terça-feira, 16 de julho de 2013

Nariz enfiado nos livros

Eu e a Rúvila passamos no vestibular para Jornalismo no mesmo ano e a Lu, que sempre deu a maior força para entrarmos nesse time de pessoas que leem jornal desconstruindo os textos de modo automático e acham surreal quando alguém diz que não leu Adorno, fez um post na época nos indicando cinco livros para inspirar o início da nossa graduação. Anotei as dicas dela num caderninho (junto com milhares de outras indicações) e recentemente, folheando o início dele, fiquei surpresa por já ter riscado três livros. Como as leituras foram muito proveitosas, não só no sentido profissional, resolvi fazer um vídeo contando um pouquinho sobre elas e sobre mais um livro que li para a faculdade nesse semestre e achei válido comentar. No vídeo, falo d'O Livro Amarelo do Terminal (Vanessa Barbara), A Sangue Frio (Truman Capote), Fama & Anonimato (Gay Talese) e O Olho da Rua (Eliane Brum). 


4 comentários:

  1. Anna, meu sonho era ser academicamente envolvida e apaixonada como você, que faz um milhão de coisas na faculdade, participa de tudo e ainda lê Adorno! De tudo o que você falou, só li "A Sangue Frio", mas babo na sua edição da Vanessa Bárbara, que não acho em lugar nenhum! E digo que vou ler "Fama e Anonimato" desde que a Luísa falou dele enquanto estava no começo da faculdade. Sou muito enrolada, meu Deus!
    P.S.: Seu penteado está absolutamente divo no vídeo!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Nesse post sou obrigada a comentar, né? ahhahaha.
    Deu uma saudadinha de ler esses clássicos do jor, mas ainda tem tanto livro-reportagem pra ler na vida! E a senhorita estava quase me convencendo a ler Eliane Brum quando veio o comentário sobre o texto dela ser piegas. Penso a mesma coisa e peguei uma birra extra (além dos textos inúteis e babacas compartilhados no face) quando ela foi numa Semana do Jornalismo lá na UFSC e ficou lendo uma palestra ainda mais piegas do que eu já tinha lido dela. Também acho bacana o tipo de reportagem que ela faz, mas não consigo engolir aquele texto.

    Aproveito a deixa para compartilhar esse texto que achei hoje aleatoriamente de uma jornalista colombiana, onde ela fala sobre ela, jornalismo e Madame Bovary, baita leitura (em espanhol, pero no hay problema creo): http://www.elmalpensante.com/index.php?doc=display_contenido&id=2683&pag=1&size=n

    beijocas-precisamos-nos-conhecer-pessoalmente-em-agosto-vou-de-novo-pra-BH-mas-de-novo-é-só-por-dois-dias-porque-minha-prima-vai-casar hehehehe

    ResponderExcluir
  3. A grande maioria das blogueiras que eu conheço fazem ou desejam fazer jornalismo. Às vezes me dá uma vontade grande de arriscar também, principalmente vendo vídeos como esse. Mas logo passa, porque desde que eu me entendo por gente eu pus na cabeça que vou ser médica e não vejo um futuro diferente desse para mim.

    Gostei do seu vídeo e adoro seu blog.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ah que belas dicas de livros. Ainda não li nenhum desses, mas já estão na minha lista. Infelizmente estou agarrada em uns livros que tenho que ler para a Fuvest (que apesar de pequenos tem o dom de me ocupar por semanas). E falando especificamente do vídeo, gostei muito do seu vlog. Até me inscrevi!

    Beijos,
    http://followingthesnow.blogspot.com/

    ResponderExcluir