terça-feira, 12 de julho de 2011

Minha palavra preferida

Quando eu era ativa no Fotolog as pessoas costumavam responder uns questionários pessoais, como uma espécie de meme, pra dar aquela movimentada na rede, unir a classe e adicionar curiosidades inúteis às milhões de fotos em frente ao espelho do banheiro fazendo biquinho. Lembro que um deles perguntava qual era minha palavra preferida. Poxa, complexo. Eu não fazia a menor ideia de qual era minha palavra preferida. Ia nos posts das pessoas e todos respondiam com a maior naturalidade do mundo suas preferências vocabulares e eu lá, empacada. Vi de amor e magia à naftalina e cumbuca, e nada de descobrir a minha. Como boa (insira aqui um signo ou ascendente que justifique minha mania de pensar demais sobre coisas sem importância) que sou, não respondi ao questionário, e tal pergunta continuou me assombrando.

Até que eu assisti O Escafandro e a Borboleta. Apesar de ter achado o filme sensacional, não foi o seu conteúdo que me trouxe alguma epifania sobre minha palavra preferida, foi o título mesmo. Sem saber do que se tratava, aluguei o filme por causa do título, porque achei essa coisa de escafandro um barato. Eu não fazia a menor ideia do que era um. Assisti ao filme (é muito bom, vocês deveriam ver também) e descobri que nada mais é do que aquelas máscaras de mergulhador feitas de ferro que parecem saídas de um filme do Steven Spielberg dos anos 80. Tirada a dúvida da cabeça, a palavra escafandro continuou a me atormentar não por causa da imagem que evocada ou então do filme, mas sim pela sonoridade. Experimente dizer escafandro em voz alta. Interessante, né?

Aí veio o Chico Buarque e trouxe todo um novo significado. 

Confesso que sempre achei sotaque carioca um saco, irritante, não suporto aquela dicção malandra. Nada pessoal, mermo. Mas existem duas pessoas no mundo que falam com sotaque carioca e tem o meu perdão: Chico Buarque e Amarante. Se a pronúncia arrastada do "s" costumava fazer brotar em mim aquela antipatiazinha na boca do estômago, com os dois ela provoca só amor. Sinto ondinhas de ternura sempre que ouço o Amarante cantarolando sobre seus docessshhh deletériosshhh e deixando pra traisshh saissshh e mineiraisssh e o Chico, ah, o Chico, o que é esse homem exxxxplicando pra Carolina que não vai dar, dizendo que ela guarda um amor que não exisshte nosssh seusshhhh olhosshh trissshtesssssshhh? Com os dois, todo abuso regional será perdoado.

Futuros Amantes é uma das minhas músicas favoritas do Chico. A letra fala de um amor tão enorme que segue existindo mesmo quando o Rio de Janeiro vira uma cidade submersa, e os sábios de então tentam, em vão, entender o sentimento daquelas cartas e poemas que encontram no caminho, mas o amor que um dia ele deixou pode ser amado por futuros amantes, já que amores serão sempre amáveis e não é necessário se afobar. E o que tem a ver o cu com as calças?, vocês me perguntam - com o perdão da expressão deveras infame. No Rio de Janeiro submerso da canção, escafandristas aparecem para explorar as coisas, o quarto e a alma da interlocutora, e aparecem naquela malemolência irresistível do carioquês do Chico, traduzindo, essshcafandrissshtassshhhh e eu não consigo pensar outra coisa. Escuto a música só esperando os nobres mergulhadores entrarem na história e depois passo o maior tempão ouvindo na minha cabeça, infinitamente, essshcafandrissshtassshhhhessshcafandrissshtassshhhhessshcafandrissshtassshhhh, tipo esquizofrenia. 

E foi assim que eu descobri que essa é minha palavra preferida. Escafandrista. Rolou toda uma realização pessoal, tamanha que anteontem, quando fui criar meu Tumblr, não pensei duas vezes em qual seria o endereço. Escafandrista, claro. Gosto da palavra muito mais pela sonoridade do que qualquer outra coisa, mas se me perguntassem eu diria que o título faz parte de uma metáfora muito esperta que queria dizer que a internet era um oceano de imagens bonitas e engraçadas e eu, a escafandrista pronta para desvender tudo aquilo e postar numa rede social. Era o plano perfeito, mas o endereço já existia - triste pensar que alguém teve essa ideia brilhante antes de mim - e o Tumblr virou mesmo Pôneilândia, porque né, nessas horas só os pôneis.

Fim.



(Chico contando de onde veio a ideia da música, só amor no coração)
 (Vocês perceberam que todo esse post foi um pretexto pra dizer que fiz um Tumblr, só porque estava com vergonha de admitir que agora tenho um apesar de ter dito tantas vezes que Tumblr era coisa de blogueiro que tinha preguiça de ler e escrever. Enfim, me sigam por lá.)

23 comentários:

  1. Hahaha, tive que rir, porque antes de ler seu último parêntesis eu pensei: Anna é ótima, ela consegue fazer um post divertido e cheio de detalhes como esses só pra contar que tem um tumblr!
    E não é que era isso mesmo? Menina, você arrasa, me ensina a técnica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Essa sou eu escutando Futuros Amantes (e prestando atenção) pela primeira vez na vida, porque sim, eu tenho a discografia dele aqui e não sou muito de ouví-lo. Já diriam que não sou uma mulher de verdade porque não escuto Chico. Sei.

    O que importa é que eu sou tão tão, mas tão hype que criei um tumblr quando ninguém sabia pronunciar o nome e alguns meses depois eu o abandonei porque olha, perdia umas duas horas fácil da minha vida só olhando coisas bonitas. O que não é de todo ruim quando se está de férias, mas obviamente eu estava sei lá, no final do semestre. E, sabe como é, quando a gente consegue se livrar de um vício não vai voltar pra ele assim de uma hora pra outra, né? Provavelmente já completei uns dois anos de abstinência e hoje ocupo minhas duas horas de procrastinação lendo coisas bonitas e no classe média sofre.

    Também gosto da palavra escafandro e preciso te agradecer. Porque até hoje não tinha tido coragem de procurar o significado no dicionário! hehe. Então foi só agora que eu associei a palavra àquela cena de The Graduate que o Ben entra na piscina de casa com roupa de mergulho. Ai o diretor e suas metáforas visuais, hahahhaa.

    Gostei muito do post, seu texto está ficando muito bom, Anna! =)

    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu só tive uma palavra preferida em toda a minha vida. Era amadurecência. Na realidade, era o nome de uma música do Teatro Mágico, aí eu adorei. Já tive um blog com esse nome, mas o deletei porque era mt depressivo, etc. Mas estou te seguindo =) Sou a "ringingthealarm", haha. O teu theme é igual ao meu, só que com cores diferentes. :)
    Também DETESTO sotaque carioca. Alias, tirando a minha família que mora lá, tenho um desgosto por cariocas no GERAL. Acho que tem á ver com essa coisa de Paulistas vs. Cariocas, haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkk Adorei!
    E agora fiquei pensando qual será a minha palavra preferida... pois é, não sei. Vou dar mais umas pensadinhas e quem sabe eu descubro.
    Quanto ao tumblr, também tenho um e se chama Intragáveis Pequenices... estranho, né?

    kkkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Anna, sou muito fã dos teus postas, haha. Acho incrível como você consegue abordar milhões de assuntos de modo envolvente. Eu já tinha visto no twitter seus comentários sobre o tumblr, haha, e pra falar a verdade eu também tinha esse pensamento antes de fazer um. Normalmente eu uso ele só pra arquivar imagens bonitinhas e textos curtos, porque isso é viciante. Quanto a música do Chico, eu adoro essa música também. Enquanto lia o seu post repeti no mínimo 5 vezes a palavra Escafandro, sendo que em 3 delas tentei imitar o sotaque carioca, haha. Enfim, é muito bom ler o que você escreve! Beijão :*

    ResponderExcluir
  6. Olha, se você tivesse ficado na miúda (giria de mano, yo) eu nem tinha percebi que esse texto era, na verdade, um pretexto pra divulgar seu tumblr. Porque eu sou lerda mermu, bêiju miligam.

    E como segurar essa vontadezinha agora de mudar o nome do blog, hein hein hein? Ah, eu sei que você tá com essa vontade, admiiita :P hahaha mas adorei sua excentricidade (ô palavra! nem sei se tá certa), melhor do que "minha palavra favorita é amorrr". E eu vou te seguir no tumblr, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um sério problema de dicção, então algumas palavras com a letra R no meio e não consigo pronunciar. Tipo ''escafandrista'', perdão, Anna.
    Minha palavra favorita é ''saudade'', mas nem de longe eu tenho uma história tão legal como a sua pra contar.

    ResponderExcluir
  8. Olha. Eu li esse post há horas e não consegui comentar porque enquanto eu fui lendo e pensando 'preciso comentar tal coisa' lá foi você mudando de assunto e depois mudando de novo e mudando de novo que eu me perdi em tudo que precisava comentar. Daí saí daqui sem dizer nada e voltei agora. Seguinte:

    Clichê esse negócio de palavra preferida. Porque eu aposto que todo mundo falou amor e amizade e harmonia e esperança e todo esse blablablá todo que o pessoal tatua em símbolos japoneses porque alguém falou que quer dizer isso e você anta mesmo sem ter certeza vai lá e tatua na própria pele. Mas achei divertido quem gosta de cumbuca. E eu sempre gostei de naftalina não pela palavra em si, mas pela aparência de balas, e eu como já comi até sabonete tinha vontade de comer naftalina também. No fim das contas, eu acho que não tenho palavra preferida em português. Mas tenho em inglês, tipo umbrella e kashmir. Ah! Em português eu gosto de zarabatana. E lembrei agora de te dizer porque eu tenho uma seleção de palavras e nomes preferidos lá no twitter como favoritos, para o dia que eu tiver um gato poder escolher o nome.

    Sobre O escafandro e a borboleta, eu tinha uma amiguinha no inglês que um dia na aula falou que era o filme preferido dela. E eu ri tanto do nome do filme que ficou marcado pra mim. No fim das contas, nunca assisti!

    No fim das contas, eu sempre soube desde o começo que seu post era sobre o tumblr novo. E eu queria dizer que sempre achei que quem tem tumblr é, certamente, uma pessoa fofa. E nesse caso também se aplica. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Adoro Futuros Amantes, gosto de ouvi-la no carro, à caminho da orla marítima, imaginando SalvadorCity submersa. Assista também Homens de Honra, com De Niro. Você verá escafandros o tempo inteiro, além de ser um filme incrível.
    Escafandristas no sentindo de arqueólogos é genial.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Minha palavra preferida é Pôneylândia! haha Não, tô brincando, é cacareco. Por causa da sonoridade,eu acho, mas pensando bem por causa do significado também. Cacareco é aquele negócio velho, desgastado, mas (pra mim, pelo menos) de valor inestimável. Adoro coisa velha, poisé.
    Assisti O Escafandro e a Borboleta por causa do título também, mas eu sabia o enredo. Mesmo assim passei o filme inteiro com tique nas mãos porque eu me agoniava quando o homem queria falar e não conseguia. Fiquei aflita mesmo.
    E eu gosto de "escafandro", assim como gostei de "cumbuca", "galharufa" (da AnaLu) e gosto de "tiquet", "trambolho" e "indubitável", mas "escafandrista" não me conquistou não, embora a metáfora pro Tumblr tenha sido supimpa (outra palavra que eu gosto, rs).
    E os pôneys ganharam meu coração desde a primeira vez, você sabe, por isso achei gracinha o endereço e não votaria em outra opção haha

    ;*

    ResponderExcluir
  11. Eita poxa! Agora fiquei pensando... Qual a minha palavra preferida? Tenho uma em mente, mas é um nome próprio, e não sei se conta - seria meio estranho até, na verdade.
    Quando eu descobrir, eu te conto.

    ResponderExcluir
  12. HSUAHSUAHSUA

    Eu ri, principalmente das onomatopéias cariocas! hahaha
    "Le scaphandre et le papillon" (porque em francês é ainda mais legal) é realmente um filme bem bom, e bem diferente. Até ensina a se comunicar só com os olhos! rs
    Quando eu vi o título há alguns anos, ele também me atraiu e eu fui correndo baixar o filme e procurar o significado da palavra. Acho que fez uma boa escolha de palavra favorita, viu! :P
    O chato é que nem se você quisesse criar um blog com esse nome tbm não poderia, porque alguém já o registrou em 2008, postou 2 vezes e o abandonou... ¬¬
    Enfim, não haveria melhor forma de apresentar seu Tumblr! Linka ele ali do lado também pro pessoal que não ler o post... ;)
    Bjo



    "Vocês perceberam que todo esse post foi um pretexto pra dizer que fiz um Tumblr"
    Claro.

    ResponderExcluir
  13. Shame on me: descobri hoje que a seção Filmes e Livros do blog é atualizada sempre. :(
    Bom, antes tarde do que nunca! Usarei como referência.

    ResponderExcluir
  14. Nooossa, nunca imaginei que essa poderia ser sua palavra preferida. Bom, está muito melhor do que eu, que não tenho palavra preferida hahaha E vou te seguir lá no tumblr!

    ResponderExcluir
  15. kkkkkk...adoro o Chico e Futuros Amantes é uma música maravilhosa. Também fiquei aqui pensando na minha palavra preferida... difícil, viu? Vai ver um dia eu a encontro assim por acaso. E vou admitir aqui e eu puxo o s e nem sou carioca. Isso é um saco. haha
    Vou ter que concodar com você " porque né, nessas horas só os pôneis."
    Vai ver pônei é a minha palavra preferida. Tenho muitas histórias com ela.

    ResponderExcluir
  16. Não sei se tenho uma palavra preferida, mas atualmente ando gostando muito de desfaçatez. Algumas palavras mereciam significados mais legais só por serem incríveis, e acho que desfaçatez é um bom exemplo disso. Agora, experimente dizer desfaçatez não em voz alta, mas alternando a sílaba tônica, e repare como é uma palavra capaz de despertar sensações distintas de qualquer modo - embora eu prefira muito mais a forma convencional, porque dá uma idéia de impulsividade.

    Quanto a palavra escanfandrista... vou fazer o teste em voz alta quando eu melhorar da garganta, porque no momento estou rouco, sem muita voz e tal (isso não é subterfúgio, falo sério).

    Gostei do texto. :D

    ResponderExcluir
  17. O pior é que eu sempre achei que era ESCAFRANDISTA ;OOO
    E triste, eu não tenho uma palavra favorita. Nunca parei para pemsar nisso :S

    E estou te seguindo no tumblr :)

    ResponderExcluir
  18. Hahahahá! Escafandro parece um xingamento! Tipo: seu ESCAFANDRO DUSINFERNO!!! kkkk! Menina, seus posts são muito bons! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho várias palavras preferidas. Mas a maioria é porque eu gosto de falar. Tipo Sheila. Adoro falar Sheila. hahaha
    Bem louca.
    Beijo Anna, adorei teu Tumblr, to te seguindo lá!

    ResponderExcluir
  20. E como sua criatividade me agreda, já comecei a te seguir por lá também. ;)
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  21. HAHAHA mas tu é uma linda mesmo! escafandrista realmente é uma palavra sonora muito bonita, e eu te agradeço por me lembrar dessa música do Chico. agora que saber o significado dá toda outra dimensão. beijos. :)

    ResponderExcluir