quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ode ao bolo de cenoura

Amo bolos e o de cenoura é meu favorito. Com cobertura de chocolate, claro. Quando eu era mais nova, tínhamos uma empregada que fazia um bolo de cenoura com uma cobertura diferente, que não tinha a textura de uma calda cremosa, mas sim de uma casquinha crocante que era uma coisa de se comer de joelhos. A textura era parecida com a de grãos de açúcar cristal juntinhos, só que de chocolate. Desde que ela saiu de casa, segui comendo outros bolos com a tradicional calda cremosa e sentia falta de alguma coisa, nunca era tão bom como aquele antigo. Tanto não encontrava quem fizesse aquele tipo de cobertura que comecei a pensar que deveria ser algum tipo de delírio nostálgico da infância ou algo assim. Até que um dia perguntei pra minha mãe se ela se lembrava dessa calda e ela não só disse que sim, mas também que sentia saudades e nunca mais havia comido outra que fosse tão boa. Mas, como ela nunca foi de fazer bolos, doces e quitutes, não fazia ideia do que diferenciava a calda.

Foi então que recorremos à minha avó. Ela também não sabia de onde vinha a tal calda, mas disse que ia tentar fazer igual. Olhou em vários livros e disse que achou uma receita diferente, que poderia ser a que procurávamos. Era. Na primeira vez que comi, achei tão alucinantemente maravilhoso que pensei que o chocolate tinha me dado uma espécie de barato. Era bom demais pra ser verdade. Desde então, sou devota desse bolo, e o serei até que se dê meu derradeiro suspiro. A coisa ruim é que minha avó não mora aqui, de modo que a oferta de bolos é um tanto limitada, mas isso até chega a dar um toque especial em toda a história, pois o torna mais raro e valorizado, o que faz com que meu prazer ao comê-lo seja sempre algo muito intenso, que beira ao extracorpóreo.

Nessas férias, minha avó veio passar uma semana aqui em casa. De Tupaciguara ela já trouxe um bolo de cenoura pronto, mas não era o meu bolo. Até que, na segunda, sabendo que iria embora na terça de manhã, vovó fez o meu bolo. Um tabuleiro inteirinho só pra mim, com a minha cobertura que tem textura de grãos de açúcar cristal só que de chocolate e meio cremosas. Desde então, minha vida tem girado em torno desse bolo. Alterei minha rotina pensando sempre nas horas sagradas de comer bolo: passei a acordar mais cedo para poder tomar café da manhã e comer bolo, almoço menos para comer bolo de sobremesa e o café da tarde agora tornou-se o bolo da tarde e vira e mexe vou, de madrugada, até a cozinha comer mais um pedaço.

Ontem estava no meu quarto quando ouvi um barulho de vasilha caindo no chão e minha mãe gritando de raiva. Imaginei que ela havia deixado algo cair. Quando cheguei na cozinha, vi um monte de farelo de bolo espalhado pelo chão. Entrei em pânico. Perguntei, quase gritando, se era a vasilha do bolo que havia se espatifado e se eles haviam caído no chão, como uma mãe que chega histérica no hospital perguntando se aquele carro capotado é o do seu filho e se ele vai sobreviver. Mamãe tranquilizou-me e disse que a vasilha caiu de pé e foram só os farelos que pularam e se espalharam na cozinha. O bolo estava fora de perigo.


Minha relação com o bolo de cenoura tornou-se de tal forma obsessiva e doentia que hoje me dei conta que viajo na sexta, ainda tem uns 12 pedaços de bolo na geladeira e quando eu voltar eles estarão ruins, e isso me deixou em pânico. Preciso dar um jeito de comer todo esse bolo até sexta-feira e olha que faltam alguns minutos para a meia-noite e amanhã eu vou passar o dia na casa de uma amiga cuja mãe cozinha muitíssimo bem e nos entulha de comida maravilhosa de hora em hora, de modo que só me resta a manhã de amanhã e a sexta feira para dar fim em todo aquele bolo.

Vou me empenhar, prometo.

24 comentários:

  1. Ahhhh, fiquei com vontade, poxa! O bolo de cnoura já é o meu favorito e depois de toda essa história de um bolo todo especial, fiquei curiosa! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente, a cobertura de chocolate pro bolo de cenoura da minha mãe é essa, crocantezinha! Não sei se é a que você come e ama, mas não é a cremosa.. E eu AMO, hahaha. Bolo de cenoura RULES.

    ResponderExcluir
  3. É o que eu comi ontem? Se for, tava maravilhoooso. Ainda bem que me contentei e comi um pedacinho só, pra não sair demais da dieta hahahahah

    Trofeu joinha pra sua avó. ;*

    ResponderExcluir
  4. Anna, acompanhei seu sofrimento no skype, mas não sabia que essa história tinha todo esse contexto! Hahaha! Bolo de cenoura com cobertura é meu favorito também. Uma vez minhas amigas tentaram me sondar sobre meu bolo favorito pra armar uma festa surpresa pra mim, mas você pensa que eu falava sobre bolos chiques cheios de glacê? Só dizia "bolo de cenoura com cobertura de chocolate"! Acabou que elas levaram um bolo desses pra minha festa mesmo, hahaha. Beijo =*

    ResponderExcluir
  5. Esse post, pra mim que estou de dieta, foi um sofrimento. Sou apaixonada por bolo de cenoura, e essa calda dos deuses aí iria me deixar louca a ponto de eu ter uma compulsão e comer o bolo inteiro em questão de horas (tenso!), complicado... hahaha. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. AHHHHH, eu acho que sei que cobertura é essa! Tenho uma vizinha que cozinha super bem e ela me ensinou a fazer essa cobertura uma vez. Ela chama de cobertura-sem-leite-moça, HAHAHAHAHAHA. A gente faz só com nescau e açúcar, se não me engano. E fica durinha no bolo, mesmo! Será que é essa?

    Enfim, não gosto de bolo de cenoura, MAS ADORO ESSA COBERTURA DE CHOCOLATE!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Poxa, eu adoro bolo de cenoura e entendo completamente essa sua devoção. Nunca comi com essa cobertura aí, preciso descobrir a receita milagrosa também kkkk

    Boa sorte com sua missão!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Essa é a minha espécie preferida de bolo de cenoura, também! tsc.
    E só a minha vó sabe fazer, umas vez tentei e ficou parecendo que eu tinha colocado uma barra de chocolate inteira por cima do bolo, de tão duro que ficou.
    Fiquei com vontade. :(

    ResponderExcluir
  9. Bolo de cenoura com cobertua de chocolate vai muito bem com iogurte de morango, sabe?

    Acho que eu sei que tipo de cobertura é essa, mas como sou uma negação no que se diz respeito a bolos, também não sei a receita... Pior que me deu vontade agora! :(

    ResponderExcluir
  10. Achei que era só eu a louca por bolos de cenoura. Nunca inventaram nem vão inventar nada melhor do que bolo de cenoura na face da terra.
    Só que o meu vício é ainda mais difícil que o seu.
    Quem me viciou não foi a minha avó. Queria muito que fosse porque ela mora comigo, mas ela detesta cozinhar. Foi a minha tia que mora (contas rápidas de Us) muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito longe de mim. Eu no Rio Grande do Norte e ela no Mato Grosso do Sul!
    Pra piorar a situação. Estou em abstinência. A uns, DOIS ANOS não podia ter lido esse post. Vou ali procurar glicose o mais rápido que eu puder.

    ResponderExcluir
  11. GENTE, faltou só a receita do bolo pra quem faz bolo tentar fazer, né? Põe aííí (se você não achar que, fazendo isso, estará vulgarizando o SEU bolo e tornando-o o bolo de outras pessoas.. mas enfim).

    Eu adoro fazer bolo, acho a coisa mais divertida do mundo, me sinto uma física quantica batendo manteiga com açúcar e vendo aquela coisa fofa e branca assar e virar... um bolo! ADORO BOLO!

    E também tenho essa relação obsessiva de comer bolo 4x por dia quando tem bolo em casa. Por isso comecei a fazer bolos em datas especiais e dá-los, tipo aniversário do meu namorado, aniversário do meu pai, bolo de formatura, etc.

    Ai, que delícia ;~

    ResponderExcluir
  12. Ps: gosto mais de bolo do que de pudim.

    ResponderExcluir
  13. Comi bolo de cenoura no café-da-manhã em homenagem ao post(!), mas nem cobertura tinha... :/ (e eu gosto mesmo assim! rs)
    E, olha, também adoro essa cobertura crocante, o bolo estando quentinho ou até mais gelado. Provalmente, se eu tentasse fazer, ficaria até pior que a "barra de chocolate" da Gabriela... acho que essa calda deliciosa é só pra quem sabe fazer mesmo!
    Agora, já que a sua vó vai na sua casa e faz bolo, você mesma nem precisa fazer! Pronto, então, já pode casar! haha
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Li teu post na biblioteca e fiquei morrendo de vontade de bolo de cenoura. Aí eu cheguei em casa e lembrei que comi a ultima cenoura ontem e não fiz o bolo.
    Essa cobertura crocante que você mencionou parece muito com a cobertura que o meu irmão faz e que eu aproveito cada vez que ele vem pra casa pra ele cobrir todos os bolos com ela.

    ResponderExcluir
  15. A empregada da minha tia faz um bolo de cenoura com calda de chocolate que ó... mas, pelo jeito, esse seu é bem melhor. Só que há dias eu tô com água na boca por um bolo que uma colega de Mariana fez e postou a foto no facebook... é de cenoura, e TRUFADO. Morri.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Minha antiga empregada fazia essa cobertura dura, e eu odiava. Tinha tanto pavor que até hoje tenho aversão a bolo de cenoura (foi nisso que eu pensei logo que li o titulo), só de pensar naquela cobertura dura me dá arrepio. Aliás, a única coisa da qual eu não sinto falta dela, é o bolo de cenoura. Hahahh. Use isso como incentivo pra comer bastante tudo o que eu não comi durante os anos que ela esteve aqui. =*

    ResponderExcluir
  17. Ai, Anna, amanhã mesmo vou ligar pra minha tia pedindo pra ela fazer um bolo assim (ela também faz esse bolo de cenoura com cobertura durinha de se comer de joelhos e é o meu bolo favorito no mundo TODO) :D
    Nessa semana eu e minha irmã fizemos um bolo de chocomenta com cobertura de brigadeiro, sente o drama. Dieta? Desisti!

    beijos e boa viagem^^ Você vem pra SP?

    ResponderExcluir
  18. Faz muito tempo que eu não como bolo de cenoura.
    :(
    Quando faço bolo de chocolate é sempre com essa cobertura durinha que eu peguei da internet. haha
    É uma delicinha mesmo.
    Beijo Anna <3

    ResponderExcluir
  19. Acho que esse post explicou essencialmente porque o nome do teu blog é "soo-contagious". Depois que eu li isso, na madrugada de ontem, fiquei com uma vontade IMENSA de comer bolo de cenoura. Até sonhei com isso, sério.
    Mas hein, a empregada da minha tia fazia uma cobertura deliciosa também, que ninguém nunca mais conseguiu fazer e desde então o prazer com o bolo de cenoura nunca mais foi o mesmo. Espero conseguir fazer uma cobertura tão boa quanto aquela algum dia e espero que você consiga terminar seu bolo inteirinho hoje! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Te juro que nunca comi bolo de cenoura. Estou perdendo essa.
    Gosto muito de bolo de laranja. Adoro mesmo. Com cobertura de chocolate, então... Mas detesto comer bolos em aniversários. Juro. Fico só nos salgados e doces, antes que terminem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. hahahaha sou assim com o bolo de nozes! Ah, o bolo de nozes! É o bolo sagrado e difícil de ser encontrado que não está presente sequer no dia do meu aniversário (e minha mãe não sabe fazer). Tô há anos sem comer bolo de nozes. Deus, o que foi que eu fiz!?

    Mas hein, eu sempre comi o bolo de cenoura com a cobertura 'cristalizada', nunca conheci outra cobertura além dessa. Como lidar? Uns com tanto, outros com tão pouco haha
    Cuidado com a gula, menina!

    ResponderExcluir
  22. Amo bolo de cenoura e o que minha mãe faz também tem essa caldinha de chocolate que fica meio durinha! E é a calda mais fácil do mundo, com chocolate em pó, açúcar, margarina e um tiquinho de água! Não tem coisa melhor! Afe... acho que toda essa galera que comentou aí vai comer bolo de cenoura essa semana! Que vontade! Rs! Beijos

    ResponderExcluir
  23. Bolo de cenoura também está entre os meus preferidos. E essa cobertura meio granulada aí... eu sei fazer ;p

    ResponderExcluir
  24. hihihihi, conseguiu dar cabo do bolo Anna?
    Eu também gosto muito de bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas não é qualquer cobertura de chocolate, é essa de casquinha crocante de açúcar tudo junto, só que de chocolate.
    Acho que a cobertura é feita de água, açúcar, chocolate em pó e um pouco de água.
    Bjitos!

    ResponderExcluir