seus posts, Anna, mas sempre leio. Adoro a maneira descontraída com a qual escreve.

    :*

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe não tem essas diversões, coitada! Ela faz porque precisa mesmo. Hoje foi o dia de eu empunhar o aspirador de pó e atacar tudo o que me aparecia pela frente. Depois fomos cozinhar. Essa sim é a parte que eu gosto. Mas sabe que, quando eu tiver meu cantinho solitário, onde eu só tenha que lidar com a minha própria bagunça, eu tenho a impressão que vou tomas gosto pela coisa? Vai saber, só esperando pra ver. Mas também sou eterna amante do ócio, e isso eu acho que tem pouca chance de passar. Atividades são necessárias, mas nada é tão bom quanto parar e não fazer nada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Odeio trabalho doméstico. Minha mãe já me intimou a limpar meu guarda roupa hoje e eu já tô pensando em me esquivar por que poxa...é feriadão né! uahuahauh Preguiça loves me.

    ResponderExcluir
  11. ME DIZ UMA COISA, NOSSAS MÃES SÃO CLONES? Porque olha, aqui é igual. Minha mãe não sabe não fazer nada. A faxineira fez uma super faxina na sexta e no sábado minha mãe estava limpando novamente. E SEMPRE, SEMPRE sobra pra mim. Pendurar roupa, trocar os lençois, fronhas, afins. Limpar as cômodas, arrumar os guarda-roupas. SOCORRO, PRODUÇÃO. Qual o problema em apenas relaxar? Neura da limpeza curte a minha mãe. Beijos Anninha!

    ResponderExcluir
  12. ah, deixa disso! :)
    eu me divirto horrores arrumando a casa. faço isso sempre que posso. e sempre aproveito os feriados e finais de semana pra por tudo em ordem ^^

    ResponderExcluir