terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O fim de Gossip Girl: 6 coisas que amo

And so it is, como diria o Damien Rice, ou então this is the end, beautiful friend, se você prefere The Doors. Enquanto escrevo este post, vai ao ar nos Estados Unidos ao derradeiro episódio de Gossip Girl. Não estou acompanhando por motivos de força maior - estava estudando - e resolvi escrever o post para apaziguar um pouquinho a ansiedade. Não lido muito bem com finais - nunca consegui ver o último episódio de Friends inteiro - e talvez eu devesse ter deixado a parte da raiva para hoje, para doer menos, mas seria de uma covardia imensa da minha parte. A dor precisa ser sentida, né? A seguir, as seis coisas que mais amo no seriado e que mais deixarão saudades (quatro coisas que odeio):

Dorota


Que atire o primeiro macaron que nunca sonhou em ter uma Dorota a tiracolo, que além de trazer café da manhã na cama todos os dias, fazer suas unhas e arrumar suas malas, ainda funciona como fiel escudeira, parceira de armações e um ombro amigo quando as coisas apertam. A Dorota é uma linda e espero que seu fim seja tão digno quanto o da sua pessoa. Sabe Gossip Girl quanto tempo Blair Waldorf teria sobrevivido sem sua maior parceira! Apesar de ser coadjuvante ao extremo, os episódios não teriam a mesma graça sem Dorota contrabandeando celulares em Constance, ajudando Blair a alimentar os patos ou então fazendo aquele discurso lindo em seu casamento que me colocou para chorar como um bebê. Dorota, Vanya e Anastasia estarão sempre no meu coração. 

Os sonhos da Blair


Blair Waldorf é completamente apaixonada por filmes clássicos e tem na figura de Audrey Hepburn sua maior inspiração. Por isso, Gossip Girl é recheada de referências a esses filmes, que tomam forma, principalmente, nos sonhos da Blair. Normalmente eles começam com ela no  lugar da Audrey, mas, rapidamente, a situação se transforma em pesadelo, na maioria das vezes por conta de alguma interferência de Serena. Quase morri de rir quando Blair sonhou que era a versão pobre e caipira de Eliza Doolittle enquanto S. era a personagem transformada, que recitava trava línguas com desenvoltura. No 100º episódio da série, foi a vez de Serena sonhar: ela era Marilyn Monroe em Os Homens Preferem As Loiras e tinha todo o elenco masculino a seus pés, até que Blair aparece vestida de Holly Golightly e rouba a cena por completo. Outras referências clássicas que aparecem na série: A Malvada - com Blair revoltada por ter sonhado estar no papel de Bette Davies - e Tarde Demais Para Esquecer.

Os figurinos


Se tem um ponto no qual a série foi impecável do primeiro ao último episódio, este certamente foi o figurino. Desde o início, Gossip Girl se destacou pelas referências ao mundo da moda, tendo, aliás, feito moda, como as meias-calça coloridas das garotas de Constance, as tiaras icônicas de Blair e basicamente tudo que Serena usa, uma antecipação de todas as tendências que estarão nas vitrines das fast-fashions mais antenadas nas próximas temporadas. O trabalho que a equipe faz para construir os personagens através das roupas é muito bacana, tendo cada personagem seu estilo extremamente característico, o que não fica restrito à ala feminina: quer guarda-roupa mais ousado, elegante e cheio de personalidade que o de Chuck Bass, com seus ternos extremamente bem cortados, meias coloridas e até robes de seda?

Scheming


Todos os conflitos de Gossip Girl são gerados e resolvidos por meio de alguma armação. Desde a primeira temporada, em que o maior problema era quem daria a melhor festa da escola, até a última, com problemas tão sérios quanto tráfico de petróleo internacional, o Upper East Side não sabe sair de situação alguma sem um plano bem elaborado que envolva manipulação, gravadores escondidos e humilhações públicas revanchistas. E se as armações são o modus operandi padrão, Blair Waldorf é a rainha soberana de todos eles. Ela não mede esforços e ideias fora da casinha para conseguir o que quer, e por mais que tente deixar para trás seu passado de chefe da rígida hierarquia do colegial, o impulso de puxar o tapete de alguém de um jeito infame não sai dela. Meus momentos favoritos? Quando Blair arma para que as garotas da escola descubram que Jenny não é rica como se fazia passar, quando corta as asinhas de Georgina dizendo que é a única crazy bitch do pedaço ou então quando, cinicamente, joga dentro de uma taça um pen-drive contendo informações que poderiam ferrar sua melhor amiga. Melhor  que isso só mesmo quando todo o elenco se junta para salvar Serena de alguma enrascada, o que não é coisa rara. Não há nada de tão ruim que algum deles não tenha feito pior, e como a própria Gossip Girl afirma, quem tem esse tipo de amigos não precisa de exército algum. 

B. & S.


Blair e Serena vivem às turras desde o primeiro episódio, mas, ao mesmo tempo, elas formam um dos melhores casais de todos os tempos. Se aquiete querido leitor que já se pôs a pensar bobagens, não é nesse sentido que falo: a dinâmica das duas personagens é tão boa que por mais vezes que uma tenha puxado o tapete da outra, é impossível não acreditar na amizade delas. Sempre choro muito quando, ainda no início da série, Blair lê para Serena a carta que lhe escreveu logo quando a outra foi embora sem dizer nada: as duas foram criadas por famílias malucas e instáveis nas quais não podiam se apoiar, tendo restado para elas o colo uma da outra, com quem sempre podem contar. A admiração que elas tem por suas amigas é tanta que muitas vezes gera uma insegurança gigantesca e o medo de que a outra brilhe mais, o que leva ou a tramas absurdas que quase fazem a gente perder a fé nessas duas, ou então coisas bem engraçadas, como aquela vez em que Blair empurrou Serena dentro da fonte. De um jeito ou de outro, e independentemente de qual seja o final, B. e S. serão sempre as rainhas malucas do Upper East Side e reinarão pra sempre no nosso imaginário, imponentemente sentadas nos degraus mais altos da escadaria do Met. Ok, a Serena um pouquinho mais embaixo. 

Blair e Chuck





O melhor casal, os melhores personagens. Blair e Chuck muitas vezes carregaram o seriado nas costas, sendo a única motivação para muitas pessoas continuarem acompanhando a série. Todo mundo quase caiu da cadeira naquela primeira cena dos dois na limusine, achando o par mais improvável do mundo, enquanto víamos nascer, na verdade, aquele que muito provavelmente é meu casal favorito no universo das séries. Sim, isso significa estar acima de Seth e Summer. Digo isso porque vivi o amor visceralmente, tendo questionado quando nem eles sabiam o que estava acontecendo, e sofrido demais quando ambos relutavam em admiti-lo, assim como vibrei tanto ao primeiro eu te amo dito em voz alta (five words, eight letters) que parecia que Chuck Bass dizia aquilo para mim e não para sua rainha. Blair e Chuck são fantásticos porque se amam demais (I love you, Chuck Bass, I love you so much it consumes me), aceitando o que há de melhor e também o que existe de mais podre em cada um deles (We have the same holes in our hearts). Chuck é talvez o personagem mais bem escrito da série, tendo começado como um cara super errado e insensível, enfrentado seus monstros e renascido na figura do grande herói justiceiro que, vale dizer, nunca fica chato. Blair, por sua vez, é o tripé que o mantém firme, assim como ele é pra ela, e é por isso que juntos eles são uma fortaleza, uma explosão de amor, doçura, graça, e um pouco de pimenta. Porque ela é a rainha e ele, queridos leitores, ele é Chuck Bass. 

12 comentários:

  1. Concordo com suas escolhas exceto pela última. Enquanto eles são seu casal preferido das séries, vou guardá-los como o relacionamento mais disfuncional, irreal e absurdo que já vi. E não consigo ver como Chuck pode ser o personagem mais bem escrito de Gossip Girl. Se ele tivesse realmente amadurecido e mudado durante esses 6 anos não manteria o discurso de 'tenho que fazer isso pra poder ficarmos juntos' com a Blair.

    ResponderExcluir
  2. Foi lindo o fim. Perfeito (mas relaxe, não vou te soltar nenhum spoiler). Vamos por partes.
    Dorota. O braço direito da Blair sempre foi uma ótima personagem pra mim, sempre lendo os pensamentos dela e ajudando como ninguém o faria. Achava digno quando ela dava a ordem de começar a preparar uma festa para a noite daquele mesmo dia, e a Dorota fazia. Adorei aquela websérie que fizeram sobre ela, "Chasing Dorota", se não me engano.
    Blair sempre foi muito sonhadora sim. E te confesso, no começo detestava ela. Toda cheia de mimimis demais, insegura pra caramba, mas sem deixar de lado suas tramas. Sempre gostei mais de Serena. Mais altiva, apaixonante, e louca, haha. Mas sério, Blair foi ganhando importância pra mim depois daquela cena com Chuck, que ela faz um strip tease e depois a cena da limusine...foi um casal improvável sim, mas perfeito. Perfeito. E Chuck também. Já achava ele um fofo, mas meio idiotazinho, e os dois só me surpreenderam nas mudanças. E desde a primeira temporada se via que eram feitos um pro outro! Vibrava cada vez que eles ficavam juntos, e quando ficavam separados, quem não ficava triste. Acho que por causa da luta deles em ficarem juntos eu acredito mais um pouco no amor.
    Sobre Blair e Serena, sério, elas sempre foram muito irmãs. Realmente, a cena da carta que a Blair lê foi muito marcante, eu chorei pra caramba (sou manteiga derretida) e a amizade delas nunca era desconstruída, mesmo que ferida por um tempo. Isso é que é amizade. Mas é que cada um dali tinha em si o 'gene' da armação, e não tinha pra onde fugir: em algum momento se armava uma pra pessoa mais improvável, e a vida seguia.
    Gostei do post! Tenho que postar sobre também. ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu também não assisti ao episódio ainda, cheguei atrasada pro streaming e não quis ver faltando o começo do episódio. Afinal, o último precisa ser apreciado em cada segundo né? haha
    Enfim, fui no Google procurar opiniões e vim parar aqui. Anna, adoreeeei a forma como você escreve. De verdade, parabéns! Nunca entrei aqui, nem vi outra postagem, e já fiquei encantada com as suas descrições, os exemplos e a atenção aos detalhes da série. O texto ficou legal mesmo, é fofo, engraçadinho e está no ponto exato pro meu gosto! Continue assim :D
    Agora é torcer para que o series finale seja bom e palpitar uma última vez sobre a identidade de Gossip Girl.
    bjbj :)

    ResponderExcluir
  4. Menina tô lendo um monte de posts sobre o fim de Gossip Girl e me perguntando - what the hell?? porque eu não assisti, caramba! minha irmã ama! no começo eu tive um pouco de preconceito e depois perdi as rédeas do tempo e blábláblá. agora eu juro que to morrendo de vontade - e eu tenho essa mania chata de só assistir séries depois que elas acabam.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Disse que ia voltar pra comentar esse post, e que provavelmente ele ia me ajudar a lembrar das coisas que eu ia sentir saudade, e isso aconteceu. Dentre tudo o que você citou, minha parte favorita era B & S, o verdadeiro ~OTP da série na minha opinião. Eu sempre me emociono com o momento em que a Blair lê a carta para a Serena também. Às vezes me incomodava que uma pudesse ser tão ruim com a outra, mas daí logo a série fazia questão de lembrar que elas fariam qualquer coisa uma pela outra, e como a amizade delas era verdadeira mesmo, e ficava tudo bem. Sentirei saudades dessas duas. (essa foto que você escolheu é de um dos momentos mais inspirados das duas, awn!)
    E a Dorota! Acho que a vida da Blair desabaria sem ela. Adorava ver as duas em cena, principalmente com a Dorota no papel de parceira no crime.
    E apesar de não torcer mais por Blair e Chuck, concordo com você quando diz que eles carregaram a série nas costas durante muito tempo. Eu torcia muito pelos dois, e na época em que eles eram um casal fofo e nada disfuncional (começo da terceira temporada), os adorava. Fico chateadíssima que tanto tenham reclamado que tava ~chato, porque foi naquela época que surgiram tramas envolvendo hotéis e tios (ah, roteiristas, pra que estragar coisas boas?)

    Enfim. Não gostei do final, nem das respostas que foram dadas, mas é isso aí. Ainda bem que a série teve vários momentos bons.

    ResponderExcluir
  6. Ele é Chuck Bass. Sem mais. Ai cara, o final foi LINDO! Não vejo a hora de você ver pra gente poder comentar, só não entendi como eles se safaram da cadeia e preciso rever a série inteira agora que sem quem é a Gossip Girl HAHAHA
    Mil abraços minha flor <3

    ResponderExcluir
  7. Você é muito inteligente, gosto do jeito que escreve.
    Vai deixar saudades.

    ResponderExcluir
  8. Há tempos que eu parei de assistir GG. Foi perdendo a graça para mim. Mas ler tudo isto bate uma nostalgia e curiosidade de assistir o final! Acho que é o que vou fazer. Hahahaha.
    Abraços! :D

    ResponderExcluir
  9. Chuck perfeito! ♥

    Concordo plenamente com a sua lista, ela até me deu um pouco de saudade pelo fim agora! :(

    Estou acompanhando muitas críticas sobre o fim, mas gostei muito. Muito foi diferente do que eu imaginei, mas a vida é assim né? Fiquei com medo de ser algo irreal e impossível, mas foi diferente e um pouquinho inesperado na medida certa!

    Amei a lista! beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Só assisti 1 temporada e meia, mas deu tempo de ver essa cena do "Five Words, Eight Letters", que é linda! E AMEI a cena da limusine, gritei na hora! HAHAHA
    Beijo, amada! <3

    ResponderExcluir
  11. Eu abandonei totalmente a série na quinta temporada ou no final da quarta, mas Gossip Girl sempre foi uma das minhas séries preferidas só pelas primeiras temporadas. Lendo esses dois posts sobre, só fiquei com mais e mais vontade de rever tudo desde o começo. E agora estou baixando, porque sério... <3
    P.S: Esses posts resumiram todos meus pensamentos sobre Gossip Girl, meu Deus!

    ResponderExcluir
  12. Só faltou os quotes da Georgina Sparks aí! Eu amo Gossip Girl, está entre as minhas séries preferidas para sempre. E o final foi lindo, mas eu mudaria algumas coisas com relação a Gossip Girl (e quando eu digo isso, estou falando da pessoa, não do site). Mas como eu fiquei triste, meu Deus, eu chorei. De verdade. Quando eu terminei de assistir, eu corri pro banheiro, me encolhi num cantinho e chorei.
    Ok. Isso já está ficando vergonhoso.
    xoxo, gossip girl.

    ResponderExcluir