segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Made In The AM: sentimentos são os únicos fatos

Interrompemos nossa programação anedotária, melancólica e sentimental para uma intervenção necessária à sanidade mental da blogueira que vos escreve. Hoje é segunda-feira e desconfio que ninguém aqui precise do Estado Islâmico, da polícia militar de São Paulo ou da tabela periódica inteira que invade os rios brasileiros para nos matar lentamente. Vamos todos morrer mesmo, e é por isso que hoje, queridos leitores, nós vamos falar sobre One Direction. Me agradeçam depois. 

LOUIS MUITO GATO NESSA CAPA BENZADEUS
Eis que na fatídica sexta-feira 13 nossos meninos lançaram um disco novo, como já tem se tornado uma feliz tradição que ilumina nossos novembros. No entanto, 2015 é diferente: Made In The AM é o primeiro trabalho deles sem nosso coqueluche misterioso Zayn Malik e o último antes do hiatus da banda, que não vai sair em turnê e sabe Deus se algum dia volta. O que penso sobre isso? Assim como o carnaval, toda boyband em seu fim. Foi uma longa e incansável jornada (cinco discos e cinco turnês em cinco anos!), e se Made In The AM for a última novidade que eles tiverem para oferecer ao mundo, arrisco dizer que eles vão embora deixando saudade o bastante para cobrarem preços extorsivos a cada vez que resolverem sair em turnê pelos velhos tempos - afinal, a gente não pode morrer sem ouvir Perfect ao vivo.

Não sei se foi o timing - nunca ouvi tanto pop como em 2015 porque nunca precisei tanto do pop como em 2015 -, o desgaste dos últimos meses, a urgência de sentir aquela felicidade besta e genuína que só uma boyband de meninos lindos e imbecis pode trazer, mas o fato é que a única coisa que posso dizer na forma de uma avaliação prematura é que minha música favorita são todas (MARTINS, Milena. 2015) e feelings are the only facts. Como preciso de mais espaço para compartilhar gifs do Harry Styles, farei aquele faixa a faixa malandro para quem interessar possa, com minhas reações a respeito de cada música desse álbum que já é uma das melhores coisas de 2015, ano oficial da adolescência tardia (por favor, leiam esse texto da Anne T. Donahue explicando por que o dia em que o One Direction e o Justin Bieber lançam um disco é o dia mais importante da nossa vida de escravos do pop).

Querido leitor, deixe seu coração gelado lá fora junto com os sapatos, se aconchegue aqui no sofá, me dê a mão e aproveite a viagem:

1) Hey Angel



Bom, eu vou dizer: essa música é a "Bittersweet Symphony" dos nossos tempos. Não adianta negar, EU SEI que você pensou a mesma coisa e ficou com vergonha de dizer. Vergonha não, receio. Pelo menos foi isso que eu senti logo quando dei play na música e imediatamente comecei a pensar que já tinha ouvido aquilo antes, mas não lembrava onde. Então a cena final de Segundas Intenções veio na minha cabeça e não tinha mais como negar as aparências e disfarçar as evidências. Ainda bem que a Brodie Lancaster percebeu a mesma coisa, e se ela publicou isso na Vulture, meu irmãozinho, o diário virtual So Contagious está autorizado a assinar embaixo.

Esperava que o anjo do título fosse mais um vocativo sapeca pra uma mocinha sortuda? Esperava, mas adorei essa coisa mística acontecendo na letra de uma música com astral perfeito pra abrir um disco.

2) Drag Me Down

NOBODY NOBODY
Então, eu tenho uma relação problemática com essa música. Eu absolutamente ODIEI nas primeiras vezes em que ouvi, e ainda mantenho meu posicionamento de que ela não se parece nada com eles, mas sim com algum hit genérico com feat do David Guetta ou do Calvin Harris. Sempre que escuto a parte do Liam consigo visualizar algum BBB bêbado no fim da festa, pulando sozinho com o braço pra cima. "All my life you stood by me, when no one else was ever behMINHA MÚSICA TE AMO MÃE OBRIGADA BRASIL!!111". Sabe? Dispenso.

No entanto, não sou de ferro: depois de certa insistência, me apeguei. É um hit, afinal, e hits são feitos pra isso: grudar, apesar dos nossos melhores esforços.¯\_(ツ)_/¯

3) Perfect


Esse é o momento em que eu me exalto, porque nenhuma fanfic mental pode ser melhor do que o ponto que "Perfect" adiciona à nossa narrativa da história secreta de Harry Styles e Taylor Swift. É como se tudo que já foi feito e dito até agora fosse uma preparação pro momento em que o Harry diz que é perfeito para uma pessoa que está procurando alguém sobre quem escrever suas músicas de fim de namoro. Tá tudo ali: os encontros secretos (orientação sexual: Harry Styles pronunciando rendez-vous, como bem apontou minha amiga Rafaela Venturim), o mistério, a sedução, a TENSÃO, os sentimentos. Eu não tenho capacidade para lidar com essas informações.

* Eu sei que tem quem defenda toda uma carga LARRY nessa música, mas eu simplesmente não consigo desapegar da minha ideia fixa e não tenho tempo de ficar caçando evidências de outra narrativa de fã então se quiserem resumir nos comentários ficarei bem feliz, mas deixo essa pros jovens.


Apenas contemplem esse mash-up. A cultura pop ela é simplesmente maravilhosa.

Além disso (!), tem o fato de que TODOS

todos mesmo
ESTÃO


EXTREMAMENTE GATOS


NESSE CLIPE


Se eu fosse 10 anos mais nova estaria nesse momento escrevendo uma carta de metro pra cada um deles. Melhor música do meu ano, obrigada One Direction. 



Depois da saraivada de balas oferecida por "Perfect", a gente precisa respirar. "Infinity" faz isso por nós. Não sou a maior fã das baladas do 1D (pasmem!), mas tenho meus momentos. Essa música parece trilha sonora promocional de franquias milionárias, tipo Crepúsculo ou Jogos Vorazes. Já podem negociar com algum blockbuster aí se quiserem fazer um troquinho nas férias - quero minha comissão, tá?

5) End Of The Day


MUITO APEGO por essa canção. Ela tem tudo que eu mais gosto na banda: letra romantiquinha, muito ALTO ASTRAL E SENTIMENTOS E POSITIVIDADE, com selinho FEELINGS ARE THE ONLY FACTS de aprovação. Além disso, musicalmente ela tem uma estrutura interessante, com uma super quebra de ritmo quando entra o refrão. Já ouvi aproximadamente 15 mil vezes e ainda não deixou de ser legal.

YOU AND I CAN STAY AWAKE AND KEEP ON DREAMING
YOU AND I CAN STAY AWAKE AND KEEP ON DREAMING

6) If I Could Fly & 7) Long Way Down


Coloquei as duas juntas porque são duas baladas, e eu sinceramente tenho dificuldade de diferenciar uma da outra. É uma balada. Sentimentos? Gostei bastante das duas, mas estou num momento vulnerável e não se essa opinião se manterá por muito tempo porque REALMENTE não é o tipo de música que eu gosto. "If I Could Fly" parece algo que uma boyband genérica apresentaria no X-Factor, e não sei até que ponto isso é um elogio. "Long Way Down", por sua vez, me lembrou Ed Sheeran. Tema romântico de casal de novela das sete. Façam o que quiser com essa observação.

Mas tô ouvindo, tô curtindo.

8) Never Enough & 9) Olivia


 

Novamente agrupei duas músicas porque elas são MUITO parecidas, poderia quase ser um medley. Mas são duas gêmeas adoráveis e, do fundo do meu coração, é totalmente algo que o Paul McCartney faria. Ou pelo menos músicas que ele gostaria bastante. Abra seu coração, você vai concordar comigo.

"Never Enough" é a cara deles, divertida, chiclete, mas diferente e interessante ao mesmo tempo. Os gritos de "COME OOOOOON" do Liam são preciosos. Já "Olivia" é uma obra de arte. Eu sinceramente queria chamar uma filha de Olivia só pra dar de presente pra ela uma música escrita pelo Harry Styles que diz "I live for you, I long for you, Olivia. I've been idolising the light in your eyes, Olivia". Se você acha que essa música não pertence ao Sgt. Peppers, você não entendeu o Sgt. Peppers - pelo menos não o coração do Paul McCartney contido nele.

10) What a Feeling


Acho que foi a única música que eu realmente não gostei, MAS ESSA SOU EU. Lembrando que odiei Out Of The Woods quando foi lançada e hoje é uma das minhas favoritas do 1989, então podemos sempre contar com um efeito rebote. Por enquanto me parece exatamente o tipo de música que algum deles vai lançar quando resolver sair em carreira solo, os minutos finais de fama antes de morrer ou ir pra Record.

11) Love You Goodbye


Balada cafonérrima. Adorei.

12) I Want To Write You a Song


Essa música me lembra muito "Hey There, Delilah". Coincidência? Acho que não (HAHAHA QUE FASE, LOUIS). Acústica fofinha, gostei.

13) History


Meu Deus, que canção deliciosa. Ela parece parte de um musical, ela pede pelo amor de Deus por uma versão acapella em Pitch Perfect 3. Que delícia. Que vibe boa. Que bombom de maracujá. Quero dar a mão pra eles e cantar isso dançando em roda enquanto aplaudimos o pôr-do-sol na nossa cerimônia de casamento poliamoroso. Quando fizerem um remake de Curtindo a Vida Adoidado em 2035 eu tenho certeza que o Ferris vai cantar History no meio do desfile em Chicago.

14) Temporary Fix 


OLHA SÓ ESSES DANADINHOS, cheios de segundas, terceiras e quartas intenções. Tell me about waking up in my t-shirt, let me be your goodnight, climb over me while I climb in the backseat, LET ME TOUCH YOU WHERE YOUR HEART IS. Acho que ouvir isso vai causar nas pré-adolescentes o mesmo estrago que Enrosca na versão do Júnior provocou em mim. ¯\_(ツ)_/¯

Além da safadeza a música é ótima, divertida e cativante, não sei por que eles deixaram como faixa bônus.

15) Walking In The Wind

Bem bônus track mesmo, dessas que você nem percebe que o CD ainda tá tocando e pensa se o player já começou uma aleatória. Desculpa.

16) Wolves 

Toda uma coisa Electric Light Orchestra acontecendo, ou qualquer banda goodvibes dos anos 70 (que acontece em vários momentos do disco, aliás). Apesar disso, não me provocou nenhuma paixão especial.

17) A.M


Juro que isso não sou eu forçando a barra, mas é uma música muito Taylor Swift. Ela poderia facilmente estar no Red, ali nas faixas finais. É uma letra cheia de imagens, conversas na madrugada, nostalgia, e don't wanna sleep 'cause we're dreaming out loud é tão típico de Taylorene que poderia jurar que tinha uma colaboração envolvida. Mas com isso não quero dizer nada, até porque ela parece falar mais sobre amizade e a própria história dos meninos do que qualquer outra coisa. É só uma pequena e inocente observação.

E com isso concluo essa extensa avaliação. De um modo geral, gostei MUITO do disco, as músicas boas são realmente muito boas, e as mais ou menos são boas o bastante pra vencerem a preguiça de mudar de faixa. Peço perdão por todos os limites ultrapassados nesse post, e em breve voltamos com a programação normal.

Pela atenção, muito obrigada.


11 comentários:

  1. Precisamos mesmo de um break da briga no facebook sobre quem devemos chorar.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAH CARALHO ANNA VITÓRIA
    EU TE AMO
    senta comigo no recreio e seja minha amiga, na boa

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA PELA MUDANÇA DE ASSUNTO! <3
    (E pela volta, mesmo que temporária, dos textões!)

    Gente, a-ca-bei de escutar esse CD pela segunda vez (sim, só ouvi duas vezes), mas gosto mais a cada ouvida.

    Eu também não curti Drag Me Down nas primeiras vezes, mas hoje sou daquelas que canta a parte do Liam fazendo coreografia mental DSCLP SOCIEDADE!

    Perfect eu não vi o clipe até hoje (?), mas ainda sou chocada com o mashup com Style! :O

    Never Enough eu achei WTF na primeira vez que ouvi e, agora na segunda, fiquei, mas não é que é bacana? Prevejo repeat futuramente.

    Não acredito que A.M. é faixa-bônus. Tipo, PELO AMOR, mal gravei a letra mas já quero cantar a plenos pulmões com os bracinhos pra cima e olhinhos fechados.

    Eu tenho minhas dúvidas se eles voltam em 2016 e sinto muito não ter ido ao show deles quando vieram aqui (mas cadê condições pra isso, né?), mas concordo que eles deixarão um legado maravilhoso na minha "adolescência tardia". E descanso mais do que merecido pros meninos, né.

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que não comento aqui? Faz, né? Bom, eu apareço quando as palavras Taylor Swift são proferidas. Enfim, li tua Ode ao One Direction na época. E amei. Amei tanto que queria começar a prestar atenção na música deles. Mas, é, não aconteceu. Até que Perfect aconteceu, e a internet começou a falar em Taylor Swift (e eu apareci hahah) e eu ouvi e amei? Adorei? (E que clipe maravilhoso). Fui ouvir o Four gostei? Ouvi Stockholm Syndrome no repeat por dias?

    Entendo o que você diz sobre precisar de pop, porque pra mim 2015 tem sido o meu ano mais difícil de viver em muito tempo, e esse é o tipo de coisa que eu preciso. Made in the AM chegou bem no momento ideal. Amei. E amei sua review faixa a faixa - mas eu adorei um tanto Wolves e What a Feeling (você não gostou??? que crime).

    Pra finalizar: o álbum não sei a nota ainda, mas o post: 10/10 (amei os gifs. Miga me salva dessa vida).
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. STOCKHOLM SYNDROME É AMOR ETERNO AMOR VERDADEIRO <3

      Excluir
    2. SABIAM QUE É UMA DAS FAVORITAS DO HARRY??? <333

      Excluir
    3. :3
      Nunca confie em quem não gosta dessa música!

      Excluir
  5. Posso dizer que passei a dar uma atenção maior a esses meninos por sua causa?? E não me arrependo nem por um momento de mergulhar nessa delícia que é amar uma boy band em meados dos meus 20?? Amei TANTO esse cd e amei mais ainda porque sou a louca das tretas românticas, daí sempre acho que qualquer mensagem subliminar é direcionada a Taylor, sou dessas e fico com coração na mão sofrendo chorando pensando será??. Então quando ouvi e vi o clipe de perfect só faltei morrer caída no chão de tanta emoção e ainda mais quando ouvi esses mashups sensacionais que a galera fez??? como existe gente genial no mundo.
    Enfim, controlando meu eu fangirl, tenho que admitir que amei todas as músicas que você amou (quase todas) e minhas preferidas são: perfect (obviedades), end of the day, history e temporary fix. To simplesmente apaixonada cada dia mais por esses meninos e por esse cd e como é bom ser felizzz com esses lindos não tenho condições. Ainda bem que não tenho mais 13 anos. (Que delícia ter um post desses em plena segunda conturbada, obrigadaa <3)
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Queria muito ser sua amiga pra comentar sobre os efeitos de Enrosca num corpo adolescente, sobre o quão maravilhosa é History e sobre Hay-amor-do-meu-coração-Lor.
    Só queria dizer isso mesmo, obrigada ahahhahah

    ResponderExcluir
  7. Cara, você tá me levando pro mau caminho que na verdade é ótimo. Depois de uma coleção de posts que me fizeram ficar caidinha pelas musicas da Taylor agora eu to aqui ouvindo o novo álbum de One Direction paralelamente à leitura desse post o/
    Gostei Temporary Fix e Olivia. Inclusive curti bastante Drag Me Down. Só não gostei das três últimas, Hey Angel, Long Way Down, What a Feeling e History. O resto é bem amorzin, amei <3 Vamo ver se dura como Taylorene na minha vida ^^

    ResponderExcluir