quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dex and Em, Em and Dex

Se eu começasse essa resenha com uma sinopse, vocês teriam a sensação que já ouviram essa história antes. Muitas vezes. E não estariam de todo errados. This is a story of a boy meets girl, diria o narrador de 500 Days Of Summer. Dexter e Emma se conhecem na faculdade e, apesar de serem completamente diferentes, passam juntos a noite de formatura e o dia que veio depois. O dia é 15 de julho de 1989, e é através dele que, por 20 anos, acompanharemos a história desses dois adoráveis personagens.

De tudo que eu gostei em One Day, talvez o que mais tenha me conquistado foi a construção dos dois personagens principais. A princípio, Dexter Morgan Mayhew e Emma Morley parecem extremamente esteriotipados: ele, um jovem rico, popular, pegador, boa vida, cabeça meio vazia, não sabe o que quer da vida e, enquanto tiver festa rolando, prefere não perder tempo pensando nisso; ela, comunista de faculdade, engajada, cheia de ideiais, fã de Truffaut e Milan Kundera, insegura e meio perdida. Só pela descrição já dá para pensar que a gente conhece pessoas que são exatamente desse jeito, e é nisso que mais acho que o estilo de David Nicholls se aproxima do de Nick Hornby que, aliás, escreveu em seu blog que One Day é grande, envolvente e "fantastically readable" - porque fantasticamente legível não seria a melhor maneira para se traduzir o elogio. Em cima de dois tipos tão comuns, o autor consegue construir duas personalidade extremamente palpáveis, e usa da simplicidade dos pequenos detalhes para que mergulhemos na essência dos dois, fazendo com que, claro, nos identifiquemos um pouquinho com cada um e que terminemos o livro extremamente apaixonados por eles, apesar dos erros, apesar daqueles momentos em que dá vontade de entrar dentro da história e sacolejá-los para que eles parem de errar com os outros, com eles mesmos e um com o outro.

"At University Emma had held firm private convictions about the vanity of contact lenses, murturing as they did conventional notions of idealised feminine beauty. A sturdy, honest, utilitarian pair of National Health spectacles showed that you didn't care about silly trivia like looking nice, because your mind was on higher things. But in the years since leaving college this line of argument had come to seem so abstract and specious that she had finally succumbed to Dexter's nagging and got the damn things, realising only too late that what she had been really avoiding for all those years was that moment in the movies: the librarian removes her spectacles and shakes out her hair: 'But Miss Morley, you're beautiful!'"

O livro é dividido em cinco partes, e no início de cada uma há um trecho de algum livro, de Thomas Hardy a Charles Dickens, a maioria refletindo sobre a importância e a relevância dos dias das nossas vidas. Ao longo do livro conseguimos ver claramente que, aquilo vivemos diariamente, da simples escrita de uma carta às loucuras em uma viagem pelas ilhas gregas, terá repercusão naquilo que viveremos futuramente, seja daqui há dois ou vinte anos. A história é construída em cima disso, e é muito gostosa de ser acompanhada, como recortes da vida dos dois que vão se juntando ao longo dos anos. Além de envolvente, o livro é extremamente divertido, muitas vezes me peguei rindo sozinha de alguma passagem ou tirada realmente engraçada.

Postei sobre esse livro quando o recebi aqui em casa, depois de toda uma saga para conseguí-lo. A ansiedade valeu a pena e o ele não me decepcionou nem um pouco. Quer dizer, minto: o final reserva uma reviravolta um tanto quanto inesperada, que me pegou desprevenida e me fez pegar certa raiva da história, porque juro que não vi necessidade. Até o abandonei por alguns dias. Quando fui de fato terminar de ler, porém, achei o capítulo final tão maravilhoso, e lindo, e doce, que é impossível fechá-lo e manter qualquer impressão ruim. Li o livro no original e gostei bastante, mas ele já foi traduzido e lançado aqui pela editora Intrínseca, tem hotsite e tudo.

Agora estou loucamente ansiosa para o filme que será baseado nele, que eu nem sabia da existência antes da Jana comentar aqui me pondo a par das novas. A diretora é a mesma de Educação, o que é uma coisa boa, e o casal protagonista é Anne Hathaway e Jim Sturgess. Impossível amar mais. Saiu há umas semanas o primeiro trailer oficial, que é a coisa mais linda e vocês realmente deveriam ver:



12 comentários:

  1. Quero muito ler, mas tô com uma pilha de livros aqui. Talvez depois de assistir... Não sei, vamos ver! :D

    ResponderExcluir
  2. Nossa Anna! Fiquei apaixonada pelo trailler, mas gelei a espinha quando vi ele casando com outra. Essas coisas me deixam mal, hahaha. Mas fiquei DOIDA pra ver, esse é o tipo de história que eu amo assistir. Venha para Curitiba para assistirmos na estréia. Eu compro a pipoca. HAHAHA
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. AAH! :) Quando você comentou sobre o livro fiquei curiosa para lê-lo e encomendei, só estou esperando chegar na livraria de minha cidade :)

    Agora que vi o trailer fique mais animada ainda! *-*
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca para ler este livro, mas acho que tenho que esperar um pouco mais, porque meu estado de espírito não está lá muito propício. rs..

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Estou com uma pilha enorme de livros para ler aqui, mas depois da sua resenha fiquei tentada a ler mais um heheheh
    Parece ser muito bom!
    Gostei do resumo e me interessei pela história, vamos ver se consigo colocá-lo na minha lista de livros adquiridos para ler ;)
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, o livro parece bem mais atraente que o filme - que pode perigosamente cair em clichês.
    Fiquei interessado, quero ler um dia (RÁ!).
    ksss

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto o trailer. Quero ler, mas tenho medo de morrer chorando. Veja bem, eu morri chorando vendo Procurando Nemo, então né.
    Agora quero ler o livro também. (:
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai, me deixou com vontade de lê-lo! Mas e $ e tempo, hein?! Vou chorar para ganhá-lo, haha :D

    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  9. Parece lindo o livro, Anna! Mas esse é o filme que eu mais espero ver - E AMAR - em muito tempo, então vou ver primeiro e depois ler o livro. Tem aquela coisa, né? Não quero me decepcionar com o filme! Jim Sturgess e Anne Hathaway é muita perfeição pra minha cabeça de fã. Ah, é impressão minha ou ela faz um sotaque britânico? E muito bem feito aliás? Beijos!

    ResponderExcluir
  10. VOCÊ TÁ LENDO "AS VIRGENS SUICIDAS" !!!!! Cara, espero que você goste tanto quanto eu. Fiz muitas leituras geniais esse ano, mas essa não me sai da cabeça, GENIAL!

    ResponderExcluir
  11. Ana querida, fiz parte do mundo blogueiro muitos anos atras. Conheci vc/seu blog por meio de um daqueles concursos, condominios se me lembro bem, e me lembro tambem de ficar com uma inveja DANADA de voce, do seu talento pra escrever, uma inveja boa, obvio. Eu que quero ser jornalista desde os 10 anos de idade me desinteressei pelo blog e troquei pela vida social. Era dificil conciliar os dois. Mas sempre fiquei com aquela coceirinha, aquela avontade louca de voltar. Mas e a paciencia? a preguica? sempre tinha um pedregulho no caminho. Lembrei do seu blog! Nao lembrava o endereco entao joguei no google: soo contagious. Sera que ela ainda tem blog? Sera? SIM, entrei correndo, li alguns textos e senti o gostinho de um texto bem escrito por alguem que nao quer fazer tipo. E simples e direta. Mas os detalhes fazem a diferenca. Enfim ana. Sou uma grande fa! (meu teclado eh problematico nao tenho acentos) Um beijao! Marina Mattos

    ResponderExcluir
  12. Já me apaixonei! Quero ler agora!

    ResponderExcluir