domingo, 23 de fevereiro de 2014

De onde eu escrevo

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Rotaroots, grupo criado para reunir blogueiros de raiz que sentem falta da blogosfera moleque e pé no chão. Para participar, junte-se a nós no grupo do Facebook mais cheio de nostalgia que já se teve notícia e coloque seu link no rotation. O tema desse mês é: de onde eu blogo
Uma das resoluções de ano novo que fiz no fim de 2011 (!) era a de deixar o meu quarto um pouco mais a minha cara. Passei por aquele mal de viver num ambiente que foi juntando restos de infância com uns pedaços de adolescência que no fim das contas mais tinha cara de bagunça do que refletia aquela pessoa que o habitava - no caso, eu (dã!). Não teve reforma radical e nem projeto de decoração algum, só eu mesmo que aos poucos fui me livrando de algumas coisas que não tinham nada a ver, arranjando espaço para aquelas coisinhas que refletem o que sou hoje, e o resultado, a meu ver, ficou bem satisfatório. Fico muito feliz quando meus amigos vem me visitar, porque eles sempre dizem que adoram o meu quarto e que ele é totalmente a minha cara, e esse era o objetivo desde o começo.























Ainda acho que o espaço ainda precisa urgentemente de uma escrivaninha nova e uma estante decente, mas mesmo sem esses detalhes práticos, posso dizer que hoje ele é o lugar da casa que eu mais gosto de ficar. Minha mãe costuma dizer que, pelo menos nos dias de semana, se eu estou em casa, ou é dormindo ou é no computador - que é de onde eu blogo. Nunca instituí formalmente que meu quarto era meu home office, mas na prática é isso que acontece, já que é o lugar onde meus computadores, livros e referências ficam e onde passo boa parte do dia trabalhando, escrevendo e perdendo tempo na internet. 

Sem mais delongas, vamos dar play nessa música simbólica e conhecer o ~meu cantinho~:



Meu desktop é muito velho, jurássico mesmo, e acabo mantendo ele por causa do Photoshop e outros programas que acabam rodando melhor nele do que num notebook. Como uso pouco esses recursos, costumo deixar o fio desse monitor maior solto, assim eu posso conectá-lo ao notebook pra poder assistir filmes e séries numa tela bem maior. Junto dos computadores, alguns livros e muitas coisinhas que eu adoro: brinquedos, lembranças, caderninhos, minha coleção de marcadores de página, quadrinhos, post-its. Parece um pouco bagunçado - e é, considerando que essa é a versão organizada - mas já entendi que minimalismo não tem nada a ver comigo e com meu estilo de vida. Onde tem Anna Vitória tem poluição visual e muita informação, mas cada objeto juntando poeira nos cantos do meu quarto tem uma razão de ser e uma história pra contar.

Passe o mouse para ver meus comentários
Para dar uma dimensão bem realista da coisa e não parecer que eu maquiei o ambiente para tirar essas fotos, mantive na mesa o copo de água e a caneca que me acompanham pra tudo quanto é canto. Como passo muito tempo no quarto, acabo usando ele também de cenário para algumas refeições (sei que é feio, mas me deixem tomar meu café da manhã vendo seriado) e sempre tem caneca de chá ou café em algum canto, junto com copo d'água. Embaixo desse jornal meio no chão fica uma caixa só com papelada, de textos da faculdade que uso mais no dia-a-dia a revistas e pedaços de jornal. Sim, meu futuro está no Acumuladores. Dentro desse baú tem umas coisas velhas de escola, minha coleção de papéis de carta e Caprichos velhas. A superfície serve de apoio, com aqueles livros que não tem muito espaço definido, revistas mais novas e outras coisas que acabam ficando sem lugar. 






















Mantra para a vida e um globinho pra eu nunca esquecer do meu plano maléfico de dominar o mundo.

Detalhe do meu baú/estante improvisada: quem estiver curioso quanto aos livrinhos, gravei um tour pela minha estante no começo do ano passado. Está um pouco desatualizada - principalmente nessa parte da foto, que é onde ficam os livros mais novos - , mas dá pra ter uma noção legal do espaço da mesa. Esse dinossaurinho roxo eu ganhei de presente ainda na maternidade e essa câmera é a Lydia, minha analógica. 






















Esse presépiozinho - que é uma espécie de caixinha de música - também foi um presente de maternidade. Já o pequeno pônei eu ganhei de uma amiga maranhense que veio passear em Uberlândia. O quadrinho de trás tem motivos parisienses e foi presente de aniversário de uma amiga muito querida, assim como esse livro mais grosso, uma edição de luxo de Sense and Sensibility que ganhei do meu melhor amigo.

Por fim, um detalhe que eu adoro: a tulipa mafiosa, que a Analu mandou fazer para o nosso primeiro encontro e deu de presente para todas nós. Ela fica dentro do meu porta-lápis - que é lembrança do aniversário de um ano de um primo muito amado - com canetas coloridas e vários marca-páginas especiais. Essa Lindinha eu ganhei ainda criança, porque todo mundo dizia que eu era parecida com ela. Eu não disse que cada tralha contava uma história?

Estou com planos de comprar uma mesa e uma estante de respeito esse ano, e caso eu vá mesmo reformar meu quarto, manterei vocês atualizados. Espero que tenham gostado!

22 comentários:

  1. Seu cantinho é simplesmente adorável, adorei, e ah, tantos livros *-* aos poucos estou tentando ajeitar o meu tbm haha
    adorei o post e o blog, to seguindo ja,
    se puder me ajudar e seguir o meu também:
    http://house-b.blogspot.com.br/
    e te convido pra conhecer meu canal tbm:
    http://www.youtube.com/user/heybrunalince
    espero que goste, agradeço muito <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito fofo seu cantinho, e bem confortável! Adorei, apesar de eu ser um minimalista ;)

    ResponderExcluir
  3. Adoorei seu quarto, parece um pouco com o meu! Também preciso urgente de uma nova estante, pois meus livros estão em todo lugar por falta de espaço...

    Eu não consigo jogar fora as coisas velhas do colégio (e a minha mãe ainda já jogou metade fora sem minha permissão, quase chorei) e tenho toodas as minhas revistinhas na época da adolescência (capricho, atrevida, smack, witches e assim vai)

    E essa câmera é de filme? Fiquei curiosa sobre ela!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei a ideia desse grupo! Já pedi pra participar rs
    Muito legal conhecer o cantinho de onde surgem os posts super legais do seu blog e legal também que essas coisinhas que muitas vezes podem parecer "tralhas" trazem lembranças de coisas boas e de pessoas também. E a sua câmera analógica <3, tenho uma igual, ela é amor em forma de filme! Adorei conhecer o seu canto rs. Vou tentar participar desse grupo e postar o meu também, apesar de morrer de vergonha haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu cantinho, Anna, realmente se parece com você. E, olha, não é poluição visual, é só excesso de lindeza. :)

    P.S.: My World = <3

    ResponderExcluir
  6. Agradável *---*
    gostei demais dele :)

    ResponderExcluir
  7. Anna Vitória, adorei o seu cantinho. Assim como você, não consigo lidar com minimalismo. Por isso, super te entendo. Gosto de como você diz que cada coisa tem uma história para contar e traz uma lembrança. Mostra que realmente tudo que está em seu quarto tem a ver com você :)

    Canecas, copos e pratos estão sempre no meu quarto também. Vivo nele! Adorei a sua Lindinha e o seu box do John Green <3

    Gostei muito da ideia dessa postagem! É bom recordar a blogosfera das antigas :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Achei teu cantinho super "real", viu! E adorei saber mais sobre o lugar da onde você posta... querendo ou não a gente acaba imaginando essas coisas dos blogs que a gente costuma acompanhar, rs.

    A minha mesa é a única que não tinha copo ou xícara, aqui tá em época de invasão de formigas então tenho evitado, hahaha!

    Um beijo (e fico super feliz que esteja participando do Rotaroots!)
    Re

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que canto aconchegante. Adorei cada detalhe e, apesar de não te conhecer muito bem, ele parece ter a sua cara mesmo - com copos espalhados, bagunça organizada, memórias e tudo, haha.

    Minha mãe comprou um apartamento e o quarto que ficou pra mim é todo com móveis sob medida e apáticos. Ou seja, eu tenho que me virar com a decoração nas paredes - que ainda estão esperando alguns detalhes - e nas prateleiras, haha. Estou com uma escrivaninha velha e preciso de uma bonitinha. Mas, nada melhor do que ter o nosso cantinho, não é?

    querido-diari1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Só não sou desse grupo porque não sei fazer um selinho para o meu próprio blog, mas vou roubar a ideia e postar esse texto mesmo assim, porque me deu vontade e porque meu blog está entregue às baratas, posso? AMEI minha tulipinha em evidencia, gente <3 E seu cantinho é uma delícia, preciso conhecer, aff. Beijo! Te amo!

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu adoro ver fotos de quartos das pessoas Acho que mostra exatamente como alguém é. Afinal, é sempre o lugar da casa em que a gente mais fica.
    Enfim, gostei muito do seu quarto e do post... hihihi
    Beijos, Ana.

    ResponderExcluir
  12. Adoro entrar em casas diferentes. Desde pequena. Quando ia às casas das amiguinhas, ficava ansiosa pra ver como seriam seus quartos. Acho muito legal isso de você dar a sua cara ao seu quarto. Tento fazer um pouco disso com o meu, que, assim como você, serve de home office também.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Achei lindo seu quarto. A estante e o computador parecem "bem aconchegados", adorei! Tenho uma boneca igual a essa da Lindinha ^^
    boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que lindo seu Home Office *-* vi partes nos seus vídeos, mas adorei o detalhamento, e adorei saber que sua organização é mais ou menos igual a minha (esse arrumado bagunçado na escrivaninha e a caneca de café por exemplo - só que comigo é só café o dia todo mesmo, nada de chá) =)
    Nem me fala de estante, acho que preciso daquelas que tomam uma parede de ponta a ponta e do chão até o teto pra caber tanto livro e apostila :x
    Beijão, e estarei atenta às novidades ;)

    ResponderExcluir
  15. Faz tempo que não venho por aqui Ana, mas como sempre seus posts maravilhosos que só conseguimos parar de ler realmente quando acaba rs! seu lugarzinho é bem legal, e detalhe o tratamento das fotos estão perfeitos ! *--*
    ps: qual o Photoshop que vc usa Ana ?
    beijos e até mais !

    ResponderExcluir
  16. Uma palavra descreve o seu quarto: fofo. Hahaha. E eu também tento me livrar de tralhas, mas não dá mesmo. Minimalismo é impossível pra mim também.

    ResponderExcluir
  17. Vamos por partes: AMEI o projeto do rotation... Há tempos desejava algo assim! Já me inscrevi ;-)
    E agora vamos ao seu cantinho:
    Achei tudo uma graça! Acho tão bacana conhecer o lugar de onde as pessoas postam... Deixa a gente mais próximo daquele que escreve!

    ResponderExcluir
  18. Já estou amando esse projeto do Rotaroots e vou dar uma olhadinha pra ver como faço pra participar. Adoro ver o quarto das pessoas, não nego, inclusive, não só o quarto, mas toda a casa, acho que pode passar muito de quem vive nela, e adoro conhecer os motivos das bugigangas alheias porque olha... Eu guardo muita coisa, qualquer coisa que me remeta a um momento, uma pessoa, estou guardando. Isso puxei um bocado da minha bisavó, inclusive, já posso me ver como a velha das tralhas. Sempre fico com isso de que um dia (chamado nunca) vou parar pra dar um jeito, reutilizar, deixar mais a minha cara etc. Por isso que meu quarto é uma zona, e como me mudei pra um apertamento, tento manter as coisas dentro das outras, porque senão a poluição visual domina, e eu não consigo lidar.
    Se tem uma coisa que é guerra aqui em casa é isso de eu comer assistindo meus seriados (a rainha dos hábitos obesos), porque o computador também fica no quarto e soa nada higiênico pra minha mãe, ainda colabora pra tese dela de que eu faço tudo na frente do computador.
    Esse presépio foi o mais fofo que eu já vi. E eu também diziam que eu era parecida com a Lindinha huhauhaua, na verdade, quando eu e minhas primas inventávamos de assistir desenhos, a gente sempre escolhia um personagem pra ser, e como eu era loira (não que eu ainda não seja), dizia logo que ia ser a Lindinha. Não sei se isso faz sentido, mas.

    ResponderExcluir
  19. Em primeiro lugar: uma rotation! Uau, quanta nostalgia. Saudades dos tempos áureos da blogosfera hahaha (/jurássica das internets).
    Em segundo: eu adoro posts de decoração porque eu estou sempre tentando inventar alguma coisa pro meu quarto (que no momento é o único cômodo da casa sob o meu comando) e aproveito pra me inspirar. Adorei o seu, adoro livros fazendo parte da decoração, tem um pôster da Audrey Hepburn! Vi menos filmes dela do que gostaria, mas acho um ícone de elegância e caráter e estou pensando em incorporá-la à decoração do meu quarto em breve.
    No meu quarto também sempre tem água e, pela manhã, café. Quando não tenho aula de manhã, geralmente tomo café da manhã vendo seriado também.
    Eu ~queria~ que minha decoração fosse clean, mas ela não é. Não me aguento e vivo comprando umas tranqueirinhas, e fico especialmente feliz quando alguém vai viajar e me traz aquelas lembrancinhas de dois reais.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Muito legal essa idéia de blogagem coletiva! Vou correr no grupo e ver se consigo entrar também hehe Muito legal seu cantinho! Acho que nosso quarto tem que ser assim mesmo. Tem que ter nossa cara! Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Ana, amei seu cantinho. Muitos livros, a baguncinha fofa de sempre e cores.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Annoca, seu canto "é a sua cara!" Impossível dizer outra coisa vendo todos os detalhes e sabendo que cada coisinha aí tem uma história e um significado pra você.

    Fiz esse post também, tá rascunhado em um caderno e as fotos tiradas, mas perdi o prazo porque o Agridoce (na verdade, e e-mail que usava pra ele) foi hackeado porque usava pra jogar LoL e fóruns (adulta~). Mas o susto passou e já transferi ele pra conta adulta, onde só meus professores mal intencionados podem hackear, rs. Mas perdi o prazo, vou fazer a desse mês, então. Qualquer hora posto assim, sem motivo :)

    PS: eu amo tulipas. Acho lindas. Minha flor favorita, mesmo tendo alergia a pólen (ô vidinha).

    Beijoca! <3

    ResponderExcluir