segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ode a Harry Styles

É uma verdade universalmente desconhecida que quando descobri o One Direction eu achava todos meio feios.

gente o Louis hahahaha
Como era preciso tomar uma decisão, elegi o Harry como meu favorito porque ele era o que tinha o cabelo menos ridículo e o sorriso mais adorável. O bom de ser fã de boyband é que a situação capilar é um critério completamente plausível para se avaliar alguém, e eu me encontrei nesse fandom porque respeito muito gente que leva cabelo a sério. 

Escolher o seu membro favorito de uma boyband é uma decisão equivalente ao vestibular. Aquilo vai moldar seu destino pra sempre e você pode até mudar de ideia depois, mas não sem antes encontrar dúvidas e crises existenciais pelo caminho. Fiz a minha escolha baseada num punhado de cachos e duas covinhas, e era com eles que deveria prosseguir.

isn't she lovely?
Foi um caminho tortuoso que nos trouxe até aqui (you and me got a whole lotta history etc): a voz estranha do período da puberdade, a fase crítica do cabelo crescendo, o episódio das tranças que eu prefiro fingir que nunca aconteceu, e muitas (MUITAS) tatuagens equivocadas. Fui tentada no meio do caminho, mas resisti todo esse tempo sem vender minha alma por um par de óculos (oi Niall) ou experimentar do fruto proibido de Zayn Malik.

Mas como diz a Bíblia Sagrada, aquele que perseverar será salvo. Então isso aconteceu:

oh

my

GOD

perdão, me excedi um pouco aqui
Hoje já é uma verdade universalmente conhecida que Harry Styles é o cara de 20 e poucos anos mais bonito do mundo. São os olhos, aquele queixinho, a voz rouca, o impecável senso estético, e aquele cabelo tão bonito que tenho certeza que várias marcas de condicionador sonham em tê-lo como garoto propaganda. Só porque atingimos peak Harry Styles em 2016 - em 2015 eu disse que tínhamos chegado em seu ápice, em 2014 também, de modo que acredito que ele vai explodir o universo em mil pedacinhos com sua beleza ali pra 2020 - não significa que a jornada só teve pedras no caminho. Nós nos divertimos bastante. Eu não trocaria ela por nenhuma outra.


De 2010 pra cá, Harry Styles se tornou um dos popstars (popstars?) mais interessantes e importantes (!) do momento. Me perdoem por ligar o raio problematizador num dia que deveria ser só de fangirling e celebração, mas preciso falar sobre esse modelo de masculinidade que o Harry propõe através de suas escolhas na moda e sua postura no geral. Com inspiração óbvia e declarada no Mick Jagger e no David Bowie, Harry ousa cada dia mais, tanto no tapete vermelho como na vida real. Ternos com estampas florais, camisas de seda com estampas variadíssimas (todas delicadas, elegantes, exóticas e gloriosamente abertas), lenços no pescoço, colares, anéis, calças justas (muitas vezes femininas), flores e borboletas rabiscadas pelo corpo.

Harry brinca o tempo inteiro com papéis de gênero - coisa que pouquíssimos caras com a mesma visibilidade que ele se atrevem a fazer - e incorpora vários trejeitos femininos. Cruza as pernas, dança como mulher no palco, é explicitamente carinhoso com outros homens e costuma falar sobre relacionamentos de forma neutra. Harry me fez pensar muito sobre o discurso da Emma Watson na ONU: embora eu concorde que ela deveria ter usado o alcance da plataforma para falar de questões mais urgentes e relevantes para o feminismo no momento, o efeito do machismo nos homens é um tópico a ser conversado. Fiquei pensando nisso principalmente depois de viver dois episódios em que dois caras tiveram uma reação completamente ridícula e desproporcional por medo de perderem suas carteirinhas de macho. Um deles se sentiu ameaçado por uma festa. O outro por uma... música. Só tem viado aqui. Isso é coisa de boiola.

Enquanto isso, no reino encantado de Harry Styles...

 ¯\_(ツ)_/¯
Na urgência de negar qualquer característica feminina (sempre vistas como algo negativo), homens são impedidos de demonstrar vulnerabilidade (algum dia vou parar de falar sobre isso?), rejeitam todo traço de comportamento que remeta às mulheres, e precisam reafirmar constantemente sua condição de Homem. Isso se reflete na forma como eles se relacionam consigo mesmos, com os outros, com as outras, podendo se estender inclusive para as roupas. Além de nociva, é uma cultura chata para caramba.

É por isso que o Harry surge como um sopro gostoso e necessário de criatividade e ousadia, um ponto de alívio num mainstream cheio de egos masculinos que precisam se reafirmar constantemente, validando um modelo único de representação que na maioria das vezes é agressivo e pouquíssimo gentil com as mulheres - ainda que eles tenham cara de bom moço. Calma, caras. Ser homem não é só isso. Ou melhor, ser homem não é isso. Essa é a mensagem de Harry Styles pra vocês.

QUE HOMEM
E já que estamos no assunto, uma anedota interessante. Na edição mais recente da minha newsletter (olha o clickbait aí gente), contei o caso de um cara que de início muito tinha me impressionado. A gente se paquerou por uns dias, mas acabamos nos desencontrando em algum ponto entre Uberlândia e Curitiba. Foi aniversário dele e, apesar de enterrada qualquer chance de romance num futuro próximo, decidi ser fofa e desejar parabéns pro moço. O clima entre a gente era sempre de muitos risos e piadinhas, de modo que pra mim mandar a icônica canção "22", da minha guia espiritual  e melhor amiga famosa Taylor Swift, fazia todo sentido do mundo na minha cabeça. Ele estava fazendo 22 anos e o que mais eu posso desejar numa ocasião assim além de que ele seja happy-free-confused-and-lonely-in-the-best-way? Pois é. Como resposta, recebi a seguinte frase: meio boiola pra mim, não acha?

 Enquanto isso, no reino encantando de Harry Styles...


I rest my fucking case. Por ora, só me resta dizer: feliz aniversário, Hazza. Que você possa sempre ser happy-free-confused-and-lonely-in-the-absolut-best-way. Eu fiz umas contas aqui e acho que a gente pode ser perfeito um pro outro. Me liga quando descobrir a mesma coisa.


11 comentários:

  1. MEU DEUS EU TE AMO, OBRIGADA POR ESSE POST

    BJS DE LUZ <3

    ResponderExcluir
  2. Estava ontem mesmo assistindo alguns vídeos do 1D com uma amiga e, entre uma entrevista e outra, a gente se olhou só pra proclamar que puta merda, o Harry é gato pra caramba. A única coisa que me irrita nele é essa mania de jogar o cabelo pra frente e depois jogar pra trás de novo. DEIXA O CABELO EM PAZ PLMDDS

    Amei esse post, esse monte de gifs, essa problematização maravilhosa que veio cheia de sorrisos. Podia ficar aqui pra sempre. Meu favorito sempre foi o Liam (mesmo quando ele tinha aquele cabelo RIDÍCULO) porque eu acho a voz dele uma gracinha e AFFF OLHA ESSA CARINHA, etc, mas o Harry sinceramente..........

    SINCERAMENTE.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Harry ;__________;
    Xô confessar uma coisa, inicialmente, naquela época errada da vida da gente, eu não gostava do moço justamente pelos trejeitos ditos "de mulher" Mas hoje gosto dele pelo mesmo motivo. Tirada a venda do preconceito: ele é tão fofo, tão gato, tão estiloso, sorriso lindo, cabelo lindo. As tatuagem é feia, mas tão bonito o rosto :D

    ResponderExcluir
  4. Amiga, você sabe né? Não consigo entender o apelo de Harry Styles, pelo menos não no quesito beleza. Acho ele feio. Ponto. De resto, acho muito interessante ele quebrar com esses ~padrões de masculinidade~ e é muito melhor um homem like this que canta taylor swift no twitter ao invés do homem que diz que existe música de boiola. Enfim.
    Feliz aniversário, Harry!
    Te amo, miga <3

    ResponderExcluir
  5. Deixa eu te contar que eu só parei pra realmente ver os caras do One Direction no final do ano passado. Nunca tive nada contra, mas também nunca me chamou atenção. Quando vi o Harry no clipe de Perfect, logo pensei "com certeza seria o sobrenome dele que eu usaria no meu nick se eu tivesse 12 anos". Ele é uma fofura mesmo. Pena que é aquariano ~aquelas preconceituosas~.

    Tudo que você disse nesse post aí é bem verdade, ele é um moço em tanto! Outro que é meu ídolo, mas infelizmente não é tão conhecido, que desafia todas essas coisas é o Ezra Miller. Ele ficou mais famoso depois de ter atuado em As Vantagens de Ser Invisível, mas eu já acompanhava o trabalho do moço há um tempo e continuo morrrendo de amores por ele, hihi.

    As tatuagens do Harry são meio estranhas, mas quem sou eu pra questionar o que ele faz com o corpo dele, não é mesmo?

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Na minha época, era Nick Carter, dos Backstreet Boys hahaha. Harry Styles é um cara que eu sei quem é, até admiro, mas nunca amei. Talvez por não ser da minha época de tiete de boyband. Mas dou valor, mesmo porque adoro a maneira como ele não parece estar nem aí, mesmo se colocar um abacaxi na cabeça. Hahahaha. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, meu nome é paloma e eu preciso fazer uma confissão. Eu achava o Harry feio até ler esse post.

    Não conseguia mesmo ver o apelo e só conseguia pensar onde é que estava a beleza que todo mundo enxergava e eu não. Aí vi um dos gifs que você colocou e RÁ ENXERGUEI. Meu deus, amigo, feliz aniversário.

    A adorei a reflexão sobre masculinidade. Guardei no celular um print de um tuite que diz "tenho calcinhas de renda mais resistentes que a sua masculinidade" para usar em caso de necessidade.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  8. Não consigo parar de rir desse post porque gifs, que coisa maravilhosa, não? Acho que já te disse isso antes e digo de novo, porque não entendo o apelo e o hype, e isso não significa que ache o Harry feio ou sem graça e etc. Inclusive mesmo não sendo fanzoca de 1D e conhecendo um total de sete músicas, sinto que ele seria meu favorito caso eu resolvesse me enfiar nessa cilada maravilhosa que é amar uma boyband. Minha prima de 12 anos faz o trabalho dela muito bem e hoje em dia posso dizer que acho Harry fofo, uma gracinha, queria apertar as bochechas e coisa e tal, mas é isso aí.

    E se não tivesse problematização no meio não seria minha querida esposa, claro.

    AMO VOCÊ.

    ResponderExcluir
  9. Amiga, um minuto:

    EU TO RINDO TANTO DO "MEIO BOIOLA"!!!!11 HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Homens e seus egos mais frágeis do que coisinhas que avós colocam pela casa. Quem aguenta? Tão difícil gostar de beijar bocas masculinas por esses dias...

    Então, amiga, eu não sinto este hype com o Harry Styles. Claro que ele é lindo e esse lado dele de tocar o f*da-se pras "regras" de masculinidade pré-estabelecidas é realmente muito legal — o mundo precisa de mais Harry Styles neste aspecto, vide o mocinho do Tinder. Mas a única vez em que ele realmente me atraiu foi quando eles cantaram Night Changes em uma premiação dia desses (não lembro qual? Mas você sabe, obviamente). Ali ele estava incrivelmente sensual. Então, talvez eu deva dar um desconto: talvez eu não sinta atração constante por ele porque não me esforço o suficiente pra ficar caçando coisas dele o tempo inteiro, porque algo me diz que ele é o carinha-da-performance-de-Night-Changes sempre. ¯\_(ツ)_/¯

    Observação: eu surtei tanto com este tweet aí. HAYLOR IS REAL!!!!!!!!!! (and so is my inner 13-year-old).

    Beijo, amo você!

    ResponderExcluir
  10. Todas as manhãs quando acordo eu paro e reflito por que harry styles não está na minha cama??? esse rostinho meigo e essas calças apertadas definitivamente minha alma gêmea. Ah eu amo seus gifs!!!! surto sempre.
    Eu também acabei de criar um blog você poderia dar uma olhadinha? bjoss www.teusversos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Quando eu era uma super fangirl do 1D o Harry era meu favorito também por causa do cabelo porque né,isso é importante. Dai eu parei por um tempo de ser fangirl, mas agr quero voltar! Essa banda é tão gostosa(no bom e mal sentido tmb)♥♥♥

    ResponderExcluir