domingo, 1 de junho de 2014

Ódio em família

Existe essa história que é contada há anos na minha família, que é o caso da Tia Galiana. Tia Galiana era a tia-avó da minha avó, o que faz dela minha tia-bisavó, se é que isso existe. E aí que minha avó conta que já velha e meio senil, Tia Galiana passava o dia inteiro vendo novela e, bastião da moral e dos bons costumes como só tias-bisavós bem velhas e meio caducas conseguem ser, Tia Galiana assistia suas novelas só para falar mal de tudo que era inapropriado nas tramas. Até aí normal, quem nunca, né? O problema é que um dia a Tia Galiana ficou tão transtornada de ódio por um personagens que foi lá e quebrou a TV com um pedaço de pau. 

Pois é.

Tenho pensado muito em Tia Galiana nos últimos meses, e Em Família é a razão disso. Odiei a novela desde a primeira semana, com sua trama que não faz o menor sentido e seus personagens que, um por um, mereciam ser mortos por pauladas da Tia Galiana. Apesar disso, me apeguei muito à novela, assisto todos os dias e fico tristíssima quando perco algum capítulo, do tipo estar com amigos num sábado à noite e mesmo assim ficar pensando no Cadu e na Verônica, etc. 

Depois de meses reunindo muito ódio no meu coração, vim hoje destilar tudo aqui com vocês, ao melhor estilo Morri de Sunga Branca. Então pega aí o seu colar de fênix, um pedaço de pau, a bossa nova de sua escolha, e vem comigo!


Luiza
Por que odiar:
Bruna Marquezine. Que criatura detestável, não lembro de uma personagem dela que não me tenha feito revirar os olhos. Meu sonho era mandar a Salete engolir o choro. Sendo assim, já odiava antes da novela começar, mas Luiza fez questão de fazer por merecer. Veja bem, o problema não é ela ter se apaixonado pelo grande amor & grande trauma da vida da mãe. Às vezes algumas pessoas erradas são mais erradas que as outras. O problema é que o Laerte foi a grande desgraça da família dela, por ser tão controlador e possessivo que tentou matar o Virgílio, vulgo pai da Luiza, por conta de ciúmes. E não foi qualquer tentativazinha de homício não, o Laerte enterrou o homem vivo, sabe? A Luiza sabe disso, mas mesmo assim insiste em se fazer de Julieta moderna e jura que o fato de ninguém apoiar seu relacionamento não passa de uma querela insignificante. Então o problema é que a Luiza é BURRA, e minha tolerância com gente burra é bem pequena. O problema é que a Luiza é arrogante, e acha que todo mundo que está contra ela, está errado. O problema é que ela está sendo desleal com a mãe e com o pai, e fica choramingando porque eles não vão abençoar seu casamento. O problema é que ela chora em todos os capítulos, o que significa que estou há mais de dez anos sonhando em mandar ela engolir o choro.

Laerte
Por que odiar:
Típico Homenzinho de Merda™, o Laerte jura ser o centro da vida de todas as mulheres. Ele não apenas acredita nisso, como trata todas como se elas existissem em função dele, para agradar ele. Assim, no relacionamento com a Helena ele era ciumento e controlador ao extremo. E por isso que, mesmo não amando a Verônica, ele ficou anos com ela, porque era conveniente, porque ela fazia tudo por ele - do mesmo modo que ele sempre abusa do amor e da loucura da Shirley quando lhe é conveniente, sem nunca dar nada em troca. Seguindo essa cartilha, a Luiza será descartada assim que não for mais tão interessante, assim que ele provar pro Laerte (e pra Helena e pro Virgílio) do passado que ele pode ter a mulher que ele quiser. Ou pelo menos até outra mulher aparecer - e já apareceu, né? Corra para as montanhas, Lívia!





Helena
Por que odiar:
Louca de pedra, que pessoa transtornada. Claramente não superou o Laerte apesar de tudo, e mesmo antes de tudo explodir, ela não passou um capítulo sem falar dele. É claro que a Luiza decidiu ficar com ele por conta própria, mas é bem plausível que ela tenha sido instigada pela mãe, que tanto falou, tanto alertou, que pra uma menina mimada como aquela foi a mesma coisa que pedir pelo amor de Deus pra ter Laerte como genro. E mesmo falando o dia inteiro sobre o monstro psicopata que ele é, Helena guarda uma caixa de recordações com lembranças do relacionamento dos dois. Inclusive o vestido de noiva que ela usou quando viu o noivo ser preso, evento seguido pela morte do próprio pai. Isso que é abraçar o passado sem pudores.

Virgílio
Por que odiar: 
Não é porque agora ele resolveu bater no Laerte e se recusou a abençoar o casamento da filha que Virgílio não seja um banana. A situação só chegou a esse ponto porque ele ficou o tempo todo falando: filhinha, papai vai ficar meio chateado se você namorar o homem que tentou me matar, mas o importante é você ser feliz. Agora é tarde, queridão. Virgílio viu que o caldo ia entornar, mas só passou a mão na cabeça da filha e resolveu bancar um apartamento pra ela morar sozinha. Tá serto.


Clara
Por que odiar:
Primeiro por causa do figurino. Qual é a daqueles bodys medonhos? Imagina se essa moda pega, como pegou o tal do esmalte azul e como ainda vai pegar o atual esmalte verde? E aquela capinha de celular? Qual a real necessidade disso tudo? Se a agressão estética não for suficiente pra você, tem o adicional da Clara ser aquele tipo odiável de pessoa praticante do famigerado não-te-quero-mas-não-te-largo. Em outras palavras, Clarinha acha de bom tom enrolar duas pessoas enquanto decide o que quer da vida, sem ser sincera com nenhuma delas. De um lado tem Cadu, o marido, pra quem ela todo dia promete que vai se esforçar ao máximo para salvar o relacionamento dos dois. Do outro lado tem a Marina, que só não larga mão da obsessão porque a Clara não se deixa ser esquecida. Até ela criar coragem para bancar seus sentimentos, temos que assistir a bonita fazer malabarismo com os dois do jeito mais covarde possível e ainda por cima mal vestida. Detesto gente brega.

Alice
Por que odiar:
A menina descobre que é fruto de um estupro. Ok, um trauma, ninguém nega isso. O que ela faz? Corre pra gritar na cara da mãe, que supostamente é uma mentirosa que não tinha o direito de esconder isso. Depois, a menina resolve ir atrás do cara que estuprou a mãe. Ok, cada um lida com os traumas do seu jeito. O que ela faz? Força a mãe a reviver toda a história, ainda que a Neidinha tenha dito várias vezes que não se sentia confortável identificando suspeitos e contando a história pra todo mundo. Entendo que a Alice quer ajudar a mãe a superar tudo isso, mas ela precisa entender que um trauma dessa dimensão precisa ser respeitado, e que ela não tem o menor direito de forçar a mãe a nada. Menina impertinente, e ainda por cima com a voz insuportável. Só podia ser melhor amiga da Luiza.

Dona Chica
Por que odiar:
A família inteira estava de pernas pro ar, mas mesmo assim o único problema que ela parece se importar é com a ex-mulher psicopata do marido. Deixa a Helena cuidar do filho alcoólatra, deixa a Helena dormir abraçada com o vestido de noiva, deixa a Clara brincar de uni-duni-tê com os sentimentos dos outros, deixa a Selma com seus sintomas neurológicos que não fazem o menor sentido, deixa a Juliana cismar que é mãe de uma menina que já tem família. Afinal, o maior problema da vida dela é a Branca. O pior é que quando dona Chica tenta ajudar, só piora: cês lembram de quando ela chegou pra Luiza e disse que ela não podia ficar com o Laerte porque a Helena ainda gostava dele?

Branca
Por que odiar:
A única função dessa mulher é falar mal do ex-marido e da atual esposa do ex-marido. E implicar com a filha. Nas horas vagas, Branca arma planos para tentar ferrar a vida do Ricardo e ameaça transformar todo mundo em pedra com seus olhos injetados de Medusa.



André
Por que odiar:
Tenho vontade de esfregar a cara desse menino no asfalto. Não respeito gente ingrata que tem vergonha da própria mãe. Sem falar que, quando estava com a Luiza, era o namorado mais mala do mundo. Sei que a Luiza não era fácil, mas é difícil ter disposição pra namorar um cara que só reclama e te cobra atenção.

Mãe do André
Por que odiar:
Ouve cobras e lagartos do filho e ao invés de virar-lhe a mão na cara e dizer EU QUE TE CRIEI, SEU CREIÇO, ela vai e pede desculpas.

Marina
Por que odiar:
Tenho mais pena do que raiva, porque sei que a Clara não é fácil. Mas como disse, tenho tolerância reduzida com gente burra. E pra mim, pessoa que coloca a vida no pause por conta de um quase-romance e ainda por cima acha que desaforado é o mundo que não parou de girar por causa disso, é burra. Com quinze anos, ok, mulher feita não dá pra aceitar. Além disso, quero enfiar uma meia suja na boca da Marina sempre que ela se refere à Clara como Clarinha, principalmente quando ela fazia isso e as duas nem se conheciam direito.

Vanessa
Por que odiar:
Seu cabelo é bonito demais. Me sinto horrível sempre que vejo seus cachos ruivos exuberantes. Além disso, a única função dela na novela é falar mal da Clara pra Marina. Pessoa chata, ninguém é obrigado.

Sílvia
Por que odiar:
Aquela boca. Vamos conversar sobre a boca da Bianca Rinaldi, porque quando ela aparece em cena é a única coisa que eu consigo prestar atenção. Pensei que poderia ser implicância minha, mas nem precisei dar enter na pesquisa do Google pra perceber que eu não era a única incomodada. Quando consigo desviar o foco da boca para a personagem, só vejo duas coisas: 1) ela investindo descaradamente no paciente casado e 2) ela sendo incapaz de disfarçar que não suporta o noivo. A impressão que a gente tem é que ela preferia ser pisoteada por uma manada de búfalos a casar com ele, e ela nem esconde.



Juliana
Por que odiar:
Todos os personagens dessa novela são meio doidos, mas a Juliana era uma daquelas que eu pensava que a loucura estava no roteiro. E no começo parecia estar mesmo, com a obsessão doentia pela filha alheia e aquele papo de ser a nova mãe da Bia. O que me surpreende é que o resto do elenco achava isso muito normal, só pedia pra que ela adotasse a menina dentro dos conformes legais. Como se adotar uma criança que tem pai, avó e família fosse uma coisa super normal. Agora que ela conseguiu a menina, acabou finalmente grávida e não pode mais sair de casa, levantar da cama ou ser encostada por ninguém porque meu Deus, ela tá grávida, e gravidez é a nova doença do milênio.

Pronto, me sinto mais leve. Vocês ainda estão vivos? Pra que ninguém desista dessa blog ou quebre o próprio computador com um pedaço de pau - uma versão millenial do episódio da Tia Galiana - vou falar dos únicos personagens que amo nessa novela:

Cadu, Ivan & cadela Ariana
Por que amar:
Porque, putz, como o Gianecchini é lindo, né? Ele sempre teve uma beleza bem inquestionável, mas acho que nunca me concentrei no fato de que ele é muito lindo mesmo até essa novela. Talvez seja o cabelo grisalho, talvez seja o figurino bacana, talvez seja o sorriso, o charme ou a cara de cachorro abandonado, mas sei que sempre que ele aparece todo o resto some e eu fico suspirando. O Ivan é outro lindo, uma criança que não seguiu a cartilha Bruna Marquezine de ator mirim insuportável. Se tem um troço que me irria é a tal da criança prodígio nas novelas. O Ivan é fofo sem fazer força, e isso é um alento. Já a cadela Ariana eu amo primeiramente porque ela não tem falas, e do jeito que o texto do Maneco anda péssimo, isso já é um alívio. E depois porque é um pastor alemão criado dentro de um apartamento, e se a gente for pensar em escala, é a mesma coisa que um lobo gigante de Game Of Thrones em pleno Leblon. What's there not to love?


16 comentários:

  1. Eu tô amando esses posts sobre Em Família, porque eu me perguntava até quando o pessoal ia se calar diante dessa calamidade televisiva. Eu própria já pensei em escrever algo sobre, mas me faltam palavras. Aliás, não aguento mais assistir a novela. Passo dias sem ver um capítulo mesmo assim, quando ligo a tv e está passando é como se eu não tivesse perdido nada. Roteiro parado, chato. Personagens chatos...

    Outra coisa que eu odeio é que a Luíza é um porre, a Helena também era (ainda é) outro porre e o pessoal fica babando ovo da Bruna Marquezine. Não suporto isso. Eita guria chata. Desde os primórdios, como você citou a Salete, também tenho vontade de mandar ela se orientar, porque né, não tá fácil pra ninguém.

    Enfim, acho que foi bom o Maneco ter errado a mão, porque assim eu desviciei em novelas e isso é um ponto positivo de Em Família pra mim. Além do lindo Cadu, né? Gente, que que é aquilo. Se a Clara não quer, eu quero, haha.

    macabea-contemporanea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti essa novela mas só de ler seu texto já to odiando todo mundo.

    Sdds Mulheres Apaixonadas

    ResponderExcluir
  3. Morrendo com a história de Tia Galiana HAHAHAHHAHAHAHAAH Meu Deus do céu, certeza que ela teria quebrado a televisão no primeiro capítulo desse treco.

    Mas amiga, a melhor parte do seu post (que está todo maravilhoso) é a gongada na cafonice de Clara! E eu nunca tinha reparado na capinha do celular, que coisa pavorosa, vou ter pesadelos com aquilo O.O

    Beijos!

    PS: Como não amar uma pessoa que linka Eu me apaixonei pela pessoa errada num texto? <3

    ResponderExcluir
  4. Anna, eu compartilho da mesma opinião que você em tudo e todos. Inclusive na parte de amar. Obrigada pelo seu texto. Não me sinto só em odiar esse povo todo, sobretudo, Clara-Marina, tenha dó, né? Tudo errado.

    ResponderExcluir
  5. Comecei a odiar essa novela desde que anunciaram a Bruna Marquezine como protagonista. E até hoje nunca consegui assistir a um capítulo inteiro. Sdds Carminha <3

    ResponderExcluir
  6. Compartilho das mesmas opiniões, exceto pela Juliana que me faz morrer de rir (sério).
    Eu, por alguma razão, assim como você, viciei na novela e nem existe uma razão plausível pra isso já que ela me faz querer vomitar a cada capítulo.
    Morri de rir com o post, principalmente com a parte da Bruna: acho essa menina um saco, péssima atriz e também "estou há mais de dez anos sonhando em mandar ela engolir o choro." hahahaha
    parabéns pela postagem
    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  7. Amiga, eu não tinha dúvidas de que nossa sintonia nesses post seria enorme, mas juro que não acreditava que seria TANTA: utilizamos exatamente a mesma frase final na descrição do ódio ao Laerte, mandando menina Lívia fugir para as montanhas! HAHAHA
    E eu não acredito que esqueci de gongar Vanessinha, pfvr uma chata. Sdds dela fazendo a Nanda <3
    AMO odiar com você, sempre!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado é odiar tudo e continuar assistindo só pra odiar ainda mais. hehe
    Boa noite,

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de Em Família e tenho vontade de fazer como tua tia-avó quando começa a novela. Eu só não mudo de canal por causa do gato do Gianecchini. ♥

    ResponderExcluir
  10. "o que significa que estou há mais de dez anos sonhando em mandar ela engolir o choro" HAHAHAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  11. Pelo jeito meio mundo só assiste à novelinha por causa do Giane. <3
    Mas tô achando ele um saco as vezes. Só largar a Clara e ir ser feliz, caramba. Sem botar o coitado do Ivan no meio da briga dos dois. Fico p. da vida quando ele faz isso.

    Concordo com TUDO que você disse Anna! Maneco errou a mão feio, desde o primeiro capítulo. Mas o ep. que não me convenceu foi da briga do Laerte com o Virgílio.. o cara se espatifou todo em cima de taças e copos, mil cacos de vidro, e aparece sem um arranhão. PelamordeDeus.

    E continuemos a assistir, porque senão não teremos o comentar (e odiar).

    Beijo Anna!
    Brigada pelo carinho lá no Pratododia. :*

    ResponderExcluir
  12. Até ontem nunca tinha visto um único episódio dessa novela. MAS, a primeira coisa que pensei foi na boca da Bianca Rinaldi. E, olha, só tenho ouvido falar muito mal de toda a trama e, nem vi mais nada, mas concordo com tudo o que você disse. hahaha

    Como sempre, esse post está genial.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Hahahaha Engraçado que é unanimidade né. Todo mundo reclama das mesmas coisas
    Só não sei como gostam do Cadu. Acho um chato. O cara ao invés de tentar reconquistar a mulher que se diz apaixonada por ele ainda, usando todo charme e beleza que ele tem! Gasta o tempo dele sendo chato e falando da Marina o tempo todo. Acaba ajudando ela ainda.

    Gosto da Bárbara! Adoro o romancinho teen dela com o André. (Apesar de n curtir tanto ele)

    ResponderExcluir
  14. EU AMO O SEU BLOG E SEU JEITO DE ESCREVER HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH. Best post ever! Por mais posts de "críticas" HAHAHHA. "Bruna Marquezine. Que criatura detestável, não lembro de uma personagem dela que não me tenha feito revirar os olhos.". "Então o problema é que a Luiza é BURRA, e minha tolerância com gente burra é bem pequena.", "filhinha, papai vai ficar meio chateado se você namorar o homem que tentou me matar, mas o importante é você ser feliz.", " (...) ainda por cima mal vestida. Detesto gente brega.". Eu nunca assisti um capítulo completo dessa novela, mas chorei com cada linha desse texto!

    ResponderExcluir
  15. Pfvr faça mais desses posts, obrigada.
    Eu nunca vi essa novela. Quer dizer, vi o primeiro capítulo e já dormi no meio. Previ que não seria boa coisa. Acertei, pelo jeito. Hahahaha
    Acompanhar a novela por vocês é muito mais divertido! <3
    Beijo.

    ResponderExcluir