sábado, 6 de março de 2010

Da minha recente vida tripla.

PAAES foi marcado pro dia 21 de março. Vocês tem idéia do que isso significa? (PAAES é um processo seriado da federal daqui, que eu deveria ter feito a primeira etapa no fim do ano passado, mas não o fiz por uma série de confusões, e a prova foi adiada pro começo desse ano) Significa que vida é uma lembrança distante, que eu já tive, lembro mais ou menos como era, mas não tenho mais. Tudo gira em torno disso. Desde os primeiros pensamentos quando eu acordo - planejando como organizarei os estudos do dia - até as conversas, porque parece que alguém da família todos os dias tem que fazer algum comentário a respeito, como se eu fosse me esquecer ou algo assim.

Começou a revisão na escola. Terça e quinta a noite tenho aula, e sábado de manhã também. Aulas corridas, para enxugar um ano de matéria em um mês. Volto com a mão, os dedos e o pulso completamente duros, porque faço anotações num ritmo frenético. Só assim que aprendo. Mas tem sido muito bom, cansativo, porém muito importante. Tem me deixado mais tranquila, sanado um pouco aquele pânico de ter esquecido tudo aquilo que aprendi no decorrer do ano passado. Matemática? Sinceramente, já entreguei nas mãos de Deus. Vou contar com o que sei de Geometria, logarítmos, leitura de gráficos e progressões numéricas. O resto é história.

A escola virou meu mundo praticamente. Tenho ido para lá a tarde também, para estudar. Minha escola tem um espaço muito bom de estudos, que tem sido melhor que em casa, onde eu tenho além do computador, todo o sono do mundo para me desviar do meu intento. Lá eu posso contar com vários livros, uma cabininha só pra mim, ar condicionado na medida, silêncio absoluto, e rendimento de vento em popa. Passo o dia lá e juro que não vejo o tempo passar, chego a levar susto quando o celular toca e é mamãe me avisando que está na porta me esperando. Eu gosto de estudar, me distraio, me interesso. O duro é começar. Largar o que estou fazendo, dizer não ao sono gostoso pós almoço, aos seriados que me esperam no computador, dos blogs que estou deixando de ler. Uma vez que eu estou lá, o que me resta é me afundar nos livros.

Tenho tentado não viver só disso. Um episódio de House antes de dormir, uma fugida pra comer pastel no meio da tarde. Ontem, mesmo tendo passado o dia inteiro na escola, arranjei forças do além para pegar uma sessão de cinema. Queria ver "Precious", mas acabei em "It's Complicated" e foi bem melhor, precisava relaxar. Saí para bater perna e fazer compras hoje, e amanhã tem o Oscar. Fazendo o possível para não me auto-sabotar com minha ansiedade, e até agora está funcionando bem.

Dia 21 está aí, e eu não sei se rio ou choro com isso. Choro de medo, de nervoso, e de frio no estômago, mas rio porque vou ter uma folguinha pra voltar pra minha rotina - que apesar de não ser mole, é razoável. Se eu demorar um pouquinho pra responder os comentários, portanto, estou desculpada?

23 comentários:

  1. Pois é tem que equilibrar, senão agente acaba ficando louca. Não pode nem só relaxar e tbm só estudar, tudofora de equilibrio altera tudo nas nossas cabecinhas.
    :* xoxo

    ResponderExcluir
  2. Super boa sorte com a rotina, Anna. E ótima prova :D

    ResponderExcluir
  3. Claro que está desculpada!! vive o agora desfrutas do futuro a longo prazo depois, boa sorte!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Saber que no meio de tudo isso você encontrou tempo pra comentar meu post me deixa lisonjeada! :-)
    Estou vivendo um drama escolar, em outra geração! rssss Estou ODIANDO meu curso, mas não posso largar por vários motivos...
    Faça escolhas certas, pra não passar por isso que estou passando!
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Claro!!
    Bons ventos na provas!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Eu tô assim com a prova teórica do Detran,eu durmo pensando,acordo pensando,ando com a bendita apostila pra lá e pra cá,a coitada já tá toda escrachada e tenho certeza que não terei vida enquanto essa prova não passar,boa sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Haha. Fica calma guria !
    Sério, pelo que vi nesse seu post você está conseguindo administrar melhor que muito vestibulando toda essa rotina de estudo. Acho que é bem por aí mesmo. procurar se distrair um pouco porque nessa hora ansiedade é seu pior concorrente.
    Que bom que você é assim! *-*

    Muita boa sorte, paciência e disciplina !

    beeeijos.

    ResponderExcluir
  8. Desculpada? Anna... vc será sempre querida e aplaudida por ser quem é, como é e pela sensibilidade toda! Eu que sempre estive envolvido com escola, aula, etc fico pensando que este processo todo é desumano e desigual! Em alguns lugares, escolas e regiões a gente vê que nesta fase da vida, mta gente não está nem ai pro futuro, para os estudos.. em outros como é o seu caso, a vida passa a girar em tôrno deste momento crucial, do pré-vestibular, do terceirão, do enem e afins! Eu pessoalmente não gosto. Preferia que fosse uma carga menos intensa de estudos e mais focada em objetivos ligados a escolha da carreira, etc. Enfim... espero que vc supere como sempre, com esforço e vitória, Anna!!
    E que isso tudo seja sempre lembrado depois com risos, alegria e satisfação!! Bjinhooo.... se cuida!!!

    ResponderExcluir
  9. Ah, aqui em o PAS, programa seriado da Universidade daqui. Bom, eu não soube aproveitar a minha chance, principalmente porque perdi a primeira prova, pois vim do Rio e não sabia o que era. E aí já era tarde demais... :( Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Com certeza estará perdoada.
    Boa sorte nos seus estudos, acho que vou fazer o mesmo que você (na minha escola também tem um espacinho desses, só que tenho preguiça de ir para lá, mas vou ter que ir agora, já que eu sempre tô adormecendo quando vou estudar).
    beeijos, bons estudos.

    ResponderExcluir
  11. Claro que está perdoada, Anna. Boa sorte! E fez bem de não assistir Precious, muito pesado pra quem está com a cabeça repleta de coisas como você. Vai dar tudo certo, vai ver. Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. já faço faculdade, mas tô querendo mudar. tenho que estudar tbm :s ô vida

    ResponderExcluir
  13. Ah, boa sorte nas provas!
    Eu também tô estudando muito ultimamente, porque a UPE só vai decidir em Abril se vai ter ou não SSA.. Então a gente já começou a estudar de agora. Três dias na semana, a tarde inteira.. Fora as duas horas (pelo menos) em casa.
    E tem também o IME e i ITA que eu vou tentar :S
    Ah, mas com certeza acaba valendo a pena!

    Boa sorte pra você! E, ah, tá perdoada sim! Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Estudar é chato. Ainda bem que já saí da escola.
    :P
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Nossa,Anna,que trampo! nem eu que estou na faculdade tenho taaantas coisas pra estudar assim...Se bem que acho que é na escola mesmo que aprendemos as coisas mais importantes heuaheuhaue mas se vc almeja estudar numa federal,está no caminho certo!
    boa prova!

    ResponderExcluir
  16. Ahhh, Anna! Antes eu tivesse sido assim como vc até o terceirão! Eu comecei a dar uma desencanada da escola no 1o colegial, e depois ó estudava na véspera, haha! Pelo menos nunca peguei recuperação, mas sabe aquela adrenalina e nervosismo que vc sente qdo não estuda e tem prova? Então, esses eu sentia direto! Tenho certza que vc vai arrasar nessa prova! Boa sorte =)
    beijão

    ResponderExcluir
  17. Não é querendo te desestimular de vez, Anninha, mas depois que a primeira fase passar, você vai ter que correr pra estudar pra segunda fase, né? Eu pelo menos acho que a universidade deve estar tentando normalizar o processo, esses atrasos são ruins demais!
    E acho que você realmente tá indo bem na organização do seu tempo e seus estudos, não pode ficar louca (como eu fiquei, hihi). E eu também vivia com bolhas nos dedos. Além de escrever muito, eu tinha a mania de apertar a caneta muito forte. Ficava com o dedo toodo vermelho.
    Boa sorte e bons estudos!

    ResponderExcluir
  18. É claro que está desculpada... até porque todos nós precisamos de tempo pra viver as coisas da vida, né? E eu também vou voltando aos poucos...
    Beijo, Anna!

    ResponderExcluir
  19. Anna, entendo bem o que vc está falando pq eu tb fiz o Paies, que na verdade é a mesma coisa do PAAES, mas que mudou de nome, né? hahaha
    Nossa, eu tb arranjo mil motivos para não estudar quando estou em casa.
    Ás vezes é preciso dar uma distraída para não se desgastar muito.
    Boa prova para vc!
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Que gracinha de Anna.
    Quem me dera ter essa sua dedicação, mas se deixo de fazer o que gosto, começo a surtar, e acabo sempre travando, pouco tempo depois.
    Leio essas coisas fico até com medo, muito medo, por não estar estudando.
    Ajuda? haha
    Um beeeijo!

    ResponderExcluir
  21. Pois faz muito bem Anninha. Tem que se dedicar ao máximo, você está na reta final. Depois terá mais tempo para fazer as coisas que gosta.
    Mas achei super importante você continuar cuidando do seu lazer. E isso é mesmo, para a gente esvaziar um pouco a cabeça.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  22. Haha parece que tô me vendo nesse post, Anna. Desde o ano passado eu tô vivendo assim, e com a proximidade do vestibular, as coisas só tendem a piorar. Concordei cm cada vírgula quando tu disse o quão complicado é SENTAR na mesa pra estudar. Estudar é uma delícia, mas só quando a gente vence todos os obstáculos e senta, concentrada. Recusar convites dos amigos (e da mãe! minha mãe não ajuda ahuahu) pra sair, não saber do que se trata o filme mais comentado da semana... Até meu twitter eu excluí porque eu perdia muito tempo lá. Tem horas que a gente tem que partir pros cortes mesmo porque não dá pra controlar.
    Que tu faça uma boa prova =)

    ResponderExcluir
  23. Já enfrentei vestibular seriado, sei como é, deixamos de ter vida própria, respiramos revisões, aulas, etc.

    Boa sorte e boa prova pra vc, lindinha!

    Beijos

    ResponderExcluir