quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Banhos introspectivos

Quando chego em casa muito cansada de um dia cheio de andanças - sejam elas pelas ruas daqui ou então as intelectuais - gosto de me presentear com um escalda pés. Sim, querido leitor, aquela bacia que sua avó enche de água quente para desinchar os pés depois de um dia cheio. Eu, com minha alma idosa, já cheguei a gastar algumas dilmas com o sachet próprio pra isso da Granado e foi lindo, mas o efeito que eu desejava só seria mesmo adquirido com um lacaio para me fazer uma massagem, que sairia um pouquinho mais caro que os sais cor-de-rosas. Outro ritual perfeito para esses dias de exaustão é o banho introspectivo, fantástico não só para momentos de cansaço extremo, mas também para dias meio melancólicos em que tudo que você deseja na vida é ouvir umas músicas tristes e sentir um pouquinho de pena de si mesmo. 

Banhos introspectivos são muito simples, você só precisa de uma boa trilha sonora e água quente caindo sobre suas costas. Eu recomendaria um combo de Norah Jones, Cat Power, Damien Rice e os primeiros cds do Coldplay, luzes apagadas, velas de lavanda e algum produto de banho chique, seja um shampoo milagroso, uma máscara cheia de promessas, esfoliante corporal ou um óleo absurdamente cheiroso - que é pra você, mesmo na fossa, sair de lá se sentindo uma pessoa de respeito. Banhos introspectivos não combinam com grandes shows particulares embaixo d'água. Reserve aquele tempo simplesmente para contemplar seus pensamentos ou ignorá-los por completo, ouvindo a água cair e murmurando baixinho, de forma desafinada, de preferência, algum trecho da música. 

Tanto o escalda pés como o banho introspectivo são realmente ótimos, recomendo fortemente, mas sempre que saio deles não deixo de soltar um suspiro profundo e pensar que seria uma pessoa mais completa se tivesse uma banheira em casa. Escalda pés relaxam e é uma delícia cochilar com os pés numa bacia de água quente com Friends na tv, mas fazer um escalda-corpo-inteiro seria ir para o céu e voltar carregada por bolhas de sabão. Banhos introspectivos são deliciosos e até possuem o adicional inalcançável da banheira de ter a água caindo sobre sua cabeça, mas a sensação de estar completamente imersa numa água cheirosa, rodeada por velinhas coloridas, ouvindo músicas tristes e podendo até mesmo ler um livro consegue ser melhor. 

Parece exagero, mas não passo uma semana sem pensar em como minha vida seria melhor se eu tivesse uma banheira em casa. Aqueles que tem destroem meus sonhos dizendo que banheira é um item obsoleto que, uma vez dentro de casa, ninguém tem paciência para usar. Meus avós tem uma banheira que só serve para dar banho nos netos pequenos. Eu, quando fui uma neta pequena, já brinquei muito lá dentro. A única coisa que me impede de continuar usufruindo dela é o medo estúpido que tenho do banheiro da minha avó. Sim, é um banheiro de filme de terror e não tenho paz no coração suficiente para simplesmente fechar os olhos e relaxar depois de ter visto tantos filmes onde desgraças incomensuráveis acontecem a mocinhas inocentes que só queriam meia hora de paz e sais aromáticos. 

Pode ser que vocês, meus avós e os futuros proprietários de banheira de fato desprezem o bem maravilhoso que tem em casa, mas me recuso a crer que eu, a pessoa que se dá ao trabalho de forrar o tapete da sala com uma toalha, esquentar água, gastar dinheiro com ~sachet-para-escalda-pés, aquela que por milhares de vezes tampou o ralo do box e ficou feliz demais quando a água cobriu seu peito do pé, tenha coragem de cometer o crime de ter uma banheira em casa e não usar. Eu não preciso de uma jacuzzi, de hidromassagem ou de uma banheira do tamanho de uma cama de casal. Aliás, eu não tenho o menor amor por banheiras modernas e tecnológicas. Gosto muito mais daquelas meio antigas, pequenas, com cara de apartamento antigo de Nova York, etc e tal. Eu só quero uma banheira com água quentinha, uma coleção de sais aromáticos, um estoque vitalício de velas, um cd da Jenny Lewis e a ideia na cabeça de que mesmo nos piores dias da minha vida eu sempre poderei chegar em casa e entrar de roupa e tudo num sonho quentinho com cheiro de lavanda, ir pro céu e voltar flutuando em bolhas de sabão. 


17 comentários:

  1. AH, as banheiras. Eu queria ter uma também, mas já assumindo pra mim mesma que eu ia usar umas 3 vezes por ano e olhe lá! HAHAHA. Mas me imaginei numa banheira vendo Friends. Cara, é a vida! Preciso disso agora!
    <3

    ResponderExcluir
  2. Aí vai uma confissão: nunca fiz escalda-pés por pura preguiça! Que feio, né? Mas já ouvi maravilhas sobre isso, então acho que tenho que tentar qualquer dia desses.
    Eu quero muito ter uma banheira na minha casa e ter esses momentos de pena de si mesma e descanso de tudo. Dever ser uma delicinha.
    Beijo. <3

    P.S.: Gostaria de saber mais sobre o banheiro fantasmagórico da tua avó. Gosto dessas coisas. muahahaaa.

    ResponderExcluir
  3. Ai que delicia, nunca pensei em fazer isso, mesmo quando estudava no centro trabalhava em nitero e morava em irajá.. hahaha'
    as vezes por falta de tempo né, mas é uma ótima ideia, parece relaxar bem muito :)

    ResponderExcluir
  4. Amo escalda pés!!!
    também sempre faço, e agora q estou lendo esse post no trabalho, to com vontade de sair correndo daqui e ir fazer escalda pés...

    Em relação a banheira, acabei de entrar de cabeça no mesmo sonho q vc

    :)

    ResponderExcluir
  5. Eu SEMPRE quis uma banheira, é um sonho antigo que nunca foi realizado. E, como você, tenho a certeza de que usaria minha banheira muitas vezes, obrigada.
    Assim como a banheira, outra coisa que eu sempre quis ter é uma piscina em casa.
    Mas não tenho pressa. Um dia eu consigo, espero.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Tá, Anninha... nunca assistirei "O Iluminado", prefiro paz em alguma banheira ahaaha e com um banheiro de ladrilhos raros xD

    :***

    ResponderExcluir
  7. Me senti tão acolhida com esse post. Moro em um apartamento antigo e ,dos seis apartamentos do prédio, somente o meu permaneceu com banheira. Todos os outros moradores se desfizeram dessa "coisa obsoleta". Aqui em casa eu sou a única pessoa que tem paciência de usar. Confesso que para usufruir desse precioso bem tenho que lançar mão de estratégias tipo horários alternativos (muito cedinho ou bem mais tarde da noite) e dias mas calmos (vide sábados, na minha casa). Mas vale muito a pena, parece que metade do peso do seu corpo vai embora com aquela água pelo ralo depois de algumas horas de relaxamento.
    Não desista do seu sonho Anna!
    Beijo grande! =D

    ps.: nunca comento porque leio pelo Google Reader e meu blog está praticamente inativado, mas tive que vir aqui comentar dessa vez!

    ResponderExcluir
  8. Também já assisti a tantos filmes de terror que apenas a ideia de estar em uma banheira relaxando me dá calafrios na espinha!
    Adoro banheiras. Pôr uma música tranquila, ler, um cheirinho gostoso... é tudo muito bom. Não fosse o fato de sermos pobres e pobres brasileiras, que não possuem o costume de ter banheiras.
    Triste isso.

    ResponderExcluir
  9. Anna, você não existe, menina! hahahahaha. Também sou dessas que sempre quis ter uma banheirinha para relaxar o corpo e a alma depois de dias difíceis.
    Amei e ideia do escalda pés! Meus dias estão sendo uma loucura e já chego em casa correndo para aproveitar uma banho bem quente, daqueles que embaça o vidro do box e o espelho, mas como prezo pelo meio ambiente, sempre me obrigo a sair debaixo da minha cachoeira particular :( Farei um escalda pés, sem dúvidas. Deve ser milagroso.
    Super beijo, lindona. ♥

    ResponderExcluir
  10. Quando eu era ociosa (não que você seja, mas para mim o tempo anda absurdamente corrido), fazia justamente esses banhos. Na verdade, era o "dia da beleza", sempre o sábado: mamãe e eu indo à manicure, fazendo massagens, coisas do tipo. Esse tempo passou, mas continuo precisando urgente de um escalda-pés porque trabalho na livraria em pé, então, imagine.
    Eu quero um lacaio também, de verdade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Não há nada como um banho relaxante, né? Costumo fazer isso também, parece que conseguimos até mesmo lavar a alma! :)

    ResponderExcluir
  12. Isso me fez lembrar um episódio de 2 Broke Girls que uma das personagens se apaixona por uma banheira e fica quase o episódio todo nisso. Não deve existir nada melhor que um banho de banheira, deve ser como "flutuar em bolhas de sabão" mesmo.
    Qualquer dia desses tenho que experimentar esse escalda pés.

    ResponderExcluir
  13. Ai que texto lindo. Nunca fiz escalda pés porque água quente faz meus pés incharem mais do que deixá-los à solta e banhos relaxantes não são minha praia, eu sou do tipo que junta dinheiro e gasta numa massagem bem feita porque pra mim nào há sensação de alívio melhor do que a que uma massagem pode proporcionar, mas ter uma banheira em casa, esse deixou de ser um sonho de infância e passou a ser um sonho DE VIDA, nada deve ser melhor que isso, nada.
    Abraços bem apertados que tô com saudades <3

    ResponderExcluir
  14. Olha, eu sumo daqui mas quando eu volto é sempre esse mesmo high level. Você divaga maravilhosamente e sabe, porque euzinha mesma já te disse. rs... Hoje me fez pensar em como e nunca tive a brilhante ideia de tomar banho com a luz apagada e uma velinha aromática. Como? Logo eu que sou toda dada a esses momentos introspectivos. Providenciarei! E nem me fale em banheira que é vontade aniquilada pelos outros... sempre quis e vou continuar querendo! rs

    Beijoca

    ResponderExcluir
  15. Olha o texto sobre banho que essa menina escrever! Como não amar?
    Vou arranjar um tempo urgente pra "boiar na minha própria sujeira" (Bing, Chandler. O sábio) e curtir um bom banho na banheira.

    ResponderExcluir
  16. Acho que a banheira deixa o banho mais intimo, como disses. Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Ainda ontem falei pro meu marido - e mostrei - que meu desejo luxento é uma banheira de frente pra um janelão enorme, e atrás dele, lógico, uma bela vista. Com uma vela do lado, um rádio tocando um cd lindo e light, etc. Ele riu.
    A única vez que eu entrei em uma banheira na vida, foi no DIA DA NOIVA, um lugar de primeira, me senti uma lady. Foi lindo.
    E "minha alma idosa" foi ÓTIMOOOOOOOOOOOO... hahahahaha.....
    Eu também quero uma banheira daquelas que a Audrey Hepburn entrava (nunca assisti um filme dela entrando em uma banheira, mas me veio esta cena na cabeça. Você, que é a cinéfala DIGNA, vai me dizer se ela realmente entrou em uma ou não... rs).
    beijos!

    ResponderExcluir