sexta-feira, 2 de julho de 2010

Meu Clube do Filme

Não vou dizer que realizei um sonho, porque seria piegas demais até pra mim, mas essa semana alcancei uma coisa que eu queria há muito tempo, embora a ideia tenha se materializado efetivamente há poucos meses. Quarta-feira aconteceu a primeira sessão, ou grand premiére, do meu cineclube. Meu não, nosso, meu e da minha querida Sofia. A ideia de montar um clube de cinema passeava pela minha cabeça há muito tempo, mas nunca me mexi para de fato fazer alguma coisa. A inauguração de uma área de projetos na escola, com sala de exibição de filmes, foi a chama que precisava ser acesa para que tomássemos, eu e Soft, uma iniciativa.

A coordenadora de projetos da escola nos deu sinal verde, pediu o projeto escrito, e começamos a trabalhar. Nossos brainstorms quase nos tiraram da sala de aula várias vezes, e foi bem divertido idealizar tudo. Pensar num filme para ser o primeiro a ser exibido foi fácil, nada mais óbvio do que um filme que trata de homenagear o cinema: "Cinema Paradiso". A escola foi bem bacana conosco, se dispôs a mandar fazer banneres para o projeto, além de ter dado toda a assistência nessa semana final.

Acho que descobri minha paixão nessa vida, enfim: cinema. Filmes mexem comigo de um jeito que não sei explicar, de um jeito que me faz estudar sozinha a respeito de técnicas, diretores, movimentos e tudo mais. Gosto tanto que chega a doer, e se não doeu ainda é uma questão de tempo. E eu queria que as pessoas pudessem enxergar tudo isso que eu enxergo, gostaria de dividir isso com mais gente. As pessoas tem muitos preconceitos quanto ao cinema, acham complicado, acho bobo, não o compreendem na sua profundidade e muitas vezes não enxergam que ali não existem só atores e uma história e que nada é por acaso, desde a música, até o posicionamento da câmera e as cores usadas. Nada ali é a toa quando se trata, claro, de filmes interessantes e bem pensados. E esse é o problema.

Uberlândia é uma cidade sem espaço para filmes interessantes e bem pensandos. O único cinema daqui tem uma programação muito pobre, e quando alguma produção mais bacana consegue espaço, não fica em cartaz por mais de uma semana, com poucas sessões em horários pouco viáveis. Existem, sim, algumas oficinas culturais que exibem filmes de arte, mas a divulgação é pouca e o público jovem não é alvo. E aí que não preciso nem dizer o quanto os adolescentes de hoje só tem ouvido/lido/assistido porcaria. Justin Bieber e Luan Santana, Crepúsculo, Colírios, Família Restart e a coisa vai só piorando. Imagine na minha escola, com o adendo do sertanejo universitário, pagode e axé. Sempre quis poder fazer alguma coisa para que as pessoas tivessem acesso a umas coisas mais bacanas, de qualidade, e que pudessem ver que cinema não é o bicho de sete cabeças que elas imaginam, e também poder dividir ideias com quem já é apreciador, e acho que através do Clube do Filme, ainda que atingindo um pequeno grupo de pessoas, eu posso falar que de fato estou fazendo alguma coisa, porque as pessoas - e eu me incluo nesse grupo - vivem reclamando do que falta, mas nunca toma a iniciativa de criar alguma coisa. Pois bem, resolvi fazer algo de útil nessa vida.

Foram muitos altos e baixos, fomos da empolgação extrema ao fundo do poço e vontade de jogar tudo pro alto. Não é fácil lidar com o desinteresse das pessoas diante daquilo que é quase um bebê pra você. E na quinta, a coordenadora avisa que precisávamos levar algum entendido de cinema para participar da discussão após o filme na estreia. Quinta. Menos de uma semana para arrumar alguém. Foi na segunda-feira a noite que consegui convidar o Márcio Alvarenga, um jornalista e radialista aqui de Uberlândia, que comanda dois programas na Rádio Universitária -sendo um sobre a trilha sonora no cinema - e que já publicou dois livros, um deles sobre cinema. Fiquei muito feliz por ele ter topado na hora e ainda por saber que além de "Cinema Paradiso" ser um de seus filmes favoritos, Ennio Morricone, o responsável pela trilha sonora, é seu grande ídolo.

O grupo foi pequeno, a maioria amigos queridos que foram prestigiar. Apareceram, claro, pessoas nada a ver que foram fazer sabe Deus o que por lá, já que só conversaram e saíram no meio do filme (quase agradeci quando eles se retiraram). A discussão com o Márcio, no final, foi muito legal, aprendi muito com ele. É muito bom conversar com quem além de conhecer muito sobre cinema, é um grande apaixonado pela arte. E o que mais me deixou feliz foi que o pessoal gostou e participou, porque eu e a Sofia, babonas do jeito que estamos com nosso projeto, acharíamos qualquer coisa linda. E ele ainda teve a delicadeza de presentear cada um que estava lá com um exemplar do seu livro, "Cinema - O Templo dos Sonhos".

Próxima sessão só no semestre que vem, mas já estamos cheias de planos. Não tenho tido tempo pra absolutamente nada nessas últimas semanas e estou consciente de que estou muito em falta com vocês, não respondo comentários há um tempo. Fiz um compromisso comigo que só iria fazê-lo após as provas e pretendo me manter firme. Sexta-feira que vem sai minha carta de alforria da escola e eu enfim poderei retomar as atividades normais por aqui. Só precisava dividir um pouco com vocês toda minha alegria e empolgação com meu projetinho bebê. Até as férias!

21 comentários:

  1. Que legal, Anna! De verdade, achei o máximo. Acompanhei um pouquinho sobre o clube do filme no twitter, e gostei de saber mais um pouco nesse post. Eu tenho um clube do livro na internet, e adoraria levar isso para a escola, mas me falta tempo e seriedade das pessoas, sabe? Acredito que são pessoas como você o tal "futuro da humanidade" que realmente muda o mundo (: Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito boa sua inciativa!!
    Já mostra que você tem garra e ótimo nível intelectual pra encarar o mundo!
    Eu não entendo muito de cinema,eu amo,mas não há nenhum clássico no meu acervo,só comédias românticas idiotas rsrs
    Sinto que não tenha tido uma Anna na minha escola enquanto eu estudava
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ESTOU ORGULHOSA DE VOCÊ!
    Você ficou me elogiando por causa do meu projeto que nem saiu direito e olha só que linda a sua iniciativa!!!!
    Parabéns, Anninha. Você é especial.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua idéia. É muito ruim quando as pessoas perto de nós não tem o mesmo conhecimento, e gostam de coisas que não acrescentam nada pra elas. Eu também AMO cinema, essa coisa que você disse das coisas terem sentido entre si, músicas, os planos, atores, cenas e tal, concordo, eu sempre reparo nessas coisinhas.
    Na minha faculdade tem o EmCurta onde os alunos de Ensino Médio e da faculdade podem apresentar seus documentários ou ficções e são avaliados e debatido, achei mt legal.
    Se você permitisse haha, eu ia levar a sua idéia pra lá, para os alunos verem filmes consagrados do cinema e depois debaterem, seria muito legal.
    Beijos e boa sorte no próximo semestre :)
    Ps.: Escrevi muito :O

    ResponderExcluir
  5. Muitos how o seu projeto, Anna! Já estava acompanhando seus comentários pelo twitter, e achei muito legal a iniciativa e mais bacana ainda vcs terem todo esse apoio da escola.
    Cinema é tudo bom, é mágico, é perfeito! Assino embaixo de todas as suas palavras.
    Desejo que o projeto cresça mesmo, e que vc ainda possa nos contar muitas novidades sobre eles.
    Sucesso! Boa sorte com tudo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Puxa, Anna, que projeto legal! Concordo com vc qdo diz que as pessoas só sabem reclamar da falta de opções e tal, mas não se mexem pra fazer nada. Tb moro em uma cidade pequena que para ajudar está há 8 anos sem nenhum cinema. Então vc consegue imaginar o qto essas porcarias de axé, pagode e sertanejo universitário imperam no gosto da juventude daqui mas enfim...
    É impressionante a sua mentalidade, quem dera se todos os jovens de hj tivessem apenas um pouco da sua vontade.

    Sucesso com o projeto e Parabéns!

    Bjooos!

    ResponderExcluir
  7. Que máximo sua ideia. É bom poder compartilhar sua paixão com outras pessoas. Sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns mesmo pelo projeto, Anna! Que bom que deu tudo certo e espero que vocês duas consigam montar várias sessões semestre que vem. Vai que vocês exibem The Graduate em minha homenagem! ahahhahaha
    Espero que a conversa com o jornalista também tenha te impulsionado mais pra vir pra esse lado, quero muito te puxar pro lado negro da força!
    beijoos

    ResponderExcluir
  9. Ei Anna!
    Muito lega esse projeto, e que bom que vc conseguiu fazer dar certo, deve estar morrendo de orgulho!
    Parabéns pra Sofia também!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Ah! Parabéns pela iniciativa! Super fera ! Meus projetos na escola nunca sairam do papel, ou menlhos, da cachola. Fico feliz por você, e vai dar tudo certo ! Adoro seu blog, venho acompanhando ele a um tempo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua iniciativa, Anna. É tão bom mexer com algo que mexe tanto com a gente, né? Coisas que vêm lá do fundo mais profundo.
    Boas provas pra você.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Anna,

    Que legal isso tudo que vc contou.
    Eh mto bom a gente ter planos na vida, conseguir realiza-los e mais ainda, ser feliz com eles.
    Eh so um comeco heim! quem sabe vc nao vire uma diretora de cinema :D
    Enfim, eu dou todo apoio pro seu projeto e que ele se expanda neh!

    Beijos, bom fds!

    ResponderExcluir
  13. Que legal! Sempre quis criar um clube de filmes, mas me perderia em escolher 1 só pra ser exibido, ia querer todos de uma só vez.
    Parece que você já encontrou sua vocação :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Eu queria tanto que tivesse uma garota igual a você na minha antiga escola (que estudasse comigo de preferência). Ou na minha faculdade (ou futura faculdade). Ou na minha rua. Ou na casa aqui do lado. É, na casa aqui do lado realmente seria ótimo, por que aí, ao invés de acordar ouvindo "Meteoro da Paixão", eu ia ouvir Chico, Caetano, Los Hermanos. Eu ia ser uma pessoa culta! haha (é sério,hein,tô puxando saco, não)

    E que iniciativa fantástica essa que você e Sofia tiveram. Estão de parabéns mesmo! Deu até vontade de mudar pra Uberlândia! Oo

    Que seu "projetinho bebê" cresca e ganhe mais adeptos. Que ele seja um sucesso.
    Boa Sorte, Anna.

    ;*

    ResponderExcluir
  15. sensacional a iniciativa, mesmo. cinema é uma paixão absurda pra mim tambem (até andei escrevendo sobre isso), e pessoas que conhecem essa paixão podem tentar levá-la pras demais.
    e cinema paradiso é um belo filme.

    ResponderExcluir
  16. Eu tambem tenho um projeto cinematografico dentro do colegio: na sala anexa à biblioteca, há sessao de cinema aos sabados. É muito interessante, sao filmes otimos e sempre vem gente bacana - do colegio e do bairro. Acho maravilhoso.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o projeto por vários motivos Anna. Primeiro, pelo que você mesma disse: a gente sempre reclama, mas não faz algo para mudar. E ver um projeto nosso realizar-se deve ser gratificante, né?
    Gostando tanto dessa preparação toda e de estudar alguma coisa (acho tão estranho construir a frase "gostando de estudar" já que, geralmente, é uma coisa que não gostamos de fazer), já pensou nessa carreira?
    E fôlego dai. Daqui a pouco as merecidas férias chegarão!
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  18. Ótima iniciativa, Anninha! Também fiz coisa semelhante nos meus tempos de colégio. Fiquei tão motivado que entrei pra um curso de cinema no MAM, quando morava no Rio. Foi lá que aprendi tudo isso que você cita aqui, que nada é por acaso nos filmes, desde a colocação da câmera até a música, ou o silêncio. Na época, fiz um curta, que de vez em quando passa em alguma mostra ou cineclubes aqui de BH. Mas foi todo filmado no Rio.

    É por isso que adoramos filmes como "Cinema Paradiso". Só quem ama cinema pode sentir este filme.
    Posso dar uma dicas? Aí vão:

    Cidadão Kane
    Ladrões de Bicicleta
    Tempos Modernos
    Quando voam as cegonhas
    Dodeskaden
    A Noite Americana
    Se...
    Vergonha (Bergman)
    Entre Deus e o Pecado
    Gaviões e Passarinhos (Pasolini)
    Todos de Luis Buñuel

    Depois lembro de outros. Siga em frente!
    Bjoo!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que bacana! Eu queria ter tido uma Anna Vitória na minha época de escola pra me proporcionar isso e me fazer perceber o quanto gosto dessas coisas de cinema e livros. Parabéns, Anninha!

    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Anninha, querida. Fechei o blog temporariamente. Não sei se reabrirei, não sei se farei outro, enfim. Por enquanto, ele está só para convidados. E eu gostaria de te convidar para o acesso. Você pode me dar um e-mail (acho que tem que ser gmail) pra que eu possa te convidar? Pode ser lá via twitter mesmo.

    Beijo. :)

    ResponderExcluir
  21. Poxa, que bacana! Teria sido o máximo ter um evento desse na escola na época que eu ainda estudava...Eu também era dessas alunas que queria implantar coisas no colégio e tal, mas a única coisa q eu consegui foi um fanzine que morreu logo depois que eu me formei haha! Espero que o seu vá mais longe :D
    beijo e parabéns pelo clube do filme!

    ResponderExcluir