sábado, 19 de novembro de 2011

Who's that girl?

   
In Zooey Deschanel I trust

Não vou esmiuçar aqui os motivos que me levaram a ter essa relação ambígua de amor e ódio que tenho com a Zooey Deschanel. O fato é que comecei a assistir New Girl única e exclusivamente por causa dela, e no fim das contas cheguei ao sexto episódio vendo sua figura com mais amor do que implicância. Ajuda bastante o fato da série estar ficando mais bacana e engraçada a cada episódio, e apesar da personagem dela ser um tanto caricata demais pro meu gosto, sinto que dali ainda pode vir coisa boa. Até lá, sigo sendo team Schmidt, uma espécie de Joey Tribbiani só que mais bobo e sem noção. Sim, isso é possível.

No entanto, não são apenas os excessos de Jess - a personagem de Zooey - que me incomodam. Ela é a protagonista da série, que depois de flagrar o namorado com outra enquanto tentava seduzí-lo fazendo coisas sexys com a almofada (quem assiste vai entender), vai morar num apartamento com três caras bem diferentes que tem que aprender a conviver com o Jess way of life. No episódio piloto, assim que ela chega pra entrevista, imaginei que os caras do apartamento não iam pensar duas vezes antes de aceitá-la como moradora, enxergando a presença dela ali como uma chance única na vida, sonho de infância tornando-se realidade: eles iriam morar com aquela garota maravilhosa. Tipo, não é isso que eles deveriam pensar?

Não. Em New Girl, eles discutem longamente sobre aquilo ser ou não uma boa ideia, e mesmo quando Jess consegue se mudar, eles passam mais tempo constrangidos do que deslumbrados por ela. E não é um constrangimento do estilo 'ela é areia demais pro meu caminhãozinho', é mais uma coisa 'que garota louca, quem trouxe ela aqui?'. Em New Girl, Jess não é a Zooey Deschanel, e isso faz com que eu ache a série um tanto quanto inverossímil. Jess não é vista como musa maravilhosa, e sim como uma garota esquisita, que gosta de cantar para si mesma, é obcecada por Dirty Dancing e assusta os caras com tanta excentricidade. Ela, com seus óculos de aro grosso e roupas retrô, não faz sucesso com os homens nem mesmo antes de abrir a boca e ser ela mesma e estragar tudo. Só eu que acho isso muito estranho?

Se eu fosse homem, seria completamente obcecado pela Zooey Deschanel. Poderia dispensar todas as ressalvas que tenho em relação à ela - que eu imagino que pra maioria dos caras não fazem o menos sentido - e a colocaria como um norte, critério de comparação, sinônimo de perfeição, da mesma forma que tenho, por exemplo, Adam Brody, Ed Westwick, Jon Foreman e Chico Buarque como referências na minha vida. Muito me assusta o fato de eu já ter ouvido vários homens - sim! - dizerem que nem acham ela tão bonita assim. Vai ver eu não entendo nada de mulher. Ou não sei muito sobre os homens. Pior: talvez eu não saiba absolutamente nada sobre nenhum dos dois, o que eu acho até provável. Uma coisa que muito me intriga é que, num universo onde Zooey Deschanel é uma coisa meio qualquer nota, O QUE É QUE SOBRA PRA MIM?

Isso me lembrou de uma passagem de As Virgens Suicidas que tanto me intrigou que eu nunca esqueci e estava só esperando a oportunidade para usá-la aqui como gancho para um debate:

“Durante a dança, sustentou uma conversa educada, do tipo que as belas mulheres tinham com os duques durante as valsas nos filmes antigos. Mantinha-se bem empinada, com Audrey Hepburn, que todas as mulheres idolatram e em quem os homens nem pensam."

Se isso for mesmo verdade, a única conclusão à qual consigo chegar é que estou fazendo as coisas muito, muito errado e vai ver é por isso que estou aqui escrevendo esse post, numa noite de sábado, esperando um filme com a Lindsay Lohan começar na Globo. Dublado. Não que eu vá mudar ou algo do tipo, mas é só pra deixar registrado que estou ciente da forma que estou amarrando meu jegue, e do vestido que uso enquanto faço isso. 

21 comentários:

  1. hahahah
    eu tenho pra mim que ela é o tipo de mulher que assusta os homens por ser segura demais.
    queira ou não, por mais feministas que os homens queiram ser, eles preferem as mulheres que eles sabem que vão precisar deles.
    uma mulher que se porta (e eu sinto isso sempre que vejo ela em algum filme) como se não precisasse de homem ou pessoa nenhuma pra ser feliz - mesmo que queira uma pessoa para fazê-la feliz - assusta os homens.


    quer dizer, quem vê pensa que eu sei de tudo, rs. é a minha teoria, pelo menos ^^

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse quote que tu colocaste de "As Virgens Suicidas" resume muita coisa. Não é que tu não entendas de mulher bonitas ou de homem, mas homens tem uma percepção diferente da gente do que é uma mulher bonita (isso fez sentido?). Entre Marilyn ou Audrey, grande parte dos homens escolheria Marilyn.
    Acho que esse é o caso da Zooey, tem muito homem que a acha com muito jeito de boneca (o que não vamos negar que é verdade) pra considerá-la uma potencial namorada.
    Lógico que também tem aquele nicho específico de caras que IDOLATRAM Zooey Deschanel: os nerds, os indies e os hipsters.
    Tem gosto pra tudo, Anna! :)

    ResponderExcluir
  3. Tem mulheres que eu acho lindas e meu namorado vira a cara. Acho que os homens tem um gosto diferente para mulheres do que nós (?).
    Eu acho a Zoey lindíssima e acho que o papel de Jess não combina com ela e é muito forçado. Apesar disso, eu amo New Girl. :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Certeza que o gosto dos homens é meio duvidoso, ou eu realmente não entendo nada do que eles procuram nas mulheres. É cada uma..

    ResponderExcluir
  5. Anna, eu concordo.. os homens realmente tem um gosto super estranho. Sinceridade não consigo entender como alguém é capaz de preferir, sei lá, uma mulher maçã a... deixa eu pensar, la Budchen! enfim... entende-los é uma obra difícil.

    quanto à zooey eu tenho uma quedinha por ela. acho ela incrivelmente bonita e talentosa e estou com vontade de assistir a série. vou ver se consigo!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou esperando as férias chegarem para assistir a este seriado. Nem conhecia a história antes do seu post e realmente estou esperando para assistir apenas pela Zooey! Interessante a sua indignação com a forma como a personagem é tratada pelos demais hahaha Eu também acho que é uma garota maravilhosa e fofa e que todo tratamento que não contenha um tapete vermelho pra ela passar seria injusto, mas por outro lado não quero ver a Zooey interpretar ela mesma ou ser tratada como a Zooey real, ou tudo vai perder a graça, né?? hahahahaa Bom, vou assistir a série primeiro antes de tirar conclusões finais.

    ResponderExcluir
  7. tbm estou esperando chegarem as férias para assistir a esse seriado! ele realmente parece ser legal1 há. e tipo, eu tbm acho ela tao bonita :B homens são complicados e a verdade parece mesmo ser essa: a que as mulheres idolatram, os homens ignoram. vai entender, né?

    ResponderExcluir
  8. "New Girl"? Eis uma série que sequer tinha ouvido falar. Interessei-me e pesquisarei sobre ela. Parece ótima.
    Será que sou a única a não achar Zooey uma mulher de beleza estonteante? :P

    Estava com saudade do seu blog, Anna.
    Um abraço da @ericona.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Anninha...tempão que não venho aki =O. Bom tbm tenho implicância com a Zooey. Sim, isso vem desde 500 days of Summer e sim isso é pq ela deixou o Tom Hansen sofrer like hell (oi, misuto personagens e vida real?. Mas pela sua descrição da personagem dela acho que dá p/ dar uma conferida sem compromisso hauhauah
    beijão!

    ResponderExcluir
  10. ADORO NEW GIRL.

    E, bom, pense comigo: Achamos Zooey e Audrey lindíssimas mas, tecnicamente, são mulherem em quem "os homens nem pensam". Mas elas eram/são tão felizes com elas mesmas, satisfeitas e servem de inspiração pra tanta gente (como nós) que começo a acreditar que é isso que realmente vale a pena: ser ícone de alguma coisa para alguém e valer muito mais que um cara que corre atrás de qualquer rabo de saia...

    ResponderExcluir
  11. Como único homem dessa caixa de comentários, acho que posso ser tipo uma autoridade do assunto.

    Então... Audrey Hepburn, Zoey, etc... São todas meninas lindas. Muito fofas, elegante e altamente pegáveis. Mas quando a gente sonha com ideal feminino, ou cria fantasias, pelo menos no meu caso, minha mente vai por um outro caminho: um caminho que inclui Scarlett Johansson, Penélope Cruz e Natalie Portman de peruca rosa dançando num mastro. ;)

    ResponderExcluir
  12. eu acho ela bonita, mas nada de espetacular. gosto mais de mulheres com carne. mas o principal é que 500 dias com ela é um dos filmes que mais despertam meu ódio nesse universo.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou suspeito pra falar porque eu tenho meio que uma fascinação pela Zooey - desde que eu a vi no Guia do Mochileiro das Galáxias e depois em 500 Days of Summers. Isso de atração é, na verdade, muito mais complicado do que "gosto" dos homens e "gosto" das mulheres (vide os comentários acima). Se uns não veem nada de excepcional nela, eu me proponho a baixar New Girl (nas férias, provavelmente :/ ) só pelo fato de ela ser a protagonista. Sem contar que eu não sou de seguir artista internacional pelo twitter, mas abro uma exceção à Zooey (ok, e à Kaley Cuoco). Não é paixão platônica, é só que eu vejo nela uma mulher, além de bonita, carismática, talentosa,... Sem contar que ela não tem uma beleza tão "fácil" (como de coelhinhas Playboy), não chama tanta atenção assim pelo corpo, e isso pra mim a torna ainda mais atraente.
    Enfim, gostei do review. A série parece mesmo divertida e assim que eu puder vou baixar pra ver!
    :*

    PS: Deve ser alguma coisa nos olhos claros dela...

    PS2: Não é muito relevante pra discussão, mas acho que é a hora oportuna de compartilhar essa preciosidade: http://i.imgur.com/87yDv.jpg - Zooey Deschanel, sem maquiagem, sem Photoshop, e linda.

    ResponderExcluir
  14. Ela não é feia, mas também não é linda. E eu não vou muito com a cara dela, não...
    Quanto a atrair a atenção dos homens... Algumas atraem todos, outras atraem os certos!

    Beijinho e comenta lá no meu blog ressuscitado!

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto tanto dela! Acho ela linda e uma das mulheres mais fofas que tem por aí ultimamente. Nunca tinha pensado na observação sobre a Audrey, mas ela é bem verdade, e acho que deve se encaixar bem no caso da Zooey também. Mas cara: se eu tivesse cabelos pretos, olhos azuis e cara de bonequinha e os homens não vissem nada demais em mim juro que ia me revoltar! E tenho dito.

    Beijos~

    ResponderExcluir
  16. A Zooey já foi tema de algumas conversas com amigos meus. E o veredicto foi que ela é pra casar, é bem o ideal de mulher deles. Mas é claro que isso não é unânime. A grande maioria dos homens gosta é de uma mulher menos boneca. Agora pare e pense: será que falta pretendentes pra ela? Duvido muito.
    Ainda assim, continuo sem entender esses cérebros masculinos muito bem.

    Ah, lembra que eu comentei aqui que ia ler Paula, da Isabel Allende? Então, fui num sebo hoje e adivinha quem está aqui do meu lado? haha Deixa só eu acabar Clarice que chega a vez dele!
    Beijo! :*

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu também sempre pensei nisso. Acho super estranho eles acharem ela mais estranha do que linda, e não estarem radiando felicidade por terem ela morando com eles e tal. ._.' Acho a Zooey suuuuper linda *O* Só comecei a assistir New Girl por causa dela também, mas nem sei direito o porque, acho que é uma questão, gosto dela como pessoa, então vou asssitir qualquer coisa que ela faça. Porque no geral, não gosto muito dos personagens que ela faz. HAHAHAHAA. New Girl acho que é o primeiro personagem dela que eu realmente gosto XD

    bjs :*

    ResponderExcluir
  18. tambem acho que estou fazendo isso errado depois do seu texto ! haha não que eu me importe de ter 17 anos e ser solteira, mas COMO ASSIM tem alguem que não a ache muito linda ? D: minhas referencias de beleza estão todas erradas e eu deveria ter como reverencia uma das mulheres frutas ? nãããão ! prefiro ser solteira e continuar achando a zooey linda (:

    ResponderExcluir
  19. sempre DETESTEI a Zoey justamente por essa pode de "sou blasé, sou cool demais pra você". ela é linda e sabe, é legal e sabe, é tudo o que os garotos querem e sabe. e finge que não tá nem ai. não curto, nem de longe.

    já a série me conquistou aos pouquinhos. porque toda garota - mesmo não sendo tão infinitamente linda como ela - tem um pouco (um POUCO) de Jess. eu sou a que faz dancinhas constrangedoras e derruba tudo no caminho, por exemplo. e que não sabe chegar em homens. (mas isso fica pra outra história! :P)

    ResponderExcluir
  20. Anna, os caras que eu conheço acham ela super gostosa - talvez por parecer com a Katy Perry, que é unanimidade entre eles. Eu adorava a Zooey, mas justamente por causa de New Girl, passei a rever esse conceito. Como alguém pode aceitar fazer parte daquilo? Sério, acho a série um lixo vergonhoso. Daquelas coisas que dão dor de vergonha alheia, sabe? Vi uns quatro episódios e só faltei me esconder debaixo da mesa de tanto constrangimento. Acho que aquilo só sobrevive por causa dos fãs dela, porque é MUITO, MUITO ruim. Tenho até raiva, como você deve ter notado, hahahaha! Mas eu entendo quem curte! Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Post antigo, eu sei, mas é exatamente assim que eu pendo sobre a zooey. desde que a vi no 500 dias com ela, aquela cena do inicio em que o narrador a descreve como a setima maravilha do mundo, meio que parei e pense "to ferrada, não tem mais lugar pra mim nesse mundo". Mas os caras realmente parece que tem um problema com ela, como se ela fosse obvia demais, como se ter tudo de bom não fosse legal e que uma cicatriz no rosto fosse torná-la melhor, é o que eu penso. Agora New Girl eu gosto justamente por ser tão surreal, tipo, ela ser linda e doce e confusa e sempre ser s fêmea indefesa no meio dos caras e ainda assim eles meio que repudiarem ela, ou tratarem como aquele priminho chato que vem passar o fim de semana. Até por isso amo a serie, por não ser mais uma serie de uma mulher super confiante e linda que consegue tudo que quer. Por que isso, minha gente, existe.

    ResponderExcluir