quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sobre esse cara

Ou: Cuidado com o que vocês desejam

E essa nova novela das oito, hein? Não tive paciência pra assistir um capítulo inteiro porque não vou com a cara da protagonista, já enchi o saco com a obsessão oriental da Gloria Perez e não consigo acreditar que em 2012 ainda possa existir uma trama de horário nobre com história da namorada que foi trocada e vive de sabotar o relacionamento atual do ex. Digo isso tudo das coisas que vejo nas propagandas da TV e da galera do Twitter que está sempre comentando. O único juízo de valor que posso fazer com propriedade é o da trilha sonora, que está em todo canto e todo lugar. É oficial: Salve Jorge tem a trilha mais insuportável de toda a história das novelas brasileiras. Quando não é a Maria Rita errando muito na dose ao interpretar "Me Deixas Louca", temos Roberto Carlos enfiando um pé (e meio) na jaca.

Existe nesse mundo música mais enjoativa e cafona que "Esse cara sou eu"? Eu sei que faz parte da essência do Roberto Carlos ser meio cafona e eu costumava adorar isso nele, porque era um cafona engraçadinho, charmosinho, inofensivo mas como é que ele me passa de "Amante à moda antiga" a esse melô de Christian Grey (sacada genial da Fernanda!)? A música em questão é uma balada insuportável, que gruda na cabeça, cuja letra é uma ode ao cara mais mala de todos os tempos. E tem mulher compartilhando trechos em redes sociais, sonhando com esse projeto de herói aí. Risos. Risos eternos. Queridas, cuidado com o que vocês desejam, vocês não querem um cara desses pra vocês. 

Pra começo de conversa, a primeira estrofe diz que o cara pensa em você o dia inteiro. Eu desconfio de quem pensa em mim o dia inteiro. Que falta de assunto! Nem eu penso em mim o dia inteiro, sabe? Imagina que coisa mais triste você gostar de um cara que tem tanta coisa inútil na cabeça que a melhorzinha que ele encontre pra pensar seja você. Querida leitora, não se ofenda, não estou dizendo que você não vale uma noite em claro ou outra, mas o dia inteiro? Só consigo aceitar essa ideia se estivermos falando no casal Sartre e Beauvoir. Aí sim dá pra um ficar o dia inteirinho pensando no outro. 

Eu sei que é uma licença poética, não sou dessas que leva tudo pro literal e pro preto no branco, mas vamos pensar direitinho? Não suporto esses amores em que uma pessoa se torna o centro da vida da outra. Isso pra mim é muito errado. Vai que um dia acaba, como é que a vida fica? Relacionamentos saudáveis, na minha concepção, não se constroem em cima de uma dependência, idolatria, sei lá o quê. Sua felicidade e bem-estar não podem estar centrados em uma só pessoa. 

Daí ele continua: "Que conta os segundos se você demora/Que está o tempo todo querendo te ver". Meu filho, me erra! Eu reconheço que não devo ser a namorada mais legal do mundo e lugar no céu garantido terá aquele que souber lidar comigo, mas é ser muito louca querer ficar um pouco longe do namorado? Não dou conta desses casais que não conseguem viver sem a presença um do outro, que só saem juntos, etc. Essa descrição de pessoa viciada na outra pra mim é sinal de doença, e das graves. Já que estamos falando de novela, que tal a Heloísa, personagem da Giulia Gam em "Mulheres Apaixonadas"? Poderíamos facilmente adaptar a letra dessa música para a realidade dela, sob o título de "Essa mina sou eu". Isso não é amor de verdade, gente, é mulheres/homens que amam demais anônimos.

E quando você pensa que não fica pior: "E no meio da noite te chama/Pra dizer que te ama/Esse cara sou eu". Olha, se for pra me acordar no meio da noite, é melhor que a casa esteja pegando fogo, alguém esteja morrendo ou eu corra o risco de perder o emprego, porque de resto... Eu acho lindo gente que faz declarações de amor em horas inusitadas, que manda mensagens fofas no meio do dia ou diz que você está bonita sem que você esteja arrumada ou coisa assim. Mas acordar no meio na noite é sacanagem. É coisa de gente louca. Pior que isso só mesmo telefonar no meio da noite pra dizer que me ama. Eu seria capaz de terminar o namoro com Peter Parker Garfield himself numa situação dessas. Se Joey não compartilha comida, eu não divido meu sono com ninguém. 

Resumindo um pouco, porque eu não vou analisar estrofe por estrofe dessa música chata, tem muita mulher aí achando que quer um cara controlador e obsessivo. Gente, para. Gente, não. Não li 50 Tons de Cinza, mas não preciso da experiência completa pra saber que o tal do Christian Grey, que tem feito esse monte de mulher suspirar, é uma bela de uma cilada. Li dezenas de resenhas a respeito e assisti a vários vídeos, e em nenhum momento pensei que o garotão fosse algo do tipo que eu quisesse na minha vida. Um cara que controla o meu peso, as roupas que eu visto, a minha aparência, que é obcecado por mim, quer saber todos os meus passos e controlar tudo que faço da minha vida? Tirando o lado conto de fadas distorcido em que ele enche a mocinha de presentes caros e a faz virar os olhinhos entre quatro paredes, a descrição anterior não me parece muito diferente do perfil desses homens horríveis que batem nas mulheres e as mantém num estado tal de opressão que elas não conseguem sair de casa. 

O maior problema desses livros, arrisco dizer, é a ideia que eles introduzem na cabeça das mulheres de que esses homens doentes são regeneráveis. Que um dia o controlador vai parar de querer mandar na sua vida e vai se contentar com abrir a porta do carro e te ajudar a carregar suas coisas. Eu acredito que as pessoas mudam, mas não todas. Não a maioria. Infelizmente, é muito mais fácil mudar pra pior do que pra melhor. Tenho medo de quem bate no peito e diz que é a coisa certa pra mim e que me faz feliz, porque, honestamente, só consigo ouvir esse tipo de coisa dos meus pais e de Deus, e até os primeiros muitas vezes erram. 

Se eu fosse dar um palpite, no mundo dos reles mortais, quem tem um cara desses na vida acaba tendo sua voz unida ao coro do eu-lírico feminino triste que cantarola "Mil perdões", do Chico Buarque. Se é pra falar de amor obsessivo, que a música seja boa, pelo menos.


"Te perdoo por ligares pra todos os lugares de onde eu vim/Te perdoo por ergueres a mão, por bateres em mim, te perdoo"

Roberto Carlos, gosto tanto de você e espero que você não seja esse cara. Você é lindo quando simplesmente chama de querida a namorada ou se contenta com a pretensão de que durante muito tempo em nossa vida vai viver. Sai dessa.

"ESSE CARA SOU EU"

18 comentários:

  1. HAHAHAHA até que enfim alguém concorda comigo! Essa música é super chata além da letra ser ruim também, e ainda fico com a música grudada na cabeça só com a parte do "Esse cara sou eu". Enfim, concordo em gênero, número e grau, que um homem que nem esse da música deve ser MUITO chato! Eu falo isso e as pessoas me chamam de sem coração. Não mereço alguém que me controle 24h por dia, fique querendo ouvir minha voz no telefone porque também odeio falar no telefone, e me ligue de madrugada no meu lindo sono, porque dormir pra mim é meu único luxo. E o pior é que as meninas super acreditam que existem caras assim e ainda desejam caras assim. Já cansei de ver no Facebook aquelas imagens do carinha mandando sms no celular às 04h da manhã falando que tava na porta da casa da menina porque tava com saudade, POR FAVOR!
    Momento desabafo! hahaha adorei o post!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Gênia! Aposto que esse foi um daqueles posts que pintam milagrosamente prontos nessa sua cabecinha incrível! Na minha próxima vida quero ter sua cabeça, rola? HAHAHA <3
    Anna, você arrasa. Até eu, a última das românticas, teria pavor de um namoro desses. Declaração de madrugada só se for aquela do Edu pra Clara, porque né.
    E essa letra de mil perdões é realmente maravilhosa. Se for pra ser assim, que seja com música boa. Eu nem sei se já ouvi essa que você colocou no post, e também não procurei vídeo, mas quer dizer então que Salve Jorge, além de ser ruim, tem trilha sonora péssima? Porque assim, "sdds eternas" da trilha sonora de Ave Brasil, que era incrível. Incrivelmente trash, mas incrivel. <3

    ResponderExcluir
  3. Muitp bom seu texto.
    Concordo com tudo que foi dito.

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha, Anna Vitória você é uma figuraça e não canso de te dizer isso porque esse texto só poderia ser seu e de mais ninguém. Você já deve ter percebido que eu sou uma romântica de corpo inteiro e honestamente eu suspiro toda vez que escuto essa música. Juro, juro que acho linda de doer. O problema é que a novela é tão lixo que eles estão apelando para trilha sonora do Rei pra chamar a dona de casa - o que está causando uma overdose. rs

    Masss depois de ler esse texto tenho a certeza absoluta que vou continuar amando mas passarei a desconfiar desse cara e começar a achá-lo meio mala. Mais que isso, seu texto me fez lembrar aquele cara feinho, zuado, que te paquera a mil anos e que você quer ver a mil metros de distância rs..

    Beijoca.

    ResponderExcluir
  5. Pra você ver como a mulherada anda carente e injetando doses cavalares de Disney na veia. A parte do acordar no meio da noite pra dizer que me ama é a MELHOR! Toda vez que escuto começo a rir. Eu daria um soco no nariz do desgraçado.

    Mas tem o Domingos Montagner na novela. Pra mim, tá bom!

    ResponderExcluir
  6. Eu ia chegar e falar que você é uma gênia, mas você já deve estar cansada de saber disso. Então vou me limitar a dizer que essa foto no fim do post me fez rir tanto, MAS TANTO! Comparável àquele momento único de Britney&Justin no dia dos namorados.
    Mas Annoca, eu não entendo essa fixação feminina por homens chiclete. Eles são pouco interessantes, esquisitos, suspeitíssimos. Imagino se isso não será reflexo da Era Edward Cullen. Parece que ele digievoluiu pra esse Grey psicótico que eu torço todo dia pra que só exista nos livros (nem precisa ler o livro mais, só se fala dele em todos os lugares. Já podemos falar mal com propriedade).
    Agora, uma coisa é certa: Betão mora na rua da frente. E o medo dele aparecer aqui cantando isso?
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAH, genial esse texto.
    Eu e meu namorado temos um acordo: quando eu quero ficar sozinha, eu digo pra ele e fico sozinha. Quando ele quer ficar sozinho, ele me diz e fica sozinho. E pronto. Simples.
    Não dou conta nem de mim direito, como vou dar conta de outra pessoa 24 horas por dia? Nem quando a gente se casar vai ser esse grude. Ainda bem.
    As mulheres andam MUITO carente. E essa carência ta prejudicando o senso crítico delas. Eu, hein!

    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  8. Nossa, você acredita que ontem mesmo eu estava falando com minha mãe que achei essa letra meio machista e obsessiva? Se um cara cantasse para mim essa música, eu caía fora haha Odeio caras obsessivos e esses amores exagerados. Com certeza é cilada.

    ResponderExcluir
  9. Daí que lá na livraria não pára de tocar essa música e eu agradeço aos céus a sorte de ter trocado novela por uma boa leitura à noite. Não sou lá muito fã dessa mesmice do Robertinho, Anna, mas estou lendo uma obra de crônicas do Francisco Bosco e ele diz que o Roberto acompanhou a época que cresceu com ele: se antes era o rei da juventude, agora é o rei de quem o acompanha desde sempre. Isso explica o fato de que nossas mães adoram Roberto Carlos. Concordo com isso. Mas há uma utopia muito grande nas letras do "rei". E esse anseio por uma felicidade eterna no relacionamento é algo que não conseguirei suportar. Jamais.
    Só mais uma coisa: fizemos uma versão "Christian Grey" lá na livraria: "o cara que bate em você toda hora", um dia te mando a letra completa, quando pararmos de rir enquanto inventamos a nova versão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Raquetada nessas mulheres! hahaha
    Vc falou tudo, Anna!
    Eu e minhas amigas estávamos falando sobre o fenômeno 50 tons de blá blá blá outro dia, justamente pq não entendemos como as mulheres conseguem suspirar com um caro obsessivo, controlador e que bate... Eu acho que talvez seja falta de amor-próprio, pq tem que não se gostar muuuuito pra se sujeitar a esse tipo de "amor" só pra não ficar sozinha. E assim como vc falou, eu tb não suportaria tipos "esse cara sou eu". Graças que meu namorado não é assim!!
    E ah, realmente o RC tem tantas letras bonitas... mesmo uma que é bastante 'obsessiva' e idealizada que é "amor perfeito" é bonitinha, mas essa... realmente.. é um saco!!!
    Beijos, bonitinha! senti falta de passar por aqui, vc é excelente!!

    ResponderExcluir
  11. Incrível, como sempre, não é Dona Anna?!
    Se meu namorado colasse em mim 24h por dia eu iria surtar. Nem vida de casado merece ser assim. Tá faltando é amor próprio nessas mulheres.
    Quanto as novelas, já não temos mais esperança. A coisa toda só tende a piorar, e muito. Até nos nossos queridos livros estão querendo colocar histórias ruins, coisa que eu só lamento cada vez mais. Querido mundo, por que você não acaba logo?
    Vamos esperar sair vivos desse lugar onde só tem novelas ridículas, músicas ruins e livros mal escritos.
    Cada vez mais difícil encontrar coisa boa por aí...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Meu ex namorado era assim. Desses que ligam no meio da noite pensando em você, que além de te ver o dia inteiro, ainda tem a capacidade de te ligar pra conversar por 1h no telefone, dentre outras coisas. Aguentei ele por 8 meses porque ele era bonzinho e talz, mas não rolou. Namoro assim é difícil de durar, principalmente comigo que odeio grude.
    Essa música é o famoso chicletão musical, triste, mas nunca havia parado para analisá-la e agora que você o fez, enchi a boca de risos. Não rola, gente, ô raça de homem chato é essa do "esse cara sou eu".

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Eu acho essa música gostosinha, amiga! E é o Roberto cantando, então eu me derreto pra todo o sempre e nem presto atenção direito na letra. Mas agora que parei pra reparar, não achei o cara da música controlador nem possessivo. Pra mim ele é grudento. Daqueles chicletíssimos. Muito provavelmente canceriano. Do tipo que fala "eu te amo" no primeiro mês de namoro esperando que você corresponda sem se assustar, liga o TEMPO TODO e enche o seu saco, não te deixando aproveitar o prazer dos RAROS momentos de solidão. E, por experiência própria, não quero saber de caras assim na minha vida, não. Mas continuo amando o Roberto <3

    P.S: Não vi um SEGUNDO sequer dessa novela. Preguiça define.

    ResponderExcluir
  14. Você é bem gênia mesmo, como a Analu disse. Que post incrível!
    Sou 100% contra amores doentios, por isso odiei aquele "Waiting for forever", apesar de ser protagonizado pela Summer. Me sentiria muito sufocada.
    O Grey, de 50 tons, apesar de ser um charme, realmente tem cara de cilada. Ele faz a guria comer não sei o que, malhar não sei quantas vezes. Ah, comigo não. Quero um cara que me diga que eu tô bonita comendo um bolo de chocolate com o cabelo bagunçado, dane-se. Outro dia, vi uma reportagem do Roberto Justus, na qual ele diz que não gosta de ver a Ticiane, mulher dele, de bobs no cabelo, que ela precisa estar arrumadinha quando sair do banheiro dela (os dois têm, cada um, seu próprio banheiro). Fiquei com aquilo na minha cabeça. Que casamento de bosta deve ser esse!

    Beijos, Anna!

    ResponderExcluir
  15. Aninha, já li muita coisa boa por aqui, mas esse post é um daqueles que dá vontade de compartilhar em todas as redes sociais. Gente, não só sobre a música, que concordo até demais, mas, também, sobre esses casais chicletes. O que é uma obsessão na vida das pessoas!!? haha
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. "Esse Cara Sou Eu" pra mim não é das melhores do rei, é piegas demais, e a parte que diz "que ama você do seu jeito" não combina com o Théo bipolar. hahahaha

    Mas pra mim a pior é a Maria Rita se esganiçando e cantando "Me deixas louca". Só gosto de dois sambinhas dela, aliás se ela investisse em cantar sambas bonitos como "tá perdoado" acho que ela teria muito mais sucesso. Ela quer ser intensa, mas só consegue ser insuportável. Além disso, a letra da música é chata também e a personagem da Cléo só fica lá d**** pro turco, não entendi ainda o que ela faz na novela! Salve Jorge tem um elenco de bons atores enorme, mas muitos núcleos desconexos.

    ResponderExcluir