sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

21 coisas que eu aprendi com 21 anos

Ontem foi meu aniversário de 21 anos. Eu não gosto muito de fazer aniversário, os dias antes dele são sempre cheios de ataques de ansiedade e angústias existenciais, e esse ano não foi diferente. Mas agora que já passou - e, honestamente, eu tive um dia bem legal - resolvi fazer essa lista reunindo pequenas sabedorias mais ou menos sérias que acumulei nessa pequena porém enfastiante (e maravilhosa) jornada na Terra, a maioria delas graças às pessoas incríveis que passaram por mim - espero que elas possam se ver um pouco nessa lista, e em mim também.


O post foi inspirado em textos da Stephanie, do Gregório, e nesse vídeo da Isabel. Os gifs são todos de Parks and Recreation, porque a série acabou essa semana e uma coisa que eu definitivamente não aprendi ainda foi a dizer adeus.

1 - A rir de mim mesma sempre que for possível, e rir com os outros o tempo inteiro - e dos outros também, mas só um pouquinho. 

2 - Fake it until you make it: o melhor jeito de enfrentar uma situação desconhecida é agir com uma arrogância segura de quem sabe o que está fazendo. Você pode até fazer errado, mas a maioria das pessoas não vai perceber e, no fundo, ninguém sabe realmente o que está fazendo. Aprendi isso com a Sylvia Plath e levei pra vida;


3 - Ser introvertida não é um defeito, então não tenho motivos para pedir desculpas por ser assim ou achar que devo mudar o jeito que eu sou. Tampouco é uma qualidade, o que significa que isso não me faz melhor do que ninguém. Ser introvertido ou extrovertido é só uma característica, como ser mais alta ou mais baixa - bom em algumas horas, ruim em outras. 

4 - Eu sou uma pessoa privilegiada. Eu tive oportunidades na vida que muitas pessoas não têm, e devo ser grata a elas e aproveitar o máximo que eu posso. Eu tenho dois braços, duas pernas, um coração e um cérebro que funcionam, tenho uma família que me apóia e que desde que eu nasci fez de tudo para que eu pudesse ter o maior número de escolhas possível. Eu tenho direitos que muita gente não tem. Não posso me esquecer dessas coisas porque quem ignora os próprios privilégios esquece que o mundo lá fora não é igual pra todo mundo, não é tão bacana, e que muita gente simplesmente não têm escolha. 

5 - Tudo bem errar. Tudo bem admitir que pisou na bola e pedir desculpas. Tudo bem reconhecer que não dá, não deu, não vai dar - e aí voltar três casas, ou dar meia volta e escolher outro caminho. Tudo bem mudar de ideia e de opinião, tudo bem jogar a toalha e concordar que, realmente, poxa, não é bem assim, você tá certo e eu não. Tudo bem bem admitir que não dá conta. Tudo bem perder. Mesmo no Scrabble e no Imagem Em Ação. Viu? (ainda estou aprendendo)


6 - As coisas acabam e isso não é sempre uma tragédia. Não é porque acabou que não foi bom, não é porque era bom que tinha que durar pra sempre. 

7 - O segredo pra lidar com os outros não é agir da forma como você iria querer que o outro agisse se fosse com você. O segredo para lidar com os outros é ter empatia e saber se colocar no lugar da outra pessoa e entender de verdade por que ela é assim ou assado. Sério, nem sempre aquilo que você escolhe é o melhor pra todo mundo. 

8 - Não existe um jeito único jeito certo de levar a vida porque ela não tem uma única narrativa possível. A gente precisa parar de usar a experiência dos outros para validar a nossa própria vida porque a nossa vida é só nossa e não existe outra no mundo igual a ela. Como todas, minha mãe sempre disse que eu não sou todo mundo, e não é que (óbvio) ela tava certa? O Renato Russo também: temos nosso próprio tempo.

9 - Só acreditar na força do (meu) trabalho pra conseguir o que eu quero. Quer dizer, só contar mesmo com a força do trabalho. Posso acreditar em Deus (eu acredito), em signos, na sorte e na terapia dos cristais, mas preciso fazer minha parte, pelo amor de Deus. A sorte é traiçoeira, mas o azar, esse é leal. 



11 - É melhor ser gentil do que estar certa e isso inclui ser gentil comigo mesma ainda que eu ache que não mereça.

12 - Não existe isso de mulher de verdade, mulher ideal, mulher perfeita. Não estamos numa luta entre nós contra as outras. Estamos todas juntas nessa barca furada e poucas coisas são tão bonitas quanto viver essa coisa linda que é ser mulher do lado de outras mulheres maravilhosas. 

          


13 - Quem quer vai atrás.

14 - Ninguém tem o direito de dizer o que que eu posso ou não fazer com o meu corpo, e eu não devo fazer com ele (ou deixar de fazer) coisas só para agradar alguém. Ninguém tem o direito de dizer que eu não posso usar alguma coisa que eu tenha vontade, muito menos de fazer com que eu me sinta mal por gostar (ou não) de alguma coisa.


15 - Eu não estou perdendo a minha vida se eu escolhi ficar em casa lendo porque é isso que eu gosto e é isso que eu quero. Eu não estou me perdendo na vida se escolhi sair da festa só depois de ser expulsa às sete da manhã.

16 - A coisa mais idiota que existe é acreditar em guilty pleasures ou que é preciso ter vergonha de gostar de algumas coisas. Gostar de pagode só te transforma em única e exclusivamente numa pessoa que gosta de pagode. Gostar de Balzac só te transforma em única e exclusivamente numa pessoa que gosta de Balzac. Da mesma forma, tudo bem admitir que não gostou ou não entendeu aquilo que já está pré-estabelecido. Eu também não faço a menor ideia do que o Bergman está falando.


17 - É muito bom ter com quem contar e é importante saber que existem pessoas ao seu redor que estão de fato dispostas a segurar a barra com você. Não é fraqueza admitir que precisa de ajuda, e um dos melhores sentimentos do mundo é se apoiar em alguém pra levantar.

18 - Não mentir pros meus pais, não tentar esconder as coisas deles, e sempre deixar que eles saibam onde eu estou de verdade. Quando eu estiver longe, ligar sempre que possível. Não perder a oportunidade de passar um tempo com meus avós.


19 - Poucas coisas são tão corajosas quanto agir com o coração. Eu tenho uma essência, todo mundo tem, e quanto mais fiel a gente for a ela, mais tranquilamente vamos deitar a cabeça no travesseiro todas as noites.

20 - As melhores coisas da vida não são coisas. Eu provavelmente não preciso daquele sapato, mas se depois de uma semana ainda estiver pensando nele, é melhor ir lá comprar. Gastar dinheiro com comida e passagens aéreas não é gastar dinheiro, é investimento. Me permitir sair pra comer num lugar bacana de vez em quando, seja pra comemorar alguma coisa ou só porque deu vontade. E não ficar pensando na conta depois. Pagar uma bebida ou um café pros amigos e aparecer na casa dos outros com um bolo, sem grandes motivos. Perguntar se minha mãe quer algo da rua. 


21 - Nunca ter vergonha de me importar demais com as coisas e me permitir empolgar, por mais idiota que seja. Não perder a oportunidade de cantar na rua, dançar pela casa, ou dormir de conchinha. 

15 comentários:

  1. Ahhh... os 21 anos, queria tanto que voltassem!
    e a frase "Ser introvertida não é um defeito" me define, sério.
    Parabéns e um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Anna!!!!
    Tu aprendeu mais coisas nessa vida do que eu, em 23 anos. Sério.
    Mas é vivendo e aprendendo, acompanho vários blogs, e gosto desses estilos blogs pessoais, porque a gente se entende a medida que vamos conhecendo os pensamentos das outras pessoas e ainda, a gente consegue organizar nossas ideias flutuantes com a ajuda dos pensamentos dos outros!

    Adorei a número 15, apesar de o texto todo me fazer refletir. Muitas vezes eu escuto isso "Você tá perdendo sua vida dentro de casa, perdendo o seu sábado assistindo chaves...."
    E NÃO, definitivamente NÃO estou, é o que eu gosto de fazer e fazer o que eu gosto é bom!

    Aprendi também que vou começar a pegar mais café pros meus amigos, e ser ainda mais claro com meus pais onde estou ;)

    Ótimo texto, Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo post, muito maduro para sua idade.
    Meu aniversário é amanhã, mas não sei se consigo fazer uma lista tão extensa de aprendizados.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. "5 - Tudo bem errar. Tudo bem admitir que pisou na bola e pedir desculpas. Tudo bem reconhecer que não dá, não deu, não vai dar - e aí voltar três casas, ou dar meia volta e escolher outro caminho. Tudo bem mudar de ideia e de opinião, tudo bem jogar a toalha e concordar que, realmente, poxa, não é bem assim, você tá certo e eu não. Tudo bem bem admitir que não dá conta. Tudo bem perder."

    Isso é tão real. E tão verdade. Eu também aprendi isso nos meus 21. Ou antes. Mas na tragetória.

    11 e 12: sim. Sobre o 11, me obriguei a fazer algo que só eu entendo e até fico de birra por outras pessoas não entenderem às vezes, mas tenho certeza que escolhi o certo (pra mim).

    "21 - Nunca ter vergonha de me importar demais com as coisas e me permitir empolgar, por mais idiota que seja."

    ♥♥♥ se não faz mal a ninguém, pode ser idiota, porque guilty pleasure jamais será. Se me faz bem, tem que ter.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Anna, adorei o post.
    Concordo com tudo, absolutamente tudo, sem tirar nem pôr. Se eu fosse fazer uma lista para mim, a unica coisa que adicionaria é que "A tristeza, por mais dura que seja, deve ser sentida e vivida como qualquer momento, não se deve apressá-la ou agarrar a ela como forma de escape. A gente tem que sentir, viver, deixar passar e analisar o que aprendemos com ela."
    Acho isso tão importante! Mudamos tanto depois de uma boa fossa haha!
    Bjs Anna, feliz aniversário atrasado.

    ResponderExcluir
  6. Então, eu ia mimar esse post de forma normal, mas depois dos 2 primeiros itens já decidi que é mais negócio o estilo de mimo em tempo real. Vamos lá.
    Rir da gente mesmo (e com os outros, e dos outros, enfim, RIR) é sempre um grande aprendizado. Rir é uma das coisas mais necessárias (e deliciosas) dessa vida.
    Essa segunda eu ainda preciso e muito aprender, porque sei que realmente funciona. E não tenho dúvidas de que pouquíssima gente no mundo sabe exatamente o que está fazendo. Como diz nosso miguxo Gaiman, não existe adulto nesse mundo. Nenhunzinho.
    Vou tatuar a número 4 na minha cara e na cara de todo mundo que vive esquecendo.
    A 5 também é totalmente digna de ser tatuada na alma e na vida, Lembrar que a gente pode sim errar, chorar e jogar a toalha é muito importante pra vida.
    Sendo ruins ou boas, o fato é que todas as coisas nessa vida são passageiras. (menos o motorista e o cobrador, BA DUM TS).
    A 7 é difícil, hein? Tão complicado internalizar. Difícil lembrarmos que nossas escolhas não são as únicas possíveis e corretas. :~~
    Sobre a 8: TEMOS NOSSO PRÓPRIO TEMPO TEMOS NOSSO PRÓPRIO TEMPO TEMOS NOSSO PROP
    A 10 rege a minha vida - e você sabe disso. <3
    11 Ser gentil comigo mesma: ta aí algo dificílimo de aprender.
    14 Preciso internalizar demais essa. Sou total do time "não marquei meu ensaio no 'a olho nu' ainda porque tenho medo da minha mãe nunca mais olhar na minha cara".
    15 Preciso gritar essa pro mundo e principalmente pra mim mesma, que vivo chorando de agonia de ter passado mais tempo lendo do que saindo, quando na verdade sei que fiz o que queria fazer.
    16 NADA QUE GOSTAMOS DEVE SER RECHAÇADO!!! Isso é tão adolescência, né? Tenho pena de quem não passa dessa fase, juro. Que fica com vergonha de gostar das coisas e criticando quem gosta.
    17 Todas as barras, miga, sempre <3
    18 Amiga, tenho muito pra mim a máxima de que minha mãe precisa saber onde estou. Sempre acho que se um dia eu mentir, vai dar uma daquelas merdas cabalísticas que necessitariam que ela soubesse exatamente onde eu estava para que pudesse me socorrer, sabe assim?
    19 NEM FALO SOBRE A 19, QUERO MARCAR MINHA TATUAGEM HOJE.
    20 e 21 Gastar dinheiro com felicidade pra gente não é gastar, é investir. Seja em passagem, livro, ou um sapato, por que não? E a empolgação rege a minha vida. Não sei viver sem estar apaixonada pela vida.
    TE AMO! Feliz 21!

    ResponderExcluir
  7. Achei linda essa tua maturidade sincera, Anna. Meus parabéns, muito mais por isso do que pelo seu aniversário de fato. Você compreendeu o que poucos entendem: que a vida é sim aprendizado eterno e que não somos "completos", "feitos", "certos" o tempo todo.
    Eu gostei especificamente do quarto item, reconhecer nossos privilégios é mesmo fundamental para criar empatia, preocupar-se com o que não está em nossa zona de conforto. Gostei muito, de verdade.
    Abraços.

    http://ninagaldina.tumblr.com/tagged/blog

    ResponderExcluir
  8. Guria eu sou tua fã, e me sinto muito mal de não ter te cumprimentado por mais uma volta ao redor do sol no dia certo. Mas antes tarde do que nunca:

    Annoca, já disse aqui mesmo e repito: eu sou sua fã! Desde o post do batom vermelho, até perceber que você estava na máfia e ficar com medo de falar com você (ou com todo mundo haha), até o nosso primeiro encontrão na bienal e te abraçar e ouvir seu sotaque mineiro delicioso e ver como você consegue ser ainda mais incrível pessoalmente do que você é online e... Olha, eu posso te saído da máfia, posso não manter o contato com todas vocês depois de tudo, mas eu sou muito muito muito muito MUITO grata por ter te conhecido, por ter tido a chance de brincar de imagem e ação e quem sou eu contigo, de ter essas lembranças boas e ter tido a sorte e a honra de encontrar você nessa vida e nesse mundão de Deus. Você é incrível e eu amei esse post e eu amo você! Hhahaaha de verdade! Já falei que amo todas as meninas da máfia, mas eu sou muito sua fã e te admiro por tudo. Então eu espero mesmo que o seu dia tenha sido lindo e cheio de amor, que todos os seus dias rendam - no mínimo - um sensação de estar de bem com a vida, e de estar feliz mesmo quando tudo da errado. Eu te desejo amor, paz, saúde, alegria e muito, mas MUITO sucesso porque você não só merece apenas por ser quem você é, mas porque você trabalha e muito pra isso!

    Enfim, obrigada por existir e por ter me dado o prazer da sua companhia ainda que poucas vezes! Um beijo <3

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, Anna!
    Algumas dessas lições me ocorreram justamente em 2014, quando não passei no vestibular e precisei fazer cursinho, que era meu maior pesadelo. Me dei conta de que as pessoas podiam ter opiniões sobre o que eu devo fazer da minha vida, e na maioria das vezes elas expõem suas opiniões com o intuito de ajudar, mas na hora do vamo ver (e pode ser chorando a noite toda ou fazendo uma prova importante), eu estou sozinha com a minha consciência. Acho que as lições tem muito disso, né? Aceitar quem somos e curtir.
    A 1, pra mim, é uma das mais importantes. Saber rir de si mesmo torna tudo mais fácil, e quero me lembrar sempre de que rir dos outros é saudável, mas só um pouquinho!
    Tenho pensado muito, ultimamente, nisso que você disse na 8. Sempre me questiono se eu estou levando minha vida mais a sério do que a idade pede, e procuro nas outras pessoas o que eu quero pra mim. Sendo que, na realidade, a gente tem que querer pra gente o que nos faz feliz, né? Se não é a ordem "normal" ou o que as pessoas mais descoladas estão fazendo, paciência.
    Ainda tenho só 19, mas me identifiquei bastante com os aprendizados.

    Beijo (e feliz aniversário atrasado)!

    ResponderExcluir
  10. Poxa, Ana, parabéns! 21 anos e com muita sabedoria. As lições foram realmente belas, isso mostra que a vida vale a pena, sabe? Rir de si mesma, não sentir culpa por gostar de alguma coisa, agir com o coração... Nem sei o que dizer.

    ResponderExcluir
  11. Posso tirar um momento aqui pra agradecer por você ter aprendido tudo isso e escolhido fazer esse post, ao invés de elogiá-lo? Porque todo mundo sabe que você é sensacional when it comes to escrever algo aqui e acertar o nosso coração, mas eu preciso te dizer que esse post... Sei lá, eu tô me sentindo ridiculamente bem, agora que li. Então: obrigada. <3
    E feliz 21. Gosto de pensar que é uma das melhores idades da vida (depois dos 16 e antes dos 30), então tomara que você aproveite muito. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. Oi Anna :) Olha, deu vontade de imprimir sua lista e colar na alma porque aí tem coisas tão essenciais para uma vida melhor que não poderia esquecer delas nem por um segundo. Obrigada!
    beijo

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Que nessa fase você seja uma pessoa mais madura e de bem com a vida. :)

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  14. Ai peixinho... É difícil fazer essa lista, não é? Mas a sua me deixou com vontade de fazer uma também - apesar de a minha estar bem mais extensa, SOCORRO. hahaha! é uma espécie de balanço bem bacana, porque você acaba percebendo que você aprendeu efetivamente algumas coisas importantes, mas... Que talvez não as ponha em prática. A vida tem dessas, né? Fica quase como uma "to do list" então.
    E claro: feliz aniversário! :)

    ResponderExcluir
  15. Eu simplesmente amo listas! Vou comentar tudo!

    1- Rir é a melhor coisa da vida! E rir dos tombos alheios, então? Melhor coisa!
    2- Queria ter essa segurança mas não tenho não. Preciso aprender!
    3- Claro que ser introvertida não é defeito! Eu confesso que tenho uma invejinha daquelas pessoas super extrovertidas, que se sentem a vontade em qualquer lugar, mas não sou assim não. Sou como vc!
    4- Sim Anna, seja sempre muito grata pelas oportunidades que você tem na vida. Gratidão é uma coisa maravilhosa!
    5- Difícil aceitar algumas coisas né, mas temos que aprender a aceitar as derrotas, as desistências, os momentos de fraqueza. Somos seres humanos afinal de contas!
    6- Nossa, sempre digo isso! Tem gente que, quando termina relacionamento de anos, diz: não deu certo! Não concordo! Deu certo sim, deu certo pelo tempo que conseguiu dar. Depois acabou, simples assim!
    7- Totalmente certo! Pra mim o grande desafio da vida é gostar da pessoa apesar dela pensar e ser totalmente diferente de nós! Porque é facil gostar de qum é igual a gente, pensa como a gente. O desafio é justamente respeitar a opinião alheia e ainda continuar gostando da pessoa!
    8- Renato Russo e sua mãe são sábios!
    9- Opa! Tem gente que acha que é só sentar e esperar a providência divina! Como diz o meu técnico querido Muricy Ramalho: aqui é trabalho meu filho!!!
    10- Vá com medo mesmo! Confesso que pra mim é difícil viu, sou cheia de medos estranhos. Mas tento, juro que tento!
    11- Essa é fantástica! Gentileza gera gentileza!
    12- Existe mulher de verdade né, e essas somos nós! Cheias de medos, esquisitices, TPMs...mas ainda assim maravilhosas e encantadoras!!!
    13- Com certeza! Se inventou desculpa é porque não quer!
    14- Sim! Nem pais, nem namorado, ninguém! O corpo é meu e faço o que bem entender dele! (Inclusive ficar com gordurinhas localizadas na pancinha!)
    15- Não mesmo! Aliás acho uma delícia ficar em casa de boas, lendo e comendo! Melhor jeito de passar o finde, por exemplo! E quero ver quem vai nos condenar por isso!
    16- Também concordo! Eu amo dançar axé! E amo rock! Posso amar o que eu quiser oras bolas!!!
    17- Isso não é vergonha nehuma, pelo contrário! Muito bom ter gente ao redor para nos ajudar a segurar a barra, ainda que seja “aquela barra que é gostar de você...!” Hihihih!
    18- Isso é importantíssimo! Mas confesso que já menti algumas vezes quando era mais nova. Hoje vejo que foi um erro pois não sabemos o que pode nos acontecer. Uma vez o carro da minha irmã quebrou na estrada e minha mãe nem sabia que tínhamos viajado!!!! Maior B.O.!!!
    19- É uma coisa boa sermos assim, mas às vezes, e só às vezes, temos que ir com a razão viu!
    20- Isso é muito legal. Quando eu era novinha e não trabalhava sempre pensava que, no dia que tivesse dinheiro, ia levar minha mãe no shopping e pagar café com chantilly para ela!!!! Acho que o dinheiro é bom para essas coisas mesmo, poder agradar alguém, comprar um presente, comer o que a gente tem vontade, viajar muito!
    21- Sim!!! Aproveitar todos os momentos porque nunca sabemos quando teremos novas oportunidades!

    AMEI esse post! Beijos

    ResponderExcluir