quarta-feira, 18 de julho de 2012

You had me at the title

Tudo começou numa madruga boladona em que estávamos eu e a Analu de bobeira no facechat. Ela, que quase não é mandona, sutilmente sugeriu: quero postar mas não tenho ideias, inventa uma coisa aí. Ao mesmo tempo em que eu tenho um enorme problema de ter ideias incríveis sob pressão, Analu tem um enorme problema em aceitar não como resposta, e quem sou eu para cometer essa audácia, não é mesmo? Assim sendo, dei uma olhada nuns links que tinha guardado para ler depois e de lá tirei uma lista com os títulos de livro mais bonitos de todos os tempos. Já tinha visto aquilo pensando num futuro meme e contei isso pra Analu. É claro que ela disse que não ia esperar eu lançar a ideia, mas iria fazer mesmo assim, decretando de antemão que ela seria minha indicada. Minha única indicada. Pediu apenas que eu estipulasse um número e inventou a regra de que quem fizesse poderia indicar apenas uma pessoa. Fechamos em 13 títulos magníficos e uma vez que só posso indicar uma pessoa e minha indicada se auto-indicou, apenas lhes convido para já ler a lista da Analu.

Lolita (Vladimir Nabokov): "Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta." Creio que essa citação, logo no primeiro parágrafo do livro, é mais do que suficiente para esclarecer por que eu adoro esse título. Aliás, antes de lê-lo, quando ainda era criança, morria de curiosidade só por causa do nome. E depois que li, só achei mais genial ainda. Porque Lolita, ao mesmo tempo que é infantil, é sensual, e tem apelido melhor para uma ninfeta aos olhos de um tarado?

Contra Um Mundo Melhor (Luiz Felipe Pondé): Um título polêmico para um livro polêmico escrito por um autor polêmico. Eu adoro coisas subversivas e transgressoras, e esse título me deixou intrigada pra caramba. Como assim ser contra um mundo melhor? É provocativo e faz você ter vontade de ver o que está escondido lá dentro, sem contar que é ótimo para chocar os outros, que invariavelmente lançam um olhar de choque e interrogação para tão astuto título. 

Luna Clara & Apolo Onze (Adriana Falcão): Luna Clara é uma combinação de nomes super doces e extremamente sonoros. Já seria lindo por si só. O Apolo Onze vem para adicionar um fator de estranheza e curiosidade, deixando o leitor com vontade de saber o que raios isso tem a ver com a provável dona do nome docinho. E claro: um título fofo para um livro amor. 

Estrela da Vida Inteira (Manuel Bandeira): Meu livro de poemas favorito é, na verdade, uma reunião de todos os livros do meu poeta favorito, o Manuel Bandeira. Os "sub-livros" dentro dele também tem títulos incríveis, muito líricos e bonitos, como Ritmo Dissoluto, Estrela da Manhã, Estrela da Tarde, Belo Belo, etc. Todos eles fazem referência a uma ideia de luminosidade, do dia como metáfora da vida, etc, e eu acho isso tudo muito apropriado e não é por menos que meu coração é todo do Bandeirinha.

Veronika Decide Morrer (Paulo Coelho): Seguindo a mesma proposta do fator choque de Contra Um Mundo Melhor, Veronika Decide Morrer já joga uma bomba no seu colo desde o título. É difícil demais fugir da curiosidade de saber como e por que a Veronika decidiu se matar. É direto, sem delongas, mas também sugere mistério. Forte abraço pro Mago.

O Amor do Pequeno Príncipe - Cartas a Uma Desconhecida (Antoine de Saint-Exupéry): Escolhi esse livro mais pelo subtítulo do que pelo título em si. Cartas A Uma Desconhecida. É intrigante e doce. Romântico e triste. Sugere algo profundo, por falar do amor do Pequeno Príncipe, e ao mesmo tempo rodeado de mistério, quando traz à tona a imagem de uma desconhecida. Eu adoro mistérios, deu pra reparar?

Ressurreição (Machado de Assis): Ressurreição é uma palavra bonita. Bonita, com uma sonoridade interessante e com um significado mais bonito ainda. Acho que não preciso dizer mais.

Quem é Você, Alasca? (John Green): Sou completamente apaixonada por esse título, principalmente depois que soube que Alasca é o nome de uma menina pela qual o personagem principal do livro se apaixona. Eu acho Alasca um nome super poético e tem tudo a ver com paixonite misteriosa e inalcançável de romances. No começo pode soar estranho, porque remete imediatamente ao estado do Alaska, nos Estados Unidos, mas se você desviar sua atenção da ideia de neve e ursos, encontrará um nome muito bonito. Até eu ficaria intrigada pela Alasca, e olha que nem li o livro ainda.

Amsterdam (Ian McEwan): Eu acho Amsterdam um nome lindo. Seja pra uma cidade, uma pessoa e acho que poderia existir algum estado de espírito designado como Amsterdam, só pela boniteza das letras juntas e pelo som bacana que tem a palavra. Eu sempre quis ler esse livro e não faço a menor ideia de sua sinopse. Se é do Ian McEwan deve ser bom, mas com um nome assim, tão legal, ficaria muito triste se soubesse que é uma história meia-boca.

Casei Com Um Comunista (Philip Roth): Casei Com Um Comunista é um livro que quero ler desde que ele apareceu na casa do meu pai, única e exclusivamente por causa desse nome. Como vários outros exemplos daqui, este é forte, direto e deixa você com a pulga atrás da orelha, querendo saber mais sobre aquilo e louca para desvendar o que tem dentro.

A Descoberta do Mundo (Clarice Lispector): Nunca tinha ouvido falar desse livro da Clarice até que o ganhei. Sendo assim, não posso dizer se hoje sou apaixonada pelo título apenas porque sei o que ele significa e adoro, ou se seria encantada mesmo sem lê-lo. De qualquer forma, eu acho lindo. Lindo, poético e super feminino. Talvez essa ideia de feminilidade dele venha mesmo depois da leitura, afinal, a coletânea de crônicas da Clarice é uma delicada coleção de epifanias, cheias de memórias de infância da menina que ela foi, que pouco a pouco foi abrindo os olhos e compreendendo melhor o mundo ao seu redor. Recomendo fortemente.

Sentimento do Mundo (Carlos Drummond de Andrade): O melhor livro do Drummond não poderia ter um outro título que não fosse esse, que é profundo, sensível, cheio de significado, mas sem ser piegas,  características que, creio eu, resumem toda a obra dele, e que explicam perfeitamente porque sou apaixonada por seus versos.

Tudo Se Ilumina (Jonathan Safran Foer):  Eu gosto de coisas que tenham a ver com luz. Gosto por causa do significado e gosto também porque a maior parte das palavras relacionadas a luz são bonitas por si só. Iluminação, ilumina, iluminado... dá a impressão que uma luz acende a cada "lu", e quando o título já chega dizendo que Tudo Se Ilumina, eu imagino um festival de luzes piscando. O título em inglês também é lindo: Everything Is Illuminated, e tem um episódio da 5ª temporada de Dexter, talvez o melhor da temporada, chamado Everything Is Illumenated e eu sou apaixonada por essa referência.
Entrei na brincadeira das perguntas novamente e criei uma conta lá no Ask.Fm. Numa tarde tediosa fiquei com saudades do Formspring e resolvi brincar com seu primo mais novo. Quer me fazer perguntas? Clica aqui! :)

10 comentários:

  1. Fiquei afim de ler "Amsterdam" e "A Descoberta do Mundo". :D
    Clarice é magnífica, né? Li "Felicidade Clandestina" e fiquei encantado! Poxa, suas epifanias são fodásticas... Gosto de me inspirar nela pra escrever contos e afins.
    Belo post, beijão!
    C'est Captivant Blog

    ResponderExcluir
  2. me sinto uma ignorante perto de vossa excelência Anna Ponei!
    Não li um livro sequer da sua lista, mas MUITOS me deixaram curiosissima pra ler (:
    gosti!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo em número, gênero e grau com Lolita, Contra Um Mundo Melhor, Estrela da Vida Inteira, A Descoberta do Mundo e Sentimento do Mundo. Entrariam fácil na minha lista, se eu participasse desse meme - quem sabe eu não faço, mesmo sem ter sido convidada? Anyway, já tenho um meme atrasado pra postar bem antes, tenho que baixar o meu fogo e fazer o que eu ainda tenho pra fazer.

    Saudade de comentar aqui - porque ler eu sempre leio. <3



    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, a curica veio te mimar! Acabei de sair do blog da Rafitcha e vou repetir o que disse lá: Lolita é unanimidade. Um nome que transcendeu o livro e virou 'característica'. Tipo Messalina, né?

    Adoro 'Contra um mundo melhor'. Me passa exatamente essa coisa subversiva que você citou. Morro de vontade de ler esse livro do Bandeira, mas nunca encontrei. O título é uma joia!

    'A Descoberta do Mundo' é outro dos meus favoritos que só não foi parar no post porque o 'Uma aprendizagem' mexe mais comigo. Engraçado que os títulos da Clarice são sempre maravilhosos, justamente por ela escolher os livros dela baseada nos nomes.

    Sou louca pra ler o Safran Foer! Nunca li nada desse cara e tenho a impressão de que vou amar de paixão. Mas quero começar pelo 'Extremamente alto & Incrivelmente Perto', que também tem um título e tanto, né?

    Beijo, Annokita!

    ResponderExcluir
  5. Ai, acho esse meme legal, mas realmente não tenho paciência pra ler o que vem embaixo dos títulos! Analu é muito mimada, né? Olha só o rolo que a menina faz! HAHAHAHAAH Por isso qeu gosto mais de você (momento que ela vem me bater), amei as escolhas dos teus títulos, nunca li nada do paulo coelho, aliás. Achei interessante o livro do comunista e enfim, achei condizentes seus títulos, só não entendo porque todo mundo gosta do nome "Lolita", mas ok ok ok
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Lolita é Lolita, né? E o título ganha todos os prêmios quando atua em conjunto com as primas linhas, que você dignamente colocou aí!
    Odeio esse título do Contra um mundo melhor, e tenho birra com ele e com o autor, porque odiei esse sobrenome, Pondé. Me lembra chulé. Não me odeie!
    LUNA CLARA é uma das coisas mais doces que eu já ouvi! E adoro esse nome, Apolo! Vou já colocar no skoob na lista de futuros!
    Nem preciso dizer sobre tudo isso que você disse sobre a luminosidade dos títulos do Bandeira né? Acho que nunca li sua poesia, mas ele acaba de me ganhar só por isso! Não tem nenhum livro que fale de Auroras não? (Mas claro, Florbela é pra sempre a minha number one!)
    Nunca li Paulo Coelho, mas ando querendo dar uma trégua ao Mago. Gostei desse título, e apesar de não gostar de invenções em nomes, gostei desse K em Veronika!
    Pequeno Príncipe é amor, e adoro essa ideia de cartas a uma desconhecida! Mas ainda não li não!
    Ressurreição é realmente uma palavra maravilhosa!
    Estou louca pra ler Quem é você Alasca. Tari01 fala muito dele!
    Amsterdam: AMO essa palavra, amo, amo! Adorei a ideia de ter um estado de espírito Amsterdam!
    Não gostei do título de Casei com um comunista. HAHAHA
    A descoberta do mundo = Clarice = amo sem nem ter lido esse!
    Sentimento do mundo, amei esse título! Mas ainda não li não!
    Tudo se ilumina! Gente, se tem luz, eu amei. Ponto!
    TE AMO!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com todas as palavras sobre "Lolita".
    Amei esse tal de "Contra Um Mundo Melhor". É tão diferente do clichê... Tão misterioso. Vontade de lê-lo AGORA!
    Esse do "Veronika Decide Morrer" é incrível mesmo. Só que eu tenho preconceito com Paulo Coelho, porque li Brida e achei uma porcaria. Enfim, né?
    Sou apaixonada pelo "Quem é você, Alasca?". Mal posso esperar para devorá-lo logo logo.

    Beijos, Annoca!

    ResponderExcluir
  8. Um dos títulos mais curiosos para mim se chama "A Solidão dos Números Primos", que é o livro de estréia do jovem italiano Paolo Giordano. O livro, não obstante, também, surpreende. "Extremamente alto e Incrivelmente Perto" de Safran Foer também instiga. Acima de tudo, "Lolita", é claro. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Ah, Clarice Lispector é uma das minhas escritoras favoritas, com certeza. E o amor do Pequeno Príncipe já entrou pra minha lista, Pequeno Príncipe é ótimo então desconfio que esse livro deve ser muito bom!
    Amei os livros e principalmente os títulos!
    Bj
    rascunho-errado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desse meme, Anna!
    E gostei mais ainda dos títulos que vc escolheu! Li apenas alguns, mas com certeza chamam a atenção!
    Vc sabe descrevê-los muito bem =)
    Beijos!

    ResponderExcluir