domingo, 4 de setembro de 2011

Morning glory

Descoberta do século: sou uma pessoa matinal. 

Já vinha observando indícios disso, porque sempre achei que as coisas ficam mais bonitas pela manhã, mas tive certeza nas férias, quando estava acordando cedo, assim, de graça, para poder tomar um café-da-manhã de uma hora enquanto lia o jornal, na sacada de casa, tomando aquele solzinho maroto das oito e meia da manhã nas pernas. Acordo às 6h de segunda à sábado, tenho total repúdio pelo meu despertador e quero morrer quando ele toca, mas não tenho mais essa vontade de acordar meio-dia sempre que posso.

Ultimamente, se passo da hora, tenho um dia totalmente improdutivo, mas no pior sentido de todos: não é um dia improdutivo voluntário, mas um daqueles em que eu passo o dia agoniada, de pijama pela casa, sentindo que eu queria e poderia estar fazendo mil coisas, mas não tenho disposição para tanto. É angustiante. Quando acordo mais cedo, tenho tempo para espreguiçar, curtir o vento fresquinho de cedo na sacada, comer feito condenada no café-da-manhã e... aproveitar o dia. Esse ano de vestibulanda tem me consumido e eu sinto que não faço nada da minha vida que não seja estudar. Acho que é por isso que tenho gostado de aproveitar meus dias livres ao máximo, porque essa coisa de acordar na hora do almoço, ficar na preguiça e ter um surto de ânimo ali pelas dez da noite não tem me feito nada bem. Estou ficando velha, eis um fato.

O único problema é que só gosto da manhã que dura das 8h até, no máximo, 10h. Depois disso o sol esquenta, a rua se enche, a brisa boa vai embora, e começo a sentir cheiro de almoço vindo da rua. Me dá aquela sensação de centro da cidade em começo de mês: cheio de gente, anões vestidos de palhaço na porta de lojas estilo Casas Bahia cheias de serpentina pelo chão chamando as pessoas para conferir as ofertas, e aquele cheiro nojento de pequi no ar. Posso estar em qualquer lugar do mundo, e a sensação que bate onze e meia da manhã é sempre essa. Estou ficando velha e chata pra caramba.

Tem dias que o cansaço não me deixa despertar cedinho - despertador aos fins de semana nem morta! - mas nessa última quarta, feriado local por conta do aniversário da terrinha amada, levantei ali pelas 8h30 querendo fazer algo diferente. Resolvi fazer panquecas. Nunca havia tentado, mas o post no Cozinha Coletiva me encheu de vontade e coragem. Segui a receita fielmente e o resultado foi ótimo. A massa que se forma é cremosa e linda, e minhas panquecas ficaram gordinhas, douradas, e nem um pouco cruas por dentro. É tão legal observá-las crescendo e ganhando forma na frigideira! Me empolguei tanto que até tentei jogá-las para cima, igual nos filmes, mas não é tão simples quanto fazê-lo com omeletes. Peguei a minha de mau jeito e melequei todo o fogão, mas, dos males possíveis, o menor.

Para acompanhá-las, derreti um pedaço de uma barra de chocolate em banho-maria, que, por ter avelã, ficou parecendo Nutella crocante, cortei morangos, bananas, e usei também mel e canela. O morango acompanhava a calda de chocolate, e a banana, o mel com canela. Além disso só mesmo o café forte de sempre. Eu e mamãe nos fartamos com as panquecas e ela, que quando acordou e me viu na cozinha mexendo a massa perguntou se eu estava com algum problema, adorou a experiência. Porque a gente vive querendo fazer algo diferente e gostoso nas nossas vidas, mas tem pouca coragem para, literalmente, levantar da cama e agir. Queria começar o dia assim sempre!


21 comentários:

  1. Gente, quanta animação! Ao ler essa delícia de post tô até pensando em acordar às 8h30 no próximo sábado e tomar sol na perna! Se é que vai ter sol né. E já fui correndo ver a receita dessa panqueca, porque essa foto da tua com esse chocolate e esse morangão em cima me deram água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanta disposição! Eu gostaria de ter essa disposição pela manhã, pois sou mais noturna. Não que eu saia à noite, nem nada, mas rendo mais à noite.

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  3. tirando o despertador, geralmente a manhã é linda. já acordou às 5h? repara que é essa hora que começa o agito dos passarinhos. realmente, tudo é mais leve, sereno e a brisa uma delícia. já a hora do almoço é mesmo um pé no saco! rs
    me identifiquei, pra variar

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Anna, te invejo! Não tenho disposição nem pra conversar de manhã, quanto menos para cozinhar! =P E que delícia de panqueca, hein. Fiquei com vontade agora :S

    ResponderExcluir
  5. "um café-da-manhã de uma hora", ah como estou precisando disso ^^
    começo a trabalhar 7h, aí acordo cedo sempre.. mas nunca cedo suficiente p/ tomar banho e tomar café (aí o café, várias vezes, fica p/ trás).

    mesmo nos finais de semana eu acordo cedo (o corpo já acostuma, sabe?), mas é bom pq o dia dura mais :)

    ah, que vontade de comer panquecas! preciso deixar de (apenas) pensar nas coisas legais q tenho vontade de fazer e agir.. quem sabe eu tente fazer panquecas também?

    (e que legal o seu blog!)

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Também sou uma pessoa matinal... Ou vespertina, sei lá. Raramente dou trabalho pra acordar cedo, a única coisa ruim é que minha lerdeza só me permite funcionar perfeitamente depois das nove! Haha

    Vou fazer essas panquecas aí, e comprar nutella pra comer de monte *----*

    Bjbj

    ResponderExcluir
  7. Anna Vitória do céu, bem vinda ao clube (restrito) das pessoas matinais. Eu também sou muito da manhã e adoro acordar cedo. Pra mim, ficar até meio dia na cama é sinônimo de perda de tempo.

    Ah! E que beleza.
    Agora você me deixou cheia de vontade de fazer as tais panquecas. Tô até salivando rs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  8. Campanha "Anna, venha fazer meu café da manhã!" Demorou! 'cordei, cadê panqueca? hahaha

    Ah, quemd era eun tivesse essa disposição. O problema é que meu cérebro só acorda depois das 13hrs. Antes disso, sou um completo zumbi não responsável por minhas atitudes. Mas eu sei que isso é falta de hábito, é questão de me reeducar. Agora, cadê a vontade de começar uma reeducação? Essa sim, ainda não acordou :P

    ResponderExcluir
  9. Nossa amei...
    Sempre olho seu blog e adorei ver a sua postagem de hoje.
    Gostei muito da dica das panquecas talvez eu faça na próxima quarta já que é feriado...
    Adoro as manhas também.... acho que gosto do dia todo porque pelos fim de tarde.
    Bjos e boa semana
    http://www.prateleiradecima.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo um livro do Millás, em que ele diz que prefere acordar cedo porque só consegue escrever em jejum. Eu sou o oposto, escrevo à noite. Devo ser muito lunar. De manhã, ouço musica, se der, preparo alguma mixtape. Também adoro as manhãs. Beijão.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem? ^^
    Eu bem que gostaria de ser uma pessoa da manhã... é quando o dia está mais bonito (até as 10am), é mesmo muito agradável, parece que o mundo esta cheio de vida haha! Mas é engraçado, quando me forço para acordar cedo sem algum compromisso, eu me sinto meio perdida sem saber o que fazer... além disso, eu rendo mais de noite (depois das 20h =/, meu ápice é entre 23h e 1am) e acordar antes das 9am é um suplicio!Pra mim, o ideal seria se tudo funcionasse 24 horas por dia, aí eu poderia estudar ou trabalhar de madrugada! \o/
    Adoro o seu blog, conheço a pouco tempo mas venho aqui sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu sou totalmente ao contrário. Sempre que eu posso, não tenho aula e tal, eu acordo super tarde, lá pra meio-dia hahhaha. Eu funciono melhor a noite, sempre que eu tenho trabalho eu só faço a noite. Quando eu era do colégio eu e minha irmã só estudávamos a noite, e é assim até hoje. Minha mãe é que nem você hahaa. Eu também não sei cozinhar nada, queria ter esse dom que nem minha mãe tem.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou o oposto. Se pudesse, passaria todas as noites em claro e dormiria de dia ^^
    Mas que maravilha essas panquecas, hein! Fiquei louca pra experimentar! Com certeza dessa semana não passa :D
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  14. sobre esse assunto, fiquei especialmente apavorada hoje. acordei às 5h30 da manhã e fui super bem pro trabalho. costumo acordar às 6h30 e me arrastar pelos metrôs e ruas até chegar ao objetivo final. e sou a louca do sono fora de hora.

    ResponderExcluir
  15. manhãs pra mim são inexistentes. meu cérebro trava, não consigo fazer nada. ler, estudar, escrever, jogar, correr, nada. é impossível, tempo perdido. sou amante das madrugadas. a melhor hora do dia é entre as duas e as cinco da manhã, por aí. tanto nas ruas como dentro de casa.

    ResponderExcluir
  16. Seu futuro: Indo ao cinema às segundas-feiras e levantando 7h da manhã (sem despertador - pq eu também odeio!) pra aproveitar o dia e fazer as coisas que precisar na rua (comprar comida, óbvio) antes das 10h pq depois disso já fica tudo cheio de gente e com o sol quente demais. Prazer, eu.

    A diferença é só que o seu gosto musical já é sensacional aos seus 17 anos de vida (e vc sabe que eu já passei por La Bouche) e seu gosto cinéfilo também é consideravelmente melhor que o meu. Conclusão: aos 30 você vai ser eu - só que melhor. :)

    Eu nem preciso te dizer que a minha lombriga (e meus famosos dotes culinários) fizeram com que eu salvasse essa dica de blog na minha lista de blogs culinários, né? Achei linda a sua iniciativa e mais ainda por não ter só pensado em fazer algo diferente 'algum dia' mas ter enfiado a mão na massa (e sujado o fogão) pra fazer algo diferente aqui e agora. Simples, mas tão funcional para começar o dia tão feliz.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu também sou uma pessoa matinal. Acordo às 5hrs todo dia (quando tenho estágio às 7:30 preciso acordar antes) no maior pique, do tipo que levanta dançando ao som de uma música imaginária HAHA Mas não tenho muito pique para fazer um café da manhã caprichado, talvez porque eu sempre esteja com pressa. Mas seu post me deu muita saudade de panqueca...

    ResponderExcluir
  18. eu sou totalmente ao contrário, rs. gosto de acordar pro almoço, fazer aquela comida delícia e encarar o dia. não fico com a famosa preguiça pós almoço, e conforme o dia vai morrendo, meu pique vai aumentando - chega 9, 10 horas da noite estou pronta para resolver todos os problemas do mundo.
    é uma pena o resto da vida não estar alinhado com o meu relógio biológico. acordar cedo pra mim é um verdadeira tortura, mas quem sabe com o tempo eu não me adpto??

    bjim!

    ResponderExcluir
  19. ah sim, tem outro grande problema: meu namorado é uma pessoa pra lá de matinal. ele acorda as 6 da manhã e dorme as 9 da noite. ainda não aprendi a lidar, rs.

    ResponderExcluir
  20. Adoro as manhãs e por isso não sou mais estressada do que sou obrigada a ser no meu trabalho (das 06h às 12h)... rs. Infelizmente ainda não atingi este seu patamar - que eu até admiro e desejo, mas não consigo - de acordar às oito quando estou de folga... mas concordo que é o melhor horário do dia e é uma delícia acordar cedo!
    Eu e o Thonni amamos ir caminhando até a padaria, tomar uma média com pão na chapa (só que eu gosto de bisnaga com manteiga, na chapa), conversar, enquanto eu olhos as árvores floridas no caminho (estou com esta mania boa). Se a gente tivesse dinheiro, teria uma padaria, destas bem boas!
    E li o seu post sobre panquecas no dia que vou receber duas amigas em casa, e o prato será: tchan tchan tchan tchan: panquecas ao espinafre, ao molho branco. Mas a sobremesa será melhor ainda!
    beijos!!!

    ResponderExcluir