quinta-feira, 14 de junho de 2012

E aquela cena, quando toca aquela música?

Mayrinha, essa pessoa linda e incrível que um dia eu farei a Nazaré e a roubarei da Analu, propôs um meme muito ótimo que deixa enlouquecida qualquer pessoa que ame filmes, música e filmes com música que não são musicais. Essa categoria pescada pela Mayroca engloba aqueles filmes, ou momentos de alguns filmes, que a trilha sonora vira um personagem tão ou até mais importante que a própria cena. Listar os meus favoritos é a missão da vez, bastante difícil eu diria, pois sou maluca por trilhas sonoras e poderia passar dias inteiros listando momentos incríveis.




"Bang Bang", de Dalida, em Os Amores Imaginários: O filme de Xavier Dolan conta a história do inusitado triângulo amoroso formado por dois amigos - uma mulher e um gay - que disputam, de forma velada, o coração de um lindo de sorriso fantástico e maravilhosos cabelos cacheados. A trilha sonora é toda ótima, mas gosto especialmente quando a música Bang Bang, que toca em várias partes, compõe a cena que mostra os dois amigos se aprontando para encontrar Nico. A canção faz com que a arrumação dos dois ganhe um toque de guerra: como dois soldados se preparando para batalha eles se trabalham no garbo e na elegância, na esperança de fisgar o coração do enigmático Nicolas. A câmera lenta utilizada na sequência casa perfeitamente com a cadência da música, fazendo com que os movimentos, acompanhados do ritmo, fiquem com cara de um ballet moderno. Apaixonante.




"Tiny Dancer", do Elton John, em Quase Famosos: Em um filme que, dentre outros temas, fala sobre músicos e música, uma trilha sonora sensacional é esperada, ainda mais se o diretor for o Cameron Crowe. Com Quase Famosos não é diferente, e sou especialmente apaixonada pela cena em que, no ônibus que carrega o StillWater e sua caravana de fãs e groupies, começa a tocar Tiny Dancer no rádio e todos começam a cantar juntos. Aliás, a cena é tão marcante que o Dave Grohl, numa apresentação de anos atrás, faz cover de Tiny Dancer e diz que seu sonho é recriar aquela cena.




"I'll Be There For You", do Bon Jovi, em De Repente É Amor: Imagine só se um belo dia, aquele seu caso de idas e vindas que dura anos, que adorava fazer graça com a cara do seu ex-namorado músico o chamando de Bon Jovi, aparece na sua humilde residência tocando mal, porca, pero fofamente uma guitarra vermelha enquanto canta nada mais nada menos que I'll Be There For You. Preciso dizer mais alguma coisa? Ah, sim: o cara é o Ashton Kutcher. De camiseta branca e cara de cachorro sem dono.




"You Make My Dreams", de Hall & Oates, em 500 Dias Com Ela: Depois dessa cena, ficar feliz na vida real é um pouco sem graça, afinal, qual o sentido da felicidade se, ao sair na rua, os transeuntes não vão perder dois minutos do seu dia para celebrar a vida com você ao cantar e dançar como se todas as manhãs fossem a manhã seguinte da noite mais esperada da sua vida?



"The Blower's Daughter", do Damien Rice, em Closer: É a abertura mais sensacional da história. Desde o nome do filme rolando em vermelho, com letras garrafais, aos lindos Natalie Portman e Jude Law quase flutuando na direção um do outro em meio à multidão na calçada lotada de Londres. Sem a música já seria lindo demais, mas o Damien Rice entra na história pra compor o quadro perfeitamente, dando à singela caminhada uma atmosfera de sonho maravilhosa. 




A conversa no telefone em As Virgens Suicidas: Depois que a danadinha da Lux infringiu o toque de recolher imposto pelos seus pais, as irmãs Lisbon se viram trancafiadas dentro de casa. Os moleques do bairro, seus admiradores nem tão secretos, encontraram uma forma de mostrar a elas que, de uma estranha forma, eles estavam ali: ligaram na casa das meninas e colocaram uma música para tocar ao invés de dizer alguma coisa. Elas, em seguida, fizeram o mesmo, e foi dessa forma que a conversa se desenvolveu. Apenas um amor.




"What Ever Happened?", do Strokes, em Maria Antonieta: Eu poderia citar um grande momento musical em cada filme da Sofia Coppola e, em se tratando de Maria Antonieta, poderia citar até dez momentos musicais incríveis. Escolhi esse em particular nem só porque tem Strokes envolvido, mas sim porque não vejo música que se encaixaria melhor na corrida desesperada da rainha que culmina com ela se jogando sem esperanças na cama, do que uma canção cujos versos iniciais são: I wanna be forgotten and I don't wanna be reminded. I say please, don't make this harder.




"Try A Little Tenderness", de Otis Redding, em Pretty In Pink: Duckie, interpretado pelo cara que faz o Alan em Two And a Half Man, é perdidamente apaixonado pela sua melhor amiga Andie - aquela que é meu ícone de estilo, coolness, garbo e elegância. Só que ela não está nem aí pra ele e só tem olhos para o cara mais popular da escola. Como garota bacana dos anos 80 que é, Andie trabalha numa loja de discos, e um dia, como num desabafo desesperado de quem já está cansado de não ser levado a sério e ainda ser visto apenas como amigo, o adorável Duckie interpreta Try A Little Tenderness de um jeito surtado e divertidíssimo.




"The Way You Look Tonight" em O Casamento do Meu Melhor Amigo: No dia anterior ao casamento de Michael, ele e Jules tem sua despedida num barco de turismo por um rio que corta Chicago. Ali eles falam sobre os outros amores que tiveram e confessam que foram o amor da vida um do outro. Depois de constatar que não tem uma música com a mulher com quem vai se casar, Michael, com sua voz absurdamente sexy e charmosa, começa a cantarolar The Way You Look Tonight enquanto os dois dançam juntinhos em meio aos turistões. Suspiro e lágrimas teimosas no canto dos olhos.




"Girl", de Urge Overkill, em Pulp Fiction: Tarantino é outro com o dedo encantando para escolher trilha sonora. Essa, pra mim, é a mais marcante simplesmente porque desde que vi Pulp Fiction nunca mais consegui ouvir Girl sem fazer a dancinha da Mia Wallace, com direito a cantar junto fininho e bater cabelo loucamente no meio da sala, finalizando com aquela overdose de cocaína básica de toda sexta à noite.




"O'Children", de Nick Cave, em Harry Potter e as Relíquias da Morte, parte 1: Nunca poderia imaginar que minha cena favorita de todos os filmes da saga seria justamente uma que não aparece no livro. Essa dancinha desengonçada e tímida de Harry e Hermione funciona como uma tomada de fôlego cheia de doçura em meio ao clima tenso do filme e diz tanto sobre a relação deles, ao mesmo tempo que revela, sem nenhuma fala, o que ambos estavam sentindo, que nunca sei direito se choro de lindeza ou de tristeza.




"Jingle Bell Rock" em Meninas Malvadas: Me reservo o direito de não dizer nada e deixar o vídeo falar por si.

E para fazer o meme indicarei uma pessoa que, por não ter sido indicada no último meme que fiz, chegou a colocar em xeque, publicamente ainda por cima, a veracidade do meu amor. Renata, ai de você se não fizer essa lista e não se deixar atormentar pela angústia da escolha ao menos umas duas noites, viu? 

17 comentários:

  1. Não tive tempo de ler, mas AMEI a maioria das escolhas! Amanhã comento direito! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Annokita, seguinte, tava até desistindo desse meme porque se eu já achava que Mayrinha tinha colocado quase todas as minhas cenas favoritas, você terminou de fazer isso com '500 dias com ela', 'Virgens Suicidas' (já te contei que eu daria um rim pelo DVD?) e 'De repente é amor'. Porém, entretanto, todavia, você colocou 'Amores Imaginários' e isso me fez lembrar de outro filme francês com uma cena desse tipo. Lindo, incrível, soberbo. E que mereceria um post só pra ele. Por isso, acho que vou acabar respondendo, mesmo que eu repita algumas cenas (:

    E preciso dizer o quanto te amo por ter colocado Meninas Malvadas? (ANA LUÍSA BUSSULAR, VAI VER ESSE FILME LOGO!)
    Sorry, não resisti.

    Beijinho!

    P.S: O que é essa cena de O Casamento do Meu Melhor Amigo? Eu sempre levanto e fico dando saltinhos de amor pela sala.

    ResponderExcluir
  3. Você já sabe que só de estarem nessa lista A lot like love, 500 days, Closer e Harry Potter eu já comecei a chorar descontroladamente. Uma das listas mais amor que eu já vi, juro. Tem algumas que não conheço, mas vou esperar chegar em casa pra assistir, porque, né, se for pra chorar, que seja escondido.
    E você colocou Meninas Malvadas HAHAHAHAHAHAHA sem comentários sobre esse filme, é o tipo que eu só conto que amo para os mais íntimos, hahaha.

    Amei, Aninha!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou daqueles que acha que a trilha sonora responde por uns 30% da graça do filme. Me vejo obrigado a roubar esse meme.

    ResponderExcluir
  5. Santa memória! Eu vi 500 Dias com Ela, Maria Antonieta e O Casamento do Meu Melhor Amigo, mas confesso que a trilha sonora deles não tinha me marcado tanto. Agora, a de Pulp Fiction é inesquecível! Principalmente porque depois de ver o filme pela 1ª vez eu fiquei com a música na cabeça por semanas, e não conseguia lembrar onde tinha escutado ela e tampouco a encontrava no Google digitando alguns trechos da letra. Foi um enorme alívio quando eu finalmente descobri o nome da música...
    O de Harry Potter também é inesquecível... a Mione toda séria no começo, sem saber muito bem o que o Harry pretendia... :')
    Até esse Jingle Bell Rock eu conhecia, lembrei de ter já visto essa cena antes. Acho muito interessante como cada país tem aquelas músicas que todo mundo conhece e sabe cantar.
    Se eu tivesse que fazer uma lista assim, acho que colocaria a canção final de Quem Quer Ser um Milionário, "non, je ne regrette rien" de A Origem, o mais do que clássico Also Sprach Zarathustra de 2001 - Uma Odisséia, Randy Newman em Toy Story, "Pure Imagination" da Fantástica Fábrica de Chocolate, e até I Can't Take My Eyes Off Of You, que eu vi no post da Mayra, porque eu gosto dessa música é um dos poucos momentos que eu lembro de '10 Coisas'.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  6. Acho que os únicos que consegui lembrar de verdade foram 500 dias com ela, HP e as Relíquias da Morte p1 e Meninas Malvadas. Sério (o lado bom é que são cenas que eu adoro). Sendo assim, seu post foi, pra mim, uma sugestão de músicas e filmes :)

    ResponderExcluir
  7. Vim pra comentar direito e dizer que você soube fazer o meme muito melhor do que eu, rs, nào pela escolha das cenas (ainda prefiro as minhas, embora a do HP e Pulp Fiction tenham me deixado com raivinha por nao ter colocado) mas sim pelo fato que o texto teve mais sentido que o meu, que fiz às pressas e mal e porcamente, rs. Mas olha, acabo de lembrar de uma cena que é Ó-TE-MA. Sabe Natalie Portman cantando no carro "I keep bleeding" em "no strings atatched"? Essa é ótima! E ai... odeio memes porque depois que os faço fico lembrando de ZILHÕES de coisas que poderia ter escolhido e não escolhi. IRK. u_U
    Enfim <3<3<3<3
    (corações para consolar-te pelo fato de não poder me roubar porque você é fofa, mas só analu sabe ser minha mãe)

    ResponderExcluir
  8. Ah, meu Deus, essa cena do Harry e da Hermione dançando é covardia, Anninha! É, de longe, minha cena preferida de todos os filmes da saga. Dá uma esquentada no coração de tão amor que é!
    Essa das Meninas Malvadas marcou minha infância inteirinha, hahaha! Sempre rio da parte da Gretchen, não tem como.
    A de Closer, amiga, nem comento... <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ameeeeeeeeeeeei o post! Parabéns! Cadê vc no meu blog?

    ResponderExcluir
  10. Assim, lembrar do filme Maria Antonieta foi simplesmente genial da sua parte! Estou aqui revendo a cena milhões de vezes, hahaha. Gostei muito de todas os vídeos, alguns dos filmes ainda não vi, mas só pela sua descrição me deu vontade de procurar pra ver.
    ~estou amando esse meme, até agora todas as mafiosas estão arrasando~
    Beijão, anninha <3

    ResponderExcluir
  11. As cenas de Mean Girls e Almost Famous são muito boa. Mas eu também incluiria nessa lista A Bela Junie (lembra do suicídio do namoradinho dela?) e o clássico de Michael Jackson em De Repente, 30. Sem contar aquela música bonitinha que o Fred Astaire cantou para a Audrey Hepburn em Funny Face. Daí eu me pergunto: COMO ASSIM, ANNA, VOCÊ ESQUECEU DESSA?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, jamais me esqueceria de Funny Face. A questão é que Funny Face é um musical, então não se encaixa na proposta. Mas se fosse pra citar meus momentos musicais DE MUSICAIS favoritos, Fred Astaire estaria no topo da lista! <3

      Excluir
  12. Meu amor eterno por voce ter colocado essa cena de Harry potter, não posso ouvir essa musica que ja me da um nó na garganta e meu coração afunda uns bons centimetros dentro de mim, nunca assisti 80% dos filmes dessa lista, mas que as cenas - e suas respectivas musicas - são apaixonantes, isso são!

    ResponderExcluir
  13. A cena do Harry Potter parece ser bem linda mesmo, até porque foi a única que eu assisti do filme (me julguem, ainda não consegui sentar e ver mimimimi)... Meninas Malvadas é ÓTIMO! Elas dançando de mamães noeis é muito hilário! HAHAHAHAHA De repente é amor é fofiiiiiiiiiinho demais <3 E essa cena muito bonii!
    Beijinhos minha linda

    ResponderExcluir
  14. Apesar de nunca ter assistido ao filme Closer até o final (já devo ter assistido a partes dele umas 6 vezes), foi por causa dele que conheci e me apaixonei pelo Damien Rice, e eu concordo que é a melhor abertura de todos os tempos e tenho um carinho especial pelo filme somente por causa nisso :) Também amo a cena musical de (500) Dias com Ela! Só acho que agora vale fazer um update na lista com Django Livre, né? Tô apaixonada pela trilha sonora do filme :P

    ResponderExcluir
  15. Ah, também faltou o Heath Ledger cantando em 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você! Aquela cena é um clássico haha

    ResponderExcluir
  16. meu deus amei tudo mas nunca vou poder te perdoar por nao ter citado o heath cantando i can take my eyes of you em 10 coisas q eu odeio em voce, pra mim é o MELHOR MOMENTO MUSICAL DE QUALQUER FILME EVER !!1

    ResponderExcluir