quarta-feira, 7 de julho de 2010

E fim

A mãe de um ex-colega de classe morreu hoje. Não tinha sintoma algum, era nova, saudável e tudo mais e simplesmente não acordou. Só sei que desde que fiquei sabendo, hoje de manhã, não consigo parar de pensar nisso. Como é maluca essa vida, em que você vai dormir um dia e no outro acorda e sua mãe está morta.

O que me assusta não é a morte. Não tenho medo algum de morrer. Para mim, que acredito em Deus, numa eternidade, numa alma que é superior ao corpo, a morte representa mais uma libertação, um alívio, ufa, me livrei desse mundo cruel. Tenho sim, medo de sofrer antes de morrer, de uma doença, de dor, e principalmente de causar sofrimento às outras pessoas que se importariam caso um dia eu não acordasse. O que me assusta é que as pessoas ao meu redor um dia vão morrer, e isso é inconcebivelmente terrível. Não por elas, que estarão num lugar melhor, mas pra quem fica. Minha avó sempre brinca que, quando ela morrer, não quer que ninguém chore, mas sim que deem uma festa, que é menos uma nesse mundo ruim, porque ela vai estar com Deus e isso é motivo de celebração. Mas não. Como seguir com a vida depois de uma coisa dessas?

O maior medo da minha vida é perder quem eu amo, e é assustador porque um dia vai acontecer e não tem nada que eu possa fazer. Quando era mais nova, pensava nisso de uma maneira quase obsessiva, lembro que chamava essas "crises" de pânico-das-noites-de-domingo. Esses pensamentos sempre me vinham aos domingos a noite, quando minha mãe me punha pra dormir mais cedo e eu, sem conseguir pegar no sono, me pegava com essas ideias mórbidas. Era um pânico o que eu sentia, lembro que chorava até dormir, e tinha vezes que nem dormir eu conseguia. Acho que isso é assim tão forte em mim porque nunca perdi alguém realmente próximo. Até hoje foi uma bisavó e um bisavô. Entretanto, a bisavó foi aos sete anos, e desde que eu me lembro de existir, ela já era doente, e vivia num entra e sai infinito de UTI's. Já meu bisavô, eu era mais velha, uns nove anos, só que ele morava longe e só o vi umas quatro vezes, no máximo.

É assustador, é terrível e é uma ferida que pode parar de doer, mas nunca vai cicatrizar por completo. Como já disse, não paro de pensar nesse ex-colega de classe, com quem eu não converso há quase dois anos, e que nem era bem meu amigo. Penso nele e na irmã dele, que acabaram de ter a vida mudada radicalmente, que perderam completamente o chão e a referência, que não sabem como vai ser daqui pra frente. As pessoas vão acabar esquecendo, talvez daqui a uma semana nem eu me lembre mais disso, e os dias vão passar, as coisas vão acontecer, mas pra eles esse vazio sempre vai existir.

E no meio de tudo isso, me pego tendo que estudar Física.


23 comentários:

  1. Sei como é. A única pessoa que eu conhecia e morreu foi o marido da minha ex-empregada/avó, e eu não tinha ligação quase com ele. Quando era mais nova, também tinha dessas de ficar pensando o que eu ia fazer quando meus pais morressem, principalmente a minha mãe. Eu pensava "Daí eu vou fazer o que da minha vida?!" e, apesar de ter crescido um pouco e não ficar pensando nisso, ás vezes me bate uma tristeza só de pensar o vazio que dá em quem perde alguém querido... Beijos.

    PS: Estou de volta com um blog novo!

    ResponderExcluir
  2. Acho que maior que o meu medo da dor antes de morrer, é a dor que eu causarei ao morrer.Por que eu sei como é essa dor. E eu realmente não gostaria que as pessoas a sentissem por mim.
    Eu costumo brincar (e que brincadeira sem graça, admito)com uma amiga muito querida dizendo que prefiro que ela morra antes de mim. E não pense você que é egoísmo, não.
    É que eu prefiro sofrer a dor da perda dela do que ela a minha. Às vezes parece um raciocínio meio sem lógica, mas é que na minha cabeça a lógica existe. Vai entender.

    E sim, eu já perdi pessoas próximas a mim. Melhor amiga, minha pequena vizinha, pessoas que eu conheci na minha infância, colega de classe. E por mais que eu acredite numa existência muito melhor depois da vida (ou depois da morte, como muitos preferem)ainda é um choque extremamente perturbador o que a morte causa conosco.
    Principalmente quando ela acontece assim, do nada.
    Não gosto nem de pensar, embora seja inevitável.

    Boa sorte com suas provas ^^

    Ps: Vi no Twitter que você gosta de Tiê! Adooro ela.Poesia pura!


    ;*

    ResponderExcluir
  3. Como seguir com a vida depois de uma coisa dessas?

    Te digo minha amiga, infelismente por experiencia propria. Seguimos aos trancos e barrancos de vez em quando minha cicatriz sangra e muito, me anestesio por uma duas semanas mas me pego pensando sentindo sua falta sempre, perdi minha mãe muito nova de uma hora pra outra, passou o dia comigo e no outro já naão estava mais lá. Chega a ser cruel com quem fica realmente, mas Deus sabe o que faz. É assim que a vida segue com fé. hoje sou mãe e não posso pensar em perder a Lara ou de ir e deixa-la. Mas é a vida e não pense que essa dor passa pois não mesmo.
    beijo grande !!
    p.s desculpe pelo jornal...rs!

    ResponderExcluir
  4. Eii Anna. Eu tbm já perdi o sono várias vezes por pensar nisso, e me dá uma dor no peito que parece que ele vai explodir. Não consigo pensar que é normal, que é a lei da vida. É fácil falar isso qdo o caso é com os outros, e não com a gente. Me veio um pensamento de angústia horrível quando li o seu primeiro parágrafo. A gente esquecer o quanto a vida é frágil. Eu perdi a minha avó em 2007, foi a maior dor que eu já senti na minha vida. Ela tava ótima, foi viajar, almoçou, infartou e pronto. 'Simples assim'. Ela está bem, eu sei, quem demorou a ficar bem somos nós. E por mais que.. 'superemos', fica sempre aquele pedaço faltando.
    =/
    Mas, fazer o que. É a única certeza que temos na vida.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ai credo Anna!
    Que situacao pessima e esses pensamentos me perseguem tb.
    So que eu tenho um certo medo de morrer tb, apesar de o medo de perder alguem que eu ame seja maior!
    Ja perdi pessoas proximas (avó, madrinha, um amigo de 18 anos e meu querido avô mais próximo - o outro morreu qdo eu era menor e tb nao estava presente) porem EU estava longe!
    Minha mae que perdeu o pai, diz que nao ha dor maior; ja faz 5 anos e ela chora quase sempre.
    Eu nem sei o que dizer sobre isso e nem gosto de falar sobre isso, pq tem dias que eu realmente me desespero e quase desmaio so por pensar! :/
    Enfim, que Deus conforte e proteja seu ex-colega e irma!
    E que ELE permita que a gente passe por isso qdo tiver beeem velhinha (de preferencia :~).

    Tava sentindo falta daqui ja!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ah pouco tempo poderia dizer que não tinha perdido ninguém de "grande importância" para mim, só meus avôs quando não tinha idade suficiente para compreender o que tava ocorrendo, nada além que estávamos viajando para o interior no meio da semana e meus pais estavam tristes.
    Mas recentemente perdi uma tia muito muito querida. Minha tia mais velha, para minha mãe foi muito triste,na verdade para toda a família, todo mundo era sustentado por ela. Enfim, acho que você não vai querer saber tudo, né Anna?
    Sei bem como é isso, tenho medo que meus pais, principalmente, morram, embora eu tbm tenha a certeza que eles vão para o céu, mas não me imagino sem eles.
    Beeeijos, adorei a postagem, como sempre.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho medo de perder as pessoas que amo também. É bem assustador. E esse tipo de acontecimentos nos deixar meio melancólicas e reflexivas mesmo. Bem triste... =/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olha Anna, eu nunca tinha vivido isso tão de perto quando minha tia e minha avó morreram. Mais ainda minha vó. A sensação de vazio e perda é terrível. E eu tenho medo sim da morte. Muito medo. Pq é estranho pensar que um dia as pessoas que vc ama não estarão mais aqui e que nem vc mesma estará mais aqui. O desconhecido é muito assustador.
    PS: Acho que te add no facebook. eheheh
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Sabe , menina Anna, acho que quando quando as pessoas mudam pro lado de lá, como diz Santo Agostinho em uma mensagem, temos muita coisa pra pensar.. Há aquela música que diz 'é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã'. Não gosto de sair de casa se perdir a benção da minha mãe, de dar um beijo , dizer que amo ela. Assim vale pra todo mundo, eu acredito! Não é nem um pouquinho bom ter que pensar que você não vai ter outra chancezinha de dizer o quanto a pessoa é importante pra você e inevitavelmente ela ir embora sem saber disso. Nós ainda estamos profundamente cegos às vontades do Pai Celestial e por isso temos que ter fé e resignação no porvir. Crer, crer, crer, as vezes não basta se não conseguimos nos consolar.

    O coração tem mais mistérios do que o que a gente imagina e Deus, que é onisciente sabe do que vai no fundo do coração de cada um de nós. =)

    Quando esses pensamentos ( dos quais eu também nao estou imune ) vierem a sua mente, quando sentir medo, diga eu amo você a quem te é querido, pois Deus irá agir levando e trazendo Seus filhos a este mundo sempre . Pois 'há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que se possa imaginar' =)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu já perdi pessoas próximas, meus dois avôs, mas pai e mãe são outra coisa, né? Assim como irmãos... e dependendo, algum tio ou tia e primos. Acho que sei o que você tá sentindo, algo parecido já me aconteceu. Mas é aquela coisa, o mundo não para só porque o seu parece que parou. Que seu colega tenha forças pra seguir em frente.
    Ah, adorei esse vídeo.
    Beijo, Anna.

    ResponderExcluir
  11. Anninha, Bertrand Russell, numa entrevista lá pelos anos 60, quando ele já tinha passado dos 90 (morreu com 98, em 1970), dizia que um dos problemas de envelhecer era que todos seus amigos, parentes, todos que ele conhecia, iam morrendo e ele ficava sem aquelas referências de toda uma vida.
    Talvez por isso, ele procurava fazer novos amigos, mais jovens, pra fugir de uma solidão que era iminente.
    Você fecha muito bem o post com o trecho de um filme de Woody Allen, que é daqueles cineastas que procuram refletir sobre vida e morte. Como a morte é iminente, Allen passa a nos fazer pensar também, sem esquecer de nos fazer rir dessa tragicomédia. Não é por acaso que o sueco Ingmar Bergman é um dos cineastas que fazem a cabeça dele. Com a diferença que Bergman não nos faz rir. Mas isso é outra história.
    Então, vamos incluir os filmes de Allen no seu Clube do Filme?
    É uma boa, não?
    Bjooo!!!

    ResponderExcluir
  12. Nem me fale. Já perdi meu avÔ e várias vezes me pego sem chão. Dá aquela sensação do Epitáfio dos Titãs. Queria poder ter vivido mais tempo com ele, mas tenho certeza de que ele está sempre comigo. Não sei o que será de mim sem meus pais. Sou filha única-grudada-mimada-apaixonadapormeuspais.

    beeeijos :*

    ResponderExcluir
  13. Ai, eu te entendo. Não tenho medo de morrer, mas tenho medo de perder quem eu amo. Não sei como vou lidar com isso no futuro. Já tenho medo só de imaginar.

    ResponderExcluir
  14. Florzinha, isto é fato. É apavorante. Coincidência ou não, aconteceu o mesmo com a mãe de uma amiga minha há duas semanas. Eu fiquei um pouco em estado de choque... peço a Deus todos os dias que proteja à minha família e à mim. Que não soframos, antes, que só exista amor. E que ELE nos prepare para os momentos difíceis da vida. A força vem só DELE.
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  15. Minha família é pequena, e mês passado minha única tia morreu. Meu pai ficou inconsolavel, afinal irmã dele, criou ele.
    E o chato é que foi como você descreveu, um dia ela não acordou.
    Acontece que ela era a pessoa mais boa que eu já conheci, ela me ligava todos os anos no dia do meu aniversário, ela nunca esquecia, e semana que vem faço 20 e ela não vai me ligar. Nunca mais vai ligar.

    É chato isso, é massante. É sem comentários.

    ResponderExcluir
  16. Na minha família nenhuma das mortes foi com doença,sofrimento antes.Minha vó,estava fritando mandioca,e então simplesmente desmaiou e faleceu.Meu tio estava mexendo no seu terreno,desmaiou e veio a falecer.Só isso assim,sem despedidas,sem saber se era mesmo aquele dia,e era aquele dia... fico imaginando como meu primo reagiu quando atendeu o telefone e simplesmente falaram que o pai que ele havia visto hoje de manhã,simplesmente não estava mais vivo,como assim? Eu me perguntaria...
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. O mais tenso deve ter sido ela ter morrido do nada, quando ninguém esperava '-' Deve ter doído muito mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Tenho que confessar que já tive, também, essas crises de domingo. São horríveis :S
    Morte é uma incógnita. Eu perdi uma pessoa próxima esse ano e foi muito difícil. Passei praticamente o mês todo aérea, longe, só pensando...É difícil...Posso imaginar o que seu conhecido esteja passando, ainda que a perda dele tenha sido muito, mais muito mais complicada...
    beijo

    ResponderExcluir
  19. Minha mãe morreu há 2 anos. Para algumas pessoas passou, foi só mais alguém que morreu. Mesmo para pessoas que gostavam muito dela e esse gostar era sincero, a vida deles provavelmente não mudou muito. Mas ferrou muito a mim, eu sinto até hoje os efeitos disso tudo.

    ResponderExcluir
  20. Eu posso dizer que odeio a morte, o sentimento de "morte", o pânico de morrer... Talvez seja por já ter perdido meu pai e minha avó quando eu já era bem entendida sobre o mundo e por que as pessoas partem.

    É triste, não cicatriza mesmo, e escrevendo assim dá até um nó no peito e o medo volta de ficar sozinha e incompreendida.

    A morte me causou tanta dor que torço para tão cedo sentir algo parecido novamente.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  21. Eu também não tenho medo de morrer, porque eu sei que vou para um lugar melhor que esse, mas só de pensar em alguém que eu conheça vá morrer...
    Eu nunca perdi também ninguém perto de mim, o mais próximo foi meu ex-vizinho, que era uma segundo avô pra mim, e ele morreu poucos tempo depois que eu me mudei, e ele disse antes de morrer que se a gente tivesse ficado lá nada disso tinha acontecido, eu nem quis ir no enterro, e fui ver a esposa dele só depois de um tempinho porque não queria chorar.
    Eu fico pensando como ela se sente lá, sozinha, sem a companhia dele, quando a gente foi embora da visita a casa dela, ela ficou muito triste querendo chorar,e eu imaginei o que ela ficaria fazendo lá sem ele. É muito triste.
    Mas a gente tem que entender que um dia isso vai acontecer com todos nós, é impossivel evitar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Me identifiquei com a parte do "pânico". Eu tenho medo de morrer. Sou espírita e pra mim a vida continua, mas sempre tive muito medo do desconhecido..por isso a morte me atormenta muito.
    Já perdi inúmeras pessoas queridas, e já sofri por todas as mortes, mas pensar na minha morte é o que mais faz eu entrar em pânico.
    Pode parecer um pouco egoísta de minha parte, mas é o que eu sinto.
    às vezes eu acho até que preciso de terapia, porque algumas vezes esse medo acaba atrapalhando a minha vida. :\
    Adorei teu post como sempre. *-*
    Beijo beijo.

    ResponderExcluir
  23. A Anna, quando eu era mais nova chegava a chorar quando pensava na partida dos meus pais. Na verdade, meus olhos enchem d'água até hoje quando penso nisso a fundo.
    Mas é como você mesma disse: inevitável.
    Bjitos!

    ResponderExcluir