quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Holly Hepburn x Holly Golightly

"Nunca se apaixone por um bicho-do-mato, sr. Bell - aconselhou-o Holly. - Foi esse o erro de Doc. Ele sempre trazia bichos-do-mato para casa. Trouxe um gavião de asa partida. Uma vez chegou a trazer um gato-do-mato adulto com a pata quebrada. Mas não se pode dar o coração a um bicho-do-mato. Quanto mais amor se dá, mais fortes eles ficam. Até que estão suficientemente fortes para voltar para o mato. Ou para voar até uma árvore. Depois uma árvore mais alta. E então o céu. (...) Se a gente cai na asneira de se apaixonar por um bicho-do-mato a gente acaba olhando pro céu."
Bonequinha de Luxo - Truman Capote

Já faz um tempinho que li um livro que eu tinha vontade de ler há mais tempo ainda, mais especificamente desde que assisti Bonequinha de Luxo pela primeira vez. Se trata claro, do livro homônimo de Truman Capote que contém o conto - fiquei muito surpresa quando descobri que Bonequinha... não era um livro inteiro - que nos apresenta as aventuras da encantadora Holly Golightly. Quando assisti o filme com os comentários do produtor, fiquei sabendo que a Holly criada por Capote era ligeiramente diferente daquela interpretada pela minha querida Audrey. Mas diferente como?

Ao ler o conto fiquei um pouco perdida. A Holly da história era definitivamente diferente daquela mostrada no filme. Mais extravagante, cara de pau, interesseira, fumava maconha, tinha tendências lésbicas e nunca deu bola pro sofrido Paul Varjak - que no livro nem tem esse nome. A história é toda bem diferente, apesar do filme seguir milimetricamente o roteiro do livro em alguns aspectos, principalmente nos diálogos. Quase todos os do filme estão presentes no livro.

Aliás, Bonequinha de Luxo é uma das poucas obras adaptadas pro cinema que eu posso dizer que prefiro o filme. Não sei se isso se deve ao fato do valor sentimental que aquele filme tem pra mim, mas o acho infinitamente mais doce, e isso influencia na minha apreciação. O filme tem um quê de conto de fadas, de romance cor-de-rosa, enquanto o livro é bem mais real, plausível, nos mostra uma situação que realmente poderia acontecer um dia. Não tenho outros argumentos, o filme me encanta bem mais e ponto final.

Voltando a falar na senhorita Golightly, a impressão que eu tenho é que a personagem das telas nos é mostrada sob a ótica que Paul Varjak, o escritor apaixonado, a enxergava. O.J. Berman, empresário de Holly, diz que "... Todo mundo gosta dela, se bem que há muitos que não. Eu gosto. Sinceramente, eu gosto da garota. Sou sensível, é por isso. A gente tem que ser sensível para poder apreciá-la: ter uma veia poética." No livro temos uma Holly Golightly como realmente é, com suas doçuras e sérios defeitos, mas tenho comigo que no filme, Audrey Hepburn carrega consigo a veia poética, e põe diante da gente essa sensibilidade necessária para gostar da Holly. Através dela, conseguimos ver Holly além de sua leviandade óbvia, de suas infantilidades e até uma certa falta de caráter; tudo isso fica em segundo plano e vemos só a adorável criatura que no fundo ela é, e como não se identificar e amar profundamente?


20 comentários:

  1. Bonequinha de Luxo ♥
    Mas também prefiro a do cinema, pelo menos conforme o seu relato.
    Acho que mais um livro acabou de entrar pra minha lista de livros em espera.

    Enfim, beijo, Anna!

    ResponderExcluir
  2. Não vi o filme nem li o livro, haha.
    Mas eu também tenho uma obra que prefiro o filme.
    O diabo veste Prada. Nossa, achei o filme bem melhor, hehe.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu gosto dos dois da mesma forma? Da mesma forma, mas por motivos diferentes.
    Acho que Holly é Audrey no filme justamente por ele ser mais açucarado, o que aconteceu por causa da censura da época e tal (não dava pra ficar falando abertamente de prostitutas que tem um amigo gay escritor, mesmo que eles fosse adoráveis).
    Por isso eu entendo porque Capote queria que Holly fosse Marilyn. Porque no livro sempre imagino a Holly como um mulherão com jeito de menina (que era exatamente o que a Marilyn mais sabia interpretar).
    Gosto muito dessas adaptações soltas por esse motivo. Dá pra gosta do livro e do filme, sem que um afete a fama do outro.

    ResponderExcluir
  4. Acho que em grande parcela o que torna a Holly do filme tão agradável é a Audrey Hepburn.
    Fiquei curiosa sobre o livro, com um dó de vê-la assim como você falou, mas vou ler com certeza.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti esse filme em alemão, não entendi lhufas, mas mesmo assim gostei. Agora quero alugar pra assistir em português.
    Truman Capote vai pra minha listinha (gigante) de livros a comprar!

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi o filme Capote fiquei muito a fim de ler seus livros mas nunca li nenhum. Bonequinha de Luxo tbm é um dos filmes da minha lista justamente pela Audrey. Acho q vou baixar nesse fim de semana, preciso sair um pouco dessa neura de vestibular e vestibular e trabalho e vestibular ahahah.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Uau, só descobri depois de ler o seu post que Bonequinha de Luxo é um conto!
    Eu baixei o filme pra assistir durante a greve na universidade, mas ainda não o vi (a greve acabou e os trabalhos e provas chegaram =P). Minha intenção era conhecer a história e também a Audrey Hepburn, porque honestamente eu nunca entendi o motivo de algumas amigas minhas a idolatrarem. Bem, espero ter ideia quando vir o filme, hehe.
    Interessante é a diferença entre a personagem do conto e do filme. Fiquei intrigada e com mais vontade de ver logo Bonequinha! Acho que vai ser nesse fim de semana, haha!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Não li e não assisti. Mas falando de Truman Capote, posso recomendar 'A sangue frio'. (tem livro e filme) - Assisti na faculdade de Jornalismo. Mto bom ;D

    ResponderExcluir
  9. Assisti a um filme sobre Truman Capote. Ele é um cara extraordinário! Ele escreveu uma obra enquanto estava na prisão, mas não me recordo o nome! Faz tempo que eu procuro nos sebos, mas só encontro na net, caro deveras!
    Faz tempo que eu não postava, tampouco olhava meu blog e quando resolvi postar, tratei logo de ler aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Anna, lendo o trecho do livro que você transcreveu lá em cima, cheguei à uma conclusão importante, ou melhor, uma constatação: eu me apaixono por bichos do mato!!!!
    E você, fala, fala, fala, fala, do Bonequinha de Luxo e eu sinto vontade de ver, sei que preciso ver, mas ainda não vi. E você coloca mais lenha na fogueira (rsrsrs).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Aninha, quanto tempo não vinha qui, perdi muita coisa ? rs!

    então, não vi nem o filme nem o livro, e também ainda não vi nenhum filme que supere o livro...
    eu sempre achei que o cinema nunca seria tão fiel ao livro, talvez pq eu sempre gostei mais dos livros.

    beijo grande !!

    ResponderExcluir
  12. Ah, Bonequinha de Luxo, queria tanto ver! Todo mundo fala tão bem, eu sempre esqueço! Tenho certeza que vou adorar, pelo que me disseram!

    Seu blog é muito bonito e você escrever super bem =) Adorei!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Pois eu já li pelo menos uns dois livros cujos filmes me agradam mais: Moça, Interrompida (daquele Garota, Interrompida com a Jolie, sabe?) e O Mágico de Oz. Eu adoro Bonequinha de Luxo, mas não sei se me interesso tanto pelo livro depois do seu post. Acho que me decepcionaria... É meio "irreal" quando o filme é melhor que o livro, né? Já que quase sempre é ao contrário. Anna, têm dois selinhos pra você lá no blog ;*

    ResponderExcluir
  14. Oi, Annoca!

    Nossa, menina! Sabe que não assisti nem li nenhum dos dois? Sou uma vergonha né? Pode dizer. Procurei pra baixar dia desses e não encontrei. Agora vou procurar de novo ;)


    BJBJBJ sua lindja!


    PS: HAHA, mas é que eu não gostei mesmo de Don't Stop Me Now, rs. Eu até gosto de algumas do Queen, mas essa não foi o caso, hehehe. ;)

    ResponderExcluir
  15. Ah, gosto muito da Holly das telas...não li a do conto, mas tenho certeza que nada me fará tirar a interpretação belíssima da Audrey Hepburn do meu gostar. *---*

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Ainda não assistir "Bonequinha de luxo" ando com vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  17. Não vi o filme nem li o livro [2] hahaha. Me sinto estupidamente privada de coisas realmente boas sempre que leio dicas suas sobre cinema ou literatura... Às vezes eu me fecho no meu mundinho já definido pelos meus gostos e esqueço que outras coisas boas tambéme existem, sabe? Enfim, dicas anotadas :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Vou ter que te confessar uma coisa, algo de que não me orgulho: nunca assisti Bonequinha de Luxo! Pois é! Tantos falam desse filme, minha irmã adora esse filme... mas eu mesma, nunca vi! E nem sei exatamente o motivo, já que a história parece muito promissora - e Audrey é um encanto! Queria ter nascido tão clássica quanto ela, rs. Beijo, até mais!

    ResponderExcluir
  19. Sinto que por sua causa eu ainda vou me pegar assistindo um filme da Audrey. E lendo o livro.
    haha
    Saudade de aparecer por aqui :)

    ;**

    ResponderExcluir
  20. sou totalmente apaixonada por esse filme! mais pela audrey e pelo romantismo de uma nova york dos anos sessenta. imagina minha felicidade quando encontrei uma versão de bolso do livro em inglês (o texto original, sem pontos de vista de tradutores!).
    a holly moderna demais para sua época, loira de cabelos muito curtos, muito jovem, muito magra, muito escandalosamente diferente para hollywood de 1961 foi adaptada para holliday golightly que para o taxi para buscar o gato, na chuva. truman capote queria marilyn monroe para o papel, e detestou a versão que fizeram do seu trabalho.
    eu, particularmente, amo o livro e o filme de maneiras diferentes. porque eles são completamente distintos, apesar de contar a mesma história. não dá para compará-los. são românticos e life-changing.
    adoro encontrar outras pessoas que também gostam de breakfast at tiffany's! :)

    ResponderExcluir