sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

365 dias com 2010


Dos muitos momentos de 500 Days Of Summer que me marcaram profundamente, um deles me veio na lembrança nesse fim de ano. Em uma cena a irmã do Tom fala que para que ele esqueça a Summer, ele deveria começar a se lembrar dos momentos ruins que eles passaram, das vezes que a conduta dela desviou da perfeição da qual ela era feito escravo, para que ele enxergasse que a relação deles não era perfeita e ideal como ele imaginava ao manter na memória só os momentos felizes.

Tenho comigo hoje a sensação de que 2010 foi um ano ok. Por ok vocês entendam: passou longe de ser ótimo, mas também não ouso dizer que foi péssimo. Entretanto, se paro para pensar no por que de tamanha falta de graça, vejo na minha retrospectiva mental apenas os momentos felizes, as risadas, os shows, as conquistas, as boas notas, as festas e saídas e outras coisas que documentei fartamente aqui ao longo dos meses; daí eu ponho a mão na cintura e vos pergunto onde está o ok nessa história, a falta de graça e o mais ou menos? Dito isto, compartilho com vocês uma das grandes descobertas desse ano, feita por mim em relação a mim mesma: eu sou uma pessoa otimista.

Muitas vezes as pessoas confundiam - e até eu me julguei de forma equivocada - a minha mania de sofrer e agonizar por um leite que nem derramou com pessimismo. Porém, só quem já me viu em momentos de crise sabe que quando a coisa aperta eu tenho um troço muito forte em mim que me faz crer com unhas e dentes que as coisas vão dar certo, porque elas simplesmente tem que dar certo. Eu só não percebia isso porque perco muito tempo sofrendo pra valer com coisas que nem aconteceram, com a prova que eu ainda nem fiz mas sei que vou tirar zero, com a coisa que eu nem disse mas sei que vai dar em briga, e isso é um saco. Só que quando me lembro das coisas que passaram me esqueço das desventuras rapidinho e ponho a mão no queixo e reflito: por que estou reclamando, já que tive um ano tão bom?

Viram só? Otimista, half full, bright and shiny.

Sendo assim, a principal coisa que desejo pra 2011 é me lembrar é disso mais vezes, com frequência, de forma obsessiva se for preciso, e não perceber que o copo tava meio cheio só depois que bebi de guti-guti.

Feliz ano novo!

17 comentários:

  1. Eu tinha feito uma super reflexão de final de ano aqui, mas o blogger comeu.
    Então, dessa vez, só vou te desejar um 2011 cheio de conquistas e bençãos Divinas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa Anna, você acaba de me descrever! Mas eu sempre consegui me considerar otimista, mesmo sofrendo DESESPERADAMENTE por uma prova que ainda não fiz, e coisas que não falei mas sei lá como tenho certeza que vão resultar em brigas. Sou exatamente assim, e também sempre preciso me lembrar de beber mais animadamente a metade cheia do copo! Feliz ano novo pra nós! Que ele seja muito mais que simplesmente OK, e que saibamos ver isso!

    ResponderExcluir
  3. Se você esquecer de ser otimista eu vou te lembrar, hein, Anna Vitória. haha
    Um bom ano novo pra você, sua fofa!
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna!

    Gostei do seu post e principalmente, da sua descoberta interior. Eh sempre bom se redescobrir! ou se reconhecer.
    Que seu otimismo passe para todos a sua volta, inclusive pra mim! rs...

    Otimo 2011 pra vc; carregado de bencaos, realizacoes, mta saude e amor!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. E que 2011 seja muito melhor que 2010, afinal, é 11 não é? #piadafail rs

    Enfim, Passei só pra desejar um Feliz 2011 e que você SEMPRE lembre da sua força ok?

    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  6. Considero-me uma pessoa otimista também, apesar de tudo, haha. Antes eu era mais depressiva, mas melhorei. Que estes 365 dias sejam os melhores, para mim e para você. Espero muitos outros posts incríveis como sempre! Beijão :*

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh, vc me fez pensar. Eu sempre me achei mega pessimista, mas até que me identifiquei com essa sua descoberta! Será que dentro de mim há uma veia otimista tbm? hahha
    beijo e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  8. É realmente formidável que tenha feito essa descoberta sobre si antes de entrar no novo ano, já que assim você pode agora tanto aproveitar melhor 2011 e os anos vindouros quanto suas lembranças! E, olha, você já pode se considerar vitoriosa pelo seu otimismo, não é muito fácil encontrar quem se agarre tão fortemente na crença de que tudo ficará bem.
    Sofrer por antecipação é bastante comum e, às vezes, parece até inevitável criar expectativas e suposições sobre coisas que ainda virão e, pior, se martirizar com isso. Entretanto, penso que vale a pena tentarmos evitar esse tipo de pensamento porque, na verdade, a vida geralmente nos surpreende e acaba acontecendo bem diferente do que a gente imaginou. No final, acho que mesmo o que acaba nos decepcionando - como uma nota ruim ou uma briga por algo que foi dito - acrescenta algo na nossa vida. :)

    Espero que você esteja otimista para 2011 e que seja um ano o qual, no próximo 31 de dezembro, você se lembrará contente com orgulho e nostalgia!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Anna, seu post de ano novo me lembrou o meu! Essa coisa de se redescobrir otimista, sabe? Um ótimo 2011 pra nós, muito mais que apenas ok, um ano doce e divertido! Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei .Acho que sou de lua: sou otimista e e pessimista ao mesmo tempo. O que me definiria é o tal do "E se..": e se der tudo errado? e der tudo certo? e se..?
    Simples assim, complicado assim. Então eu vivo relaxando e me exaltando. Mas no fundo, eu penso posiitivo. E quando dá crto, é claro que eu solto a máxima: "Eu não disse? =D".
    Mas um ótimo Ano Novo, cheio de paz, saúde, muito amor e muitas felicidades.
    Beeijão! (ahh, te linkei no meu blog. pra sempre visitar aqui xD)

    ResponderExcluir
  11. Ficar calma no meio de crises é sinal de uma infância instável, segundo Meredith Grey haha.
    Também sou muito assim, sofrer desesperadamente antes mesmo de acontecer algo de errado, deve ser normal, sou muuuuuito ansiosa, mas sempre aparece um eu-otimista e me sacode pelos ombros e diz "tudo vai dar certo".

    Um ótimo 2011 pra você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, Anna! Trate de lembrar disso sempre! hehehe. E um feliz 2011 pra vc tbm. Foi muito bom conhecê-la por aqui e espero que 2011 possamos estar juntas novamente, através do blog, do twitter, das cartinhas e quem sabe um dia pessoalmente, rs.

    Beijos!!

    PS: Quanto ao seu comentário no meu blog: dou aula numa escola de japoneses. A cultura é japonesa, temos brasileiros, mas são minoria. É bem diferente, sabe?! E muito gostoso trabalhar lá. Qualquer dia conto detalhes por carta...rs.

    ResponderExcluir
  13. 2010 foi um ano de conquistas, sobretudo no colégio e no meu etágio. E fiquei muito atarefada tambem. Fiz minha casa de pensao, como sua mae falou de você, mas no fim dera tudo certo e acabei satisfeita.
    Pelo modo como o ano começou, acho que por aí vem surpresas.
    Um beijo moça, feliz Ano-Novo!

    ResponderExcluir
  14. Você jura que é otimista? Vou aproveitar dessa afirmação em público sua pra poder cobrar palavras otimistas todas as vezes que a gente se encontrar e eu te contar algum problema MUHUAHAHA

    um ano excelente pra nós, e que a gente faça mais "reuniões de pauta" (não no praia, porque aquela ultima vez que fui, foi a última da minha vida!). Que tenha mais noites de farofas, açaís e encontrinhos pra comer miojo com atum.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. FELIZ ANO NOVO!
    Totalmente sem expectativas, que 2011 seja realmente bom!

    ResponderExcluir
  16. Anna, sabe o post de cima? Enquanto eu lia estava ouvindo a música da tua mixtape, do Jon Foreman. JURO!!!! E depois de uns minutos é que caiu a ficha que é exatamente a mesma música que vc cita no texto... life´s weird!!!!
    Quanto à este post, eu te digo o que fico dizendo pra mim mesma: Páre de se torturar à toa, florzinha!!!
    super beijo com carinho.

    ResponderExcluir