segunda-feira, 2 de julho de 2012

Então eu fiz um vídeo sobre Anna Karenina

Depois de pouco mais de um mês de leitura, terminei Anna Karenina, do Tolstói, essa semana. Desde a metade do livro que vejo pensando na melhor forma de falar sobre ele por aqui, chegando até a rascunhar uma ou outra resenha, mas sempre desistindo no meio do caminho. Gostei tanto do livro e ele me fez pensar e sentir tantas coisas que todo texto que faço a respeito me deixam com a sensação de que não escrevi o suficiente e, por outro lado, quando escrevo aquilo tudo que queria dizer, o relato toma uma proporção bíblica que sei que vocês não teriam essa paciência para ler. Somando isso à minha nova descoberta (tardia, eu sei) dos canais literários no Youtube, achei que a melhor forma de falar para vocês sobre esse livro encantador seria por meio de um vídeo. Já gravei aqui pro blog vídeos mostrando minha estante de livros e DVDs, mas nada disso chega perto do que é a tensão de fazer uma resenha em vídeo. Peço encarecidamente que ignorem meus tiques de nervosismo e timidez, abstraiam a mania horrível que tenho de ficar balançando diante da câmera e finjam que não viram que de repente o vídeo fica escuro do nada.

De resto, espero que gostem.



PS 1.: O áudio ficou baixo porque além de eu ter gravado no celular, tive que ligar o som para abafar um pouco da barulheira que estava vindo da janela, já que escolhi para gravar um vídeo justamente num dia em que estava tendo festa no salão de festas do prédio. Moro no segundo andar e meu quarto fica exatamente no rumo do salão. Ou seja: volume máximo!

PS2.: Esse é o 400º post do blog! Ê!

13 comentários:

  1. Vai ter um filme com a mesma produção de "Orgulho e Preconceito", com a Keira e o Jude Law. Eu morro de vontade de ler esse livro e ganhei dinheiro suficiente para comprá-lo, depois que soube do filme fiquei com mais vontade ainda e depois da sua vídeo-resenha só digo que a vontade tá tão grande que queria poder começar a ler agorinha! Mas uma pergunta: o Liev é o Tolstoi? Tipo, no livro conta a história dele mesmo? aaaahhhh acho que vou amar o Liev do livro! Sou apaixonada por árvores genealógicas! Vou comprar esse livro amanhã! *--* <3 Eu só leio prefácios de livros que eu acho que os prefácios serão úteis. E aahh...você é tão linda Anna Vitória, mas TÃO linda que odeio o fato de não poder apertar suas bochechas sempre que tenho vontade! Você usa muitas palavras difíceis no vídeo, orgulho <3

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre falei Anna Karenina igual você fala(va), mas eu procurei saber (google tradutor) e em russo parece que se fala Kariênina, mas se escreve Karenina normal.

    Eu sou apaixonada por Ana Karenina, recomendo muito, se você ainda não viu, a versão da Greta Garbo e da Vivien Leigh pro cinema (prefiro a segunda, aliás). Vou começar só no final dessa semana porque to lendo uns outros livros pra poder me dedicar 100% ao livro, aproveitando esse período de greve (também gosto de ter tempo pros livros maiores e mais densos).

    Sou quase obcecada por existencialismo, outro motivo pra querer ler! Ah, e sua edição é puro luxo, da Cosac, babei!

    A minha edição de Cem Anos de Solidão não tem a árvore, então eu lia e montava a árvore porque se não ia ser terrível mesmo.

    Fiquei muito feliz por você ter feito vídeo (ainda mais sobre isso), faça mais :)


    Besoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, uma amiga minha também teve que desenhar a árvore dos Buendía pra conseguir terminar Cem Anos de Solidão. Não sei como faria sem ela, toda hora eu voltava lá pra saber qual Aureliano ou qual José Arcádio ele estava falando em determinado momento ;)

      Excluir
  3. Tô no comecinho do vídeo, mas já vi que se não abrir logo a caixa de comentários vou esquecer de coisas que preciso falar. Não vou gritar sobre sua voz de novo, porque né, tá ficando muito mainstream isso.
    Eu também fico encantada por livros com nomes femininos no título, sério. Tanto que até inventei um meme desses. Sou louca pra ler esse livro, e sempre babo nessa edição quando entro na livraria Cultura. Sempre que entro lá corro fazer carinho nesse livro aí, mas ainda não comprei porque falta-me tempo $$$ e coragem $$$.
    Eu também tenho aflição de pegar um livro grande numa época de não-ócio, porque parece que não vou dar conta nunca. Amei sua unha batendo na capa do livro, porque eu vivia fazendo isso com a minha biografia da Clarice (amor eterno) e com o Toda Mafalda também. Esses, além de cheirar e fazer carinho nas páginas, dá pra batucar na capa, não é ótimo?
    E sim, eu levava Clarice pra sala de aula e lia na cara dos professores. Lia no meio da aula teórica da auto escola também.
    "A arquitetura do livro" -> Te amo!
    Kitty -> Amo esse nome!
    DIGRESSÕES -> Cadê o dicionário, gente?
    DIVAGAÇÕES -> AMO essa palavra.
    Personagens esféricos -> AMO.
    5 capítulos de 1, 5 de outro -> Amo. Sai do tédio!
    Personagens redondinhos são amor. Adoro ser bff dos personagens.
    NOSSA, MEU CABELO TÁ.. MUITO LOUCO. -> Te amo infinitamente mais depois dessa.
    Desde que vi o título só consigo chamar de Anna Kariênina.
    HAHAHA, PRA QUEM SE INTERESSA POR HISTÓRIA. EU. PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA DA RÚSSIA: DEDINHO APONTANDO. MORRI.
    "E o clímax da cena é muito forte, e então quando acontece você fica tipo AAAAHR! e tal." -> HAHAHAHAHAH <3 <3 <3 <3
    "Não é coisa de merci bocour, é tipo um parágrafo mesmo, em francês" -> A Anna Beatriz diria sobre isso: É BISSURDO!
    Tem uma Ekatierina em Crime e Castigo, não tem?
    Prefácio com spoiller -> I hate it.
    HAHAHA, VINHA SÓ METADE DO LIVRO. TROOOOOOOOOLL.

    Amo você.

    ResponderExcluir
  4. Você é a pessoa mais fofa desse mundo, só pode. Toda emocionada com a descrição da cena do pedido de casamento. Muito fofinha!

    Eu preciso muito ler esse livro, mas também tenho essa coisa de só começar calhamaços quando tenho tempo. O que não é o caso atualmente, mas tudo bem.

    Outro problema do Anna Kariênina é que é muito caro, gente. Acho que vai demorar um pouquinho pra eu ter acesso, mas sinto que vou adorar. Afinal, também amo personagens bem construídos e redondinhos <3

    Eu sempre leio prefácios. E fico toda boba quando são bem escritos.

    E você devia fazer mais vídeos, adorei!

    Beijo, Annokita!

    ResponderExcluir
  5. (Escrevo o comentário enquanto vejo o vídeo.)
    Olha, estou gostando da resenha, Anna. Você tem mesmo voz de criança, tem um sonzinho de fundo que achei bacana, e gostei do fato de você falar como é a substância do livro e como você leu (o fato de que te deu dor nas costas, por exemplo, e de como, assim como eu, você gosta de livros longos em períodos de ócio).
    Achei engraçado o "comeu o pão que o diabo e todas as entidades amassaram e vomitaram", haha. Que drama! Mas foi assim mesmo com a Karenina.
    O primeiro parágrafo é famoso e, na verdade, resume muito da regência e época vitoriana na literatura, que precederam Tolstoi.
    O termo certo para Karenina é, de fato, Karenina. Karenin está errado: serve apenas para o homem (assim como Lugovskaia para Logovski). Aprendi isso num livro do Dostoiévski da Editora 34: O Adolescente. Muito bom também.
    A personagem que eu gosto até hoje nesse livro é a Kitty. Adoro a "cena" do pedido de casamento e confesso estar ansiosa para ver o filme mais recente, do Joe.
    A editora Cosac & Naify é mesmo muito cuidadosa nas suas traduções. E os livros dela, pela capa dura e ótima diagramação, são caríssimos, em sua maioria. Esse que você leu custa mais de cem, vende na livraria em que trabalho, fica envolvido em plástico e papel de seda, guardamos no estoque para não rasurar. Há todo um trabalho envolvido em edições desse nível. A edição que li é muito antiga, foi a primeira publicada no Brasil, lá para 1971 e não me recordo se a tradução vem direito do russo ou do francês.
    Sim, eu costumo ler o prefácio. Quando você passar por uma livraria, pegue Lolita, de Nabokov, da editora Alfaguara, o posfácio de Martin Amis é maravilhoso. Todo mundo precisa ler.
    Estarei aguardando por mais resenhas desse tipo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que essa edição é tão de luxo assim? Sabia que o preço era salgado, mas estava por fora dessa coisa de papel de seda e tudo. Infelizmente (e meio que obviamente) o livro não é meu, mas da minha tia, que me emprestou, e já estou tão apaixonada por ele, achando tão bonito, gostando tanto de ter ele aqui pra eu olhar e fazer carinho, que vai ser bem deprimente ter que devolvê-lo. :(

      Excluir
  6. Eu acho ótimo os (poucos) canais literários que já vi por aí, até então. Mais dinâmico, mais sincero, não sei dizer. Boa ideia a sua de fazer resenha em vídeo, Anna.

    E você tem.uma.voz.bem.fofa =D

    Esse livro parece maravilhoso, deu vontade de ler/ter!

    Fico dividida com esse fato de ter páginas e páginas de divagações dos personagens/sobre os personagens. Não sei dizer se gosto ou não porque depende muito da história pra mim... Mas, lógico. Se for bem construído, vale a pena ♥

    Gostei bastante mesmo do vídeo (mas preciso voltar pra ouvir novamente porque perdi umas partes, acho). Quando tiver oportunidade, quero ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, parabéns pelo vídeo, você é muito meiga. :3
    Li esse livro no início desse ano e demorei também quase um mês para terminar. Também me identifiquei muito com Levine (Esse era o nome dele na versão que eu li), ficava extasiada com as divagações dele sobre o sentido da vida e completamente apaixonada pelo seu jeito romântico e meio 'caipira', se é que posso chamar assim. Achei todos os personagens incríveis e reais, a história foi um mergulho na época, inexplicável e maravilhoso. E, olha, eu não gosto muito de romances desta época! Enfim, compartilho com você a opinião de que é uma ótima leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Que edição linda linda linda essa que você tem...

    ResponderExcluir
  9. (lembrei muito de Crime e Castigo, o livro que me ensinou que uma história para ser boa não precisa ter muita ação ou reviravoltas, às vezes basta que você aprofunde no psicológico dos personagens)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHA e haja aprofundamento em Crime e Castigo. Eu sonhava com a cabeça do Raskolnikóv, acredita? Era bem ruim.

      Excluir
  10. Awn, você tem voz de pônei mesmo *_* Gostei muito da sua resenha, apesar de estar bem comprida, gostei do que você falou e fiquei mais interessada ainda em ler esse livro.
    Ai, morri com o que você falou no final! Eu comprei Anna Karenina esses dias em um sebo e achei minha versão meio pequena, sabe? Como a capa estava descolada, pensei que poderia estar faltando alguma parte, mas fui na fé e comprei. Agora que eu fui ver que cometi o mesmo erro que sua amiga, comprei o primeiro volume D:

    ResponderExcluir