segunda-feira, 11 de abril de 2011

Revolução Russa

Sábado fiz onze provas. Dessas, três eram de História: uma sobre história dos Estados Unidos, outra sobre Era Vargas e a última sobre Revolução Russa. Amo os três assuntos, mas o último é de longe o meu favorito. Adoro revolução russa e ando numa vontade maluca de ler Os 10 Dias Que Abalaram O Mundo, mas isso é caso pra outro post. Um dos principais motivos pra eu gostar tanto do assunto é por causa do filme Anastásia, que depois de Branca de Neve, é meu filme de princesa favorito de todos os tempos.


Pra quem não sabe, Anastásia era filha do czar Nicolau II, que foi morto junto com toda sua família (incluindo a filha) quando estourou a Revolução de Outubro e Lênin subiu ao poder. No filme, entretanto, Anastásia e sua avó conseguem escapar por uma passagem secreta com a ajuda de um garotinho da criadagem, mas acabam se perdendo uma da outra no caminho, quando a princesinha cai do trem e perde a memória. Anastásia é criada como Ania num orfanato, sem fazer a menor ideia de sua origem nobre, e aos 18 anos resolve procurar sua família. Nesse caminho ela encontra Dimitri, um cara gatinho que quer levá-la até a avó - que está oferecendo uma recompensa a quem encontrá-la. Além disso, ela ainda precisa fugir das armadilhas do bruxo Rasputin, que planeja acabar com toda a dinastia Romanov.

Eu amo a história, amo as músicas, amo a Anastásia e amo o Dimitri, mas o Rasputin, de longe, é meu personagem favorito. Não sei porque gosto tanto dele, mas acho que é porque ele é um desses vilões malvados porém cômicos e desde sempre eu dou muita risada com ele. Às vezes desconfio que eu tenho um humor puxado pro retardado, já que dou muita risada de coisa muito besta, como na cena que Rasputin, todo decrépito, começa a se desmembrar, enquanto se lamenta: "Estou me desfazendo... em pedaços!". Quando meu professor de História passou o filme pra gente, juro, eu não me aguentei e comecei a chorar de rir da cena, passando a maior vergonha. E a música mais legal do filme também é a do Rasputin, "No escuro da noite".
TENSO
A grande coisa legal disso tudo é que o Rasputin existia de verdade! Eu sabia disso desde a oitava série, mas não tinha muita ideia de como ele se inseria na história real da revolução, e foi isso que descobri lendo um daqueles boxes das apostilas estilo "Saiba Mais" que a gente costuma ignorar porque não caem na prova. Citando a apostila, Rasputin foi "um místico de conduta desregrada e libertina que aproximou-se da família real, chegando até a influenciar nas decisões do governo". O caso é que a czarina Alexandra meio que venerava o Rasputin por acreditar que ele havia salvado seu filho de crises de hemofilia; ela chegava a acreditar que ele era um homem de Deus predestinado a salvar a Rússia. Pra completar, o czar partiu pro campo de batalha, liderando o exército russo que estava levando a maior surra na 1ª Guerra Mundial e o poder ficou nas mãos da czarina, fortemente influenciada por Rasputin, o que só ajudou a aumentar a antipatia que o povão tinha do governo e inflar o sentimento de revolta, no que viria a culminar em greves e manifestações que se espalharam pelo país em fevereiro de 1917.

Misticismo, orgias, hectolitros de vodka, morto por uma conspiração da nobreza, boatos que envolviam um tórrido romance com a czarina embaixo das barbas de Nicolau II (detalhes na Superinteressante) e vocês me digam se o Rasputin é ou não é o personagem mais legal de Anastásia e da Revolução Russa inteira (foi mal Lênin)?

(Queria colocar um vídeo decente com a música do Rasputin no filme, "No Escuro da Noite", mas é impossível achar  alguma versão que tenha a imagem e o som legais, dublado em português do Brasil, que é a mais bacana. Aqui vocês ouvem a música, aqui é a versão de Portugal,que também é engraçada, e aqui dá pra ver o vídeo numa qualidade bacana, mas a música está em inglês.)

23 comentários:

  1. PAAARA, EU AMO ESSE FILME!
    Sério, sei Anastasia decorado, do começo ao fim! ahahaha Canto junto, vejo sempre que passa e toda hora é um encanto novo!
    Quando eu estudei Revolução Russa no colégio também me interessei muito, acho uma época incrível em termos de História mesmo. E o Rasputin é aquela figura que pula aos nossos olhos, de tão interessante!

    Eu li o link que você deixou nos meus comentários e adorei! É o tipo de ar fresco que eu procuro sobre o assunto mesmo!
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Que delícia esse post. Amo história de paixão e a Rev. Russa está entre as matérias preferidas.
    Anastasia é a coisa mais amor do mundo e a história verdadeira bem poderia ter sido essa, né?
    Fiz um trabalho uma vez sobre Rasputin, e falei mais da parte "misteriosa" dele. Claro que citei Rasputin do filme. haha.
    Beijo Anna.

    ResponderExcluir
  3. Aaaai, nunca liguei muito pra Anastasia, nem lembro direito do filme.
    Mas sempre adorei Revolução Russa, mas prefiro a Era Vargas! :D

    ResponderExcluir
  4. Como assim seu professor passou esse filme pra vocês? Que inveja! Quando eu sugeri isso pro meu, ele disse: "Bobagem, quase não tem história ali, e é filme infantil". E daí que é infantil, poxa? Foi o que me motivou a estudar Revolução Russa! haha
    Sou apaixonada por esse filme desde que me entendo por gente, talvez seja ele o motivo da minha paixão pela Rússia também.
    Mas, não gosto do Rasputin, apesar de rir muito com ele. Minha música preferida, depois da principal, é claro, é "A Rumor In St. Petersburg" assim mesmo, em inglês... em português ela é um saco!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei, Anna!!
    Sempre gostei muito do desenho! Vc foi escrevendo e eu fiquei lembrando das risadas do Rasputin e daquele bichinho maluco que ficava com ele e depois encontra uma namorada =))
    Eu simplesmente amo a Revolução Russa... sempre foi meu assunto favorito, Rev. Francesa é fichinha!!!!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Ei Anninha!
    Eu também acho uma delícia esse filme, sei cantar todas as músicas e tenho 2 delas na versão inglês no meu IPod, hahaha.
    Mas nunca gostei dessa parte da história. Meus temas preferidos sempre foram, nessa ordem, Era Vargas, 2ª Guerra e Revolução Francesa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu também acho Anastasia super divertido, e concordo com você, o Rasputin é um dos melhores vilões existentes - acho que justamente por se basear no personagem real, que não era nem mais um pouco bonzinho.

    Inclusive, adorei quando ele apareceu em Hellboy também (o primeiro filme) ;)

    ResponderExcluir
  8. Quando o assunto é filme infantil não tenho (quase) nada para dizer... Alguns amigos dizem que não tive infância, nunca assisti aos clássicos. Sendo assim, obviamente não conhecia o filme e não sabia nada sobre a história. Parece ser muito boa, e seu personagem preferido é interessante mesmo.

    Assisti seu vídeo sobre livros e tenho que dizer, sua voz é muito de menina, muito bonita. Terminei o vídeo e comprei “The O.C. – Forasteiro”, sempre gostei da série e vai ser legal entender a cabeça do Ryan antes de conhecer Seth, Summer e Marissa.
    Você tem livros espalhados pela casa inteira... E seu comentário sobre seus livros “Chiques e charmosos, capa de couro e detalhes em dourado” foi o melhor.


    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Anastácia é muito legal mesmo. "O escuro da noite" é minha música preferida tb, mesmo que minha cena preferida (que deve ser o de todo mundo) seja aquela que a anastácia canta no salão "lembrando" da família.

    tem uma história que o rasputin era amante da czarina e que ele tinha um pênis gigante, mas eu faltei nessa aula e ninguém quis me contar depois.

    meu personagem preferido da revolução russaé o trostki.

    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Anastasia é minha história de princesa predileta. Não gosto muito do estilo animação em filmes, mas esse, por ser bem chapado, me agrada. também O Caminho para El Dorado, já assistiu?
    Gosto muito da Revolução Russa, embora me agrade mais a Revolução Francesa. Curiosa essa história do Rasputin.
    Um beijo, Anna.

    ResponderExcluir
  11. So Contagious também é cultura, minha gente! Amei o post, e por incrível que pareça, Anastácia foi o único filme que não vi do genero. Mas isso há de ser consertado nesse fim de semana, sem falta!

    ResponderExcluir
  12. tambem sou de uberlandia rs

    http://balladofgirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. esses tempos eu procurei por essa história justamente por causa da Anastasia aheuhua e o rasputin ficou bem representado <3. Adorei seu blog, tu é novinha mesmo? beijos =)

    ResponderExcluir
  14. adoro seus posts da tag high school!
    como assim onze provaas?!!!

    ResponderExcluir
  15. Ahh, Ana...vim aqui pra dizer que criei coragem e gravei o vídeo. kkk. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Caí SEM QUERER nesse blog e adorei! Sempre ameeeei Anastasia, e, por causa desse desenho, comecei a me interessar mais por história.
    Uma dia eu estava assistindo (e cantarolando) quando minha tia (que é professora) passa e fala que o Rasputin existiu. QUASEMORRI! Sério, pesquisei tudo dele na escola e fiquei doida por história.
    Agora momento porn do comentário: você já viu o pênis dele?? GZUIIIIIS

    ResponderExcluir
  17. Me lembro perfeitamente dessa aula no meu 1º ano do e.m. Na verdade quando o professor contou que toda familia havia sido morta eu me senti enganada pela disney (haha). De todas as matérias de longe, história é minha preferida. Mas as vezes a história tira um pouco da magia que os filmes impõe a ela. Whatever... bises

    ResponderExcluir
  18. Amada, só de ouvir a frase "prova de História" já me arrepiei! Eu odiava História quando estudava e sempre dava um jeito de decorar tudo e pronto! Te admiro por gostar de algo tão chato viu! :-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. filmes de princesa também são cultura! :D
    mas juro :x nunca assisti anastacia!

    ResponderExcluir
  20. rasputin era um gênio. tentaram matar ele de todas as formas possíveis e não conseguiram, ele sempre dava um jeito de sobreviver. parece coisa de filme, mas bizarramente é real.

    nunca vi esse filme e, como todo bom comunista, acho que a nobreza merecia ser morta com crueldade. mas isso é outra história.

    ResponderExcluir
  21. Hey, Anna! Revolução Russa também é meu assunto favorito - apesar de já ter esquecido um bocado de coisas - juntamente com a história de Henrique VIII e os demais Tudors. Anastasia é lindo! Assisti milhões de vezes quando criança e morria de vontade de ser ruiva igual a ela, hehehe. Essa história do Rasputin me pegou de surpresa! Não sabia que ele era de verdade :) Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Vou te fazer uma confissão: eu assisti a essa filme há muito tempo mesmo, mas totalmente exclui da minha mente, essa parte relacionada com a Revolução Russa. Como que pode isso? haha Alienação, nós vemos por aqui. Agora estou louca para eu rever esse filme e me inteirar dessa parte histórica, que era a mais importante.

    ResponderExcluir
  23. Olha só... Quando eu estava no cursinho, ouvi falar de Rasputin e sabia que já tinha ouvido o nome antes, porém não me lembrava de onde... Valeu por ter me resolvido o mistério! :P
    Eu já vi Anastásia umas duas ou três vezes, mas era criança então nunca associei com a Revolução Russa... interessante saber dessa relação também, até porque eu gosto bastante desse período! Eu até me lembro de algumas cenas, inclusive dessa parte em que ele canta "escuro da noite" e do morceguinho "mascote" do Rasputin (que depois até ganhou um filme só dele).
    Annastásia é muito legal mesmo. (:

    beijo


    Obs.: Opa, obrigado, agora a música do vídeo não sai da minha cabeça... hahaha :P

    Obs.²: Antônio Augusto Junho aprova esse post! rs

    ResponderExcluir