segunda-feira, 22 de março de 2010

Prometo que é a última vez que falo de PAAES.

Eu corri tanto no último mês que nem tive tempo pra ficar nervosa em relação à prova. Porque quando eu parava de estudar eu só queria não pensar em estudos, e dormir. Foi então que no sábado eu tive um ataque de pânico. Ou uma coisa muito próxima a isso. Tive aula de manhã, e no fim do dia fui ao cinema com a Sofia e passei uma tarde tão divertida que só me lembrei da prova quando fui me despedir dela e sem pensar muito disse "Até amanhã!", e foi essa frase que acabou comigo. Foi como se o peso de tudo isso tivesse se revelado todo de uma vez. Como aqui só tem um shopping, e a tradição de dia pré e pós vestibular/PAAES é todo mundo ir pra lá, portanto estava lotadíssimo. Uma sensação tão horrível me acometeu, um medo enorme, misturado com uma tristeza repentina, insegurança, nem sei como definir. Eu só queria ir pro banheiro chorar. Como não podia fazê-lo, fui para a livraria, peguei um livro do Calvin, sentei num cantinho e comecei a respirar. Sabe aquela cena de filme da mocinha desesperada respirando num saco de pão? Bem isso, só que sem a sacolinha.

Pra piorar, papai estava demorando muito para me buscar. Nem sei quantas voltas eu dei na Siciliano, na Americanas e na Renner, as lojas que me acalmam. Preciso ver livros, dvds e roupas bonitas, já que não tenho árvore de dinheiro em casa e não posso esquecer meus problemas comprando um sapato incrível. No carro, papai despejou todo aquele discurso que eu não precisava ficar nervosa, que eu já tinha feito minha parte, que o importante era o esforço, e aquele nervosismo só ia me prejudicar, e acho que ele realmente tinha pensado que quando eu disse que ia vomitar, era num sentido figurado.

A noite foi horrível, passei mal e sonhei com todas as possibilidades imagináveis de que tudo desse errado, desde eu chegar lá e descobrir que eu tinha que levar uma experiência pra prova prática (de onde eu tirei isso?) até um terremoto que me impediu de chegar na hora, tudo se passou pela minha cabeça. No domingo de manhã tive aula de véspera, e foi a melhor coisa que me aconteceu. Já é tradição da minha escola fazê-la, de aula tem pouca coisa, 10 minutos com cada professor, onde eles jogam um assuntinho de última hora, que eles acham que tem grande chance de cair. O bom da aula é mesmo o horário cultural, onde os professores passam por um momento stand-up comedy, contam piadas, cantam, nos ensinam gritos de guerra para passar confiança ("fui fazer uma provinha-nha, infestada-da de questão-tão-tão, saiu de lá-lá-lá uma listinha-nha, olhou pra mim, olhou pra mim e disse assim: PASSEI"). Foi muito bom porque me diverti a beça e recuperei minha confiança, sem falar que cantei até ficar rouca e presenciei cenas épicas como meu professor de História imitando o Cazuza e Ney Matogrosso, e meu professor de Geografia, todo sério, ensaiando um Rebolation!

Na porta da UFU rolou todo um esquema da escola também, cantamos musiquinhas, rimos mais um pouco, e eu que tinha ido de rímel a prova d'água porque estava pensando que ia cair no choro, se chorei, foi de rir. Comecei a prova pela redação, como a escola orientou. As três propostas eram relacionadas a preconceito, uma com carta argumentativa, outra carta pessoal, e relato de experiência. Fiquei com a carta pessoal. A prova em si eu achei tranquila. Biologia e Química eu quis bater no responsável, porque estava retardadas de tão fáceis. Passei semanas recordando histologia e embriologia pra ver cair numa questão de um jeito idiota. E Química foi uma prova muito mais de conhecimentos gerais do que de Química em si. A questão discursiva, que todo mundo tem medo, foi de Geografia, e não podia ser menos estúpida. Dois métodos para diminuir a emissão de gases do efeito estufa. É sério. Matemática foi bem como todos dizem, uma questão impossível, uma difícil, uma média e uma fácil. Física foi relativamente tranquilo, gráfico, teoria, uma mais trabalhosinha, mas não foi uma coisa de outro mundo. No total, foi uma prova tranquila.

Já saiu o gabarito e eu fiquei feliz com meu desempenho. De 140 questões, acertei 114, e meu saldo total foi de 25,05 pontos. Não sei bem o que isso significa ainda, porque a gente não avalia pela nota total, mas sim através da média de pontos da etapa. Resta aguardar pra saber qual foi a média. Mas tô feliz, acho que me saí tão bem quanto andei estudando. Valeu a pena. Agora posso dormir em paz, e voltar pra minha velha rotina, e dar adeus, pelo menos por enquanto, àquela vida ingrata de estar na escola pela manhã, a tarde e a noite. E dar uma trégua pra vocês, que não devem estar aguentando mais meu falatório sobre isso.

8 comentários:

  1. Acho que você se saiu muuuito bem, parabéns. Mas quero ouvir você falar no PAAES de novo para anunciar o resultado, boa sorte.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Quando a gente estuda de verdade e sabe o conteúdo não tem por que ficar desesperada. Mas, isso é claro que é quase impossível... mesmo sabendo disso bate aquele nervosismo doido.

    O importante é que você se saiu bem :)
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Anna, você foi super bem. Parabéns!
    Eu tive um ataque de nervos um dia antes da prova da OAB. Chorei quase uma tarde toda... Sorte minha que uma amiga deslocou-se do outro lado da cidade para buscar-me, fomos ao cinema, distramimo-nos e deu tudo certo. ;)
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada, parabéns pelo resultado que está mais do que na cara, foi bom demais. Gratificante!!
    Ainda mais pra quem como vc com MUITA certeza estava super envolvida com este processo todo.
    Agora é relaxar na medida do possível. Não me canso de dizer que no tempo q eu tava dando aula, via a galera em pré-vestibular no maior stress e tensão, esquecendo de viver pra estudar, de um jeito que beirava o doentio. Não creio mto que este tipo de coisa seja bom pra saúde nem pra sanidade. Eu via as pessoas surtando, respondendo bom dia com fórmulas matemáticas, mixando assuntos nada a ver com matéria decorada e por ai vai. Ainda bem que vc por mais que tenha se envolvido, jamais deixou de lado o equilibrio e o resultado tá ai... vc inteira e satisfeita!!!
    Parabéns querida.. sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, estudar é realmente bem exaustivo, mas depois que passa aquela prova e você pode relaxar, passa a ter a melhor sensação do mundo! Parabéns pelo resultado, você foi muito bem.
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Você tem muita capacidade, boto fé nisso! O nervosismo é normal e inevitável. Sei bem o que é isso. Parabéns pelo resultado!!! Vc foi realmente muito bem.

    ResponderExcluir
  7. Sabia que você se daria bem!
    Tardes e mais tardes no colégio e postagens só falando disso, têm que valer a pena! ahaha Parabéns e boa sorte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, querida!
    você vai longe - e é certeza! É clichê, mas é o que eu queria dizer! rs
    beijos!

    ResponderExcluir