sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Soneca clandestina

Existe uma verdade universalmente conhecida que diz que a qualidade do seu sono é diretamente proporcional ao grau de impedimento que você tem para desfrutá-lo. Em outras palavras, tudo que é proibido é mais gostoso, e o sono não se exime dessa máxima. Um ótimo exemplo é aquele cochilo esperto após o almoço: quando eu estudava de manhã, costumava tirar as sextas-feiras para dormir. Isso significa que, nesse dia, eu chegava em casa, almoçava e ia dormir, acordando só pra assistir Malhação. Era uma delícia, claro, mas nenhum desses sonos de sexta se compara ao sono com o qual eu lutava contra nos outros dias da semana.

Sabe o que é encostar por 10 minutos e conseguir sonhar os mais malucos e profundos dos sonhos? Ou então colocar mais de um relógio pra despertar e não ouvir nenhum deles? Já aconteceu de eu sentar no sofá pra tirar o tênis e simplesmente tombar pro lado e dormir. Tudo isso porque eu não podia dormir, porque eu deveria estar estudando, arrumando a casa ou fazendo algo mais útil da minha vida do que dormir por quatro horas em pleno dia de semana. Nas sextas, isso nunca acontecia. Eu podia me dar ao luxo de dormir por quatro horas, então, mesmo que o sono viesse (e ele raramente falhava), a intensidade da entrega não era nem de longe a mesma.

Depois de muitas tardes de sexta e outras tantas sonecas frustradas, desenvolvi um ótimo método para driblar meu inconsciente afoito por quebrar regras de conduta: o exercício de dormir vendo Friends. Aliás, minto descaradamente, uma vez que o real inventor é meu primo Pedro. Ele que me ensinou que a melhor forma de dormir é se enganar dizendo que não vai dormir, e é aí que Friends entra. Falo da série por conta dos seus episódios curtos e do fato que já sei todos os episódios de cor. Isso é essencial pra que a empreitada dê certo. Se colocar na TV alguma coisa inédita, é bem provável que você vá se entreter com aquilo e acabe deixando os planos de dormir pra depois. Por melhor que seja a série ou filme de sua preferência, você já assistiu aquilo 200 vezes, logo, pode se dar ao luxo de ignorar de vez em quando.

O método é bastante simples: ligue a TV, coloque um episódio de Friends (de preferência um que você saiba de trás pra frente) e deite no sofá com a falsa ideia de assisti-lo. O volume tem que ser mais baixo que o normal, pra não te atrapalhar durante o cochilo e te obrigar a acordar no meio dele pra abaixar a TV. Sua mente vai se conectar ao programa, automaticamente te desligando do resto do universo, com uma esperança totalmente vã de assistir aquilo, e aí a mágica acontece: você dorme. Mas nem é tão de repente assim. Você estará mais ou menos entretido com o episódio e, quando o sono vier, vai contar aquela mentirinha básica que a gente adora de que vai fechar um pouquinho os olhos e ficar só escutando - até porque você já viu aquilo antes - e por poucos minutos você vai mesmo só fechar os olhos e escutar. Quanto maior for esse tango entre a vontade de dormir e a vontade de acompanhar o programa, melhor, uma vez que vai crescendo aquela sensação de que você poderia estar fazendo algo mais útil enquanto seu corpo clama por sono.

Dizem que o nosso cérebro é muito inteligente, mas nesse caso nós rimos da cara dele, porque vai chegar um determinado momento que, de repente não mais que de repente, você estará dormindo o mais delicioso dos sonos, aquele proibidão. Ainda tem a parte boa de já estar com Friends no ponto na TV pra quando acordar. Quer coisa melhor do que ser despertada pelo Chandler e pelo Joey?

Outra vertente dessa espécie de sono, dessa vez integralmente criada por mim, é a do Friends pós-balada. Não sei quanto a vocês, mas sempre que saio à noite no esquema de voltar pra casa de madrugada, tenho um ritual a cumprir quando finalmente chego: tiro a maquiagem bem bonitinha, do jeito que tia Ceridono ensina, tomo banho, coloco pijama, faço uma pequena ceia, e só então vou pra cama. Uma coisa que adoro fazer é ligar um episódio de Friends e assistir enquanto como. Isso ajuda a apaziguar a euforia da noite, me impede de comer correndo pra cair logo na cama e ainda tem como fruto final o cochilinho clandestino acompanhado de Friends. Acabo apagando no sofá da sala mesmo e costumo acordar pra ir pra cama quando o dia está nascendo, com aquela sensação gostosa de saber que tive uma ótima noite e não tenho que acordar cedo naquele dia.

Joey e Ross curtiram este post

19 comentários:

  1. Você (alem de me deixar com saudades dos poucos dias em que eu me entregava ao sono até começar Malhação) acaba de salvar toda uma vida frustrada! Todas as noites agora vai ter Friends!

    ResponderExcluir
  2. Cara, acredita que hoje mesmo eu tava sofrendo desse mal? No fim de dezembro fiquei de férias e NENHUMA das tardes livre eu quis dormir. Sabe o que é NENHUMA? Daí essa semana comecei uma cadeira de férias na universidade e ontem mesmo não fui pra aula à tarde porque sentei no sofá depois do almoço e só consegui acordar 6 da tarde. Isso deve ser algum tipo de doença, não é possível. Pena que eu não tenho nenhum seriado que saiba tudo de cor, como você tem Friends,pra me fazer dormir quando essa maldita cadeira de férias acabar. Sua teoria é falha comigo, Anninha, sinto dizer :(
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Pude imaginar cada cena, cada cochilo e lembro das minhas tardes de sexta também. Mas como eu não tinha nada pra fazer à tarde, geralmente isso se prolongava por toda a semana e eu me dava ao luxo de lavar a louça do almoço junto com a da janta. Hoje em dia as coisas estão diferentes, deu uma certa saudade desse tempo. Ah, adorei o texto! Parabéns pelo blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sempre durmo mal, independente da empreitada que tente. Mas gostei da sua ideia... Sabe, quando me perguntam o que tenho feito nas férias a resposta é só uma "dormido", e não acho que isso seja ruim, afinal, passo todos os dias letivos a base de apenas 5 horas de sono e muito café... Adorei o post, invejei seus cochilos.

    ResponderExcluir
  5. Ai, algum cientista devia estudar a fundo o porquê dessas sonecas clandestinas serem tão mais deliciosas. Gente, eu tenho cada sonho quando durmo clandestinamente. E minha jogada é tipo a sua: Vou fechar os olhos e escutar, já sei de cor.. Até que, pluft, apago e acordo com a voz do Joey. Sorrio pra ele e volto a dormir.
    Mas nada é tão gostoso quando as sonecas que não deviam acontecer. Tipo, eu acordo delas afobada com o possível atraso, e com ainda mais sono do que quando me rendi a elas. Mas que elas são deliciosas, meu Deus, como são..
    <3

    ResponderExcluir
  6. Guria, teu post me deu sono! Acho que o fato de ser quase 2 horas da manhã e eu ter acordado às 06:30 ajuda um pouco. hahaha
    Isso é quase algo cientificamente comprovado, né? Quando eu trabalho 8 horas e não tenho tempo nem para respirar, passo o dia me arrastando por aí, e às vezes, confesso, indo no banheiro do trabalho para "fechar os olhos" um pouquinho.
    Mas quando eu trabalho menos e tenho a tarde toda livre, o sono some e parece que eu tomei uns 20 energéticos. O cérebro é uma coisa de louco!
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  7. É incrível como eu sempre me engano com esse papo de vou só fechar os olhos por um minutinho...que hipócrita. Eu sei que vou ser acordada de madrugada no sofá e ser obrigada a levantar para ir pra cama. Justamente nesses momentos o sofá parece mais confortável como nunca.
    Hipócrita quando digo que vou ver Friends(amorzinho)e acabo dormindo em cima de roupas e livros... Realmente essas sonecas são as melhores.
    Adorei seu texto, ele descreve não só a sua, mas a minha vida.
    Parabéns Anna, pelo blog! Tudo aqui é lindo demais!

    ResponderExcluir
  8. Como eu era feliz no tempo de faculdade quando eu também podia dormir após o almoço.
    Na primeira semana de trabalho, após as festas desse ano, fiquei com sono todos os dias. Eu só queria me encostar um pouquinho e... puf. Mas não deu.

    Bons sonhos.
    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  9. Nunca mais me permiti ter essas sonecas clandestina. Adorei o texto, você escreve muito bem.

    Esse episodio de FRIENDS, como todos os outros, e muito engraçado.

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive uma raiva profunda do fato de eu sempre ter sono par dar, vender e leiloar, em dias de semana e esse sono desaparecer nos meus queridos dias livres. Quando voltar Às aulas, vou tentar fazer esse seu método, mas acho que vou usar iCarly, já que minha infância foi decorar os episódios. O perigo é eu ter esquecido e começar a realmente prestar atenção, me esquencendo de dormir, como eu sempre faço. É duro!

    inconstanteando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ai, que inveja e que saudade dessas sonecas clandestinas, amiga! Sério mesmo. Só quando eu estiver de férias daqui MUITO tempo é que poderei desfrutar delas. Nas minhas folgas eu me sinto culpadíssima de dormir. Parece que estou desperdiçando meus momentos livres, sabe? Um horror. Dormir sem culpa é uma maravilha que eu gostaria de aproveitar mais vezes.


    Amo essa soneca de Joey e Ross <3


    E te amo!

    ResponderExcluir
  12. Que saudade chegar da escola e dormir a tarde toda até começão Malhação... Nostalgia total!
    Sabe que, sem a intenção de enganar meu cérebro, eu faço a mesma coisa para dormir, mas uso Verônica Mars para isso. Sempre coloco e começo a ver para o sono vir e me levar. Boa tática essa, o sono proibido é o melhor mesmo, ainda mais quando temos que almoçar e voltar para o trabalho :S

    ResponderExcluir
  13. hahahaha, acredita que essa é uma técnica que eu uso pra dormir?!
    sempre funciona! :D

    ResponderExcluir
  14. Você. A gênia que é capaz de fazer um manual de instruções para uma soneca proibida bem sucedida. Sensacional!
    Eu não gosto de Friends, nem pra dormir, eu durmo revendo Gossip Girl e, principalmente, com Once Upon a Time. Acho que é porque eu ouvia contos de fada antes de dormir, sabe, daí toda vez que vejo esse episódio MORRO de sono e na maioria das vezes durmo na metade e depois tenho que me obrigar a assistir o final!
    Tudo que é proibido é melhor. Bem melhor.
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  15. Os proibidões são os melhores, com toda certeza! Essa técnica é infalível e o melhor é você sentir que tá funcionando! :)
    Beijos, Anna :*

    ResponderExcluir
  16. Sono tem sido um assunto muito delicado pra mim. O Fuso horário de Utah é -4h do horário de Belém e, por incrivel que pareça, eu não consigo me acostumar. Comecei a usar essa tática, só que com "My wife and Kids" que eu já sei de cor e salteado. Tem funcionado. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Dia desses eu estava vendo um show do The Who, quando me iludi fingindo que ia só me enrolar com o lençol, nada demais, e apagar a luz logo. Lógico que cochilei. Mas foi o melhor e mais psicodélico dos cochilos, com a guitarra e o teclado (teclado?) do the Who me levando num vórtice montanha russa de cores e loucuras. Dormi mesmo, mas parecia que eu estava viajando. Meu corpo parecia flutuar no colchão e quando eu acordei, duzentas horas depois, eles tavam tocando alguma música lenta do Tommy. Aí eu desliguei e dormi o sono dos justos.

    Nunca tomei alucinógenos, mas acho que é praticamente a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  18. É uma técnica genial! Durante um tempo eu pensei que só eu era muito mais feliz dormindo quando não podia. Os conhecidos "mais cinco minutinhos" foram elevados na minha vida. Quando eu estudava de manhã e precisava acordar às 5h, comecei a acordar às 3h, me arrumar correndo e dormir de novo. Não funcionava muito bem, por isso eu fui descabelada nos últimos dois anos de ensino médio. Mas posso garantir que dormi melhor, e isso vale tudo.
    Já dormi vendo Modern Family pós-balada, mas preciso tentar a técnica Friends. Acho que vai dar um ar mais aconchegante e familiar que pode fazer toda a diferença.
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  19. Eu AMO Friends demais. E tô assim feito você. Têm certos episódios que eu conheço e sei as falas (AHHHH). Já dormi muitas vezes vendo meus amigos queridos. Bom demais!
    Adorei o blog!
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir