sexta-feira, 27 de junho de 2014

Books & songs

Há um tempinho a Tary me chamou para postarmos possíveis músicas-tema para alguns dos nossos livros favoritos. Trilha sonora é um dos meus assuntos favoritos no mundo inteiro (aliás, escrevo uma coluna quinzenalmente no Move That Jukebox apenas sobre isso, hehe #publi) e acho que ser supervisora de trilha sonora na produção de algum filme ou seriado é uma das minhas profissões dos sonhos. Acho que muitos livros mereciam muito vir com uma mixtape em anexo, mas, ao mesmo tempo, é legal ter a liberdade de criar um pano de fundo musical baseado na sua própria experiência com a história e os personagens. Escolhi então alguns títulos e suas respectivas trilhas, espero que gostem do resultado. A brincadeira foi inspirada numa série de vídeos feitos pela Raeleen, do canal padfootandprongs07 lá no Youtube.

Não vou repassar a brincadeira para ninguém em específico, mas quem quiser postar também, sinta-se à vontade - e deixe o link pra eu ler também!


As everything I need is denied me, and everything I want is taken away from me, but who I got to blame? Nobody but me

Vacaciones & The Good Life: Esse livro é uma compilação dos posts que a Polly escreveu em seu blog entre 2004 e 2007 (depois pulando para 2013), contando as histórias de suas andanças inconsequentes pelo mundo. Tem uma parte em que ela diz que se fossem fazer um filme sobre sua vida, a primeira cena seria aquele momento em que ela dança no banheiro da rodoviária de Curitiba, lugar pra onde foi porque não tinha nenhum outro pra ir. Eu quase conseguia ouvir "The Good Life", do Weezer, tocar nesse momento, e não é coincidência que essa seja a banda favorita da autora. O livro inteiro tem muito a cara de Weezer, e acho que essa música é a que mais o representa.



And I tried last night to pack away your laugh like a key under the mat, but it never seems to be there when you want it

Eleanor & Park & Black Treacle: Eu escrevi um texto inteiro sobre a trilha sonora desse livro, que é absurdamente musical. A própria Rainbow Rowell fez não uma, mas quatro playlists pra ele. Adoro tudo que é citado na história, assim como adorei tudo que a autora escolheu na hora de construir os personagens e seus momentos, mas quero dar meu pitaco: passei o livro inteiro com a sensação que se a história fosse contemporânea, tanto a Eleanor como o Park seriam fãs do Arctic Monkeys. Acho o "Suck it and see" totalmente a cara deles e a veia romântica do Alex Turner nesse disco combina demais com o Park. Imagino ele escrevendo trechinhos de "Black Treacle" nos cadernos da Eleanor.



It doesn't mean that I don't care, it means I'm partially there

Como Falar com um Viúvo & Please Be Patient With Me: Ouvi essa semana que o Wilco faz músicas para homens em crise de meia idade. Discordo absolutamente (até porque é minha atual banda preferida, e eu não me recordo de um distúrbio de personalidade que tenha me transformado num careca de 46 anos chamado Carlos Alberto), mas não posso negar que algumas músicas e letras combinam sim com esse tipo de crise. Doug Park (falei sobre o livro lá na Lado M) tem só 29 anos, mas o fato de ter perdido a esposa num acidente de avião fez com que ele avançasse umas casas no jogo da vida, se entregando ao Jack Daniels e à auto-comiseração. Essa música do Wilco é a trilha perfeita para os momentos em que ele se conecta com outros personagens do livro (seus pais, a irmã, o enteado) e sente vontade de ser uma pessoa melhor.



Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude tá em casa, guardado por Deus, contanto vil metal

Aos Meus Amigos & Como Nossos Pais: Os personagens desse livro foram jovens subversivos na época da ditadura, e uns 20 anos depois se reencontram e são obrigados a se confrontar com o que o tempo fez deles. A verdade é que a maioria abandonou as antigas lutas e ideais e se acomodou numa vidinha pequeno-burguesa, mais ou menos como a geração dos seus pais, que eles tanto criticavam. E é basicamente isso que essa música discute, numa toada que tem tudo a ver com a época do livro. Acho que ela conversa especialmente bem com a história da Lena e do Ivan.



We might be hollow, but we're brave

Paper Towns & 400 Lux: Ainda não conhecia a Lorde quando li Paper Towns, mas bastou ler a letra dessa música pela primeira vez para pensar automaticamente em Quentin e Margo andando de carro por Orlando durante a madrugada e aprontando altas confusões. A letra fala sobre andar de carro por aí ao léu, fala sobre tédio e a monotonia das casas iguais do subúrbio e acho que esse espírito tem tudo a ver com esse momento dos dois, principalmente com aquilo que a Margo poderia estar sentindo antes de fugir, combinado com os sentimentos de Quentin por ela.


But now we must pick up every piece of the life we used to love just to keep ourselves at least enough to carry on

A Culpa é das Estrelas & Holland, 1945: O livro só cita a banda fictícia The Hectic Glow, que é a favorita do Gus. Tem gente que a associa a The Mountain Goats, a banda favorita do próprio John Green. A trilha sonora do filme, por sua vez, seguiu uma onda mais acústica que não me impressionou muito, senti que sobrou melodrama e faltou energia. Essa música do Neutral Milk Hotel me lembra muito a história da Hazel e do Gus: além de se referir diretamente à Anne Frank e todas as pessoas que morreram jovens demais por conta do Holocausto, ela fala sobre morte e perdas de modo geral, e é difícil não associar ela ao livro.



You hurt her but you don't know why, you love her but you don't know why.

Alta Fidelidade & Misunderstood: Outro livro que tem uma trilha sonora pronta (e eu já escrevi sobre ela e o filme), poderia citar a óbvia "Let's Get It On", do Marvin Gaye, e convidar vocês para dançar igual o John Cusack com os bracinhos pra cima, ou então qualquer música do Al Green. Mas se fosse pra eu escolher alguma coisa pra ele ouvir, seria essa do Wilco, que tem muito da melancolia e do sentimento do Rob de não pertencer ao lugar que nasceu, e evoca algo de suas relações com as ex-namoradas que ele procura ao longo da história. Aliás, esse plot é bem um sintoma de crise de meia idade e a música dialoga muito com isso, não dá pra negar. Talvez meu amigo tenha razão e no fundo eu tenha um pouco de algum careca de cenho franzido chamado Carlos Alberto. 

4 comentários:

  1. Eu gosto de ler você tagarelando sobre música porque quase sempre descubro coisas novas!
    Nem li o livro da Polly, mas essa música me pareceu perfeita, só de imaginar a vibe das histórias.

    A minha escolha pra Eleanor & Park é super não ortodoxa e acho que talvez os protagonistas nem gostassem, mas tocou na minha cabeça a cada página que eu lia.

    E, nossa, gostaria de dizer que essa música do Wilco me arrepiou inteira só de ouvir a introdução, algo que acontece só com as minhas músicas favoritas na vida. Trate de me colocar a par dessa banda aí! Tô louca pra ler o livro do viúvo e tagarelar com você.

    A minha música perfeita pra Aos Meus Amigos é outra da Elis! O Bêbado e o Equilibrista. Não sei se mais pelo livro, ou pela minissérie (que você realmente deveria procurar por aí e dar uma chance).

    Também não me impressionei tanto com a trilha do filme de Acede, apesar de ser melodrama o que penso quando imagino uma trilha pra história, hahaha! Em que cena você encaixaria essa música?

    Nossa, Misunderstood também vai ser ouvida pra depois, hein? Curti muito! Consegui pensar no Rob ouvindo.

    Bexos, amiga <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga, nunca sei o que comentar em um post cheio de músicas. Ainda mais em um cheio de músicas que eu não conheço. HAHAHA. Vivo pensando na trilha sonora da minha vida, mas é uma coisa que eu nunca penso em relação aos livros. Sou tão falha nisso que, você deve lembrar, li metade de "Alta Fidelidade" ouvindo TAYLOR SWIFT and it couldn't be less esquisito.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei o meme! Infelizmente, não sou tão ligada assim em música, senão roubaria lindamente a ideia de vocês! <3

    Dos livros que você citou, só li ACEDE. Das bandas que você citou, só conheço Lorde. Mas é bom, afinal de contas, eu posso testar cada uma depois (e ler cada um dos livros) e te dizer o que eu realmente achei - só vai demorar um pouquinho, mas guenta aí!

    A de ACEDE tem mesmo muito a ver com eles. Eu não sei o que eu colocaria, já que, como eu te disse, sou uó com músicas. I'll stay with your opition. (:

    Beijinhos!

    ResponderExcluir