segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Love songs for my next year

Acho que já passamos da fase de receber um ano novo pedindo por amor, né? É isso que eu fico pensando, ou melhor, é isso que aquele bichinho da auto-censura fica me dizendo o tempo inteiro. Mas, apesar dele, no mês passado me vi reunindo uma coleção de músicas amor das mais amorzinho que consegui encontrar na minha biblioteca, e achei que seria interessante colocá-la aqui para abrir esse ano. A Marie disse que tinha um pouco de receio de montar uma playlist para o ano, como se quisesse ditar o que ele iria ser e depois dar com a cara na porta. Longe de mim querer ser mais sábia que Deus ou a vida com relação ao rumo das coisas, mas uma inspiração sempre vai bem. Assim, como quem não quer nada. Vai que.


01 Tender (Blur)
02 To me you are a work of art (Morrissey)
03 Strange magic (Electric Light Orchestra)
04 Amante à moda antiga (Roberto Carlos)
05 Whole love (Wilco)
06 Estive (Vanguart)
07 Crown of love (Arcade Fire)
08 Pega rapaz (Rita Lee)
09 Maybe I'm amazed (Paul McCartney)
10 Do I wanna know? (Arctic Monkeys)
11 Friozinho (Nevilton)
12 You can't hurry love (The Concretes)
13 Je ne sais pas (Joyce Jonathan)
14 Macaé (Clarice Falcão)
15 Inside of love (Nada Surf)
16 Brown eyes (Lady Gaga)
17 All the fish in the sea are stupid sluts anyway (Big Japan)
18 You can't always get what you want (The Rolling Stones)

A seleção abre com Tender, do Blur, e ela meio que zera a mixtape logo na largada: sete minutos e meio de Damon Albarn repetindo Lord I need to find someone who can heal my mind e com seu timbre de voz incrível selando na nossa alma que love's the greatest thing that we have. E dá-lhe espera por esse sentimento! Não é uma música, é um hino. Mesmo se estiver com preguiça de ouvir a mixtape inteira, não deixe de ouvir Tender. É sério. Faça isso pelo seu coração. 

Em seguida, e eu sei que o timing não poderia ser pior, temos senhor Morrissey matando a pau logo no título, pra compensar: To me you are a work of art. É uma música linda, mas não deixa de ser uma música linda de amor do Morrissey. Quem mais diria que o mundo o faz vomitar, mas na pessoa amada ele vê uma pequena esperança? É fofo, vai! Mais fofo que isso só a balada dos anos 70, Strange Magic, da Electric Light Orchestra, saída direto da trilha de As Virgens Suicidas, a música que Lux Lisbon dança coladinha com Trip Fontaine. Seguindo nessa vibe bailinho da mocidade, Amante à moda antiga, do nosso amigo-de-fé-irmão-camarada Roberto Carlos. Ele só tem nos decepcionado ultimamente, mas ainda dá pra amar ele de tênis velho, calça desbotada, chamando de querida a namorada. 

Depois, vamos abraçar Jeff Tweedy em uma das minhas músicas favoritas do Wilco (suspiros): Whole love. Hélio Flanders se junta ao abraço depois, já que no novo CD do Vanguart ele está mais apaixonado do que nunca (e não é por mim, minuto de silêncio), derramando amor em todas as faixas, sendo Estive uma das mais singelas. Arcade Fire, uma das bandas do momento, faz sua contribuição com Crown of love, sobre um amor em crise, é verdade, mas os arranjos dela são tão maravilhosos que não consigo deixar de fora. Para quebrar a melancolia, Rita Lee sempre fantástica com Pega rapaz e sua cama voadora fazedora de amor (depois de ver Confissões de Adolescente esse verso passou a fazer total sentido).

Como na outra mixtape amorzinho que fiz pro blog, também não consegui deixar Paul McCartney de fora, e dessa vez a artilharia é pesada porque é uma música para a Linda, que ainda por cima aparece em The O.C. (num cover lindinho feito pela Jem). Preferi o original de Sir Macca porque ele é cafona e perfeito como o amor. Do I wanna know?, do Arctic Monkeys, por sua vez, é a declaração de amor do nosso século: maybe I'm too busy being yours to fall for somebody new. Apenas. 

Na sequência, Nevilton e o friozinho na barriga que nos mantém vivos e sem respirar com a ajuda de aparelhos, The Concretes com o aviso sábio de que não podemos apressar o amor, e a recém descoberta (por mim) Joyce Jonathan com Je ne sais pas pra cobrir uma cota que eu inventei agora de músicas em francês, já que agora eu sou uma pessoa que leva o curso de francês realmente a sério. Claricinha Falcão vem com seu amor stalker-maníaco-obsessivo de Macaé e aquele drama nosso de cada dia: eu queria tanto que você não fugisse de mim, mas se fosse eu, eu fugia. Eu fugiria também, Clarice. De mim e de você. A dorzinha no coração da vez quem entrega é o Nada Surf com Inside of love, porque a letra dói e também porque ela é tema do casal que eu amo de Wonderfalls e toda vez que eu escuto tenho vontade de chorar de amor. 

Pra encerrar, uma surpresa: Brown eyes, da Lady Gaga, porque eu amo mesmo essa música, dá licença? Depois, Big Japan, a banda flopada do Adam Brody (sim, ele toca bateria!!!!), tentando nos convencer que não somos só mais um peixinho nesse marzão de gente sozinha desesperada por amor. Que bom. Ela ia acabar por aí mesmo, mas depois de conversar com a Marie resolvi fechar com Rolling Stones, pra internalizar a mensagem e levar não só pro ano, mas pra vida: you can't always get what you want, but if you try sometimes you might find you get what you need!

Amém!

12 comentários:

  1. Espero que seu ano seja cheio de amor, felicidade. sucesso e muito Morrissey, Macca e Alex Turner! Nem terminei de ouvir a mix, mas já é puro amor <3

    ResponderExcluir
  2. Você já viu Confissões de Adolescente? Mas não estreia só dia 10? (despausa).
    Amiga, eu poderia ter dito esse seu parágrafo introdutório, pois estou pensando nele desde dezembro. AHAHA. Digo que estou sem expectativa nenhum para amor esse ano, mas ao mesmo tempo penso que essa minha falta de expectativa seja o sinal de que vai acontecer. Freud explica essa falta de expectativa fail. HAHAHAHA
    Já abri a mix aqui e vou ouvir! Beijos! <3

    ResponderExcluir
  3. Como não amar uma mixtape que tem Lady Gaga e Roberto Carlos juntinhos? <3
    Vou correndo ouvir.
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  4. Que mixtape lindaaa!! Fez o meu dia!! :D

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lista! São ótimas musicas pra embalar o início do ano ;-)

    ResponderExcluir
  6. Dá pra crer que eu não conheço quase nenhuma música da sua lista? Estou me sentindo muito por fora! Mas vou fazer meu dever de casa e da próxima vez prometo vir falar com mais propriedade. Mas uma musiquinha de amor nunca cai mal, né?

    ResponderExcluir
  7. Adorei! A mixtape e o blog, que eu acabei de descobrir :D

    coelhosdechapeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Taquepariu, que lista! Tem Paul,tem Rei Roberto, tem tudo, tem vida, tem amor! <3

    ResponderExcluir
  9. Ouvindo Tender pelo meu coração.
    Já amo essa mixtape e não sei por onde começar. Inside of love? Esta canção que me apedreja letra por letra a cada seriado que decide que seria uma boa ideia criar uma trilha sonora impiedosa.
    Trilha sonora das Virginhas, quem sabe. Tudo naquele filme é certo.
    Provavelmente com Estive e a paixão do Helinho que não é por nenhuma de nós (vários minutos de silêncio).
    Não. Acho melhor começar por Maybe I'm amazed e toda essa vibe minhas paixões adolescentes. Sdds adolescência (MENTIRA).
    MAS NÃO. Vou é falar que do I wanna know. Ai, Anna Vitória Rocha, por quê?
    Ainda tem Clarice e toda a sua psicose maravilhosa. Ouvindo eternamente.
    Beijo e obrigada por isso <3

    ResponderExcluir
  10. Como não amar alguém que coloca Lady Gaga e Roberto Carlos no mesma mixtape? hahaha
    Lembra que eu te disse que fico meio assim de planejar mixtapes para o ano que começa? Por isso eu amo quando minhas amigas fazem, porque sempre tem músicas novas (pra mim), então elas não me remetem tanto ao passado. Você arrasa, beijinhos, te amo!

    ResponderExcluir
  11. Amiga estou lendo e ouvindo e nunca tinha ouvido esta primeira e estou num amor! Olha e esse negócio de passar da fase de pedir amor, eu NUNCA! hahaha, passei ano novo de lingerie cor de rosa pq ano passado passei com calcinha velha e dá-lhe cacetada na cabeça.
    Adorei a ideia da mixtape. Tô ouvindo a primeira ainda mas vou passear por todas as outras - fiquei surpresa pq desconheço a maioria! Adoro músicas românticas!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Anna! Que saudade do seu blog, tô passando a noite aqui. continua demais de bom, tava vendo os vídeos também, adorei! que saudade da época que eu tinha tempo pra curtir isso aqui tambem, toda vez que resolvo dar uma olhada dá uma vontade louca de voltar pro meu. mas até hoje não passou de vontade, infelizmente. enfim, feliz ano novo atrasado, espero que você todo o amor dessas músicas (amei a playlist). Beijos!

    ResponderExcluir