domingo, 1 de abril de 2012

Sobre jornalismo crítico


Assistindo televisão, lendo um jornal ou revista, quando falamos de um jornalismo cultural, procuramos por um jornalismo imparcial e crítico. Ok, imparcialidade não existe, mas que seja crítico. Exatamente isso. Como disse o André Forastieri disse, num texto que eu queria muito ter escrito: “Fã é fã, jornalista é jornalista. Fã perdoa tudo. Jornalista não perdoa nada, ou não deveria”. É assim. Mesmo que você adore qualquer ator, cantor ou diretor, você deve resenhar aquela obra e dizer a verdade. Concordo que isso é difícil, eu, por exemplo, custei a admitir em voz alta que Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, do Woody Allen, é uma bosta, mas é dessa forma que deve ser. 

Agora vamos sonhar um pouco:  eu adoro a Britney e estou em uma grande veículo e falo sobre a parte cultural. Ela faz um álbum horrível, com músicas péssimas e sem melodias. Eu, como fã, iria falar que ela estava em uma má fase, que isso iria passar. Mas como jornalista, devia me perguntar se isso realmente é bom e se teria algum objetivo. Se eu poderia assinar embaixo daquele trabalho. Esse é o intuito do jornalismo crítico. E não precisa ser só com música, poderia ser com um diretor famoso ou um ator que não atuou bem em tal filme. O que eu quero é apenas um jornalismo que saia daquele clichê “eu gosto de tirar foto” ou “eu gosto de escrever, por isso vim fazer Jornalismo”.Não é suficiente. Tem que ter senso, bagagem, opinião e não ter medo de colocar o dedo na ferida.

Ser crítico é a base para tudo e é apenas isso que eu desejo. Falar o que a assessoria de imprensa do ator/cantor/empresa/afins falou não é ser jornalista, é ser uma cópia barata e clichê. Por um jornalismo que saiba expor opiniões, não sendo tendencioso ou "amigo", tendo consistência no que fala e critica. É só o que eu quero.

15 comentários:

  1. É esse jornalismo que quero ver como leitora/espectadora, mas tá difícil, hein? Tá todo mundo amarrado num tronco de árvore. Boto fé nas mafiosas estudantes de jornalismo-> são minha última esperança (sem pressão, mas...HAHAHAHAHA).

    ResponderExcluir
  2. Fiquei infinitamente em dúvida se o texto ficou "adequado" ou não. E olha que esperei avidamente por ele '-'

    ResponderExcluir
  3. Amei principalmente a parte do jornalismo imparcial não existir. Impressionante como tem gente que ainda acredita e defende isso O.o

    Beijo, Anna fofa <3

    ResponderExcluir
  4. É difícil de se ver e cada vez que acontece eu vibro, não pelo fato de eu necessariamente concordar, mas pelo fato de acontecer, sabe? Lembro que vi na Globo News outro dia o apresentador batendo de frente com um entrevistado ao vivo, eu meio que não acreditava que aquilo era possível, ele tava fazendo mesmo! Coisa que a Miriam Leitão faz direto também.

    Acho que por isso acabo gostando mais de ler colunas, porque normalmente têm uma opinião, não importa se eu vou gostar ou não.

    Enfim, ótimo texto. Deu pra ver que eu concordei, né? :)

    ResponderExcluir
  5. Meu palpite é que quem escreveu esse texto faz jornalismo! HAHAHAH, é basicamente o que os professores fazem questão de deixar claríssimo para nós no 1º ano. Adorei, e é assim mesmo que deve ser!

    ResponderExcluir
  6. Se houver imparcialidade é melhor ser relações públicas. As pessoas tem que ter uma coisa em mente: professores e jornalistas são em uma boa parte do tempo formadores de opiniões, se não somos críticos ou não expressarmos nossa opinião, não vamos contribuir em nada com a sociedade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu separo bem opiniões de notícias. Sou meio chata, por exemplo: não suporto algumas opiniões que o William Bonner tenta dar no JN, mas adoro ler opinões de jornalistas na Folha de S.Paulo. kkkkkkkkk Sou incoerente, eu sei.

    ResponderExcluir
  8. NÃO SEI SER CRÍTICA. E tenho consciência.
    Eu até que me esforço, mas o negócio não engrena. Quer me matar? me pede pra fazer crítica! É uma enrolação dos diabos, nem gosto de pensar, aff.

    Tô tão sumidinha daqui que me parte o coração, mas eu vou voltar a ser assídua, prometo Pony! ;*

    ResponderExcluir
  9. Mesmo quando formos parciais, devemos lembrar que muita gente não tem a mesma opinião com a nossa. POR ISSO a imparcialidade! Amei lindinha <3

    ResponderExcluir
  10. Super concordo! Jornalismo é algo sério, que relata fatos e não que impõe impressões pessoais a respeito de qualquer assunto. Imparcialidade é imprescindível e o que mais falta. Gostei :)

    ResponderExcluir
  11. Com seu jeito (sim, por que não) ímpar de escrever, Anna. Você ainda vai revolucionar esse mundo louco de jornalistas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Gostei do texto, mas achei que faltou uma introduçãozinha embromation básica. Foi direto no assunto, daí ficou curtinho! Triste! Mas enfim, seja uma boa jornalista crítica um dia :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Meu professor disse num dos primeiros dias de aula da faculdade que jornalista não tinha amigo. Eu achei sinistro, mas faz sentido em vários casos, por exemplo, nesse texto! Eu me imagino, por exemplo, tendo que fazer um texto de crítica teatral com uma amiga minha no elenco, e achando ela ruim, por exemplo!

    ResponderExcluir
  14. E daí que, criticando, você está literalmente falando muito mal do que pode mesmo ser apenas uma fase muito ruim na vida daquela pessoa.
    Taí o motivo de eu nunca ter preferido fazer jornalismo na minha vida. Não preciso desse curso para saber escrever, Anna. E acho que nem você.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Imagino que essa seja uma das partes mais difíceis do jornalismo. Acho que eu não conseguiria, me preocupo demais com os sentimentos dos outros. Mas, entrando no clima, senti falta de um ar mais 'annesco' nesse post.
    Beijos

    ResponderExcluir