segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Heaven Knows I'm Miserable Now

"What came first, the music or the misery? Did I listen to music because I was miserable? Or was I miserable because I listened to music? Do all those records turn you into a melancholy person?"
Nick Hornby (High Fidelity)

Em termos de mixtapes, acho que a mais clássica de todas é aquela com o conjunto de músicas que nos embala quando estamos no fundo do poço. Ou quem sabe com a seleção que nos ajuda a alcançar o fundo, como questiona Rob Fleming, no trecho acima, retirado do (ótimo) livro High Fidelity, do Nick Hornby - que li recentemente e me apaixonei.

Morria de medo de fazer uma mixtape de fossa porque eu meio que gosto de músicas tristes e melancólicas, e não fico necessariamente deprimida ao ouví-las. Aliás, algumas me deixam bem feliz. Radiohead e The Smiths, por exemplo, conhecidas como bandas que fazem músicas que levam o pessoal às lágrimas, são bandas que me deixam estranhamente feliz, porque me remetem a coisas alegres, bons momentos. Por outro lado, existe música por aí que ninguém acha triste, mas que me deixa realmente mal. Como unir meu gosto pessoal com os apelos tristonhos gerais da nação? Juro que tentei.


01 A Letter To Elise - The Cure
02 For No One - The Beatles
03 Palhaço - Nelson Cavaquinho
04 Fool That I Am - Etta James
05 Unravel - Björk
06 Where Is My Love? - Cat Power
07 Eternidades Ocasionais - Lestics
08 I Know It's Over - The Smiths
09 Nicest Thing - Kate Nash
10 Sentimental - Los Hermanos
11 Needles & Pins - Ramones
12 What Sarah Said - Death Cab For Cutie
13 Vento No Litoral - Legião Urbana
14 Pretty Things - Rufus Wainwright
15 Outra Canção Tristonha - Thiago Pethit
16 Keep Your Head - The Ting Tings
Menções honrosas:
Heaven Knows I'm Miserable Now - The Smiths
Nothing Compares 2 U - Sinead O'Connor

Tava rebeldinha e não fiz contra-capa. As menções honrosas são para músicas famosas do cancioneiro tristonho e que não encaixaram na mixtape, mas nem por isso consegui deixar de fora.

9 comentários:

  1. Oba! Baixando (:

    annoca, tomou chá de sumiço esse fds heim?

    ResponderExcluir
  2. Sabe, adoro essas mixtapes, porque sempre acabo descobrindo uma música ou outra, que talvez por preconceito com o artista, preguiça ou outro motivo não conhecia, mas que felizmente tive a sorte de ouvir num mixtape e agora não sai da minha playlist ^^
    Vou correndo baixar também!

    ResponderExcluir
  3. Já fiz o download! Adorei a mixtape anterior :D
    Sabe que The Smiths também me deixa feliz? Passo longe da tristeza ouvindo Smiths, falando nisso tenho uma camiseta feliz deles haha. E tenho de dizer que colocar What Sarah said garantiu o efeito fossa que você queria, yaay Death Cab!
    Também estou com vontade de fazer uma mixtape.

    O livro Melancia chama Melancia porque a protagonista, Claire dizia estar em o formato de melancia depois do parto e durante a fase deprê dela, depois passou, só isso.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Também adoro músicas tristes e melancólicas, HAHA.
    Baixando...

    ResponderExcluir
  5. Layout nooovo! Me sinto nua! hahaha
    Gostei, gostei, gostei =)

    Mixtapes!!1 EU QUERO! Baixando...
    Radiohead nem sempre me deixa na fossa, mas ele contribui pra dias nublados dentro de mim. Los Hermanos, fofíssimos! Faz MUITO tempo que não escute :*

    ResponderExcluir
  6. Falou em música fossa, falou comigo! Sou completamente viciada e, assim como acontece com vc, elas não me deixam deprê. Pelo contrário, até! Vou baixar já essa playlist!
    Ah, vou deixar a dica aqui de uma música fossa que conheci há pouco tempo em Grey's Anatomy e achei lindíssima (aliás, GA tem cada música fossa...): http://www.youtube.com/watch?v=VdYik-9tyVw

    bjo!

    ResponderExcluir
  7. Anna, será que você me permitiria usar algumas das tuas tags no meu blog? Achei bacana, e se não se importar...
    Ah, e amei as músicas do mixtape.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei marcando esse post como "item não lido" no meu Google Reader um tempão, para vir aqui quando eu tivesse tempo de baixar a setlist e escutá-la.
    Gostei Aninha... Mesmo o gostar não combinando muito na minha opinião com a palavra "fossa". ;)

    Bjitos!

    ResponderExcluir