terça-feira, 9 de novembro de 2010

Não consigo não falar do Enem

Fiz o Enem mais pra ver qual era e pra deixar meus pais felizes do que qualquer outra coisa, tanto que nem me inscrevi pro vestibular da UFU - a universidade adotou o Enem como primeira fase. Não tive problema algum durante a realização da prova, o erro dos gabaritos foi percebido logo no começo e em menos de meia hora já apareceu um fiscal dando as orientações corretas.

O que percebi foi um despreparo enorme por parte dos fiscais. Só avisaram para desligar o celular, nada de exigir que ele tivesse embaixo da carteira ou com a bateria pra fora; a maioria das meninas foi de bolsa e não houve pudor algum de futricar nelas a todo momento, na maioria das vezes pra tirar um pouco da cesta básica que carregavam ali, nunca vi precisar levar todo um estoque de comida pra se fazer prova; um enorme número de pessoas usando relógios, pulseiras, etc; não havia revista no banheiro, a fiscal esperava de fora com sua identidade na mão e se você estivesse com uma apostila embaixo da blusa, passaria despercebida; no segundo dia as provas foram entregues de forma que todos na mesma fileira horizontal recebessem o mesmo caderno, ou seja, as pessoas sentadas do meu lado tinham exatamente a mesma prova que eu.

Achei a prova, no geral, bem feita. Desconsiderando os erros de algumas questões, gostei bastante do que foi cobrado. Haviam questões bem, bem estúpidas, principalmente na prova de Matemática (!!) e de Ciências Humanas, conteúdo de nível Fundamental. Gostei especialmente da prova de Códigos e Linguagens, a maioria dos textos eram interessantes e atuais, as questões eram fáceis, mas creio que pra uma prova universal é insensato (apesar de essa coisa de nivelar um tanto quanto por baixo não ser coreta) puxar demais. O tema da redação era fácil, mas achei a proposta um tanto quanto vaga, principalmente por causa dos textos motivadores que abriam espaço para dezenas de propostas de texto diferentes.

Sobre a polêmica do possível cancelamento: não me afetou tanto e eu nem gastei neurônios me estressando tanto por isso, afinal eu só perdi um final de semana e minha coluna ainda está dolorida pelo tempo que passei sentada. Não vou morrer por causa disso. Só que aí me ponho no lugar de quem precisava da prova. De quem passou um ano ou mais estudando firme, seja por conta própria, no cursinho, com professores particulares... Por blogs e por Twitter acompanho a rotina de um monte de vestibulandos, e fico pensando o quão desastroso deve ser, depois de todo o esforço, pensar em ter que fazer a prova de novo ou sei lá qual decisão o MEC irá tomar. Não sei qual a melhor coisa a se fazer. Se outra prova é aplicada aos candidatos lesados, certamente haverão candidatos oportunistas prontos pra recorrerem na justiça alegando (e não estarão errados) que se a prova é universal, todos tem de fazer a mesma, logo uma ou outra prova não teria validade. Fazer tudo de novo? E quem bancaria isso? Cobrar inscrição de todo o pessoal novamente? Esquecer o Enem? Mas e as universidades que optaram por ele como único método de seleção, fazem o quê? Organizam um vestibular em 40 dias?

Fato é que a prova já perdeu sua credibilidade. Fico imaginando a quantidade de universidades que vão pular fora dessa canoa furada ano que vem. Errou uma vez, beleza, era a primeira vez e errar é humano. Errou a segunda? Pera, tem alguma coisa muito errada. É impossível aplicar uma prova, uma mesma prova, pro Brasil inteiro e esperar que isso fique a prova de erros. Uma professora minha disse muito bem, erros acontecem sempre e em todos os vestibulares, mas o universo de estudantes é pequeno se comparado com o do Brasil todo, e a repercusão é menor.

A ideia do Enem seria louvável se fosse bem realizada. É o tipo da coisa que pode dar muito certo ou muito errado. Já estamos vivendo as experiências dos erros. O Inep agora deve mais é que limpar a bagunça e agir com calma. Seriedade e compromisso, é tudo que o Enem mais precisa pra dar certo. Enquanto ele continuar a ser realizado da maneira atabalhoada e quase chutada que tem sido, mais erros virão. Quero ver quem terá paciência de pagar - literalmente - pra ver.

16 comentários:

  1. Comigo também não teve nenhum problema. Acontece que eu preciso muito do Enem para contar nota da federal. E me deixa muito frustrada pensar em fazer a prova de novo. Por um lado é bom, pois aí eu poderia estudar mais um pouco e me sair melhor, mas não sei se a federal do meu estado vai aceitar as notas do Enem tão em cima da hora. É muito dificil isso, mas confesso que não fiquei surpresa. Sempre tem algum erro, quer dizer, sempre não. Desde que o Enem mudou...
    Bom, sei lá. Ta fácil pra ninguém. haha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Então, não fiz o enem, mas como vc disse acompanho muita gente que precisa da prova e confesso que a proposta do enem veio muito mudada, de inicio era só : Exame do ensino médio, para verificar seus conhecimentos de ensino médio mesmo , mas veio forte, talvez para até substituir o velho e dinossauro dos vestibulares, mas como vc disse : Enquanto ele continuar a ser realizado da maneira atabalhoada e quase chutada que tem sido, mais erros virão. e esperar que uma UFC por exemplo leve a prova em consideração como vestibular, sei não viu!!
    mas é isso. Brasil!!

    beijo grande !!

    ResponderExcluir
  3. "não havia revista no banheiro". Eu fiquei pensando porquê diabos teria revista nos banheiros, depois que fui entender, HASUIDHIASDHIASHDIUAS :$. Na Universidade daqui, pra ir ao banheiro durante a prova, a pessoa vai com o fiscal de sala e tem que deixar a porta aberta e o fiscal fica olhando. Na hora de ir embora, tem bolinhas e mais bolinhas de cola nos lixos.
    Eu acho que o maior problema do Enem é a questão do tempo. Hoje mesmo, meu professor de Matemática do cursinho tava falando que fez Enem e que no segundo dia, ELE levou 2hs30min só pra fazer a prova de Matemática e ainda errou cinco questões. E no final das contas, sobraram 40 minutos pra ele fazer a redação. No segundo dia, ele acertou 75 questões.
    E o outro problema, que já não é do Enem em si, mas do sistema público de ensino de forma geral, os alunos da rede pública acertam, em média, 30% das questões.
    Sobre a possibilidade de haver uma nova prova, a data prevista para a aplicação das provas "bateriam" com a data de muitos vestibulares do Brasil.
    Graças a Deus, a Universidade daqui pulou fora do Enem assim que houve a mudança. Então, os vestibulandos não foram prejudicados em nenhum dos erros. Problema é pra quem tenta outras Universidades, principalmente as Federais, né? :T
    Foda isso. Me deprime bastante. Um ano pra organizar uma prova pra dar nisso, pela segunda vez seguida?
    É um sistema a ser questionado. E, na minha singela opinião, é um sistema muito falho, mesma que não haja erro algum. Tudo pela questão do tamanho da prova e do nível de concentração que um estudante por atingir que é em média 1min/1ano. Uma vez, fui a uma palestra de neurociência em que o professor explicou direitinho porque o Enem está fadado ao fracasso. Virei fã do cara! :b


    Beijos, Anna.


    ps: desculpe o pós-post e os prováveis erros ortográficos.

    ResponderExcluir
  4. Request-URI Too Large
    The requested URL /2010/11/consideracoes-respeito-do-enem.html... is too large to process.


    Era, realmente, muito grande. :T
    Odeio perder comentários!

    Mas, em síntese, eu disse que sou absolutamente contra o Enem. Mesmo que a prova sejja super-mega-ultra-power-bem elaborada.


    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo: Universidade Federal do Ceará (UFC): adotará o Enem como fase única. coitados !! de quem fez. (futuro incerto por enquanto!!) será mesmo que ainda vai ....??

    beijo Aninha !!

    ResponderExcluir
  6. Ei Anna.
    Ano passado quando o ENEM foi adiado, mudaram a localização da minha prova, que seria do lado da minha casa, e passou para um bairro mega longe, o que, se tratando de São Paulo, dificultaria imensamente as coisas. Eu já tinha passado na faculdade, e então, decidi não ir. Esse ano ao ver tudo isso que aconteceu, pensei o mesmo que você: Uma vez tudo bem, duas já é apelação. =S
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acho que a melhor atitude era acabar com o ENEM e criar algo novo. Fato que é necessário ter uma avaliação geral, mas até mesmo o nome já está bem queimado.

    Além do que, acho que o Ensino Fundamental também deveria ter sua prova. Para os dois segmentos.

    ResponderExcluir
  8. E eu ainda soube que o presidente disse que o Enem foi muito bem sucedido --'

    ResponderExcluir
  9. Pois é, eu fiz o ENEM quando ele ainda era uma mera opção. Lá em 2001, 2002. E odiei, pois não era bem elaborado, as questões eram gigantemente enormes e só saí de lá exausta, sem nem saber quem eu era.
    Juro que quando vi que, mais uma vez, essa budega deu pau, eu ri. E logo depois me revoltei. A UFOP adotou o ENEM inteiro como método de seleção e, bom... já estamos vendo a consequência das coisas. Que eles consigam fazer algo que, ao menos, dê certo da próxima vez.
    Beijo, dona Anna.

    ResponderExcluir
  10. Anna, então somos duas! Todo mundo chega pra mim e diz, 'Ai, para de falar do ENEM'. É praticamente impossível NÃO falar. Eu também fiz e achei que as questões de química estavam muito difíceis. A de Linguagem e Códigos é sempre minha preferida, é a área em que me dou melhor. Confesso que quando chegou na parte de matemática eu já estava super atrasada então me atrapalhei bastante. O pior de tudo é se dedicar tanto para tão pouco. Porque bem ou mal ele foi suspenso. Enfim, adorei o post e o fato de você ter abordado o assunto. Beijões :*

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu tenho visto essa polemica pela tv; nao tenho muito o que dizer, apenas acho que a prova deveria ser refeita somente para os que foram prejudicados e nao pra todo mundo de novo.
    Acho que se cancelar e fizer outro, ae sim vai perder credibilidade total.. isso eh uma das coisas que tem melhorar no nosso pais neh? organizacao JA!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu faço ENEM desde 2004. Não que isso seja motivo de orgulho. Aliás, eu nem deveria ter dito isso porque, né, muita vergonha depender de ENEM desde 2004. Enfim. Nunca funcionou muito bem, a começar pela escolha dos locais de realização da prova, SEMPRE me manda pra uma terra distante de povos desconhecidos e cultura questionável. Não que eu more na civilazação, mas...
    Só sei que quando finalmente (!) consegui uma bolsa no PROUNI a burocracia foi tanta que acabei perdendo por falta de documentos, xerox e comprovantes de milhares de coisas.
    Depois de tantos anos de experiência (!) só posso dizer que ENEM é chover no molhado.

    ResponderExcluir
  13. Eu não fiz o ENEM, mas todo mundo que fez que eu conheço ficou muito arretado, e eu também, poxa aqui onde eu moro um monte de gente se sacrificou para sair de sua cidade pra fazer em outro lugar, passou horas em salas desprepaeradas sem nem ventilador, ficou com uma dor de coluna terrível. Essa prova do ENEM é uma prova de fogo por sí só, o tempo, a pressão, o desconforto o cansaço e ainda ocorrer todos esses erros. É muito revoltante, e aqui na Paraíba ainda tão querendo botar o enem na federal. Espero que dê tudo certo, que aprendam com ess novo erro, pois todos perdem com essa falta de competencia.

    ResponderExcluir
  14. Anna,
    comentei com alguém que o maior problema mesmo é a perda da credibilidade do exame e tudo o que isto implica... é uma pena. Na minha época não tinha ENEM e as coisas eram bem mais complicadas. A modernidade traz facilidades, mas são boicotadas com nosso próprio "retardamento"... Pior pra nós mesmos.
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Concordo em tudo que vc falou! Eu não acredito mais no Enem!

    ResponderExcluir