sábado, 28 de março de 2015

Lagartos, abóboras e um pouco de mágica

Para ler ouvindo:


Ontem eu chorei vendo Cinderela.

Eu estava pronta pra odiar o filme, fui assistir já pensando em escrever algo inflamado sobre como a Disney e os outros estúdios precisam parar de insistir em releituras de clássicos e começar a investir em bons roteiros originais. Eu estava pronta pra usar o termo crise generalizada de criatividade em Hollywood. Mas aí eu chorei vendo Cinderela, sendo que ela nunca foi minha princesa favorita, nem a segunda favorita, e nem entraria no meu top 5. Plot twist!

Quando eu era criança, sonhava em ver meus contos de fada favoritos em live action (ou "filme com gente de verdade", como eu dizia então). Assistia na TV Cultura, todo sábado, o Teatro dos Contos de Fada com a Shelley Duvall (tem vários completos no Youtube e são super legais) e sentia até um frio na barriga (até porque eles tinham uma coisa meio creepy rolando), embora eles não entregassem a versão que eu tinha na minha cabeça.

Eu queria mágica no mundo real.


Quando finalmente surgiu essa nova onda de adaptação dos contos de fada clássicos, surgiu também um movimento que visava aprofundar as tramas, os personagens e tornar a história mais real e humana pro nosso mundo de carne e osso. Não deixa de ser uma boa ideia, que até deu certo algumas vezes (beijos, Para Sempre Cinderela!), mas o resultado da maioria acaba sendo meio decepcionante. Está na essência dos contos de fada esse desprendimento da realidade - o que faz com que muitas histórias sejam problemáticas, a gente sabe como elas são, mas isso é uma prerrogativa do gênero. No fundo, acho que é isso que faz deles histórias tão irresistíveis. 

(Aliás, quero ver quem teria culhões de adaptar um conto de fadas original, com direito a necrofilia, mutilação, e heroínas que viram espuma no final. Esses filmes eu veria) As adaptações recentes não apostam nem no sonho e nem na tragédia, ficam ali no meio e se transformam em aberrações tipo Malévola - que não, não vou superar tão cedo.


E é aí que Cinderela entra e muda o jogo: o filme é sonho purinho! Da bondade e do altruísmo sem limites da mocinha, sempre sorridente apesar de tudo (quis bater nela um pouquinho? quis sim, mas passou) à obstinação cruel e sem limites da madrasta. O filme é maniqueísta e descolado da realidade, sim, mas tudo bem. De vez em quando pode ser só um conto de fadas sim que ninguém briga. É mágico, sabe? Eu chorei vendo a transformação do vestido porque tinha um monte de breelhos, umas borboletas fora de lugar e coisas que não pertenciam ao nosso mundo, mas tudo bem. Era um sonho.


Aí tem aquela cena em que ela dança com o príncipe e os dois giram pelo salão, e tem aqueles olhares que de novo mostram a mágica acontecendo ao redor deles. Deveria ser assim sempre. Não é assim de vez em quando? Não sei, não consigo pensar direito quando tem dança envolvida. 

A mensagem do filme fala sobre coragem e gentileza. Cinderela repete o ensinamento da sua mãe e busca ser sempre corajosa e gentil, e é isso que a Fada Madrinha diz no final: pra tudo acabar bem, precisamos de coragem, gentileza e um pouco de magia. Eu acho que a gente vive num mundo difícil demais pra não se permitir acreditar em magia de vez em quando. Não estou falando aqui de fadas madrinhas, varinhas de condão, lagartos e abóboras, mas dos pequenos milagres que nos mantém vivos, que nos levam a lugares onde supostamente não deveríamos estar e onde nem chegaríamos sozinhos, aquelas coisas inexplicáveis que nos unem a pessoas inimagináveis em qualquer outra circunstância. Alguma coisa que nos faça dançar. 

São tempos difíceis para os sonhadores e eu tenho topado qualquer coisa que me faça acreditar em milagres. De que serve a vida se não pudermos brilhar os olhos diante de um vestido azul rodopiando?



Cinderela é o filme que eu queria ver desde criança, que mostra a magia acontecendo com gente de verdade e nos revela o mundo não como ele é, mas como poderia ser. Pelo menos um pouquinho.

(Saudade de príncipes apaixonados com sangue Stark)

14 comentários:

  1. "Não estou falando aqui de fadas madrinhas, varinhas de condão, lagartos e abóboras, mas dos pequenos milagres que nos mantém vivos, que nos levam a lugares onde supostamente não deveríamos estar e onde nem chegaríamos sozinhos, aquelas coisas inexplicáveis que nos unem a pessoas inimagináveis em qualquer outra circunstância. Alguma coisa que nos faça dançar." NEM COMENTO SOBRE <3
    Amiga, tava morrendo de medo de você me dar um banho de água fria falando que odiou o filme. Passarinha achou ele meh e achei que só eu teria amado tanto. Tô tão feliz que você gostou que acho apenas que devíamos assistir e berrar juntas no cinema. Agora to pensando que QUE TIPO DE AMIGAS NUNCA FORAM AO CINEMA JUNTAS? Vida, essa palhaça. Mas mágica.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo esse post :) Acho legal isso do filme ser fiel a história, pq odeio me decepcionar quando há adaptação, tipo os filmes da Branca de Neve. Nenhum deu conta :/
    ahahaha eu sempre assistia o Contos de Fada da TV Cultura. dava medo ás vezes, mas é sensacional!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo que não venham de fadas, bruxas e duendes, a gente sempre precisa mesmo de momentos com um pouquinho de magia nos nossos dias. Meus preferidos sempre vem assim, em palavras, como agora.
    Já estava preparadinho para passar longe desse filme (por motivos de Malévola, aham), mas estou aqui com vontade de assistir <3

    beijo*

    ResponderExcluir
  4. NUNCA. SUPERAREI. MALEVOLA.

    Acho que foi o pior filme que já vi no cinema até agora!
    Precico ver Cinderela e chorar também, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi Malévola, e nem quero? Hhahahahaha e vou admitir Anna, geralmente não leio os posts ouvindo música nenhuma, mas achei essa do post tão psicodélica, gostosa e ornando bem com o post que to ouvindo mesmo depois de ter terminado de ler hahaha

    Você e Nalu estão me deixando com coceira de ver esse filme, só no trailer ele parece ser muito bonito mesmo e to achando legal vocês terem curtido a história e Para Sempre Cinderella é lindo! Tanto esse da Hilary Duff quanto o com a Drew Barrymore e AI <3 Cinderella não chega nem perto do meu top cinco, porque nunca vi a animação, mas amo as releituras porque né? Hhahah

    AH! Eu também vivia assistindo a esses live actions antigões na cultura e amava! #sdds

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Confesso que estava com preconceito do filme, tive oportunidade de ve-lo ontem e não quis. Mas, depois do seu depoimento pode ser que tenha surgido uma vontade. Enfim, eu tbm assistiria aos contos se eles fossem retratados fielmente.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Onde estava eu que não tinha visto esse post cheio de gifs dA Nova Cinderela????

    Chorei um pouquinho também, miga, mas queria muito ter amado mais o filme. Acho que fui muito distraída por todas as cafonices visuais pra conseguir sentir tudo sobre o filme. E pra completar eu ainda sou muito fã do desenho, então não consegui curtir tanto assim.

    Ainda gostei, mas não desse jeito. Fiz até um post tosquinho sobre.

    Beijos amo você <3

    ResponderExcluir
  8. Desde criança acho as histórias da Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida meio chatas. Sempre gostei da Bela e a Fera, mas uma adaptação teria que ser muito bem feita. Esse tipo de filme mexe tanto com a nossa expectativa! É como as adaptações dos nossos livros favoritos: a gente imagina o rosto que a mocinha vai ter, como vai ser o príncipe, o castelo...

    ResponderExcluir
  9. Tive acesso aos sentimentos desse post um pouco antes, mas não tinha dito ainda que eles me surpreenderam. Também esperava que você ia detestar, amiga! Estava apostando justamente em algo inflamado do tipo "irritante de tão cafona", hahaha! Ainda bem que foi diferente porque tenho quase certeza de que vou me juntar ao clubinho de vocês.

    Ah, eu adorava ver o Teatro dos Contos de Fada. Você lembra do Robin Williams fazendo o Princípe Sapo? Esse me marcou. E Para Sempre Cinderal eu tenho até o DVD <3

    (não conseguir pensar direito quando tem dança envolvida é o que eu sinto vendo o clipe do Ed Sheeran. Sei que você não entende o apelo, mas aquele vídeo explica)

    Preciso ver esse trem logo! E pfvr, Robb Stark maravilhoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu estou no ápice de ansiedade pra assistir Cinderela! E tem que ser no cinema, pelamordedels. Não basta o príncipe ser Stark, ela veio diretamente da família Crawley, de Downton Abbey <3 amei o texto, beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de comentar o post de Passarinha sobre Cinderela e ainda não cheguei no de Analu! Mas achei mágico vocês três assistirem quase que ao mesmo tempo!

    Não sou muito de Contos de Fadas e se for assistir, prefiro que seja desenho! Mas você citou aí o Para Sempre Cinderela que eu acho tão fofo! Mas esse Cinderela de agora, confesso, não vou assistir não! Quem sabe um dia quando passar no Telecine! :-)

    Mas que bom que você gostou! Odeio ir ao cinema e odiar o filme. Sinto que é um desperdício do meu dinheirinho (pobreza feelings) !!!

    Beijos e saudades sempre!


    ResponderExcluir
  12. Ai, que lindo. Menina, sua resenha me arrepiou. Cheguei aqui sem querer, por causa de um comentário seu em um post sobre rinite alérgica (em um blog) hahahahaha Enfim, curiosa que sou, entrei no seu perfil.
    Bem, fiquei com muita vontade de assistir Cinderela. É claro que, como fã de contos de fadas, eu iria mesmo assim, mas não estava tão animada porque é a minha princesa menos favorita.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Não tô sabendo lidar com esse monte de post sobre Cinderella, SEND HELP AMIGA !!!11!111
    Eu não tava botando muita fé nesse filme. Ela não é minha princesa preferida, não entraria sequer no meu top 5 +1 e aí chega você espalhando amor por aí e me convencendo que eu preciso ver esse trem pra ontem.
    Malévola me decepcionou muito, sinto que jamais vou superar, mas vamos dar uma chance pra Cinderella porque, SOS, parece que finalmente acertaram a mão. E se nada der certo, pelo menos temos o príncipe pra compensar.

    Sdds príncipes com sangue Stark +1

    beijo! <3

    ResponderExcluir
  14. Assisti ao filme por conta dessa sua indicação e do post do MVCEE e, olha, foi um sonho mesmo. Eu não fiquei com raivinha da Cinderella (também nunca foi minha princesa favorita, simplesmente porque ela deixava que a maltratassem dentro da própria casa dela e sempre achei isso um absurdo), e sim achei mais que válida a mensagem sobre coragem e gentileza. O vestido é um sonho à parte.

    ResponderExcluir