sábado, 23 de maio de 2009

A assustadora verdade sobre os Beatles.

Sem cerimônia para notícias trágicas que podem mudar sua vida: Beatles foi a primeira grande boyband. E não é qualquer boyband não, é uma com tudo que tem direito: membros parecidos se vestindo igual, fãs chatas e histéricas, notícia em tudo quanto é esquina, explosão de venda de cds (lps no caso né, velhos tempos) e o resto é só abrir Capricho e Atrevida que dá pra ter uma noção.

Evidência 1: As músicas. O primeiro disco deles, "Please, Please Me", só tem baladinhas felizes de dois minutos e pouco. Românticazinhas, doces e tão amor que chegam a ser chatas. Seu sucessor, "With The Beatles" não é muito diferente, apesar de já apresentar alguns sinais de maturidade musical como em "'Till There Was You" e "All I've Gotta Do". Ainda assim, se você for ouvir as primeiras músicas do Mcfly, não é nada diferente. Músicas fofinhas para derreter o coração de menininhas apaixonadas. Já o "Hard Day's Night" ainda que seja super cultuado e cheio de clássicos, não passa de um apanhado de músicas que eu consigo enxergar tocando num baile de inverno no ginásio de uma high school, aquele monte de meninas com seu vestido cor-de-rosa e cabelo cheio de laquê, e os garotos, jaquetas perfecto e cabelo cheio de brilhantina, tentando se dar bem na noite ao som de "I'm Happy Just To Dance With You".

Não estou desmerecendo os trabalhos, todos são muito ótimos, o "With The Beatles" é um dos meus favoritos. Temos que lembrar que antes deles, praticamente ninguém tinha feito algo assim. A cena musical da época era dominada pelo blues e jazz, a parte significativa de rock vinha do Elvis, Chuck Berry e tal. Eles foram os pioneiros em praticamente tudo que foi lançado, e o incrível está na anacronia das músicas, você as ouve hoje e percebe que ainda é muito atual.

Evidência 2: As fãs. Vocês queridas Mcfly e Jonas Brothers maníacas deviam se envergonhar, porque as fãs dos Beatles davam de dez a zero em todas vocês em relação à histeria. Meninas desmaiavam nos shows, faziam coisas terrivelmente malucas para chegar perto deles e inclusive, na primeira visita deles aos EUA, os gritos de uma pessoa sendo esquartejada em um hotel foram ignorados porque os caras do hotel pensaram que fosse só mais uma fã histérica do show dos Beatles, que acontecia ao lado. Para vocês terem noção, a MTV só existe por conta deles. Os videoclipes se tornaram populares porque os Beatles não podiam estar em todos os lugares que eram requisitados, então gravavam apresentações para serem exibidas nos programas de tv estilo Faustão. Chupem essa manga.

Evidência 3: O estilo. Os Beatles além de sacolejarem o mundo da música, entraram também pro mundo da moda. Nas apresentações eles sempre apareciam com seus ternos perfeitamente cortados, todos combinando, assim como o corte de cabelo - igual para todos. O corte de cabelo dos Beatles ficou mundialmente conhecido, inclusive foi batizado de Moptop (lembra alguma coisa?) e é super copiado até os dias atuais. Os garotos, loucos para pegar um pouco do borogodó do fab-four e ter alguma moral cas mina, viravam clonezinhos alegres dos garotinhos de Liverpool, e tem bandas que até hoje bebem desse fonte, as bandas mod, como o Faichecleres, Relespública e Cachorro Grande, aqui no Brasil.

E pensando em tudo isso, nada consegue me vir a cabeça, senão essa imagem, burnin' up my feelings:

Mas, para mudar o fim dessa história veio o festival de Woodstock, o Bob Dylan e a genialidade dos quatro cada vez mais aflorada. Saem os ternos bem cortados e as músicas felizes, entra o LSD, as barbas grandes, as batas hippies e os cabelos mal cortados e um apanhado de trabalhos geniais, como "Abbey Road", "Revolver" e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e meu amor por eles segue inabalado. Coisas lindas, amo vocês.


Um comentário:

  1. isso é a história que se conhece através do que os donos do negócio chamado Beatles ...querem que a gente acredite..
    a história real ninguém nunca vai falar....

    ResponderExcluir