quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Minha outra ruiva favorita



Estou numa fase cantoras. Sempre prestei muito mais atenção em bandas do que em artistas solo, e sei lá por qual razão sempre tive ouvidos muito mais bem dispostos a ouvir vozes masculinas do que de minhas companheiras de gênero, luta e inapropriadas oscilações hormonais. Acontece que há uns meses entrei numa fase cantoras, muito provavelmente alavancada pela descoberta da minha querida Jenny Lewis (ainda preciso escrever sobre minha redenção a Rilo Kiley!). E se minha impressão do mundo do entretenimento também não falha, acho que vivemos um bom momento para artistas solo femininas. Fazia um tempo que não via tanta mulher em alta. Adele no topo da lista, Fiona Apple e Cat Power com cds novos, Florence, Regina Spektor, aquela fraude de lábios desconcertantemente (de um jeito ruim) inchados enchendo a paciência e eu nem comecei a falar de música pop. 

Como todo mundo já tem falado muito sobre as vozes supracitadas, hoje vim dividir com vocês minha outra queridinha, igualmente ruiva e subestimada: Ida Maria. Ela é norueguesa - sou fã de nacionalidades exóticas - e faz rock com uma pegada punk. Eu não suspeitei da última parte na primeira vez que a ouvi, mais especificamente quando "Keep me warm" toca no final da quarta temporada de Grey's Anatomy. Coincidentemente, pouco tempo depois, topei com "I like you so much better when your naked" no trailer de um filme e fiquei viciada na levada da música. As duas músicas são tão diferentes uma da outra que, de início, simplesmente assumi que ela estivesse de sacanagem e resolvi baixar o primeiro cd, Fortress Round My Heart.

Ela podia até estar de sacanagem, mas Ida Maria é assim. Faz apelos feministas subvertendo a lógica de objetificação do corpo dos homens ao mesmo tempo que escreve lamentos sinceros, desesperados e doloridos sobre uma pessoa que procura Deus desesperadamente e também morre de medo de Sua existência. Além das músicas que já citei, também adoro "Oh my God", "Morning light" e "Forgive me", neste cd.


Relutei um pouco antes de baixar seu outro cd, Katla, porque, como escrevi a respeito de The Pains Of Being Pure At Heart, atualmente existe uma onda um tanto quanto incômoda de artistas que lançam ótimos álbuns de estreia e deixam o segundo a desejar. Meu receio, ainda bem, não tinha fundamento. Katla é AMAZING! Dá pra sentir que os arranjos evoluíram bastante, estão mais elaborados e ousados, mas o espírito dela continua o mesmo. Minha favorita, disparada, é "I eat boys like you for breakfast" que, além desse título  brilhante, tem toda uma levada de tourada muitíssimo interessante. "Bad karma" deixou as meninas da Máfia bem assustadas quando utilizei o refrão barulhento no meio de um vídeo, e "10,000 lovers" traz Ida falando em norueguês. Isso é um palpite, dada a sua origem: a única coisa que sei dizer a respeito do discurso é que é uma língua bem estranha e ninguém ainda se atreveu a traduzir. 

Em resumo, recomendo a barulheira da Ida Maria a todo mundo que curte punk rock, girl power e está a fim de alguma coisa diferente, divertida e com substância. Estou tão viciada que em breve sai uma matéria minha na Revista 21 também sobre ela. Espero que se divirtam tanto quanto eu!


4 comentários:

  1. Olá! Adorei seu blog, muito criativo! Acho bacana as cantoras tendo tanto destaque. Não conhecia Ida Maria, obrigada por apresentar o trabalho dela!
    Também tenho um blog e gostaria que vc desse uma olhada. O endereço é: http://www.criticaretro.blogspot.com/ Passe por lá! Lê ^_^

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar dessa criatura! Compartilhará mais a respeito da pessoa em nossas PartyHards, porque você sabe que minha preguiça para descobrir novos cantores é eterna!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Annoca e suas dicas musicais incriveis.. tu deveria criar uma tag sob o nome de Anna's infinite playlist porque CARA ♥
    Ainda não ouvi essa moça, mas é um nome que eu vou deixar anotado quando estiver a procura de novas musicas, ultimamente ando incapaz de ouvir qualquer outra coisa que não Linkin Park e Evanescence :P

    beijos Ponei!

    ResponderExcluir