terça-feira, 24 de abril de 2012

Pode vir, quero de novo

Há quase dois anos criei um formulário simpático no intuito de saber um pouco mais sobre os queridos leitores aí do outro lado da tela. Fiz isso porque não me canso de dizer como acho maluca essa relação entre eu de um lado, sozinha, e vocês aí do outro, sabe Deus quantos são, o que pensam e o que ainda fazem aqui. A impressão que tenho é que os únicos leitores são aqueles que trocam ideias comigo nos comentários e pronto. Vira e mexe me aparece alguém que diz que lê desde sempre mas nunca deu as caras e que sentiu necessidade de dizer algo especificamente naquele post, ou então acordou com vontade de me dar oi, foi lá e o fez e eu fico torcendo para que aquele pessoa volte e continue dando ois, continue sentindo necessidade de compartilhar algo. Não é para ver o número dos comentários ficar maior ou pela vaidade de me saber lida, mas pela troca que isso proporciona. Porque eu acho legal demais ler o que as pessoas pensaram sobre o que eu escrevi, conhecer outras histórias relacionadas, saber que existe muita gente no mundo tão maluca quanto eu. Busco sempre responder o que me perguntam diretamente, às vezes recebo e-mails, mas algumas pessoas dizem coisas tão legais e não deixam nem ao menos um nome pra que eu possa ter referência. Aí vocês ficam aí, sei lá quantos são, com suas conjecturas e impressões, e eu aqui, sozinha de novo, pensando no por que de um post que escrevi na brincadeira, comparando Velozes e Furiosos com The OC, esteja em 3º lugar nos mais acessados desde sempre, e por que diabos ainda hoje recebo comentários naquele outro sobre a nova namorada do Chico Buarque.

O próposito do So Contagious nunca teve o foco em outra pessoa que não eu. Criei para guardar lembranças e dividir o que pensava simplesmente porque não tinha ninguém com quem compartilhar certas coisas. Meus amigos não estavam muito interessados na minha opinião sobre o disco novo do Strokes e eu queria dizer aquilo pra alguém. Tanto é verdade que por meses escrevi para uns poucos gatos pingados que só apareciam por aqui porque eu implorava. No entanto, mesmo se eles não aparecessem eu estaria aqui, porque isso é pra mim e só desde o começo. Apesar disso, se agora existe eu-com-vocês, fico feliz em saber que posso fazer algo que divirta ou faça pensar quem está do outro lado. Não é minha motivação principal, mas me dá vontade de fazer mais e melhor, e isso me motiva. Tentei escrever isso de um jeito que não soasse piegas ou pretencioso, mas acho que só quem está/esteve no meu lugar sabe como funciona. 

Criei o formulário e pra variar me enrolei com ele. Tive respostas muito legais e muitas coisas que acabei incorporando ao blog foram inspiradas pelo retorno que obtive, como as mixtapes. Queria, no entanto, repetir a experiência para que possa fazer algo mais legal e cuidadoso com os resultados, e também porque, como disse, a primeira tentativa foi há quase dois anos, e sei que de lá até hoje muita gente foi e outro tanto chegou. Parafraseando o Ira!: leitores ciganos, sigamos então!

Sei que ando muito auto-reflexiva ultimamente, os incomodados favor registrar a queixa no espaço destinado a isso no formulário.


23 comentários:

  1. E como sabemos o que é estar do outro lado! Só um blogueiro entende como é deliciosa a troca feita pelos comentários! Não é vaidade, é compartilhamento! <3
    Flor, óbvio que estou indo e responder, e preciso deixar bem claro que eu AMO suas reflexões. Amo 99% do que você escreve, você sabe disso, e esse 1% só entra nos posts sobre cantores que eu desconheço, e isso só porque eu tenho preguiça, no geral, de ler textos sobre cantores que eu não conheço, seja aqui ou em qualquer outro blog, haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Florzinha, o link do questionário tá errado. Ele abre a página do blogger!

    ResponderExcluir
  3. Acho super legal essa ideia e também fiz um blog por mim em primeiro lugar mas é legal saber que tem gente que lê. Eu não escrevo pensando nos comentários e afins, pra mim se uma pessoa comentar já estou saltitando, porque tenho uma sensação de que fui ouvida, sabe? Deve ser legal atingir o nível que o soo contagious atingiu, mas nao sei se conseguiria lidar com tudo isso sem ficar pressionada a postar pra agradar os outros e eu acho tãaaao chato esses blogs que só se atualizam por obrigação... Enfim, estou ansiosa pra responder seu questionário, coisa fofa!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Porra Anna, acabei de vir aqui, comentei no outro post, daí vc aparece em negrito DE NOVO no meu reader? Menina, já passa da meia noite, vamo dormir? Amanhã, quando você postar o link certo, a gente conversa, beijão.

    ResponderExcluir
  5. Sou dessas que aparece aqui de quando em quando pra dar um "oi", mas que sempre te lê. Já fui muito mais comentadeira, mas com esse "adultecer" (estranho!), acho que tô perdendo a forma, haha. Bom, formulário preenchido :)

    ResponderExcluir
  6. Eu respondi o formulário, dei sugestões poderosas. Pf, mentira.
    Tem nem o que sugerir, eu amo esse blog! Por favor, nunca pare de escrever.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. nao li o post mas respondi

    sou uma amiga muito dedicada

    ResponderExcluir
  8. Não tem NADA melhor do que responder esses questionários hahahah, queria saber o que vc pensa da gente e se nos reconhece fácil ao ler as respostas!
    (a loca do questionario do google)
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Saindo da moita mais uma vez...
    Não poderia deixar de expressar a minha relação com essa joia de blog. Tenho certeza de que você serve de inspiração para várias pessoas nesse mundo blogueiro, dona moça, inclusive para mim.
    Fazendo coro junto com Gabriela: por favor, nunca pare de escrever!
    Seu blog é massa!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu bem que tentei disfarçar que era eu ao responder o questionário, sabe? Queria te desprezar um pouco (mentiiira!), mas eu sempre acabo me entregando hahaha
    ;*

    ResponderExcluir
  11. Respondi! E achei um amor você fazer de novo nesse período 'sem vontade' porque aí as inspirações vão surgir =)


    Beijo, Anninha <3

    ResponderExcluir
  12. Espero de verdade que minha resposta tenha ido, porque, olha, eu NÃO vou escrever tudo de novo! hahaha ;)

    ResponderExcluir
  13. Anna querida, deixa eu te dizer, eu amei essa ideia do questionário e tal. De verdade. Gostei tanto que acho que vou até adotar lá no Dentro Dela. POde? rs. Sei exatamente como é escrever o blog para si, mas também para os outros queridos, como é gostoso saber que estamos agradando e etc e tal.

    Enfi, adoro aqui sempre, e procuro comentar sempre!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  14. Já disse e repito: seu layout novo ficou chique demais!
    Adorei a sua iniciativa com o formulário. É uma ideia que espero copiar um dia (to declarando aqui, então não tem problema, né? HAHAHA). Já respondi e espero que tenha um excelente retorno!

    ResponderExcluir
  15. Respondi o primeiro e tô pronta pra responder o segundo! É sempre um prazer! Acho que todo blogueiro deveria integrar essa ideia pra melhorar o blog. Já já chega a hora do Bonjour Circus entrar na berlinda :P

    ResponderExcluir
  16. É bom mesmo ter um feedback dos leitores! Vou responder sim! Olha, você usa o google analytics? Dá pra ver detalhadinho todos que visitam, de onde são, e mais detalhes. Eu adoro. :D

    ResponderExcluir
  17. Respondi, Anna!
    E queria deixar claro que apesar de ter escolhido outro como favorito, o post do Valentine's Day desse ano sempre estará no meu coração. E aquela foto ainda queima meus olhos.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Só não entendi bem o que você faz com as respostas. Incorpora e tenta atualizar as melhorias no blog? Coisas assim? '-'

    ResponderExcluir
  19. Oi ana! (na intimidade) Bom, depois desde post me senti na obrigação de vir te falar de onde venho. Bom muitos anos atras, quando se nao me engano voce tbm estava no começo do blog eu participava de um tipo de "condominio" pro blog (hello 2004) hehehe e era super interativo. Lembro-me que tinha um espaço para voce fazer "anuncios". Achei uma ideia legal, mas nao tinha nada para anuncia. Por isso tive a ideia maluca de uma forever alone de anunciar minha "amizade". Sem noçao da minha bizarrice mandei pro condominio com o meu e-mail. E na epoca, quem me respondeu? Voce, obvio! hahaha. Achei engraçadissimo! E nunca me esqueço. Trocamos alguns email e comentarios nos blogs (o meu era o d-eepinside.zip.net) mas depois nao sei oque houve, eu acabei nao tendo tempo para o blog e deixei de escrever. De qualquer jeito, durante todos estes anos, de tempos e tempos anda jogava so contagious no google (nunca lembrava quantos "os" existiam) e dava uma passada rapida no blog.
    No ultimo ano, minha vida deu uns 3 looping e mudei tudo nela, praticamente. E me deu uma suuper vontade de ter um novo blog. Por alguns meses vim aqui timidamente ler suas reflexoes, oque me deu o empurraozinho final para estrear o meu.
    ana, eu a-d-o-r-o seu blog. Me lembro de pensar, como essa menina escreve bem! Quero saber escrever como ela! Um super beijo, continua na luta!

    ResponderExcluir
  20. Ainda não respondi o formulário :/

    ResponderExcluir
  21. Bom , conheci seu blog através de um link em um outro blog , que eu tomei conhecimento fazendo um busca no google que nada tinha a ver com esse blog . Enfim , os caminhos doidos da internet .

    O topico 'atual' , quando vim aqui pela 1° vez , era as coisas que todos gostam e você não , e achei muito divertido a forma que escreveu aquilo , mesmo discordando de tudo , heheh ( com exceção de cupcakes , que nunca comi). Continuei lendo seus posts mais antigos , impressionado com sua habilidade com textos e seu senso de humor.

    Teve alguns posts que gostei e concordei tanto com o que estava escrito ( como aquele sobre Lolita de Nabokov, e como pessoas se afastam de determinadas obras artistícas por desgosto com o tema , e não pela qualidade da obra em si) , que eu quase comentei apesar de ser um post antigo , mas tenho problemas em comentar na internet . Prefiro falar , tenho dificuldade na hora de passar meus pensamentos pra texto e enquanto o que escrevo não está expressando exatamente o que eu estou pensando , eu não me conformo , e acabo gastanto muito tempo na hora de escrever comentários . Então eu geralmente nem começo , fico apenas de leitor anônimo.

    Soube lendo seu blog que tambem é de Uberlândia assim como eu , mas lógico que nao iria escrever um comentário no seu blog só pra falar algo tipo :" so de berlandia tambem sô ,, uhaiuaiuha ".

    Enfim ,foi dessa maneira que conheci seu blog , gostei e continuo a lê-lo . Bom trabalho . Até mais :]

    ResponderExcluir