quarta-feira, 16 de junho de 2010

"E quem sabe um sabiá..."

Conheci o Vanguart lá no nem-tão-longínquo 2008, quando eles ganharam algum prêmio no VMB, se não me engano o Aposta MTV. Mesmo com meus 14 anos e estando recém-saída da fase musicalmente vergonhosa da minha vida (aleluia, irmãos, o tempo passa), já não era muito de confiar no que a MTV apostava, ainda mais porque morria - e ainda morro - de preguiça de me iniciar em bandas. Era pra ser, foi o destino que quis que eu ouvisse Vanguart.

Fato é que logo eu já me encontrava encantada por essa banda de Cuiabá tão diferente do que eu estava acostumada a ver no cenário nacional. Com sonoridade puxada pro folk-rock muitas vezes essencialmente (violão, gaita, contação de história nas letras), com o timbre de voz diferente e marcante aliado às incríveis composições de Hélio Flanders, vocal, violão, principal compositor e amor da minha vida, Vanguart é uma banda legal pra caramba.

Não me lembro ao certo quando eles gravaram um dvd ao vivo, o Multishow Registro; sei que ouvi por todo lado comentários muito positivos e fiquei morrendo de vontade de assistir logo. Só que assim que consegui baixar o cd com o áudio do show, e ouví-lo muitas e muitas vezes, acabei desencanando do dvd. Até que há algumas semanas atrás minha querida Isa emprestou-me o seu e devo confessar que ele teima em não sair do aparelho, onde está desde que o colocamos lá enquando nós duas fazíamos um atrapalhado macarrão com atum.

Achei o show bastante desanimado no começo, ficava me perguntando como aquelas pessoas poderiam estar ouvindo "Para Abrir Os Olhos" logo na abertura estando sem ânimo daquele jeito. Ou não é possível que sou a única descontrolada que, caso estivesse lá, logo na primeira canção já estaria puxando um corinho e levantando as mãozinhas para o palco cantarolando "o que importá é o que te faz abrir os olhos de manhã, já é de manhã...". Então descobri que essa show não foi aberto ao grande público, mas sim restrito a jornalistas e convidados (obrigada, Move That Jukebox). Ainda assim, povo sem graça. Só se animaram mais para o final, quando cantam junto "Los Chicos de Ayer" uma música que, aliás, eu nunca gostei, mas passei a olhar com outros olhos depois da versão ao vivo, com aquele coro lindo em várias horas; "Cosmonauta" e a excitação máxima fica para a hora da animada "Hey Yo Silver", penúltima do show.

Um dos pontos altos para mim é a hora que Mallu Magalhães sobe ao palco para fazer com o Flanders, seu namorado na época, um dueto dos mais doces do mundo em "The Last Time I Saw You". O clima que rola entre eles na hora é palpável, e a troca de olhares durante toda a canção é de matar qualquer um, principalmente se acompanhados de sorrisinhos escondidos atrás de uma gaita vindos do Flanders, enquanto Mallu canta sussurrando alguns versos.


Todas as músicas foram escritas pelo Flanders, com exceção de "Beloved", assinada e cantada pelo baixista Reginaldo Linconl (que dá um showzinho a parte, com aquelas dancinhas adoráveis que só os baixistas sabem fazer enquanto curtem, quase autistas, as músicas no fundo do palco) e a linda de morrer "O Mar", do grande Dorival Caymmi, grande inspiração da banda e que também é um dos grandes momentos do show.


Não há nesse show uma única música que eu não goste, todas me agradam. Até aquelas que, ao ouvir o cd, não me chamavam muito a atenção, como "Robert" e "Last Days Of Romance", ganharam uma nova significação depois de assistir o dvd, por serem muito bem produzidas e executadas. Gostando muito de praticamente todas as músicas portanto, fica difícil dizer o que mais gostei acima de tudo. Para que não fique abrangente demais, peço licença para valer-me de métodos rob-gordonianos (o do blog e o do filme) para enunciar-lhes minhas preferências, o bom e velho top 5, sem uma ordenação exata:

Cosmonauta: Menti. Se tivesse que escolher uma música da apresentação para serminha para sempre, seria essa. Na falta de um vídeo propriamente do show, deixo a cargo da imaginação de vocês o amor do Flanders fazendo swinguinho ao cantarolar "Meu fevereiro sem carnaval... carnaval..."

México Dear Blues: Recorro mais uma vez ao Move That Jukebox para tentar descrever essa sonoridade, uma vez que meu léxico de termos musicais é bem resumido: groovy. Não sei ao certo o que significa, mas acho que define bem a batida contagiante da música, a letra divertida e bem tipicamente folk, ou seja, meio folclórica.



Into The Ice: Amor. Como definir com outras palavras uma música de tamanha fofura que possui versos tais como: "love is a word I meant to say all the time, love, gone."?

Antes Que Eu Me Esqueça: Essa talvez seja minha composição preferida entre todas as músicas da banda. Acho a letra muito, muito, muito boa mesmo. Posso colocar toda a minha parte favorita aqui? Obrigada.
E o que resta é tão pouco
Como eu sou pouco contigo
Mas você em mim exagera
E és meu mais novo vacilo

You Know Me So Well: As pessoas não gostam muito dessa, mas eu a acho divertida demais, além de muito bem executada. Gosto do fato de o Flanders sair um pouco de sua zona de conforto de voz e ousar mais, cantando em outros tons, mais alto. Me lembra, de longe e bem de leve, o escândalo sensacional do Paul em "Oh! Darling", talvez daí venha a simpatia tão forte pela música.

12 comentários:

  1. Anna, primeiramente: ASSISTA OS GOONIES! (talvez vc nao goste, talvez nao como eu, talvez :P eu adorooo pq lembra minha infancia *velha*)
    Enfim, que banda show!
    Nunca tinha ouvido (nem falar), pq aqui eu fico beeem por fora mesmo das bandas BOAS do Brasil; normalmente os programinhas da Globo e Record (sao as unicas tv que tem por aqui) dao destaque a (m3rd@$) grupos de pagode-funk-sertanejo -___-
    Mas gostei mto! eh uma mistura mto boa; vou puxar algumas pra mim.
    =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Anna não conhecia a banda mas já gostei pois ele cantando The Last Time I Saw You" me lembrou Bob Dylan que eu amoooo de paixão... meu gosto musical é bem variado só fica fora do cardapio forro, pagode e sertanejo.
    beijo grande !!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Só lembrando que na gravação do Dvd do Vanguart,Mallu e Helio,já não estavam mais juntos..ela já tava namorando Camelo..e o que li de relato de quem foi no show,é que o clima na musica que eles cantaram juntos,era estranho kkkk..tb não poderia ser difrente né?Pra mim,Mallu tava tentando disfarçar muito bem o seu constrangimento de estar ali.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Só ouvi as mais famosinhas deles, também morro de preguiça de conhecer bandas novas, mas gosto do que ouço quando toca Vanguart. X)

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Aaah, tbm me apaixonei pela banda no VMB de 2008 embora eu já tivera conhecido a banda antes... mas nunca dava tanta atenção assim! u.u
    beijos, adorei seu blog!
    =*

    ResponderExcluir
  6. Banda boa essa, hein, Anninha?! Parece que os caras ouviram bem o Dylan e a participação da Mallu também foi ótima. Já tá anotada aqui!
    Bjoo!!

    ResponderExcluir
  7. hahaha, de fato o clima que rola entre eles é bem palpável! :-)
    Adoro gaitas!!!!!!
    ADoro seus textos de "crítica musical".
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Aiii! Eu gostei tanto de Into The Ice e Cosmonauta! Tô ouvindo direto agora. Vou criar uma dancinha e baixar as outras. haha

    ;)*

    ResponderExcluir
  9. Oh Deus, essa Anna tem sempre boas dicas!Não conhecia e nunca tinha escutado nenhuma música(tá , pode ser que sim e eu não lembro), mas adorei muito o estilo musical deles;
    Achei um máximo a música com a participação da Mallu, superfofo o clima entre eles + troca de olhares lindos+ frases baixinhas,ohgosh!

    E esse menino fofo? Me explica! hahaha
    Gente ! Tenho um problema com essas meninos de cabelo cacheado!
    Vou baixar mais músicas, MESMO!

    Obrigada!Muuuito obrigada, Anna fofa! <3 Continue com bons conselhos mesmo pra pessoas que não tem vida social e não tem noção de músicas boas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Conheci Vanguart pelo Multishow mesmo,mas curti logo de cara,minha preferida é O mar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Houve um show de três bandas alternativas OTIMAS de varios pontos do Brasil aqui em Salvador. O do Vanguart, lembro bem, havia sido o primeiro. O microfone tava muito ruim, mas rolou um som legal. A banda é boa, gosto de ouvir de vez em quando, quando me faltam Los Hermanos.

    ResponderExcluir
  12. Literalmente sussurrando! Achei que era modo de dizer! Adorei as músicas! Principalmente a "O MAR". Ow, ficou muito boa mesmo!
    Ah, quanto o Rio Quente Resorts, AMEI! Fui em tudo, até me machucar! Huhu. Mas eu conto em detalhes em outro post. Estou esperando a galera do trabalho compartilhar as fotos!

    ResponderExcluir