sábado, 15 de maio de 2010

Quando a vida dói

"Meu caro amigo, eu até quis telefonar/mas a tarifa não tem graça/Eu ando aflito pra fazer você ficar/a par de tudo que se passa/Aqui na Terra 'tão jogando futebol/tem muito samba, muito choro e rock'n'roll/Uns dias chove, noutros dias bate sol/Mas o que eu quero lhe dizer é que a coisa aqui tá preta/Muita careta pra engolir a transação/E a gente tá engolindo cada sapo no caminho/E a gente vai se amando que, também, sem um carinho/Ninguém segura esse rojão"

Fosse eu Chico Buarque escrevendo pra qualquer amigo distante sobre os últimos dias e não poderiam ser mais verdadeiras essas palavras acima. Como não sou, pego as dele emprestadas e conto pra vocês como andam as coisas do lado de cá. Queridos leitores, meu mar não está para peixe, muito menos pôneys (aquapôneys). Por aqui tem nadado só lontras, e as águas antes cristalinas nunca foram tão lamacentas. Eu precisava usar essa analogia, me desculpem. Uma zica sem precedentes caiu sobre mim e minha turma de amigos, e cada dia é uma nova coisa que acontece, e a gente se equilibra um no outro pra que ninguém caia e haja sempre ombro compreensivo para um eventual damage control.

E tem sido exatamente como o senhor Buarque tem descrito, tem dias que chove e é gente chorando para tudo quando é lado, mas tem os dias de sol que a gente cai gritando na piscina, joga água pra cima e se diverte com hidromassagem como se fosse coisa nunca experimentada antes. Literalmente. A gente passa dias pulando ao som de "Honey, Honey" ao mesmo tempo que escuta "The Winner Takes It All" e "Trocando Em Miúdos" sentindo uma verdade absurda em cada verso cantado. Essa semana em particular tá um frio danado e tem tempo que minha cabeça não dói tanto, mas a gente segura no abacaxi e pensa, e ri, e arranja tempo pra falar de todos os assuntos possíveis no meio de uma semana de entrega de trabalhos, porque se não fosse assim ninguém segura esse rojão. Ou os rojões.

Eu não teria segurado rojão algum e já estaria aqui, só no pó, certamente escrevendo coisas desanimadas, tristes e desconexas, pra ninguém entender nada. Mas tenho sido uma entusiasta da felicidade, porque a risada que se ri quando antes se queria chorar até secar é muito mais verdadeira e melhor. Tenho sim vontade de morder o pé da mesa vez ou outra, mas só ameaço enfiar a mão inteira dentro da boca durante a aula de Literatura e provocar algumas risadas, proferir o arrependimento perpétuo alheio e bora engolir mais sapo com muito samba e rock'n'roll.

A todos os meus amigos, obrigada aí por cada um de vocês que tem segurado essa barra comigo. Em especial, Matheus, Naná e Sori, porque sofrer junto é sofrer menos. Amo muito vocês.

(depois de um tempo esquecidos na gaveta, desenterrei meus óculos de Willy Wonka!)

20 comentários:

  1. O que seria de nós sem os amigos? Afinal são eles a família que nos permitiram escolher né não?
    Teus amigos são tão bonitos, e parecem tão alegres que me deu uma imensa saudade dos meus que estão longe :/
    Beijo Anna! (:

    ResponderExcluir
  2. Putz, eu também passei por uma má fase e me apoiei nos meus amigos fofos^^

    Saudades do teu blog!

    Sumi, né? A arquitetura me consumiu :O

    bjos e sucesso :*

    ResponderExcluir
  3. amigos são milagrosos!
    melhoras pra vc! ;D

    ResponderExcluir
  4. Anna,
    Ontem fiz uma oração antes de dormir, porque estava triste (tem uma amiga minha internada no hospital). A minha oração foi assim:
    "Senhor. Como viver dói".
    ...
    Vai e volta. A gente tem em quem se apoiar.
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa homenagem que vc fez aos seus amigos. O melhor da vida é ter pessoas confiáveis para nos ajudar, nas horas tristes e alegres.
    Muito bem utilizada a música de Chico Buarque!

    ResponderExcluir
  6. aah, com amigos fica tudo mais fácil, definitivamente.

    oque seria de nós sem eles? *--* a gente tem é que dar mto valor aos amigos, que consolam qndo a gente chora, dão um tapa na cara qndo falta-nos vergonha nela e acompanham um sorriso qndo a gente tb tá sorrindo e fazendo loucuras :)


    bjuxx flor!

    ResponderExcluir
  7. nha!
    adorei Anna!
    amigos são essenciais!!!

    beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. te amo anna fofa.
    Você sabe, né? Vai chegar uns inglesinhos fofa, e quando eles chegarem eles vão ser os THE BEST!
    hauahsuhaushausa
    beijos love you pra xuxu, que Deus abençoe e segura o abacaxi e pensa!

    ResponderExcluir
  9. Amigos realmente são a família que escolhemos
    =]
    E é muito bom tê-los para nos apoiar, e sermos o apoio deles quando precisam de nós
    =]
    Beijoss Anna

    ResponderExcluir
  10. É menina o que seria de nós se fossem os amigos? que bom que existem, podemos contar com eles e é bom se fazer saber que somos agradecidos por isso.
    beijo grande.

    ResponderExcluir
  11. no hablo portugues, pero, te dejo mi comentario

    se te ve feliz....

    un gran saludo desde algún insípido lugar de México...

    Bonito blog.

    ciao

    "La vida es un gran circo, pero sin espectadores"

    ResponderExcluir
  12. A vida é bela quando se tem amigos, não é? Vejo isso na minha equipe de natação - por vezes, o treino tá tão tenso que dá vontade de desistir, mas você olha pro lado e vê que tem gente com você. Não tem lágrima que valha isso! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Mas que beleza Anna, essa preservação que você tem quanto as suas amizades, caros amigos e você aflita por nos contar as novidades.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Amigos estão lá para isso. E é tão bom saber que eles estão lá pela gente!
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  15. gosto de chico, na minha opinião ele fala de um jeito como se compreendesse todas as mulheres do mundo, como se fosse perfeito, e como se tivesse a solução pra todos os problemas
    acho que por isso são tantas as apaixonadas por ele !
    beijos

    ResponderExcluir
  16. amigos são nosso terceiro pé, mas que não deixam a gente parecendo um et (ou um banquinho) :s

    força pra gente, que a gente precisa (:

    ResponderExcluir
  17. Os amigos são os grandes tesouros que a gente carrega, se não fosse por eles não teríamos coragem (nem força de vontade) pra enfrentar as barras, os obstáculos.

    Estou em meio a muitos amigos em crise, términos de relacionamentos são o auge do momento, o que nos resta é estar do lado deles, até porque eles também estiveram/estarão quando nós precisamos/precisarmos.

    Beijão, linda

    ResponderExcluir
  18. Eu já teria desistido da vida há muito tempo se não fosse meus amigos me puxando pra longe da luz. Nem eu entendo como me aguentam nos momentos de tensão, mas to feliz por eles estarem sempre lá.
    Adorei a foto de vocês, sério.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Vishe,
    eu sou suspeitissima pra falar de amigos!
    acho a coisa mais valiosa do mundo, tanto pra encontrar qto pra manter!
    ultimamente nem sei dizer quem sao meus melhores amigos ou meus amigos de verdade, so sei que a consideracao/carinho/dedicacao que eu sinto/tenho por eles, continua a mesma, msm eles nao tendo o msm por mim....

    cuide bem dos seus amigos ;)
    beijossssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  20. Muita diversão para você Anninha, sempre! Os amigos são mesmo para nos apoiar, o tal clichê que é a família a qual escolhemos!

    Beijos!

    ResponderExcluir