sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sweet sixteen.

Hoje é meu aniversário. 16 anos nas costas, só pra não deixar de lado as citações clichês da data. Não sou tão empolgada com aniversários, até porque não é como se de um dia pro outro eu fosse acordar sentindo todo o peso do anos vividos de uma vez. Essas coisas vem com o tempo. Por isso que fico irritada quando me vem com aquelas perguntas "e aí, como está se sentindo?". Ora bolas, estou me sentindo do mesmo jeito que me sentia ontem, e provavelmente do mesmo jeito que estarei me sentindo amanhã. Mudei sim, dos 15 pros 16, mas foi uma mudança que o passar dos dias me trouxe, apesar de que, ironias da vida a parte, bem no dia do meu aniversário ano passado eu tive um desses momentos de iluminação - meio forçado, admito - que foi responsável pela maioria das minhas mudanças de lá pra cá.

Uma coisa curiosa é que agora eu tenho a idade que eu sempre quis ter. É porque quando eu era pequena, com meus 10 anos de idade, meu sonho era um só: crescer. Acreditava que quando tivesse 16 anos as pessoas me levariam a sério, eu teria vida social, faria intercâmbio e poderia usar maquiagem e salto alto. O que mais me incomodava na época era essa história de ser levada a sério.

Na quarta-série eu criei um grupo de teatro com minhas duas amigas, Amanda e Naná. Era uma coisa besta, fizemos uma só peça, que foi uma porcaria, mas para nós aquilo era a coisa mais legal do mundo. A gente realmente acreditava no que estava fazendo, lembro de todo o tempo que eu imaginei criando roteiros, pensando em figurinos, acreditando mesmo que um dia aquilo iria pra frente. Acho que só minha professora da época, tia Jô, nos levava a sério. Até nos liberava da aula para trabalharmos nos nossos "projetos". Meus pais achavam graça, olha que gracinha, pôs na cabeça que agora vai ser roteirista.

Na quinta-série foi um trabalho de redação que virou uma revista. Nem lembro direito qual era o tema, sei que eu - novamente com Amanda e Naná - resolvemos fazer uma revista. Pensamos na arte, fizemos recortes, pintamos, entrevistamos modelos de verdade, nos jogamos de cabeça naquilo. Nem lembro quantos pontos valia, uns três, no máximo. Mas aquilo era a coisa mais legal do mundo, e ninguém levava a sério. Lembro que mamãe achava graça quando eu chegava de uma reunião chorando que só, com medo de não dar tempo, de dar errado, de todo mundo odiar.

Hoje eu sou levada mais a sério. Papai um dia já conversou sério comigo sobre "essa história de escrever", que eu tenho que correr atrás, deu força mesmo. E mamãe dá confiança e apóia quando eu digo que depois que passar no vestibular vou fazer um curso fora. Já fizemos planos, inclusive. Eu gosto disso. Uma coisa que me dava raiva era ver as pessoas achando bonitinho, engraçadinho, invenção da idade, coisas que eu realmente acreditava. Tanto que quando estou com Mariana, minha priminha de seis anos, me policio ao máximo pra nunca zombar das coisas que ela me conta. Ainda que eu saiba que são absurdas e tenha certeza absoluta de que não vão dar em nada, e que na próxima semana ela terá algo novo pra se ocupar.

E ao mesmo tempo, eu não sou levada tão assim a sério. Não é maravilhoso? As pessoas botam fé nos seus projetos e relevam quando você começa a encenar as brigas do Big Brother com seus amigos, ou quando eu passo a tarde chorando por uma tempestade em copo d'água. Posso me dar ao direito de passar horas numa fila pra assistir um filme na estréia, aguentar bate cabeça pra ver uma banda que gosto muito, gastar o troco da padaria em balas e ficar horas numa lanchonete dando risada. Não que adultos não possam fazer isso, eles podem, e de acordo com minha visão de mundo, devem. Mas é melhor quando não se tem que dar satisfação, ou ser automaticamente perdoado porque é bobeirinha da idade.

Minha vida social continua precária, e o intercâmbio ainda é um sonho. Maquiagem um vício querido, e salto alto eu já aprendi a usar, mas por livre e espontânea vontade os deixo em segundo plano. A festa tem que ser grande ou a auto-estima estar no chão para que as sapatilhas e botas fiquem de escanteio e eu vire diva por uma noite. Devo ter aprendido algumas coisas nesses anos todos. 16 anos nas costas não é brincadeira não.


Beijo especial pra Kamilla e Mih, que aniversariam hoje também.

37 comentários:

  1. Anna! Parabéns, tudod e bom pra ti :)
    Nossa, devo confessar que minha idade dos sonhos sempre foi ter 16 anos também, mas deve ser por conta do filmes americanos.
    Gostei muito da postagem, beeijos!

    ResponderExcluir
  2. Anna, parabéns! Tudo de bom e que todos os seus sonhos se realizem. E que nem aos 32 anos você deixe de ser assim, divertida, ok? Beijo.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS!!!
    Quero uma colherada desse bolo de Nutella, aê, hein! Hihihihihi...

    Não acredito que vc tem 16 anos! Quero ter vc como minha filha, viu! =)

    Beijos e que seus sonhos se realizem...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Aninha.
    Muitas felicidades e muitos anos de vida!
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  5. Poxa moça, feliz aniversário! Vou te dar uma ovada no Twitter hoje!

    A idade que eu sempre quis ter era dezoito anos. Mas já tah chegando e eu nem to sentindo diferença...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéeens, Annaaa!
    Tudo de bom pra ti.
    Ah, e é bom mesmo, esse lance de ser levada a sério e ao mesmo tempo, nem tanto. Gosto.

    Beijos, god bless!

    ResponderExcluir
  7. É, ter 16 anos não é brincadeira! Tantas coisas pra pensar e pra fazer e pra querer e pra sonhar... curta cada idade ao máximo!
    Parabéns, Anna!
    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Feliz 16! Vc tem "cara" de mais velha, no minimo 18! ^_^ Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Anna! Quando eu era mais nova também me via bem diferente do que sou hoje: morando sozinha e com um emprego há um bom tempo. Hoje não é nada disso e, sinceramente, acho até melhor. As coisas acontecem aos poucos...

    Novamente, parabéns, Deus te abençoe em mais este ano e, do jeito que você aparenta ser pelos seus textos, você ainda vai longe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. eeee, que delícia! os 16 anos fazem parte da melhor época da minha vida...espero que faça parte da sua tbm!
    parabéns! :)
    beijo

    ResponderExcluir
  11. Primeiro Feliz Aniversário !!
    menina Anna!! que vc consiga realizar todos os seus sonhos mesmo
    que alguns zobem deles e pensem que é bobeirinha da idade rsrs!...e te confesso, que não tenho mais 16, mas ainda gosto de ficar nas filas das estreias em cinema de ficar na lanchonete com meu marido dando risada e algumas coisas que fazem muito bem fazer na vida.
    beijo grande !!

    ResponderExcluir
  12. Anna!
    Parabéns mais uma vez! \o/
    Que Deus continue te abençoando.
    E q suas inspirações sejam cada dia melhor.
    E q vc passe no vestibular (eu sei, ainda falta um tempo - uahaha).
    Parabéns de novo.
    TODA a felicidade do mundo, Anninha! ^^
    Um beijo, Flô

    ResponderExcluir
  13. Annaaaa parabéns! Sucesso, felicidade, que tu continue escrevendo coisas lindas e sendo essa pessoa fofa que eu já sei que tu é! Concordo contigo, a gente tem uma idade num dia e outra no outro dia, é tudo tão igual... A minha ficha só cai quando alguém que não conheço pergunta minha idade e eu falo a nova, realmente penso "é, tem mais um ano aí!" x) Fiz 17 no começo da semana e to passando bem por isso, pra mim eu ainda tenho 16 HUAHAUHAU... Mesmo um ano mais velha que tu, minha vida social é MAIS QUE precária e minha mãe tá começando a procurar intercâmbio esse ano pra mim. Minhas velinhas foram iguais essas laranjas neons aí (é isso? sou meio cega q) e meu bolo quase causou um incêndio ahuahuahu
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ah, esqueci de falar pra tu aproveitar cada minuto desse ano porque depois passa tãao rápido! Nem acredito que ano que vem eu já tenho que votar, dirigir (é lei aqui em casa, mamãe quer se aposentar AHAHA), já posso comprar meu próprio litro de cachaça e assistir filme que tem sacanagem no cinema. Mas é brinks, eu não bebo. SÓ APROVEITA que quando tu acordar, já tá fazendo 17!

    ResponderExcluir
  15. Feliz Aniversário. Que venham muitos outros. Mas não esquece tá...passa rápido de verdade !
    Beijo, boa sorte, tudo de bom e lindo !

    ResponderExcluir
  16. antes dos 18, os aniversários tem essa sensação que você citou aí. o de 18 é sensacional, você se sente livre. 19 é meio indiferente. o de 20 é desesperador. a partir dele, todos são, mas em menor escala.

    ResponderExcluir
  17. Eee minha querida, parabéns novamente! Realmente, 16 anos nas costas não é qualquer coisa não ;) nessa idade eu só queria saber de dançar Spice Girls, Britney Spears. Era tão boom! Hoje em dia não tenho mais pique pra isso e nem inspiração, mas de vez em quando o faço, como no dia que peguei o controle remoto e fiquei fazendo de microfone dublando o cd da Laura Pausini!

    Bem, Anna, seja muito feliz sempre e que seus sonhos se concretizem, pois a cada ano esse clichê é passado adiante, mas sem ele a vida não vale muito à pena, por isso que procuro sempre passá-lo e segui-lo!

    Beijo graaaaande!

    ResponderExcluir
  18. Anna!!
    Feliz aniversário flor!
    Muitos anos de vida, que você se torne cada vez mais encantadora, cada vez mais apaixonante (se é que possível!)
    Muuita luz, muita inspiração e força de vontade!

    16 anos também sempre foi a minha idade alvo, rs..
    E agora estou prestes a completar os 17 com o gostinho de missão cumprida ;D
    Desejo o mesmo pra você querida.

    Tudo de bom mesmo,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Anninha! Até que enfim dá pra comentar aqui rsrs! Em primeiro lugar Parabéns,tudo de bom e mtas felicidades!
    Sobre os 16 anos,pra mim foi até legal,mas eu já trabalhava e ralava mto de estudar então quase não me divertia,um saco rsrs mas por outro lado,qdo temos 16 anos,sempre temos mais tempo para os amigos,e isso eu adorava!
    O negócio de escrever,acho que até hoje não me levam mto á sério rsrs mas eu tento seguir em frente,sempre me aprimorando,lendo bastante,escrevendo bastante,pra quem sabe um dia,eu chegue,aonde tanto desejo,algo meu publicado,e vc também vai chegar lá!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Esqueci de colocar meu link rsrs
    http://frasesmaisazuis.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu amei seu post! Eu me identifiquei na parte da sua prima (e não foi só porque minha priminha também se chama Mariana). Mas fiquei um pouco angustiada no final, pois me dei conta de que, aos 21, já não lembro quase nada do que fiz aos 16. Então aproveite essa idade. Sem peso, sem se pressionar demais. Seja feliz. E acredite no seus sonhos e no seu talento. Você realmente escreve muito bem.

    (www.caixinhadeopinioes.zip.net)

    ResponderExcluir
  22. eu, como sempre, atrasada.
    parabéns querida. tudo de bom!
    muita luz nessa sua cabecinha talentosa :D

    ResponderExcluir
  23. Parabéns atrasado, Anna! :] Um dia, sempre um dia. Eu também nunca venho na data certa. Enfim, te desejo muitos anos de vida e felicidade (e blah, blah, blah, você sabe como isso vai)!

    Mais um pouco e eu também vou ter 16. Engraçado, eu tenho esse sonho de ser 16 logo, porque acho que novas oportunidades vão se abrir para mim. Mas tudo que queremos fazer quando ainda temos 10 aninhos de idade, se realizam antes dos 16. O que resta fazer e acontecer quando você finalmente chega lá? O_o Aii...

    Anyways, aproveite essa nova idade e não deixe de ser quem você é. Você escreve muito bem e acho que tens que seguir seu sonho e ser tornar oque quiser! :]


    Bjuss, =*

    ResponderExcluir
  24. Quando eu era criança, eu tb queria ficar mais velha pq achava que eu teria muuuitos amigos e faria intercambio tb.
    Quando eu tinha uns 8 anos de idade eu as minhas amigas invetavamos peças de teatro. Sinto saudade dessa época, que ninguém tinha vergonha de atuar nem de criar textos.
    Quando eu era mais nova, eu fazia os meus trabalhos de escola com mais afinco, hoje quando faço, faço de qualquer jeito! hahaha

    Com 16 anos e já tem muita história para contar. Parabéns novamente!! Obrigada pelos parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Feliz aniversário. Na sua idade, e mesmo nos meus 22, tenho uma puta dificuldade pra escrever. Dá um lapis, uma folha e um tema, que demoro dez mil anos pra começar e mais dez mil pra terminar. Escrever, saber escrever é um dom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. parabéns Anna! tenho saudades dos meus 16 anos kkkk,como se eu fosse muito velha...
    mas depois que saímos da escola e começamos a cuidar do "próprio nariz" a saudade do tempo em que eu não tinha grandes preocupações vem à tona.
    Curta muito seus Sweet Sixteen!

    ;*

    ResponderExcluir
  27. Parabéns, Anninha! Fazer 16 anos me lembra tanta coisa...
    Curta bem esse período. Depois dos 20, tudo passa tão rápido!
    Kamilla, minha colaboradora, também faz aniversário no mesmo dia que o seu. Fiz um post em homenagem a ela. Depois passa lá pra ver.
    E um bjooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. nem me fale em aniversário e mudanças.
    vou pros 19. já tô me sentindo enrugada.

    ResponderExcluir
  29. Oi Anna,
    Parabens e mtasssssssssssssssssssssssss felicidades! mtas bencaos de Deus, mta paz e mta LUZ no seu caminho! tudibao de coracao ;)
    E poxa, 16 aninhos.. q saudade! estou apenas 10 anos e 7 meses na sua frente (ehuheuhe) e te garanto que ainda tem MTOOO pra 'vir nas costas'.
    Mas eu penso que idade eh relativo; nao significa nada MSM! claro q eu mudei mto dos meus 16 pros 26, mas a essencia, eh a MESMA!
    E por ae vai! ;) tudibao de novo!
    Que essa data se repita ate os 106 NO MINIMO! =D

    bjos

    ResponderExcluir
  30. Quando era pequena, achava q com 15 anos eu ia ter uma superfesta e ia tá namorando (doce ilusão), abri mão da festa anos antes por uma viagem e namorado q é bom, nada haha E acho muito legal isso de não cortar as crianças e o que elas pensam, tento ser assim tbm =D
    Ah, parabéns! :DD

    ResponderExcluir
  31. Feliz Aniversário, Anna! *-* Muitas felicidades, saúde, felicidade...
    16 anos é realmente uma idade muito especial, pelo menos me rendeu muitas histórias! saushauhsa
    espero que você cresça como escritora sim porque vc escreve super bem ;D
    :*

    ResponderExcluir
  32. Eu queria ter parado nos meus 16 anos hahaha. Apesar deu ter 18 e já está indo fazer 19 ainda não me dão tanta atenção nas minhas idéias rs. Mas nem ligo para isso, o importante é que eu quero ! Parabéns para você, e que você consiga cumprir todos esse planos que você tem na sua cabeça :]
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. parabéns atrasado pelos 16 anos!!!

    para mim, a melhor idade é 15... como eu queria ter eternos 15 anos...
    mas, agora já era.
    =/

    ResponderExcluir
  34. AEAEAE! Parabéns atrasado! Mas é de coração. ^^
    Oxe, e quem disse que essas coisas todas não deram em nada? Afinal aqui está você com um blog cheio de posts maravilhosos e que só não se tornará algo maior se você não quiser. Concordo com seu pai que você tem que correr atrás "desse negócio de escrever", porque menina, você tem futuro!
    Beijobeijo. ;*

    ResponderExcluir
  35. Ei Anna! Parabéns, tudo de bom. Eu qdo era criança tbm sempre tinha os 16 anos na cabeça, hahaha.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  36. Parabéns, Anna, mesmo atrasado, desejo muitas coisas boas pra vc... É tão gostosa essa fase em que a gente não é criança, mas tbm não tem responsabilidades de adulto, aproveite, viu? Viva a escola, os amigos, tudo o que vc tem direito, é uma época doce e maravilhosa...

    Feliz aniversário!

    ResponderExcluir