domingo, 4 de novembro de 2012

Sorte do ano

Semana passada mandei uma mensagem pra um primo que mora em São Paulo perguntando se ele tinha planos de vir no feriado. A resposta? "Anna, tem ENEM no feriado". Eu juro que não tinha me ligado disso e poucas coisas me fizeram tão feliz quanto essa ignorância. Acho que finalmente consegui tirar de mim o último ranço da vida de vestibulanda, e agora posso seguir em frente.

Não é questão de esfregar na cara de quem está sofrendo que ontem passei a tarde deitada na minha cama assistindo filmes, e fiquei até altas horas jogando conversa fora com as minhas amigas. Lembro exatamente do ENEM do ano passado: fiz prova numa universidade nas redondezas da pêquêpê e mesmo tendo saído de casa com bastante antecedência, o engarrafamento monstro me obrigou a descer do carro no meio da avenida e terminar de chegar com meus próprios pés. No fim da tarde, na hora da saída, uma chuva torrencial despencou e aquele engarrafamento que estava ruim na hora do almoço se converteu numa coisa pavorosa por causa da chuva. Passei mais de uma hora inutilmente espremida embaixo do meu guarda-chuva cor-de-rosa com minha melhor amiga, as duas ensopadas, tremendo de frio, pedindo a Deus que não nos deixasse a adoecer, pelo menos não até o fim do dia seguinte. Depois que finalmente entramos no carro, demorou mais um tempão até que chegássemos em casa, e quando isso aconteceu eu só queria morrer. 

Pena que nem isso eu poderia, já que tinha prova no dia seguinte também. 

Acho que a pior coisa do ENEM são os dois dias de prova. O primeiro dia é suportável, você está descansado, com gás, querendo acabar com aquilo logo. Ao fim dele a graça já se perdeu e você ainda tem mais um, o pior  - no meu caso, que sempre fui péssima em matemática - está por vir. Então você junta todas as forças que ainda restam, toda a boa vontade, coragem e fé e vai. Não posso reclamar do ano passado, pois fui abençoada desde o início, apesar das intempéries. Foi a melhor prova que fiz, dentre o ano anterior de treineira e os milhares de simulados que fiz na escola. Aliás, o último simulado que fiz foi tão pavoroso e desgastante, física e emocionalmente, que fui para a prova oficial morrendo de medo daquele desastre se repetir. Naquele fim de semana eu não podia olhar pra prova de matemática, resolver que não era obrigada a fazer aquilo e simplesmente chutar tudo e sair da sala batendo a porta. Não podia ir no banheiro me esconder e dar uma choradinha, só porque minhas costas doíam demais. E acho que talvez por isso, tudo que deu errado antes, se alinhou e deu certo. Até o fiscal era gente boa e, quando eu fui embora, disse pra eu ficar tranquila pois tinha a vitória até no meu nome.

Fiquei com vontade de escrever isso porque, ano passado, eu sempre parava pra me perguntar se aquilo um dia iria passar, se algum dia eu olharia aqueles meses em retrospecto e riria do meu desespero, se sentiria saudades. Saudade eu não sinto, definitivamente, e ainda não consigo dar risada porque as lembranças ainda estão meio frescas, mas ei, Anna Vitória desesperada e descabelada do ano passado, você conseguiu. Amigos amados e queridos leitores que ainda enfrentam esse suplício, aquilo que falam sobre a tormenta valer a pena depois que passa é completamente verdade. Existe vida, e uma vida muito boa, depois do vestibular. 


11 comentários:

  1. A vantagem das fases passarem é que as ruins também passam! Eu lembrei de quando eu prestava vestibular e não aguentava mais ouvir falar em ENEM, e morria de inveja da minha irmã em casa bem de boa. Dessa vez eu tive um final de semana deliciosamente incrível enquanto ela fazia prova. É. As fases passam!
    Beijos!! <3

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada,exatamente o que eu precisava ouvir agora.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu já passei disso tudo faz um bocadinho de tempo, rs. Na minha época o Enem nem era tão falado, sabia?! Eu fiz Enem, mas não contava muito, nem precisei dele, aliás! Mas enfim...Boa sorte para aqueles que estão nessa fase, especialmente para as nossas queridas mafiosas!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Anna sei exatamente como é! Passei na frente de uma universidade ontem com aquele monte de adolescente amedrontado e com cara de acabado e pensei: Senhor, obrigada por isso ter tido um fim na minha família. Ano passado eu estava desesperada por conta da minha irmã. Este é o primeiro ano que passo em paz! rs.

    Há muita vida (boa) depois do vestibular também, viu? rs

    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bonitinha que você é! Adorei o que você disse no final, sobre ter vida depoi do vestibular hehe!

    Nem me lembre dessa época, viu? Pelo menos eu tive a sorte (?) de fazer o ENEM em 2007, quando era apenas um dia de prova...E não repeti em 2008, ano do cursinho, hehe!

    Hoje que estou enfrentado o estresse do TCC, penso que o vestibular era menos pior, sabia? Agora é o medo de não se aprovado e, se for, o medo do que vem depois da faculdade. É assustador...mas, acredito que tudo passa um dia, né? E a gente aprende com essas situações...

    Que bom que você já está bem agora :)

    Beijos,

    Michas

    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Espero poder escrever a mesma coisa sobre TCC no fim do mês. Como disse a Michas acima, o dito-cujo é bem mais assustador. Queria muito ter lido isso no meu ano de vestibulanda. Porque Enem é coisa nova, hahaha! Na minha época ninguém nem ligava pra ele e eu nunca fiz um na vida.

    Mas esse post é um dos motivos pra eu te admirar tanto. Você é generosa demais, Annoca. Demais!

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  7. Ah, Annoca <3333
    Que delícia ler isso! Minha professora disse exatamente a mesma frase, sexta-feira. "Existe vida após o ENEM". É, existe. Estou viva, não estou?! Olha, vou te dizer, achei a prova estranhíssima. Não foi o que eu estou acostumada, foi um nível mais elevado... mas eu consegui fazer exatamente o que me propus a fazer: o suficiente. Não é falta de ganância, sabe, mas eu me propus a fazer o suficiente, porque se propusesse a fazer algo extraordinário, me desesperaria. E assim, querendo o bastante, eu já fui meio desesperada. Mas, no fim, olhando correções avulsas aqui, deu tudo certo. Agora é só esperar o resultado oficial, no final de dezembro, fazer mais 3 dias de discursivas da UFES e partir pro abraço.
    Espero que ano que vem nós possamos fazer muitos chats de madrugada, ver e comentar filmes/seriados, ler livros incríveis e conversar sobre - uau! que adulto isso! - assuntos da faculdade de Jornalismo.

    Te amo! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ahhhh, o ENEM... no segundo dia de provas meu pescoço tava, literalmente, imóvel >.< Awwww mas a vida boa que vem depois do vestibular é pra quem passa, aguentar cursinho é horrível ;x
    Enfim, gostei muito do seu blog =)

    ResponderExcluir
  9. Se você acha que enfrentar um Enem foi tão terrivel assim, não vou mencionar sobre como serão seus dias na faculdade e a cobrança que será se quiser se tornar um bom profissional. As noites em claro tendo que estudar para as provas, os fins de mestre e os happy hours que você vai ter que abrir mão por causa disso. Bem não sei o que você cursa Anna Vitoria.. mas saiba que os obstáculos nunca acabam eles apenas aumentam de tamanho... e o Enem não é nada comparado ao que ainda esta por vir

    ResponderExcluir
  10. Você foi guerreira e Deus te ajudou porque vc se importa com um futuro e que faz uma faculdade linda por sinal.
    Blog atualizado.

    ResponderExcluir
  11. Pela primeira vez na história dos meus comentários em seu blog, discordarei. E com gosto. Porque eu sou apaixonada pelo ENEM e jamais me conformarei com ter perdido minha data de inscrição pra fazer esse ano, mas eu já jurei a mim mesma que ano que vem farei! Acho a prova maravilhosa, hilária, eu posso comer e tomar quanta água quiser e ainda me proporciona uma redação inteligente e questões de matemática que eu consigo resolver, fora o orgulho de gabaritar língua estrangeira. Sou completamente apaixonada pelo ENEM e não tenho más lembranças do dia da minha prova, pelo contrário, eu me diverti horrores fazendo! Não sei se sou nerd por causa disso, ou se por ser nerd me diverti, mas o fato é que achei a prova fantástica. Cansativa? Sim, mas nada que os kilos de kit kat que eu carreguei pra lá não resolvessem. Pra mim o ENEM só foi desesperador quando saíram as notas e eu não entendi bulhufas, porque só errei três em português e minha nota ficou menor que 800. Fora isso, foi fantástico. E eu descobri que meu jeito de passar por grandes provas viva, além de ter água, é que eu as faço pensando "pqp eu já sou velha o suficiente pra fazer isso! Ai que orgulho! Ai que legal, não é um ~~simulado~~ é o ~~ENEM~~" e com esses estímulos tudo sempre funciona. HAHAHAHAHAH
    Abraços!!!

    ResponderExcluir