sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Talvez Beatles não seja minha banda favorita

Fazer vinte anos supostamente é algo importante, porque as pessoas não param de destacar isso quando vão me dar os parabéns. Foi pensando nisso que há algumas semanas eu vinha pensando em fazer uma mixtape que tivesse como enfoque única e exclusivamente a minha pessoa e trouxesse a listagem mais ou menos definitiva das vinte músicas da minha vida. Se você leu Alta Fidelidade, você entende que isso sim é importante - pelo menos para pessoas como eu e Rob Fleming.


Há alguns anos tenho uma listinha pré-programada com mais ou menos uns cinco músicas que eu sempre cito como favoritas. Curiosamente, todas estão na lista de mais ouvidas de todos os tempos do LastFm - que é algo expressivo, já que eu não sou do tipo que ouve uma música repetidamente até não suportar mais. O problema é que ao colocar essa lista no papel, percebi que não ouvia várias daquelas músicas há uns bons meses - se não anos. E mesmo que quando eu ouça (porque eu fui ouvir para tirar a prova) eu sinta a mesma onda de emoções tomar conta de mim, me parece estranho falar sobre as vinte músicas da minha vida que não tocam na minha vida ou que pelo menos não sejam representativas dos meus vinte anos - já que supostamente isso é muito importante.

No embalo das músicas, parei para pensar um pouco sobre as minhas bandas favoritas - curiosamente, também aquelas que aparecem como mais ouvidas no LastFm - e percebi que tenho escutado pouca coisa das cinco primeiras posições nos últimos anos. Sim, eu disse anos. Novamente, como pode ser a banda da minha vida se ela não toca da minha vida?

O problema é que a banda da minha vida é Beatles. Sempre foi. Não tem como destronar os Beatles. Não tem como ser mais imponente e significativo do que eles na vida de alguém. Não existe uma cartada melhor. Existe?

Não apenas a melhor banda, mas a melhor banda com as melhores fotos
Decidi que Beatles era minha banda favorita quando eu tinha uns 12 anos e ganhei o Revolver. Na décima faixa, For No One, eu concluí que nunca ouviria nada tão excelente quanto aquilo, então ficou decidido que eles eram meus favoritos. Depois veio o Abbey Road, seguido de alguns filmes, uma discografia inteira, pôsteres no quarto, livros, canecas, camisetas e todos os meus amigos vendo algo dos Beatles e lembrando de mim. Veio o show do Paul McCartney, a conclusão de que ele era o cara mais legal do mundo e que Blackbird, essa sim, era a música mais bonita já feita por um ser humano.


Eu cheguei a escrever aqui que uma das coisas mais incríveis de se ver um ex-Beatle ao vivo cantando canções dos Beatles é ver que as sessenta mil pessoas reunidas naquele estádio estão cantando uma mesma coisa. Fazendo isso com alma, paixão e lágrimas nos olhos, porque quando o Paul McCartney sobe num palco e canta Eleanor Rigby, ele faz isso para mim, mas também para a pessoa que está do meu lado, e para aquela que está na arquibancada e para o felizardo que conseguiu ingresso de pista premium. Todos somos pessoas solitárias vindas de um lugar desconhecido. Então é meu, mas também é universal. Isso é incrível, extraordinário e é por isso que os Beatles foram, são e sempre serão sensacionais - mas quando se faz vinte anos, isso não é o suficiente.

Às vésperas de fazer vinte anos, eu percebi que precisava de mais. Os Beatles sempre foram os melhores, mas eles nunca foram plenamente meus. Abraço um sem número das suas letras, mas não sei dizer se alguma é genuinamente minha, a ponto de passar batida pela maioria das pessoas, mas tendo ao mesmo tempo aquela chord change that melts my guts (para citar Rob Fleming novamente), que só eu sei onde se encontra e só eu sei o que acontece dentro do meu coração quando ela toca. 

Brega, claro, mas aos vinte eu já tenho direito a uma crise de meia-idade em busca de identidade. 

Então é mais ou menos assim, vivi todos esses anos (20 na identidade e uns 200 de alma) para chegar num suposto marco da vida e descobrir que não tenho uma banda favorita e que talvez todos os meus anos de bandas favoritas foram uma mentira. A tríade Beatles, Strokes e Los Hermanos (esses merecem um post próprio) está desfeita e sabe Deus o que vem pela frente. Tem dias que acordo e acho que Rilo Kiley é a banda da minha vida, mas nos últimos dias só Wilco me satisfaz. Vira e mexe penso que a única certeza da minha vida é o Chico Buarque, mas o que eu faço quando basta eu entrar no ônibus pra Beyoncé vir quicando nos meus fones? Sem contar os dias que eu volto a ouvir Beatles e me acho maluca por ter pensado em tudo isso - o talvez do título tem uma razão de ser.

E nem vamos falar de Taylor Swift e One Direction, porque aí eu provavelmente vou concluir que no fundo minha vida sempre teve As Quatro Estações (o disco), de Sandy e Junior, como plano de fundo. 

Mas a lista das vinte músicas sai, hein. Me aguardem. 

I'm sure I do. Or at least, I'm sure I will. But tonight, I have to confess (but only to myself, obviously) that maybe, given the right set of peculiar, freakish, probably unrepeatable circumstances, it's not what you like but what you're like that's important. I'm not going to be the one that explains to Barry how this might happen, though.

{Nick Hornby - High Fidelity}

É claro que ele não curtiu esse post

11 comentários:

  1. Sabe que eu tenho uma mania irritante de comparar as coisas o tempo todo. Fico agoniada por não saber exatamente minha cor favorita, minha música favorita, minha amiga (!) favorita, e um dia eu parei para pensar e concluí que, gente, pra que essa minha mania alucinada de ter um favorito pra tudo? As coisas são diferentes, são favoritas na hora delas, e pronto! Tipo, se eu passei o dia ouvindo Taylor Swift e cantando no quarto, é óbvio que ela é minha cantora favorita, o que não me impede de, no dia seguinte, ficar horas ouvindo Adele e pensar a mesma coisa. Acho que a vida é feita de momentos. E que em cada momento, alguma coisa toma mais o nosso coração. Achei incrível perceber como essas coisas favoritas são mutáveis. <3
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. As melhores fotos http://i2.mirror.co.uk/incoming/article425118.ece/ALTERNATES/s2197/image-3-for-the-beatles-style-gallery-699202857-425118.jpg -q

    ResponderExcluir
  3. Terminei de te ler e fui direto dar play no meu Revolver. É um dos discos dos Beatles que menos ouvi, e percebi que é lindo. Talvez não percebesse se vc não falasse com tanto carinho <3
    A banda da minha vida ainda é Pink Floyd, mas dei um tempo neles, porque ouvi demais ano passado, e mais ainda na época do meu tcc. Tô num momento "Sim, senhor!" de conhecer/ouvir outras bandas :D
    Também vou ver High Fidelity (não entendo pq não vi ainda).
    Abraço, e espero que aprecie os 20 :)

    ResponderExcluir
  4. Sempre quando alguém pergunta qual é minha banda favorita eu sei qual responder, mas tirando isso, nunca sei a cor, lugar, comida, favorita. Acho que isso depende do momento e do tempo que você está vivendo, assim como a Ana Lu falou. Eu sempre estou mudando minhas coisas favoritas. Uma coisa que me agonia até hoje é quando alguém fala quem é minha amiga favorita, sendo que sempre que perguntam isso eu respondo alguém e minhas irmãs hahaha, nunca sei escolher uma só. Acho que tenho muitas coisas favoritas e não vejo mal nisso. Tanta coisa legal antiga e nova pra ser favorito, porque escolher uma pra sempre?
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Anna, também já me peguei pensando muito nesse tipo de coisa. Durante anos tive a mesma banda favorita (e olha que ela nem está no meu top 5 do last fm, e tá quase enxotada do top 10), e demorei para perceber que tinha uma outra banda ali, correndo pelas beiradas, ganhando meu coração aos pouquinhos.
    E mesmo que isso aconteça, não quer dizer que Beatles, Los Hermanos e Strokes foram uma farsa na sua vida. Você vai olhar para trás e talvez não lembrar dessas músicas nos seus 20, mas nos 19, 18... enfim. Às vezes algumas músicas ou bandas vão lembrar mais alguns anos que outros, e isso é quase tão legal quanto ter uma banda da vida :)
    Beijos :**

    ResponderExcluir
  6. Anna, como você está?
    Bueno, lembro que já me fiz esses questionamentos umas trocentas vezes nos meus 23 (quase 24) anos de vida. Qual é a minha banda favorita de todos tempos? Quais são as músicas da minha vida? É tão difícil responder a essas questões que parecem simples. Eu realmente não sei qual é a minha banda favorita. Acho que eu prefiro dizer que cada uma das belas bandas que conheci e das lindas músicas que ouvi fazem parte de quem eu sou hoje. Nesses 23 (quase 24) anos de vida, já ouvi muita coisa. Já fui fã de KLB, aliás. Julgue-me :P. Quando escuto KLB hoje em dia só penso em como eu era louca de gostar da voz de bezerro desmamado do Leandro. Era assim que me diziam que a voz dele poderia ser definida quando eu era fã. Mas, porque fã é fã, não a ouvia assim. Passada a paixão platônica e o fanatismo, pude analisar e ver que a voz do Leandro não era a mais linda de todo o mundo e que as músicas do KLB tinham uma batida e uma letra legal, mas eram clichês. Não que ser clichê seja ruim, mas nos anos que se seguiram eu quis mais. Eu quis ampliar horizontes, mergulhar em músicas repletas de manifestos, poesias e afetos afetados e/ou descontrolados.
    E assim estou eu, nessa vibe de me deliciar pela poesia e melodia das músicas de outrora e as atuais. O que importa, e sempre importará, é o poetizar (juro, não tinha intenção de rimar =P).

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  7. Anna Vitória, meu amô, quase tive uma síncope lendo esse título. É claro que a coisa toda se dissipou lendo seu texto, e eu entendi o que eu sinto aqui bem no fundo do meu coração. E é o mesmo que você. Mas eu teimo e bato pé, mesmo com toda essa confusão, que Beatles nunca deixara de ser a banda de toda uma vida, da minha vida.

    Lembro até hoje do dia que ouvi Golden Slumbers, lá pela mesma idade que você ganhou Revolver, e chorei. Mas não um choro qualquer, foi compulsivo, e a partir daquele momento estava feito o nó que me prenderia a genialidade daqueles quatro jovenzinhos de cabelos engraçados por uma vida toda. Não dá pra explicar mais que isso, e nem me atrevo a tal feito.

    Mas eu entendo o que você diz. Às vezes acordo melancólica e acho que só Blackbird ou Happiness is a warm gun vão me salvar, mas aí contrario todas as expectativas e dou play no Far, da Regina Spektor, e me sinto incrivelmente bem. Não sei como nem porquê, mas só acontece. E também acontece com Strokes, com Cícero, com Demi e com tantas outras bandas que eu um dia vou julgar minhas favoritas, certamente.

    Mas deve ser como a Analu falou aqui em cima: "acho que a vida é feita de momentos. E que em cada momento, alguma coisa toma mais o nosso coração." Já vou levar pra vida.

    Beijoca <3 <3

    ResponderExcluir
  8. que post encantador =). Beatles tbm é a banda da minha vida, não há cm negar!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não cheguei a ler High Fidelity mas, gosto demais do filme. Acho q eu tbm não consigo definir uma banda da minha vida. e sim, os Beatles tem mesmo as melhores fotografias.

    ResponderExcluir
  10. Mensão honrosa ao Alta Fidelidade <3 não li o livro mas tenho o filme gravado em dvd.

    Conheci Beatles, por assim dizer, quando fui fazer curso de inglês e a professora colocou "You say yes, I say no" para que praticássemos o inglês! De vez em quando me pego cantando essa música pois acho super divertida. Aí conheci "Love me" e adorei demais e fico triste por ser tão curtinha. E claro que conheço várias outras dos Beatles mas não sei nome.

    Não tenho uma banda favorita agora com 30 anos. Não escuto tanta música e nem fico por dentro das novidades como há 20 anos atrás rss, então o que eu gosto é velho e o que começo a gostar é super comercial. Tenho também as músicas que tocam meu coração de forma diferente, como agora que estou ouvindo "Never gonna be alone" do Nickelback e lembro exatamente de como me sentia há 4 anos atrás quando comecei a namorar e criei um tumblr para postar sobre o relacionamento.

    É uma ótima ideia essa de separar as músicas como Rob fazia <3 simplesmente amo esse filme por que tem John fofo e Jack Black 'sempre fui apaixonada' :~~~~ certa vez o ator Pedro Neschling me confessou que se parecia muito com Rob quando lhe perguntei qual dos três ele se achava parecido (Tom, 500 days, Darcy ou Orlando em Elizabethtown) e ele citou o Rob, foi aí que baixei o filme e adotei como favs!

    Beijos sua linda <3

    ResponderExcluir