sábado, 7 de fevereiro de 2015

Minha história em dez músicas

Já tem um tempinho que a Bruna Vieira criou a TAG (por que de repente estamos chamando memes de tags? #teameme #savememe) Minha História em Dez Músicas, mas nas últimas semanas ela voltou a circular em vários blogs que leio, o que me deixou com vontade de respondê-la. Fiquei aqui sorrindo e acenando, na esperança de que alguma boa alma me fizesse o convite formal, mas já que não rolou e eu tô sem assunto e eu não sou gente de ficar pedindo licença, resolvi postar por conta própria e ainda convidei minhas amigas da Máfia para fazer o mesmo. Porque eu sou dessas que vai na festa sem ser convidada e ainda por cima leva outros penetras a tiracolo.

Bom, a proposta da TAG é bem simples e divertida: relacionar dez músicas a alguns aspectos relevantes da sua existência. Ainda bem que temos itens pré-estabelecidos, porque vocês me conhecem e sabem que se não fosse assim essa lista jamais sairia. Tentei pensar o mínimo possível nas respostas, colocando a primeira música que me veio à mente ao ler cada questão. 

1. Uma música que te lembre um momento bom 


"Wannabe" (Spice Girls): Posso dizer que essa música me lembra todas as festas boas que já fui na vida, porque nunca fui numa festa boa em que não tocou Spice Girls. Na verdade, não vejo motivo pra sair de casa se não houver uma promessa, ainda que remota, de Spice Girls em algum momento. E uma coisa notável a respeito de Wannabe é que eu nunca cheguei ao refrão sem estar pulando abraçada com alguém, porque não faz sentido gritar FRIENDSHIP NEVER ENDS sem abraçar seus melhores amigos.A última vez que isso aconteceu, na formatura de Pássara, pulamos tanto que as bebidas voaram e eu manchei meu belo vestido azul #momentos

Emma Stone falando com a Mel B.. meu momento favorito da TV americana 
2. Uma música que defina a sua vida


"Gone" (Switchfoot): Acho que para muitas pessoas essa é uma pergunta difícil, e minha teoria é que quando a gente encontra a música que realmente define nossa vida não tem muito o que pensar. A gente simplesmente sabe. Eu tentei fugir desse óbvio, mas só consegui ouvir GONE! GONE! GONE! na minha cabeça. O ritmo dela já não mexe mais comigo como em outros tempos, mas a letra continua sendo um resumo de tudo que eu acredito nessa vida, e de tudo que eu busco alcançar.

Quando fui no show do Switchfoot, em 2010, levei um cartaz pedindo pra eles tocarem a minha música, e o Jon, ao vê-lo, chamou eu e a Anaisa até a beirada do palco, pegou o cartaz e mostrou pra todo mundo. Isso enquanto tocava Gone.  Acho que se não fosse pelo vídeo eu nem ia acreditar mais que isso aconteceu mesmo.

3. Uma música que te faz dançar na balada


"Countdown" (Beyoncé): Vocês já cansaram de ler por aqui que "Love On Top" é minha música favorita da Beyoncé, e também forte candidata a uma das melhores músicas do mundo inteiro, por isso resolvi ser original. Na medida do possível, porque ninguém me faz dançar como a Beyoncé e, no caso de "Countdown", pista de dança e luzes estroboscópicas não são necessárias. Basta que ela comece a tocar em casa, no carro ou até no meio da rua para que eu esteja involuntariamente quicando, batendo cabelo e me esfregando nas paredes. Que batida, que ritmo, que música, que mulher.


4. Uma música que foi tema de algum relacionamento


"Sentimental" (Los Hermanos): "Eu só aceito a condição de ter você só pra mim, eu sei, não é assim, mas deixa eu fingir, e rir" é o verso que resume minha grande paixão da adolescência. Porque era tão bom fingir e rir, até que perdeu a graça. E eu chorei. Chorei no show do Los Hermanos quando o Amarante cantou essa música, chorei depois de dividir os fones com o dono dessa paixão, ouvindo essa mesma música, e foram anos, ANOS, até que eu conseguisse ouvir "Sentimental" sem querer chorar um pouquinho. Oh, to be young! and in love! and very very trouxa! Quem nunca, né? Saudades.

5. Uma música que sempre te faz chorar


"If You Leave" (Nada Surf): Por mais chorona que eu seja, não sou de chorar assim, sem contexto. Mesmo que a música seja muito de chorar. Então, não tem nenhuma música que me faça chorar sempre. Escolhi essa do Nada Surf porque é ela que toca num dos meus episódios favoritos de The O.C, que também é um dos mais tristes. Quando assisti o A Garota do Adeus pela primeira vez eu chorei tanto, TANTO, e acho que nunca tinha chorado pra valer com ficção. Logo em seguida fui pesquisar a música que tocava, só pra poder chorar um pouquinho mais. É uma letra muito dolorida sobre despedidas, que consegue apertar vários botões aqui dentro e me faz pensar em "confidence, Cohen". I just have a lot of feelings. 
Samaire Armstrong, uma grande atriz
6. Uma música que seria toque do seu celular


"All You Need Is Love" (The Beatles): Uma dica para vida: se você odeia telefone tanto quanto eu, jamais coloque uma música que você gosta muito como toque do celular. Isso porque, ao invés de você se divertir ao ouvir aquela musiquinha tocando, sempre que ela tocar em qualquer outro contexto você vai sentir o pânico irrefreável que só sentem aqueles que odeiam atender telefone. Eu era jovem e ingênua, e tão logo tive um celular que permitia colocar música como ringtone fui logo colocando All You Need Is Love, porque eu sou muito paz e amor. Resultado: hoje, anos depois, ainda sinto ansiedade quando a música toca, e é por isso que meu celular nunca sai do vibra. 

7. Uma música que você gostaria de tatuar


"Does He Love You?" (Rilo Kiley): Eu falei aqui que, caso algum dia eu vá fazer uma tatuagem, ela provavelmente será um rabisco de MORE ADVENTUROUS em algum canto escondido do meu corpo, por causa da música de mesmo nome do Rilo Kiley e tudo que ela representa para mim. Se fosse pra pensar em outra coisa, talvez numa tatuagem de alma, porque não tenho tanto interesse em linhas tão longas gravadas na minha pele, eu definitivamente tatuaria dois trechos dessa música, também do Rilo Kiley, porque lógico: "All the immediate unknowns are better than knowing this tired and lonely fate" e "I am flawed if I'm not free". Jenny Lewis é meu spirit animal e me entende como ninguém. 

8. Uma música que te deixa com vontade de ficar com alguém


"I Wanna Be Yours" (Arctic Monkeys): Pedi encarecidamente que 2015 me providenciasse um mozão disposto a ser meu aspirador de pó, meu pote de café e meu aquecedor portátil, tão profundamente devoto como o oceano pacífico - requisitos que Alex Turner languidamente se propõe a cumprir na letra dessa música, e o faz cantando de forma sedutora e sussurrante, de um jeito que a declaração de amor mais estapafúrdia de repente parece ideal. Afinal, que papo é esse de aspirador de pó? No fundo, acho que o efeito dessa música é menos vontade de ficar com alguém e mais vontade de despentear o Alex todinho, risos.

quero
9. Uma música que você está viciada agora


"Be My Baby" (The Ronettes): Estou numa fase muito diferenciada de completa obsessão com girl groups dos anos 50 e 60, e minhas favoritas do momento são as Ronettes. Hoje eu consigo entender por que a Zooey Deschanel entrou nessas e nunca mais saiu, porque ultimamente eu acordo e vou dormir ouvindo Be My Baby, é doentio. Outra coisa que contribuiu bastante é que a versão em espanhol (!) dessa música está na trilha de Tabu, um dos filmes mais lindos que eu vi em muito, muito tempo. Recomendo fortemente, inclusive tem textão sobre ele (e sua trilha linda) lá no Move.
10. Uma música que faz as pessoas se lembrarem de você


"Evidências" (Chitãozinho e Xororó): Eu poderia colocar aqui uma música dos Beatles, porque todas as quinquilharias que eu tenho deles no meu quarto, que não são poucas, vieram de amigos que viram aquilo em algum lugar e compraram porque se lembraram de mim. Posso também usar o fato de que ultimamente pessoas aleatórias tem me procurado para discutir Taylor Swift e One Direction, desabafando seus vícios e pedindo perdão pela adolescência tardia (amigos, jamais peçam desculpas). No entanto, seria um desrespeito à minha cuidadosamente construída reputação de cafona negar as aparências e disfarçar as evidências que todo-mundo compartilha comigo referências a Evidências. Se a música toca na televisão já tem reply no Twitter me convidando para cantar junto, a família sabe que quando tem karaokê quem canta Evidências sou eu, e c e r t a s a m i g a s um dia fizeram uma playlist pra uma festinha com uma música especialmente pra mim, que não era Dear Prudence e nem Blank Space, mas sim, óbvia e evidentemente, Evidências. 

19 comentários:

  1. Love on Top também é minha favorita de dona Beyoncé, e olha que normalmente prefiro as músicas mais ~antigas~ dela, mas love on top é uma coisa tão linda e tão maravilhosa e QUE VOZ, QUE MULHER etc

    Sentimental é uma coisa muito linda, e que aperto no coração de ter uma música de Los Hermanos associada a um relacionamento ou paixonite. Não conseguiria lidar com isso nunquinha, por motivos de: medo de estragar qualquer música deles para todo o sempre.

    Além disso, nós duas fazemos parte da comunidade do orkut "trilha sonora de The OC formou meu caráter" (principalmente nesses momentos chorosos).
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Só te digo uma coisa Anna Vitória: você lacrou com Evidências! Ahahahaha! Rindo muito aqui! Essa é a melhor música de amor de todos os tempos!!! E bom, Bey faz a gente dançar em qualquer momento e situação né. às vezes me pego sacolejando no bus quando toca qualquer música dela naminha play do celular!
    Achei esse meme (vamos utilizar meme ao invés de TAG) muuito bom mas não sei se serei capaz de fazê-lo! Mas prometo tentar!
    Muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. Oraaaaaa fiquei arrepiada com o vídeo de Swithfoot, hein. Que momento deve ter sido!!
    Beyoncé, que mulher. Juro pelos céus se caso eu estiver em UM VELÓRIO e tocar Beyoncé eu saio discretamente pro lado e começo a dançar. Deus me ajude. Hahahahah
    Evidências!! <3 <3 Tão a tua cara!! Como amo lembrar da gente cantando essa música na piscina com os braços pra cima. Sdds.
    Te amo, amiga! <3 Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hahahhaah, eu também fiz esse adorável meme, me diverti muito. Caramba, "Evidências" é muito brega - porém, lindamente brega. E eu também só vou em festas que tocam Spice girls, essa minha violenta paixão adolescente, amo demais.
    Beijo!

    http://ninagaldina.tumblr.com/tagged/blog

    ResponderExcluir
  5. Esse gif de "Evidências" tomou conta do meu cérebro de tal maneira que não consigo nem lembrar sobre o que era o resto do post, HAHAHHA. #brinks
    Então, quando tava lendo a descrição ainda, lá em cima, olhei a primeira tag pra ter um spoiler, vi que era "um momento bom" e vi a música que você tinha escolhido e já saí voando pra ler você descrever A Gente pulando e pisando no pé de todo mundo ao som de Wannabe, aff, pfvr, #momentos.
    Achei as tags bem interessantes e óbvio que já fui lendo o post pensando nas músicas que eu ia usar pra responder porque, veja só, depois de dizer que NÃO VOU BRINCAR é óbvio que topo a bichice #fielescurdeira.
    Beijo! Te amo!

    ResponderExcluir
  6. Que meme divertido Anna! Hhahahahaha chorei com Evidências guria! Eu teria mesmo chutado alguma coisa dos Beatles ou do Rilo Kiley - que por sinal surgiu esses dias no Spotify e é uma banda super delicinha de ouvir! - e amo teu gosto musical... Você mistura indie e divas pop como ninguém haha

    beijos

    ResponderExcluir
  7. hahaha a melhor resposta para meme da historia da blogsfera foi a sua xD. Intercalou um pouco de tristeza com algumas músicas bem melancólicas e bem agitadas (já tinha me esquecido de countdown da beyoncé e wanna be :O). Amo seu estilo musical, já vou procurar por downloads delas na internet, rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro, eu já tinha visto e já tinha chorado, vi o video da Emma Stone chorando e CHOREI DE NOVO. Gente, Spice Girls!!!! Tá na lista pra tocar no casamento, pelo amor de Deus, vamos se abraçar e chorar cantando essa música, por favor.

    Countdown: peguei o interlude e botei no toque do meu iPhone. Not even sorry. Sempre que toca e não está no vibrar (1% das vezes), eu quase nunca atendo, de tanto que rebolo. AMO. (https://www.youtube.com/watch?v=jcqK4h5FITQ) Indico. Acho que é porque é só o ritmo, e não deixa a situação insuportável. Pra vc ver, o celular de MB ficou um tempão com Octopus' Garden como toque, e até hoje quando essa música toca me dá nervoso.

    TAMBEM TIVE CASINHO COM SENTIMENTAL, também chorei copiosamente no show, e até hoje choro. Aff, casinhos, aff essa música. Switchfoot: só conheço as músicas do filme creiço, nunca fui atrás de mais nada. Ah, e esse episódio da Anna indo embora está gravado na minha alma, acho que também foi o meu primeiro pranto para a ficção, e sempre que eu tava afim de uma pity party for one, eu colocava para tocar. Somos almas gêmeas.

    Rilo Kiley: me grava um cddddd! Amo essa música e já ouvi mil vezes por indicação sua (verdades), mas você sabe que sou incapaz de baixar um cd sozinha e decidir amá-lo. I wanna be yours: tento seduzir MB, mas ele sabe que estou visualizando Alex Turner, e acha melhor criticar a música por puro recalque. Sempre revira os olhos quando eu digo que quero ser o aspirador de pó dele.

    Por fim, já te indiquei, mas acho que você não lembra: assiste The Boat that Rocked!!! É muito essa vibe. E Evidências. Sou menos mulher porque ainda não aprendi a letra inteira, só sei o refrão. Estamos trabalhando nisso.

    Beijo, te amo.

    ResponderExcluir
  9. Sentimentos de inveja pairam sobre mim após ler sobre a música Gone. Hahaha, que sonho! Essa também é uma das minhas músicas preferidas da banda <3
    A música "Sentimental" é pra chorar na fossa hahahaha.
    Eu adorei esse MEME (#freememes) e também queria roubar.
    Beijo
    http://www.deborabp.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. UAUSHAUSAHISHAISHAIHSA espera mas vc nao explicou o PORQUÊ todo mundo lembrar de vc em "evidencias"? É pq vc cantava no karaoke quando criança? No banho? Na aula ? Na hora de dormir? hahahaha Beijo

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei da ideia da playlist. Ela representa muito quem somos!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  12. Anna, eu te indiquei ao Liebster Awards que rolou no grupo das Nerdfighters. Eu não sei se poderá responder ,mas seria incrível! :D e continue com seu trabalho, tá massa! https://www.fashiombudz.com.br/liebster-award/

    ResponderExcluir
  13. Então, errinho de pontuação ali antes da vírgula, desculpa!

    ResponderExcluir
  14. Estou vendo esse meme (pra mim vai ser sempre meme!) em tantos blogs que eu também vou fazer a intrometida e responder sem ser convidada! Adorei muitas das suas escolhas, rolou uma identificação forte com Spice Girls e Arctic Monkeys, claro! E, gente, esse gif piscante no final! HUAHUA, fantástico!

    Um beijo, Anna! (:

    ResponderExcluir
  15. Que meme divertido! Tô super pensando em fazer, e como a maioria dos memes que eu faço, faço porque quero e não porque tenho convite. Sou dessas.

    Não existe Wannabe se é pra dançar sozinha. Não vou cantar IF YOU WANNA BE MY LOVER YOU GOTTA GET WITH MY FRIENDS sozinha. Faz nem sentido.

    Evidências é algo que eu sabia cantar de trás pra frente e hoje não sei mais. Fiquei toda enrolada com essa música quando teve aquele especial Coca-Cola deles com a Fresno. <33 Meus tempos emo me agraciaram com essa mistura genial.

    I Wanna Be Yours: a letra não faz sentido, mas combina tanto quando tu te imagina com outra pessoa. Mágicas de Alex Turner, né.

    E sobre músicas como toque de celular: é um perigo. Eu tinha esse mesmo problema que tu e até hoje o comecinho de Thunderstruck me dá nos nervos (e eu amo Thunderstruck). Agora com essa vida de iPhone e toque igual, nem me estresso mais.

    Fiquei com tanta vontade de dar play na do Nada Surf porém eu fora da lei estou comentando direto do estágio, então vou ter que lembrar de ouvir mais tarde. #1stworldproblems

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Hahahahahha ai Ana, curti muito essa TAG e já me enchi de ideias!!
    Spice Girls já embalou TANTO meus tempos de festinhas hahahaha... Até hoje se toca eu perco a linha!!!

    Sentimental do Los Hermanos é maravilhosa, né? Nunca linkei ela a nenhuma paixão, mas sempre que ouço sinto uma coisinha dentro de mim, sabe? Essa música me toca de alguma forma...

    Ps- tô morta com Evidências nessa lista! hahahahaha pode contar comigo para lembrar de você quando ouvir ela também! rsrs

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi, amiga!
    Obrigada por esse vídeo de Emma Stone com Mel B, que coisa mais maravilhosa. Nem vou comentar sobre o meu recalque por não participar desse momento de vocês cantando Spice, tá? <3 Infelizmente nenhuma outra música da Beya provocou a mesma reação, ao menos por enquanto.

    Sentimental <3 Anna indo embora <3

    CLARO, NÉ. Amo essa música, amo você. E esse gif me desnorteou porque eu ADORA esses gifs de estrelinhas e super aprendi a fazer na época que viraram moda.

    Beijos, Annoca!

    ResponderExcluir
  19. Mas minha gente, que meme incrível e maravilhoso e difícil e que quero fazer já!

    Confesso com certo constrangimento que não conheço a maioria das suas músicas. :/ Em compensação, super te compreendo na questão do ringtone. Eu peguei raiva de uma música do Ramones (que agora não lembro o nome, mas se eu escutar, tenho um arrepio na espinha imediato) porque não só tive a genial ideia de coloca-la como ring tone, como coloquei como o toque do despertador! OMG.

    ResponderExcluir