domingo, 20 de fevereiro de 2011

Acho que sou impressionável

Não contém spoilers

Semana retrasada, quando Cisne Negro chegou aos cinemas, a Folha trouxe o filme como capa do caderno Ilustrada e, depois de uma reportagem sobre ele, duas críticas, uma do André Barcinski, que adorou, e outra do Inácio Araújo, que odiou. Este último ainda adicionou que é um filme que impressiona os impressionáveis por abusar de clichês e lugares-comuns e, no seu blog, adicionou que Natalie Portman parece estar com problemas intestinais. Já Antonio Prata postou que Darren Aronofsky, diretor do filme, vende jujubas disfarçadas de trufas em seus filmes, ou seja, faz um trabalho absolutamente normal, com nada de inovador, mas vende como uma obra grandiosa e profunda e todo mundo acredita.

Li essas coisas e não pude deixar de pensar comigo mesma, meio desanimada: "Poxa, então eu caí na pegadinha?", "Então eu sou impressionável e me deixei levar tanto por um filme que, na verdade, não era essa coisa toda?" Vejam bem, todas as críticas contra Cisne Negro foram muito fortes, com um toque malvado de desprezo, dessas que deixam qualquer mortal que gostou do filme meio constrangido, ainda que a gente saiba que a culpa não é nossa e que muito provavelmente o problema está no crítico porque, convenhamos, críticos são meio chatos e não se impressionam com quase nada.

Eu gostei muito do filme. Gostei muito mesmo. A história - garota ingênua, virginal e obcecada pela perfeição que precisa encontrar seu lado negro da Força para uma apresentação de ballet - pode até ser batida, a gente já viu isso antes. Entretanto, o modo como ela é contada e a evolução da personagem ao longo da história não deixa de ser interessante, intensa, maluca e até meio assustadora. Natalie Portman está fantástica como Nina. Inácio Araújo que deve ter problemas intestinais, porque haja implicância pra não enxergar como ela está boa no papel; isso sem contar no quanto ela se preparou para interpretar a frágil bailarina, treinando em ritmo frenético por um ano inteiro - deu tempo até de ficar noiva e engravidar do coreógrafo! Além dela, temos coadjuvantes também ótimos (beijo Winona Rider!), belo figurino e fotografia, cenas de ballet maravilhosas e, claro, a trilha sonora inspirada em Tchaikovsky e não poderia casar melhor com o filme. Música pesada, intensa e grandiosa.

Disse tudo isso, mas né, perto de um crítico ou entendido de cinema, que nível de conhecimento eu tenho? Nenhum. Vai que seja mesmo trabalho pra impressionar a massa impressionável, que tem mania de achar profundidade em todo e qualquer melodrama clichê só por causa de uma fotografia bonita, que seja. Quando o filme terminou, fiquei presa na cadeira, meio descabelada, literamente arrepiada. Os últimos vinte minutos do filme, o clímax da loucura de Nina, o maravilhoso frame final... como seguir com a vida depois disso? Rolou toda uma experiência naquela sala de cinema. Talvez eu seja impressionável, mas não me incomodo com isso, se me prometerem que nunca vou parar de sentir, e viajar, e me entregar aos filmes.

E para os que acharam que não foi o suficiente, muito barulho por nada, se torturem aí e imaginem só como seria se o Kubrick fosse o diretor. Imaginem essa história na mão desse homem, ia dar muito (mais) medo.


* Esse poster lindo é uma versão minimalista que achei, aqui você acha os outros indicados a melhor filme!
** Se quiserem saber toda a história do filme e ainda a história do ballet Lago do Cisnes, deem um pulo no blog da Joana, que é bailarina, deu uma esclarecida sobre o roteiro e ainda contou sua opinião sobre o filme.

24 comentários:

  1. Poxa, eu só li críticas ruins que não abalaram em nada a minha opinião sobre o filme. Gostei mesmo, muito e veria de novo e de novo e de novo.
    Pensei que só comigo acontecia isso de ficar constrangida por gostar de um filme que nenhum crítico gostou. Mas que se dane os críticos.
    E o gosto que não se discute, fica onde? haha.
    Beijo Anna.

    ResponderExcluir
  2. Anna, eu não curti o filme tanto assim. Não sei se porque achei um bocado pretencioso, ou porque ando sem saco pra esse tipo de filme que finge ser complicado (ou que é até complicado de verdade). Ando numa fase de ver bobagem mesmo, então minha opinião não conta muito.
    Mas gostei da atuação da Natalie, não gostei do papel, mas achei que merece reconhecimento porque é bem claro que ela se esforçou muito pra chegar a esse resultado.

    ResponderExcluir
  3. Olha, Anna, se você é impressionável, eu também sou. E minha irmã também. E olha que minha irmã curte coisa densa (muito mais do que eu, veja bem), não se abala por pouco. Saímos do cinema sem nem saber o que pensar ou dizer... pra mim esse filme é sensacional. Ponto. Natalie Portman merece o Oscar. Ponto [2].

    Beiiijo

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que acho disso tudo, Anna? Simplesmente as pessoas esperavam demais desse filme. Eu tinha visto o trailer há algum tempo, mostrado por meu roommate bem aleatoriamente, fiquei interessada e esperei tranquila pela estreia. Mas parece que o resto do mundo se empolgou com o frisson que o filme causou na internet e simplesmente esperavam a maior obra da história do cinema. Se as pessoas não falassem demais, não precisariam ser tão exigentes. Preguicinha disso tudo! E adorei o filme, a Natalie tá ótima.

    ResponderExcluir
  5. Ei Anna! Eu não vi esse filme justamente porque eu sou facilmente impressionável, e não tenho voragem de assistir nada que possa me deixar com um pingo de medo, por mais que me falem que o filme não assusta. E eu concordo que os críticos sempre tem algo de ruim para falar, e que eu assumo numa boa a minha opinião, que geralmente é diferente da deles, acho que como jornalista não vou servir pra isso, hahahaa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu achei o filme muuuito superestimado, é um bom filme e só. Não é o tipo de filme que eu assistiria mil vezes. Concordo com a Irena, parece muito pretensioso.
    Eu seria uma péssima crítica de cinema, qualquer filmezinho bobo que eu gosto eu já exalto e os que eu não gosto, eu pego birra, muita birra.

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Então o filme é de terror? Estava aqui querendo ver já... Mas não vai rolar se for.

    Sabe o que eu acho desses críticos? Que ele são uns amargurados! Eu já me dei muito mal indo em conversa de crítico de cinema e de uns tempos pra cá decidi ter minha própria opinião independente. Afinal, eu sei o que é roteiro, fotografia e história e tenho minhas preferência sobre cada um. Precisa mais?

    ResponderExcluir
  8. Ih, prefiro nem imaginar o Kubrick com um filme desses nas mãos uahuauahahua Não dormiria por uma semana.

    Sempre achei o Inácio Araújo meio idiota... Enfim, obrigada por linkar o post lá do blog, flor! :)

    ResponderExcluir
  9. Ah, então eu sou impressionável e meio. Sou suspeita pra falar por que eu amo os trabalhos da Natalie, mas foi incrível.
    Também fico abalada com críticas, mas geralmente é só na hora. Se eu gostei, gostei e pronto. rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente? Cisne Negro, pra mim, não foi grande coisa. O filme é bom, sim, a Natalie estava mergulhada na personagem e Winona Rider estava simplesmente perfeita, mas o filme não é merece tanto fuxico como anda causando. Sei lá, isso na minha opinião. Não me impactou nem nada. Agora ficar concordando com críticos de cinema também é forçar a amizade, sempre acho eles uns frustrados sem vida sexual. Detesto críticos.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler um post no Isadorable falando sobre o filme. Fiquei com vontade de assistir justamente porque defendo os clichês impressionáveis. Acho que filme (ou qualquer outra coisa) bom é justamente aquele em que há, como você mesma citou, uma entrega por parte de quem assiste. Que se danem os críticos, quando se trata de coisas que nos agradam, somos as melhores especialistas. ;)

    ResponderExcluir
  12. Críticas ruins não abalaram em nada minha vontade de ver o filme, principalmente com tantos elogios que ouvi de amigos e, agora, esse seu post.

    Vou tentar ir ao cinema ver por mim mesma ainda essa semana, mas não consigo me imaginar não gostando. De um jeito ou de outro, quero conferir por mim mesma.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Cara, então eu também sou impressionável ein? rs

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tive a oportunidade de assistir Black Swan. Mas acho que vou gostar. Estou muito curiosa. Acho que sou impressionável e ponto final hahaha

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha do Barcinski...Eu vi o filme na estréia..sozinho em uma sala com 7 pessoas.

    Gostei muito do filme...gostei de como a trilha sonora ajuda o filme a ficar tenso...fazia tempo q eu não sentia isso no cinema...e olha q eu vou toda a semana.

    Apesar de ser um filme muito bom, não vejo ele como um filme pra muitos...vejo ele como um filme pra poucos...pq nem todos vão sentir a emoção na cena final.

    Gostei do Blog

    ResponderExcluir
  16. Anna, ainda não fui assisti o filme, mas também li críticas pesadíssimas em relação ao mesmo. Clichê ou não, ainda me parece interessante e estou louca para assistir.
    Tem uma coisa pra você lá no blog. Relaxe, não é um meme, mas uma crônica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Anna, estou com você em relação às sensações sobre o filme. Me arrepiei muito nas cenas finais, quase não respirava. Fiquei bastante envolvida com a história e com a evolução da personagem. Achei maravilhoso de verdade. E a trilha
    Acho que os críticos estão com uma birra feroz com o diretor a ponto de não admitir que ele realmente cumpriu seu dever: fez arte.
    Beijos. =)

    ResponderExcluir
  18. O meu namorado saiu da sala do cinema falando "esse diretor é um gênio, fez todo mundo amar um puta filme clichê e eu ainda nem posso falar que odiei porque você viu aquela cena lésbica, amor?". Eu achei esse o filme mais pertubador que eu já vi e sinceramente passei de adorar a detestar e depois adorar. É um filme muito bom sim apesar dos muitos clichês.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Vou assistir o filme e depois volto pra cá pra comentar, combinado? Esse seu post me deixou curiosa como os 847 tuites na minha timeline ainda não haviam me deixado! ;)


    Já estou baixando aqui!

    Beijo, sua linda!

    ResponderExcluir
  20. Também sou impressionável então. Eu e quase todos que estavam comigo no cinema - consegui sentir a tensão dos outros no ar, se posso usar um clichê. O fato de alguns não gostarem de um filme não é nada demais, afinal a arte não é sensorial, sentimento? Então depende de cada um... Agora, uma coisa é certa, tem muito crítico que faz uma análise do filme e não lembra do básico: a reação que a história causa nas pessoas. Bom post! =)

    ResponderExcluir
  21. Eu sou mais uma pessoa impressionável pra sua lista! rs... vi o filme com o namorado e nós gostamos muito. A Natalie está ótima: vai de sutil à feroz, de etérea ao contrário...
    Quem assiste literalmente entra na mente da personagem e isso é o que eu achei de mais legal no filme!
    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Concordo com tudo o que você disse: então somos pessoas que se impressionam fácil. Não consigo engolir isso. Sério, o filme é incrível!

    ResponderExcluir
  23. Pode não ser crítica profissional, mas fez sua crítica de qualquer forma o que me deixou com mais vontade ainda de assistir a esse filme. Quero saber se ele é tão bom como tantos falam, ou ruim, como tantos falaram também.
    Bjitos!

    ResponderExcluir